Grau esférico plano: o que significa?

grau esférico plano
  • por
4.4
(36)

Se você já encontrou alguns termos na sua receita de óculos como “grau plano”, “PL” ou “Plano”. Isso significa que você não tem grau na coluna preenchida pelo seu oftalmologista.

Mas, você deve estar se perguntando: “como assim?”.

É o que #LenscopeResponde vai te explicar nesse artigo.

Grau esférico plano – PL

  • Plano
  • PL
  • Grau Plano

Essas termos normalmente são preenchidos na coluna do grau esférico ou “Esf” da sua receita de óculos.

Para você entender melhor, o grau esférico sempre vai indicar se você possui miopia ou hipermetropia.

Mas, para saber isso basta olhar qual sinal acompanha o número nessa coluna.

Se for sinal negativo, você tem miopia (dificuldade para enxergar de longe).

Se for sinal positivo, você hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto).

Mas, se vier com a informação “PL” ou “Plano”, você não tem nenhum desses problemas de visão.

Veja dois exemplos que trouxemos de receita de óculos:

EXEMPLO 1

grau esférico plano

EXEMPLO 2

grau esférico plano

Esses são alguns exemplos quando sua receita vem preenchido normalmente com grau positivo (hipermetropia) ou negativo (miopia), na coluna do grau esférico.

RECEITA DE MIOPIA:

grau esférico plano

RECEITA DE HIPERMETROPIA

receita de óculos

Aprenda a ler sua receita de óculos.

Grau cilíndrico

Mesmo que a sua receita de óculos de grau acompanhe essa informação do grau plano, o grau cilíndrico pode seguir preenchido normalmente.

Então, vamos te explicar o que significa o grau cilíndrico.

Quando essa coluna vem preenchida em sua receita de óculos, isso significa que você tem astigmatismo.

O astigmatismo é a dificuldade de ver tanto de perto, quanto de longe e atinge diversos pontos focais em nossa visão, enquanto uma visão normal tem apenas um ponto focal.

Ou seja, podendo ser antes ou depois da retina, pois é necessário não saber apenas o grau dele, como também a localização do astigmatismo.

Veja um exemplo de como astigmatismo afeta a nossa visão:

grau esférico plano

Esses pontos focais afetados pelo astigmatismo na verdade são eixos em nossa visão.

O eixo varia de 0 a 180 graus, por isso se a sua receita vier com a informação do grau cilíndrico, obrigatoriamente deve vir acompanhado da informação do EIXO do astigmatismo informado também, como nesse exemplo:

receita de astigmatismo

Como saber se o grau do óculos está correto?

Quando você começa usar óculos, existe um período de adaptação para você se acostumar. Esse período costuma durar, normalmente,  7 dias. Durante esse tempo, você pode, inclusive, sentir alguns enjoos e tonturas. Mas, se após esse período os sintomas persistirem, alguma coisa de errada pode estar com o seu óculos e provavelmente pode ser o grau errado.

O nosso corpo também é capaz de transmitir outros sinais que indicam se precisamos de óculos urgente. Veja aqui 11 sinais que indicam que você precisa usar óculos. Se você se identificar com algum, procure um oftalmologista. Assim vai ficar muito mais fácil corrigir o problema.

Compreender como funciona o grau de óculos que você vai precisar usar é muito simples, mas existem outros fatores importantes que devem ser levados em consideração, como o seu grau e a escolha correta do óculos de grau.Bom, agora que você já sabe disso, veja aqui o modelo de óculos ideal para o seu grau.

Agora que ficou mais fácil entender a receita do seu óculos, o que acha de escolher as lentes ideais para o seu problema de visão?

Aqui na Lenscope nós oferecemos lentes finíssimas para baixo e alto grau, em diferentes versões e com tratamentos incluídos, sem que você precise pagar a mais por isso. 

Também usamos tecnologia para te ajudar a ter óculos mais finos, pois criamos ferramentas inovadoras que recomendam a lente e a armação ideal para seu grau. Dessa forma, você tem acesso a todas informações essenciais para que possa ter um óculos leve e confortável. Embarque na nossa jornada de compra 100% digital, conheça nossas lentes e veja o melhor da vida enquanto se sente bem.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 36

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...