Frente fria pode afetar os olhos

frente fria
  • por
0
(0)

Uma frente fria chegou ao Estado de São Paulo causando geada em inúmeras regiões. A previsão é de que o frio aumente nos próximos dias, podendo chegar à mínima de 4ºC. Ou seja, 2ºC a menos que o dia 30 de julho, considerado até o momento o dia mais frio do ano.

Sabemos que, com a chegada dessa massa de ar frio, alguns cuidados são necessários para nos manter saudáveis, não é mesmo? Principalmente quem sofre de condições como sinusite, bronquite e asma, por exemplo. 

Contudo, o tempo frio requer cuidados especiais com os olhos. Por isso, neste artigo vamos te mostrar como proteger seus olhos no tempo frio de forma simples e prática.

Então, continue lendo para saber mais e descubra porque os raios UV são perigosos também no inverno!

Frente fria chega com massa polar e causa quedas na temperatura

A frente fria de origem polar estava subindo do Sul e chegou às regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) na madrugada desta segunda-feira (19) e derrubou as temperaturas.

Apesar do frio crescente e de a massa de ar gelada se espalhar em praticamente todas as áreas do Estado, com exceção do litoral, a previsão é que o frio se dissipe a partir de quarta (21). Contudo, sabemos que uma frente fria não desaparece de um dia para o outro, não é mesmo?

Ou seja, para a temperatura mínima voltar a ficar acima dos 15ºC pode levar alguns dias ainda. Talvez até semanas. 

Como em meio a essa frente fria nosso corpo está mais sensível, podendo ficar desidratado e desenvolver algumas doenças e alergias, devemos ter cuidado redobrado com a nossa saúde. Principalmente quando se trata dos olhos, que é uma região delicada.

Como proteger seus olhos no tempo frio

Infelizmente, o ar frio e seco do inverno é a causa mais comum de ressecamento dos olhos, que costuma causar lacrimejamento excessivo. 

Sintomas de olho seco, como queimação e coceira, ou a sensação de objetos estranhos no olho, geralmente são causados ​​pelos níveis de umidade reduzidos em nossas casas e locais de trabalho. Ainda, a exposição a ventos frios do lado de fora pode exacerbar ainda mais esses sintomas.

Embora os olhos secos possam afetar a todos, as pessoas que usam lentes de contato são especialmente propensas a apresentar esses sintomas no inverno. 

Além de que, mulheres na peri e pós-menopausa também são mais propensas a sofrer de secura ocular devido à perda de estrogênio. Se não forem tratados, os olhos secos podem causar visão embaçada e até mesmo danos à córnea.

Por isso, fizemos uma lista com algumas dicas de como você pode prevenir olhos secos:

  • Mantenha seus olhos úmidos: Mantenha-se hidratado com líquidos extras e, se possível, use um umidificador de ar quente ou frio para aumentar o nível de umidade em sua casa ou escritório enquanto estiver acordado e com os olhos abertos;
  • Use colírios: Lágrimas artificiais lubrificam seus olhos e aumentam o conforto. Elas estão disponíveis no balcão na maioria das farmácias como uma solução salina simples ou gel lacrimal e ajudam na camada lacrimal natural, evitando que ela evapore muito rapidamente;
  • Pisque com mais frequência: Quando você está focado em tarefas visuais complexas, como trabalhar em um computador, seus olhos tendem a piscar com menos frequência. Isso pode piorar a secura. Então, é importante tentar e lembrar-se de piscar regularmente sempre que sentir que seus olhos estão secos no trabalho;
  • Use óculos: Certifique-se de usar óculos escuros sempre que passar pelo ar livre. Eles ajudarão a proteger seus olhos dos efeitos ressecantes do vento frio.

Raios UV também são perigosos no inverno

Está pensando em fazer atividades ao ar livre no inverno? Não se esqueça dos seus óculos escuros! 

Mesmo em dias frios e aparentemente com pouca luminosidade, a radiação UV está presente. 

A luz ultravioleta danifica a superfície do olho, causando uma inflamação da córnea chamada ceratite, e pode exigir tratamento com colírio antibiótico para prevenir a infecção. Nesses casos, os sintomas incluem vermelhidão, dor e sensibilidade à luz. 

Além disso, a exposição extensa à luz ultravioleta também é um fator importante que contribui para a formação de cataratas, um turvamento do cristalino do olho que afeta a visão.

Então, veja como você pode proteger seus olhos nesses casos:

  • Proteja seus olhos: Usar óculos de sol polarizados com proteção UV400 mínima impedirá que os raios UVA e UVB prejudiquem seus olhos. Certifique-se de que toda a família use óculos escuros. A catarata é o resultado de danos cumulativos. Portanto, mesmo as crianças devem usar óculos escuros nos dias claros de inverno.
  • Mantenha o tempo ao ar livre curto: Se você se esqueceu de usar seus óculos de sol ou óculos de proteção, limite o tempo que passa ao ar livre a não mais do que algumas horas em dias ensolarados ou nublados.

Preparado para a frente fria que se aproxima?

Agora que você sabe que deve proteger seus olhos mesmo no inverno, tenha em mente que é importante consultar um médico se sentir desconforto nos olhos. Ao invés de se automedicar, inclusive com colírios, busque indicação de profissionais.

Além disso, lembre-se que testar seus olhos regularmente faz parte dos cuidados oculares. Afinal, por meio dos testes você pode acompanhar possíveis mudanças na sua visão para detectar previamente qualquer problema nas vistas, já que a prevenção é o melhor tratamento.

Nós da Lenscope, somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para entender e buscar as melhores soluções para você. Isso porque somos movidos por fazer a diferença. Assim, com nosso teste de visão 100% online, você pode testar seus olhos pela internet, sem precisar sair de casa.

Isso mesmo, pensando em te ajudar da forma mais prática possível, desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva e totalmente preciso. Assim, você consegue saber se possui miopia ou astigmatismo e se precisa ir ao oftalmologista.

Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da saúde dos seus olhos sem precisar sair de casa.

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

frente fria - teste de visão

E aí, gostou deste conteúdo? Então, assine agora nossa newsletter! Afinal, somos um portal de notícias de saúde atualizado diariamente e comprometido com as melhores e mais recentes novidades sobre a saúde dos olhos.

Fonte:

Acecares

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *