Grau de óculos errado sintomas

Grau de óculos errado: 5 sintomas que podem indicar problemas com seu óculos novo

4
(34)

O grau de óculos errado pode provocar alguns sintomas como a visão extremada, a falta de foco, o esforço visual excessivo ou mesmo dores de cabeça ou tonturas, por exemplo.

Contudo, ao usar óculos pela primeira vez, ou trocar as lentes por alteração de grau, há sempre um período de adaptação. Mas, passado esse tempo é necessário observar os sintomas que persistem, pois pode indicar que o grau está errado, sendo necessária a revisão ou troca dos óculos.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar quanto tempo leva a adaptação com os óculos de grau novo. Além disso, vamos também descrever os 5 sintomas que apontam a necessidade de revisão em seu óculos de grau.

Então, continue lendo para saber mais e veja como descobrir se o seu grau de óculos está errado!

Quanto tempo leva para a adaptação com os óculos de grau novo?

Até que você se ajuste aos seus novos óculos graduados, pode parecer que eles não corrigem sua visão tão bem quanto os antigos. Isso é completamente normal. A maioria das pessoas descobre que pode levar de 5 minutos a alguns dias para se ajustar aos novos óculos graduados.

No entanto, se forem seus primeiros óculos, se houver uma grande mudança na prescrição ou se você estiver mudando para lentes progressivas ou multifocais, pode levar de 2 a 6 semanas ou mais para que seus olhos e cérebro se ajustem. Mas, seu médico poderá aconselhá-lo sobre quanto tempo pode demorar para se ajustar aos seus novos óculos.

Além disso, há algumas medidas que você pode tomar para se adaptar mais rápido aos óculos novos. Por exemplo, você pode verificar se a armação que você escolheu serve no seu rosto sem ficar apertada ou caída ou mesmo conferir se as lentes que está comprando possuem certificado de autenticidade e garantia.

Contudo, ainda há alguns problemas comuns que podem ocorrer com os óculos de grau novo. Saiba mais a seguir!

Quais são os problemas mais comuns com os óculos de grau novo e como identificá-los?

É comum que seus olhos e cérebro demorem algum tempo para se ajustar aos novos óculos graduados, especialmente se for seu primeiro par de óculos ou se já faz algum tempo desde que sua receita foi atualizada.

Contudo, também pode levar algum tempo para você se ajustar a diferentes armações de óculos. Mudar para molduras envolventes pode alterar a curva do vidro. Mudar de armações maiores para armações menores pode afetar a espessura da lente e sua visão periférica.

Porém, o maior problema potencial é uma prescrição com defeito. Pois, podem ocorrer erros durante o seu exame oftalmológico, onde o optometrista interpreta suas respostas sobre o que você pode e não pode ver. Além de que, se você agendou seu exame de vista depois do trabalho, quando seus olhos estão cansados e tensos, isso pode distorcer os resultados do exame. 

Nesse caso, você consegue identificar esse problema porque seus olhos não se ajustam aos novos óculos. Então, você fica usando o grau de óculos errado e provocando alguns sintomas que podem ser muito incômodos.

Conheça a seguir os sintomas que apontam a necessidade de revisão no seu grau de óculos!

Grau de óculos errado: 5 sintomas que apontam necessidade de revisão

Seu grau de óculos pode estar errado se você sentir algum dos seguintes sintomas por um longo período de tempo:

Falta de foco

Um dos sintomas do grau de óculos errado é a falta de foco. Contudo, muitas pessoas demoram para perceber esse sintomas enquanto usam os óculos com o grau incorreto. 

Por isso, é importante ficar atento, pois, se você sentir que sua visão não está de acordo com sua prescrição atual, faça um teste cobrindo um dos olhos enquanto olha para frente. Depois, repita o teste em cada olho várias vezes para determinar se você percebe uma diferença. 

É importante agendar um exame oftalmológico com seu optometrista para garantir que sua prescrição esteja atualizada e correta. Um exame oftalmológico de rotina deve ser agendado a cada ano.

Visão deficiente quando um dos olhos está fechado

A visão deficiente em um dos olhos pode ser devido a várias condições diferentes. Quando ela surge ao usar um óculos novo e não está relacionada a uma doença subjacente, indica que você deve trocar a prescrição das suas lentes o quanto antes.  

Contudo, no caso deste sintoma é importante procurar um médico, pois ele também pode estar relacionado a condições mais sérias, como uma inflamação do nervo óptico, por exemplo.

Esforço visual excessivo

O grau de óculos errado faz com que as imagens não fiquem tão nítidas quanto deveriam em certas condições. Isso exige um esforço excessivo das vistas para enxergar com clareza. 

Neste caso, o grande esforço que o músculo de acomodação visual precisa fazer para enxergar contribui ainda com o surgimento de um outro sintoma que é a dor de cabeça.

Dores de cabeça ou tonturas

Um sinal comum de que o grau dos seus óculos está errado são as dores de cabeça enquanto você usa os óculos. 

Prescrições incorretas podem causar fadiga ocular, pois seus olhos trabalham muito para ver corretamente. Então,a dor de cabeça que você desenvolve pode se manifestar como dor acima das sobrancelhas e na parte frontal da cabeça.

Vertigem ou náusea, não relacionada a uma condição médica

Muitas pessoas sofrem de náusea ou vertigem com frequência, mas nem sempre relacionam os sintomas à visão. 

O grau de óculos errado pode facilmente fazer a pessoa sentir sintomas como enjôos ou tonturas, especialmente durante o movimento devido a problemas de percepção de profundidade ao usar os óculos. 

Neste caso, avalie como você se sente quando não está usando seus óculos para determinar se a causa pode ser a prescrição. Pois, usar a receita errada por muito tempo pode causar danos aos olhos, sendo necessário resolver o problema imediatamente.

Lembre-se de que você conhece melhor o seu corpo. Então, se você acha que algo está errado com seus óculos graduados, é sempre melhor consultar um oftalmologista qualificado.

Além disso, se você notar algum dos sintomas acima ao usar um par de óculos que você tem há algum tempo, é hora de fazer um novo teste em seus olhos, pois sua prescrição pode ter mudado. 

Agora, continue lendo e descubra como saber se o grau dos seus óculos está errado!

Como saber se o grau do óculos novo está errado?

A maioria dos óculos vem com um período de ajuste de 2 dias a 6 semanas. Então, caso seus olhos demorem mais do que o necessário para se ajustar e sua visão não melhore com o uso dos óculos, você pode precisar de uma nova receita.

Para saber se o grau do óculos novo está errado, basta se atentar aos sintomas. Afinal, os sintomas dos óculos de grau incorretos são semelhantes aos sinais de quando você precisa começar a usar óculos. Ou seja, os sintomas podem incluir: 

  • Visão embaçada;
  • Cansaço visual;
  • Dores de cabeça.

Neste caso, o mais indicado é levar o óculos para o profissional que prescreveu a receita verificar se está tudo certo com as lentes dos óculos e também com o grau do paciente. Ainda, apesar de o nosso teste de visão online não substituir esse retorno com o profissional, tão recomendado na hora de você começar a usar óculos novos, o nosso teste pode ajudá-lo nessa questão com o grau de óculos errado. 

Afinal, em nossa ferramenta de acuidade visual estão presentes alguns testes capazes de identificar inúmeras questões oculares. Por isso, fizemos uma lista com cada um junto a suas especificações.

Teste de visão Snellen 

Este teste identifica se o usuário tem ou não miopia, se o grau de miopia aumentou ou se está correto quando o usuário realiza o teste de visão com óculos de grau. 

O teste de visão de Snellen é o exame no qual você deve acertar as letras em um diagrama para que o oftalmologista faça uma avaliação do quanto você enxerga. 

Ele é importante porque avalia a presença de miopia, hipermetropia e astigmatismo utilizando uma série de lentes para que você defina com qual delas você enxerga bem.

Teste de astigmatismo

Este teste identifica se o usuário tem ou não astigmatismo ou se o grau de astigmatismo aumentou ou está correto quando ele realiza o teste de visão com seus óculos de grau.

É importante lembrar que quando o exame online indicar astigmatismo o indicado é buscar um oftalmologista, pois apenas o profissional pode indicar o tratamento adequado.

Além disso, o teste de astigmatismo é importante para te ajudar a identificar se você possui astigmatismo ou não. Dessa forma, você poderá iniciar o tratamento o quanto antes, caso o resultado seja positivo.

Agora, que tal ter ainda mais precisão em seu teste de visão online? Continue lendo para descobrir como!

Mais precisão para seu teste de visão online

O teste de visão Lenscope utiliza uma tecnologia exclusiva que consegue identificar a distância dos olhos do usuário da câmera do dispositivo. Isso faz com que o usuário esteja a uma distância correta para a realização do teste. 

Além disso, a tecnologia permite identificar quando cada olho do usuário está aberto ou fechado para, assim, passar o diagnóstico correto de cada visão. O melhor disso tudo é que, além de conseguir testar seus olhos online e com precisão, você faz isso em apenas três passos simples e recebe o resultado de forma rápida.

E então, está esperando o que para cuidar da saúde dos seus olhos? Faça agora mesmo o nosso teste de acuidade visual totalmente online e gratuito!

Realizar o teste de visão online e gratuito.

grau de óculos errado sintomas - teste de visão

Você faz testes de visão com frequência? Diga pra gente nos comentários e aproveite para contar o que achou deste conteúdo!

Fonte:

Customeyecare

Rebuildyourvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 34

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

5 comentários em “Grau de óculos errado: 5 sintomas que podem indicar problemas com seu óculos novo”

  1. Olá, acho que meus óculos foram produzidos errados,e que a culpa é dos responsáveis pela produção das lentes. Terei que pagar por novas lentes ?

    (Meu grau é -8,00)

    1. Olá Jefferson, tudo bem?
      Nós recomendamos que você leve seu óculos para o profissional que prescreveu sua receita, para que ele possa verificar se está tudo certo! Caso estiver com a graduação errada, nós te recomendamos entrar em contato com o lugar que você fez a lente do seu óculos!
      Caso tiver alguma dúvida, é só contar com a gente 🙂

  2. A ótica pode trocar a lente ” errada” quantas vezes? Fiz um óculos e a visão não ficou boa, fui em outro médico e ele me receitou outra receita, a ótica trocou as lentes, mas sinto que falta um pouco mais de nitidez e sinto tontura. Nesse caso a ótica trocaria as lentes novamente?

    1. Olá Andressa, tudo bem?

      Esses sintomas que você comentou, podem estar relacionado ao período de adaptação com seu óculos novo!

      O período para se acostumar com o óculos leva normalmente 7 dias, então sentir alguns sintomas como esse pode ser comum nessa fase de adaptação.

      Se você notar que depois desse período ainda sente dificuldades para adaptação, procure seu oftalmo. Assim, ele pode verificar seu grau e sua receita para ver se está tudo certo!

      Sobre as vezes que a ótica pode trocar as lentes, nós indicamos que você entre em contato com estabelecimento que fez o seu óculos! Assim, eles poderão te informar com exatidão 🙂

      Qualquer dúvida, é só contar com a gente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *