formato de olhos

Formato de olhos: Determine qual o seu

Você já parou para se perguntar sobre qual formato de olhos você tem? Existem vários tipos de olhos diferentes, como olhos semicerrados, olhos voltados para baixo e olhos voltados para cima, entre muitos outros. 

Algumas pessoas não sabem o formato exato dos olhos que têm, mas é bastante fácil determinar o formato do seu olho por conta própria. E é isso que hoje vamos te mostrar. 

Entenda a diferença entre formatos de olhos

Não só a cor pode ser diferente, mas também o tamanho e a forma dos olhos. Saber um pouco sobre os diferentes formatos de olhos pode ajudá-lo a identificar qual é o seu ou de alguém que você conheça.

Os diferentes formatos de olhos

As pessoas costumam considerar o formato de seus olhos somente para a aplicação de maquiagem. No entanto, existem várias outras razões para saber o tipo do seu olho. Então veja os quais são os tipos de formatos de olhos que existem:

  • Olhos profundos: os olhos profundos fazem com que o osso da sobrancelha pareça mais proeminente, uma vez que são mais profundos e maiores no crânio.
  • Olhos monólidos (monolid): este tipo de olho não tem muitas ou nenhuma ruga. Na superfície, eles são planos. Bem comum entre asiáticos.
  • Olhos encapuzados: a pálpebra parece menor com este tipo de olho. Isso ocorre porque há uma camada extra de pele sobre a dobra, que fica caída.
  • Olhos redondos:  existe uma ruga visível na pálpebra e sua íris não toca a parte inferior da pálpebra.
  • Olhos amendoados: existe uma ruga visível na pálpebra e sua íris toca a parte superior e inferior da pálpebra.
  • Olhos protuberantes: com este tipo de olho, as pálpebras parecem projetar-se para fora na área da órbita ocular.
  • Olhos voltados para cima: este tipo de olho tem uma forma amendoada. No canto externo, há uma elevação natural.
  • Olhos voltados para baixo: nos cantos externos, este tipo de olho apresenta uma leve queda.
  • Olhos próximos: quando os olhos estão próximos, o espaço entre eles é menor que a largura de um globo ocular.
  • Olhos grandes: com olhos grandes, o espaço entre eles é maior do que a largura de um globo ocular.
formato de olhos
Fonte: quora.com

Como determinar o formato dos olhos?

Para determinar o formato dos olhos, há algumas perguntas a serem respondidas. Se você pode ver sua ruga acima da pálpebra, há uma segunda pergunta para responder. Se esta ruga não estiver visível, você tem olhos monólidos.

Se houver a ruga visível, use o seguinte para determinar o formato do olho:

  • Se a parte colorida, chamada de íris, do olho tiver um pouco de branco aparecendo e a ruga estiver visível, seus olhos são redondos.
  • Se os cantos externos dos olhos estão voltados para baixo, seus olhos são do tipo voltado para baixo.
  • Se a íris tocar a parte inferior e superior da pálpebra e a ruga for visível, os olhos são amendoados.
  • Se houver um movimento súbito para cima dos cantos externos dos olhos, isso significa que os olhos são voltados para cima.
Fonte: Headcurve.com

Como o formato dos olhos afeta a visão?

Quando a pálpebra cai, pode acabar afetando a visão. Esta é uma condição conhecida como ptose. Nesta condição, a borda superior da pálpebra cai abaixo do normal. Em casos graves, a ptose pode interferir na visão, cobrindo a pupila total ou parcialmente.

É possível que ambos ou apenas um olho seja afetado pela ptose. Em alguns casos, essa condição está presente no nascimento. Para outras pessoas, pode ocorrer com o tempo como resultado de problemas nervosos ou diferentes doenças musculares, como miastenia gravis.

O olho afetado pode parecer menor do que realmente é. A ruga entre a sobrancelha e a pálpebra superior pode começar a diminuir. E, se a ptose estiver caindo o suficiente, a pupila fica coberta, o que pode obstruir total ou parcialmente a visão. Isso pode fazer com que alguém levante a sobrancelha para ver regularmente, podendo causar dores de cabeça tensionais.

O tratamento da ptose depende da causa subjacente. Dessa forma, existem opções cirúrgicas para corrigir a queda se for relacionada à idade ou uma condição desde o nascimento.

O formato dos olhos pode mudar?

A forma de seus olhos pode mudar. Se você tiver miopia, eles podem ficar mais longos. Mas é mais comum desenvolver hipermetropia, ou presbiopia, que geralmente acontece por volta dos 40 anos. Seus olhos perderão a capacidade de focar em objetos próximos, mas não mudarão de forma.

A aparência dos seus olhos pode mudar na meia idade ou na velhice. As mudanças físicas podem incluir:

  • Seus olhos afundam para trás ou projetam-se para a frente.
  • Seus olhos parecem inchados ou bloqueiam ligeiramente sua visão lateral.
  • Suas pálpebras inferiores se voltam para dentro.
  • Suas pálpebras caem.
  • Seus olhos parecem amarelos ou castanhos por causa da exposição a elementos como luz ultravioleta, vento e poeira.
  • Você percebe mudanças no pigmento ou tonalidade de seus olhos.
  • Você pode obter um anel branco-acinzentado na borda da córnea devido aos sais de cálcio e colesterol.

Os olhos ficam maiores com a idade?

Seus olhos não ficam maiores na meia-idade. Eles só crescem durante a infância e adolescência.

Quando você nasce, seus olhos têm cerca de 16,5 milímetros de diâmetro. Isso é um pouco maior do que uma ervilha. Durante seus primeiros 2 anos de vida, eles ficam maiores. Então, durante a puberdade, eles passam por outro surto de crescimento. Quando você está na casa dos 20 anos, eles crescem completamente em cerca de 24 milímetros.

O uso exagerado de smartphones pode mudar o formato dos olhos

Os smartphones podem estar mudando o formato de olhos, levando os usuários a usar lentes multifocais, afirma o oftalmologista Andrew Bastawrous em um novo artigo intrigante para a Wired U.K., completando 10 anos desde o lançamento do iPhone.

Bastawrous afirma que os smartphones podem estar associados ao fenômeno de mais pessoas ficarem míopes do que há uma década, causado pelo crescimento do globo ocular. Os resultados podem incluir descolamento de retina e outros problemas. 

“O crescimento do olho tende a diminuir no final da adolescência e parar”, Bastawrous comenta:

“Mas o que está acontecendo com essa população é que [o crescimento] não está parando. Parece continuar, e está sendo visto em todo o mundo, mas muito mais na Ásia. Em alguns países, como Cingapura, mais de 90% das crianças em idade escolar estão deixando a escola míopes. Isso está tendo uma grande mudança nos cuidados com os olhos. A próxima grande coisa para nós será a miopia. A teoria inicial para isso é que as pessoas estão fazendo uma atividade de leitura mais próxima do plano com smartphones, o que está encorajando os olhos a se tornarem míopes para atender a essa necessidade ambiental. Também há evidências que sugerem que isso está acontecendo muito rápido para ser puramente uma resposta ambiental ou genética. Dados mais recentes sugerem que um fator mais importante é que passamos menos tempo ao ar livre do que antes. ”

O impacto da luz azul

Além disso, com o maior tempo na frente de dispositivos eletrônicos, como smartphones, computadores, TVs e tablets, há um aumento da exposição à luz azul nociva.

Essa luz pode trazer danos sérios à nossa visão e ao nosso sono. Isso acontece porque a luz azul violeta bloqueia a nossa produção do hormônio de melatonina. Esse hormônio é responsável por passar a mensagem para nosso corpo de que é hora de dormir.

Então, quando usamos o celular antes de dormir ou ficamos mexendo no computador ou outra tela digital, nós passamos a mensagem para nosso corpo que ainda é dia e isso pode impedir que tenhamos uma boa noite de sono. Consequentemente, outros problemas como a insônia podem aparecer.

Para evitar os danos causados pela luz azul nociva e trazer mais conforto visual, é recomendado o uso de lentes que filtram estes raios nocivos, mesmo para quem não precisa de lentes de correção visual. 

Agora que você já sabe qual é o formato de seu olho, não deixe de cuidar da sua saúde ocular e realizar visitas frequentes ao seu oftalmologista. Uma mudança abrupta no formato do seu olho pode significar doenças, e precisa ser diagnosticada por um profissional.

Gostou deste artigo? Deixe nos comentários sua opinião e após a leitura, qual o formato de olhos você possui?

Aproveite a visita e confira como anda sua visão. Realize gratuitamente e online o teste de visão que nosso time de espcialistas desenvolvemos para você. Trata-se de uma tecnologia exclusiva no Brasil e no Mundo.

Realizar agora meu teste de visão online. 

Fontes:

Cult of Mac

Web MD

NVision



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest