Qual grau de miopia é considerado alto?

  • por
3.9
(53)

O grau de miopia é considerado alto através de uma faixa de grau específica que defina se você possui um grau de miopia baixo, moderado ou alto:

  • Baixa miopia: 0 a 3 graus
  • Miopia moderada: de 3 a 6 graus
  • Alta Miopia: mais de 6 graus

grau de miopia é considerado alto

O que define o grau de miopia?

O comprimento do globo ocular é o que define o grau da sua miopia.

Isso porque quem tem miopia possui o globo mais alongado, fazendo com o que a imagem seja projetada antes da retina. Quem não tem miopia, a imagem é formada na própria retina.

Então quanto mais comprido for o globo ocular, maior é o grau de miopia. Consequentemente, maior será a dificuldade de enxergar de longe.

grau de miopia é considerado alto

Diferença entre um olho com visão normal e um olho com miopia

Grande parte da população possui a baixa miopia que é de 0 a 3 graus. Apesar de não se classificada como um problema grau, é muito importante fazer consultas anuais ao oftalmologista para ver como anda a saúde visual.

Mas, quem possui alta miopia, acima de 6 graus de miopia, deve dar uma atenção maior. Isso porque quem possui alta miopia tem maiores chances de desenvolver descolamento de retina ou descolamento de vítreo.

Confira as dicas para seu filho que vai usar óculos sobre armações e lentes de grau.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

Tratamentos para miopia

Os tratamentos mais comuns para miopia são:

  • óculos de grau;
  • lentes de contato ou;
  • cirurgia refrativa;

Os óculos de grau para miopia possuem lentes negativas ou côncavas. Essas lentes fazem com que a imagem se desvie e consiga projetar no lugar correto da sua visão, exatamente em cima da retina, deixando a visão mais nítida.

Veja as lentes e armações ideias para o seu grau de miopia.

Já as lentes de contato devem ser prescritas para cada pessoa e grau através de do profissional da área, como oftalmologista, por exemplo.

A cirurgia refrativa LASIK é muito busca para diminuir o grau alto de miopia que dura, aproximadamente, 15 minutos.

É um procedimento de pós-operatório prático, que não necessita de curativos ou pontos, apenas alguns medicamentos e descanso do paciente por 30 dias, sem realizar atividades físicas, carregar peso ou esfregar os olhos.  

Neste procedimento, é feito um microcorte no olho por meio de laser, mais especificamente este corte ocorre na membrana em volta da córnea para facilitar a correção. 

Procedimento LASIK.

Procedimento LASIK. Fonte: Clínica Tércio Rezende

Para fazer a cirurgia refrativa LASIK é necessário ter acima de 21 anos. Também é importante não sofrer alteração de grau no período de 6 meses a 1 ano. 

Pessoas que possuem córnea mais fina não podem realizar o procedimento, porque isso impede que o laser possa fazer o microcorte corretamente.

Além disso, pessoas menores de 21 anos e sem grau estabilizado também não podem realizar a cirurgia para miopia.

Então, qual é o seu grau e qual classificação ele se encontra?  Conte para nós nos comentários que estamos curiosos para saber.

Considerações finais

Agora que você sabe como identificar o seu grau, escolher as novas lentes para o seu óculos de grau ficou mais fácil. Aqui na Lenscope, você encontra  lentes superfinas para alto e baixo grau, em diferentes versões e com diversos tratamentos inclusos, sem que você precise pagar a mais por isso. Você ainda tem a oportunidade de provar e amar nossas lentes durante 100 dias e se não se adaptar, devolvemos o seu dinheiro. Conheça nossas lentes e se surpreenda com um  processo de compra 100% digital, pensado para atender às suas reais necessidades. 

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 53

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

41 comentários em “Qual grau de miopia é considerado alto?”

  1. Meu filho tem 10 anos e o grau 5.75 vem aumentando a cada consulta,que é de 6 em 6 meses,a anterior estava 4.50 e 5.0 ,deve esperar até a fase adulta para cirurgia? E esse aumento é preocupante

    1. Oi, Patricia! Como vai?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui

      A cirurgia refrativa é indicada para adultos acima dos 21 anos e que tenha o grau estabilizado. Mas, o ideal é você conversar com um especialista de saúde dos olhos para que ele possa te passar as melhores recomendações para o grau do seu filho

      Na Lenscope, nós temos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra. Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro. Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de fundo de garrafa ou olho de boi e podem ser usadas pelas crianças
      Elas são vendidas exclusivamente pela internet através do nosso site Ou seja, todo nosso processo de compra é feito online, assim conseguimos atender todo o Brasil. Para conhecer nossa lente é só acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai Qualquer dúvida, estamos por aqui!

  2. Infelizmente minha filha que só tem 4 anos, já está com 16 graus em um dos olhos,esse grau vem crescendo em média de 2 a cada 6 meses,tudo por causa de um tipo de cicatriz,na formação em um dos olhos,no outro tem apenas 1,5,os médicos dizem que não há nada para se fazer nem agora nem no futuro.Só tratamos com tampão diário, ela terá visão monocular.

    1. Olá, William! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário

      Continue fazendo acompanhamento médico com o especialista para que ele possa estar orientando o que é melhor a ser feito Esses são os profissionais mais aptos a fazer exames e prescrever a melhor orientação a ser seguida. Você pode buscar ajuda de outros profissionais para que eles possam estar acompanhando também a saúde visual da sua filha.

      Caso ela precise usar óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer as lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar poder te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

      1. Fernanda caje gomes

        Olá, me chamo Fernanda.
        Tenho 20 anos, agr em setembro de 2022 faço 21 anos, tenho problema de miopia alta e astigmatismo alta, ao todo tenho 21.30 de graus . 10.30 no esquerdo e 11.00 no direito
        Quero saber qual é a cirurgia melhor para me. E a minha maior dúvida na hora da cirurgia eu vou está dormindo né??? Kkkk

        1. Oi, Fernanda. Tudo bem?
          A indicação de cirurgia refrativa para miopia e astigmatismo é feita pelo médico oftalmologista, assim como o melhor método para o seu caso. Além disso, é necessário avaliar se você se encaixa nos critérios para realizar a cirurgia (idade, saúde, estabilidade do grau, etc.) Por isso, o ideal é que você converse com o seu oftalmologista de confiança sobre a possibilidade de fazer o procedimento e esclareça todas as suas dúvidas.

          Temos um artigo aqui no blog em que explicamos mais sobre a cirurgia refrativa: https://lenscope.com.br/blog/cirurgia-de-astigmatismo-e-miopia/

          Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    2. Tenho 17 anos é tenho miopia os meu dois olho tem o mesmo q é -16,50 a cada q ano passa vai aumentar um já posso a cirurgia ou só quando estabiliza

      1. Olá Maria Eduarda, tudo bem?

        Quanto a sua dúvida, não podemos respondê-la sem uma avaliação médica!
        Nós recomendamos que você se consulte com o profissional da sua saúde visual para que ele possa te auxiliar em todas as dúvidas a respeito da cirurgia. 🙂

    1. Olá, Juliana! Tudo bem?

      Muito obrigada por deixar seu comentário por aqui

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre a cirurgia refrativa é o médico da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Sempre que precisar, conte conosco!

        1. Oi, Maria. Tudo bem? Geralmente a cirurgia é recomendada para pessoas que tenham até -10 graus de miopia, +5 graus de hipermetropia e -6 graus de astigmatismo. Mas, além do grau, há outros fatores a serem considerados para a realização da cirurgia refrativa, como: idade, estabilidade do grau, formato do globo ocular e saúde do paciente.

          Por isso, o ideal é que você converse com o seu médico oftalmologista de confiança sobre a possibilidade de realizar a cirurgia refrativa para o seu caso. Temos um artigo aqui no Blog com mais detalhes sobre o procedimento: https://lenscope.com.br/blog/cirurgia-refrativa-o-que-e-e-como-fazer/
          Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  3. Tenho 25 anos, tenho 21,0 No olho direito e 19,5 no esquerdo, fora isso também tenho astigmatismo que tbm é alto, sonho em fazer a cirurgia .. Mais não tenho condições ..

    1. Olá, Maurício! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui

      Continue fazendo acompanhamento com o especialista para que ele possa sempre estar te orientando no que é melhor ser feito ao seu caso. Estamos na torcida para que você consiga fazer cirurgia nos olhos no futuro

      Sempre que precisar, conte conosco! ☺

    1. Olá, Cassiane! Tudo bem?

      Muito obrigado pelo comentário

      Nesse caso, é muito importante que você realize uma consulta com o médico para que ele possa estar acompanhando e orientando o que é melhor a ser feito de acordo com o seu caso

      Se precisar renovar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope e experimentar uma maneira inovadora de fazer as lentes de grau sem precisar sair de casa. É só acessar https://lenscope.com.br/

  4. Meu grau é olho direito 11 e esquerdo 14 e tenho astigmatismo tambem, mas venho piorando, não consigo mais ficar com as lentes de contato e fui proibida pelo oftalmologista de usar óculos, mas meus ólhos doem muito e estão com vermelhidão, será que posso fazer a cirurgia?

    1. Olá, Katchucia! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Quem pode te passar as melhores sobre a cirurgia refrativa é o médico da área Converse com o profissional para que ele possa te passar as melhores orientações para o seu caso

      Sempre que precisar, estamos aqui! 😀

  5. Oi,eu tenho 34 anos , há um ano minha miopia estava no grau 7,5 essa semana voltei no oftalmologista ,pois mesmo com o óculos estou em chergando muito imbasado.Meu grau deu um pulo enorme está 15 graus agora no olho direito e astigmatismo,e no olho esquerdo 2,5

    1. Oi Doriana, tudo bem

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico.
      Converse com o profissional e explique as dificuldades que enfrenta ao utilizar óculos de grau, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode comprar aquilo mais adequado para sua necessidade
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescrever o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

    1. Olá, Tatiana tudo bem?
      Só um médico oftalmologista pode responder responder sua pergunta após fazer uma série de exames e analisar seus olhos e sua visão.
      Por isso, não deixe de marcar uma consulta
      Esperamos que dê tudo certo.

  6. Uso 13 graus do lado direito e 14 do lado esquerdo, tenho miopia e astigmatismo, todos os anos piora, estou com 18 anos agora, posso fazer a cirurgia as 21, ou o grau é alto demais?

    1. Olá, Vitória tudo bem?
      É somente seu oftalmologista que pode responder essa pergunta para você Por isso, não deixe de sempre fazer exames de vista e acompanhar a evolução do seu grau até à estabilização do grau.
      Qualquer dúvida, é só falar com a gente!

  7. Olá, minha filha tem 6 anos e foi diagnosticada com Alta miopia e ambliopia Refracional OD, ( irreversível)
    Mesmo tendo esse diagnóstico irreversível, estava na esperança de que poderia ter algo a ser feito, realmente ela não pode fazer cirurgia?

    1. Olá, Leidiane tudo bem?
      É só o oftalmologista que pode dizer se uma pessoa é apta a fazer algum procedimento cirúrgico após pedir uma série de exames.
      Se preferir, você pode também pedir uma segunda opinião. Mas nunca deixe de se informar
      Esperamos que dê tudo certo.

  8. Tenho 13,5 graus de miopia em um olho e 15 graus no outro, não posso fazer a cirurgia de correção pois minha cornea é muito fina, mas com o uso de óculos a miopia e corrigida, então sou considerado deficiente visual ?

  9. Andreia PEREIRA SANTOS

    Bom dia .Eu tive toxoplasmose na adolescência. Ne e cheguei a perder a vista por duas vezes .Mas voltou não totalmente normal mas voltou .Aí engravidei .meu filho com 8 anos de idade descobri que ele também estava com problemas nas vista .levei em um um deu um diagnóstico.mas não melhorava .Então lei em outro .onde ele falou mãe seu filho não enxerga. Eu disse como assim .ele afirmou não sei como ele está andando só. Aí ele disse que o olho esquerdo ele já estava com 6.5 de graus e o direito já estava com 4.5 graus . O que eu faço. Ele não acustumou com óculos. Já tem 16 anos .e tenho medo dele perder a visão

    1. Olá, Andreia. Tudo bem?
      Podemos imaginar o quão complicado é para você buscar lidar com essa questão, estamos torcendo para que tudo fique bem 🙂
      Em casos como esse, o ideal é que você faça um acompanhamento médico próximo para sempre saber qual o melhor tratamento para você e para seu filho.
      Qualquer dúvida, nós estamos sempre aqui!

  10. Olá! Eu tenho um filho de 6anos fiz exame nele deu -5,25 OD -5,50 no OE. Isso me deixou muito assustada. Já procurei 2 oftalmologistas, ambos deram pequena diferença. Você poderia me explicar melhor?

    1. Oi, Karen. Tudo bem?
      Pelas informações que compartilhou o grau do seu filho é moderado. Grau de miopia em crianças é uma condição relativamente comum, por isso, desde que faça o acompanhamento regular com o oftalmologista de confiança e siga o tratamento indicado, você não precisa se preocupar.

      O ideal é que você converse abertamente com o oftalmo do seu filho. Ele é o profissional capacitado para esclarecer as suas dúvidas e te orientar o melhor possível.

      Se você quiser saber mais sobre o assunto, temos um artigo aqui no Blog sobre o tema: https://lenscope.com.br/blog/miopia-infantil-tem-cura/

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  11. Tenho alta miopia. Meu grau é:
    OD -16,00. Cilíndrico 0,75. Eixo 170.
    OE -17,00. Cilíndrico 0,75. Eixo 25.
    Não posso fazer cirurgia por minha córnea ser muito fina. Uso óculos desde criança. Tenho 25 anos. Tenho vontade de usar lentes.

  12. Eleni Ferreira das Neves Oliveira

    Meu nome é Eleni e tenho 55anos. Tenho um grau 20. Preciso de ajuda, meu tratamento não tem pelo sus, preciso de uma lente, sou aposentada por invalidez, preciso de ajuda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *