graus de astigmatismo

Graus de astigmatismo. Como saber se é alto?

Existem diferentes graus de astigmatismo, mas, normalmente, acima de 4 graus já é considerado astigmatismo alto.

O astigmatismo é a dificuldade de enxergar objetos tanto de perto quanto de longe. Sua característica se dá pela imperfeição da córnea do globo ocular, apresentando um formato mais oval. 

Com isso, ocorre um erro de refração da luz, causando uma distorção em nosso olhos. Essa distorção da luz cria vários pontos focais, quando na verdade o correto é criar somente um ponto focal em nossa visão. 

E é por isso que quem tem astigmatismo tem a sensação de enxergar os objetos borrados ou embaçados.

graus de astigmatismo

Inclusive, essa sensação pode nos confundir com outros problemas de visão, como a miopia e a hipermetropia, apesar de serem bem diferentes!

Mas, você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo? Acompanhe! 🙂

Tipos de astigmatismo

Os principais tipos de astigmatismo são:

  • Regular – Mais comum. A superfície frontal do olho adquire uma forma mais oval. Os meridianos estão separados entre si por um ângulo de 90º.
  • IrregularA córnea é bastante desigual uma da outra. Os meridianos não são perpendiculares, ou seja, com ângulos retos.
  • MiópicoMuito comum em crianças. Se manifesta quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, miopia e astigmatismo juntos.
  • Hipermetrópico – Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina. Assim, originando hipermetropia e astigmatismo juntos.
  • MistoQuando há vários pontos focais formados antes ou depois da retina. 

Não sei se você reparou, mas usei várias vezes o termo meridiano nas explicações acima, não é? 

Isso porque, o nosso olho pode ser comparado com um relógio, onde o número 12 e 6 formam um meridiano e os números 3 e 9 formam outro

Assim, quando um meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, chamamos ele de “meridiano principal”. 

É ele que define se o meu astigmatismo é regular ou irregular

Certo, mas agora vamos te contar como você descobre quantos graus de astigmatismo você tem.

Como saber meus graus de astigmatismo?

É na sua receita de óculos de grau que você descobre qual é o seu grau de astigmatismo. O campo “cilíndrico” ou “grau cilindrico” (CIL), precisa estar preenchido caso você tenha astigmatismo.

Mas, de forma resumida, existem 3 colunas principais na receita de óculos:

  • Grau esférico – indica miopia ou hipermetropia;
  • Grau cilíndrico – indica que você tem astigmatismo, caso esteja preenchido;
  • Eixo: – indica a posição do astigmatismo em sua visão que varia de 0 a 180 graus.

Ou seja, se o grau cilíndrico estiver preenchido, obrigatoriamente o eixo também deve ser informado. Isso acontece porque o seu grau de astigmatismo não será colocado em toda a lente dos óculos, mas somente em um determinado eixo do astigmatismo

Esse é um exemplo de receita de óculos somente com o grau cilíndrico preenchido, indicando astigmatismo:

graus de astigmatismo
Grau cilíndrico preenchido significa que você possui astigmatismo e o eixo é o ângulo de localização do astigmatismo em seus olhos.

Vamos falar sobre como curar o seu grau de astigmatismo? Então, dá uma lida a seguir nas dicas que preparamos.

Como curar os graus de astigmatismo?

Para curar seus graus de astigmatismo é só usar óculos de grau ou lentes de contato. Aliás, esse é um dos métodos mais comuns.

O óculos de grau é o tratamento mais viável por ser mais acessível à boa parte da população. Separamos aqui as principais lentes para o seu grau de astigmatismo:

  • Lente de Policarbonato – indicada para quem até 2 graus de astigmatismo;
  • Lente de Resina – indicada para quem tem acima de 2 graus de astigmatismo.

Lentes de óculos para até 2 graus de astigmatismo

As lentes mais indicadas para quem tem até 2 graus de astigmatismo são lentes de policarbonato (poli), de índice de refração 1.58 ou 1.59.

Outras lentes também são indicas para quem tem baixo astigmatismo, por exemplo, lentes de acrílico de índice de refração 1.50.

Porém, quanto maior o índice de refração de uma lente, mais fina ela pode ficar.

Além de ser um material mais fino em relação ao acrílico, o policarbonato é um material muito usado na engenharia e materiais blindagens. Por isso, a resistência dos óculos está garantida.

Aqui na Lenscope, as lentes que oferecemos são as Lentes Lenscope Poli 1.59Além disso, já incluem os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV.

E você não paga nada mais para ter proteções que oferecem maior resistência e durabilidade do seu óculos.

Confira o que o Rafael achou das lentes para o seu grau de astigmatismo.

Mas, se você tem mais de 2 graus de astigmatismo, veja a nossa dica a seguir!

Lentes de óculos para mais 2 ou 4 graus de astigmatismo

Uma dica para quem tem mais de 2 ou 4 graus de astigmatismo é optar pelas lentes de resina de alto índice de refração.

Isso porque as lentes de resina possuem índices de refração mais elevados que as lentes de policarbonato. Consequentemente, você pode ter um óculos mais fino.

Os principais índices de refração para lentes de resina são:

Aliás, é muito comum os preços dessas lentes terem um custo mais elevado. E dependendo do tratamento antirreflexo que a pessoa escolher, o valor pode elevar ainda mais.

Atualmente a grade mais comum que as marcas de lentes atendem é até -6 graus de astigmatismo. Nós da Lenscope, por exemplo, atendemos até -6 graus de astigmatismo.

Caso o grau de astigmatismo seja muito elevado e esteja fora dessa grade até -6 graus, normalmente as lentes costumam ser surfaçadas.

O que é uma lente surfaçada?

A lente surfaçada passa por um processo de fabricação manual para atingir graus mais elevados, principalmente quando é superior à grade atendida pelas lentes comuns.

É esse processo que muitas vezes encarece as lentes para astigmatismo alto.

Infelizmente o astigmatismo alto não tem cura. Ele é um problema de visão que pode ser corrigido usando lentes para óculos ou lentes de contato) ou fazendo a cirurgia de correção.

Pelo fato de não haver cura, as correções podem ser feitas ao longo do tempo.

Por isso, é muito importante manter a frequência de consultas com seu oftalmologista, pois somente dessa forma é possível acompanhar a evolução do seu grau.

Cirurgia para corrigir graus de astigmatismo

Outra opção para corrigir graus de astigmatismo é a cirurgia refrativa

O objetivo dela é corrigir a superfície da córnea e reduzir, ou mesmo eliminar, os graus de astigmatismo, miopia ou hipermetropia. Um dos procedimentos mais comuns é cirurgia LASIK. 

Basicamente, o procedimento consiste em fazer um corte na córnea e depois é aplicado laser diretamente sobre o olho, corrigindo o formato da córnea. Normalmente, a recuperação é muito boa e o ajuste de grau rápido.

No entanto, existem recomendações antes de passar pelo procedimento:

  • Córnea superficialmente espessa para suportar a aplicação do laser;
  • Ter mais de 21 anos;
  • Não ter doenças na córnea (por exemplo glaucoma ou catarata);
  • Estabilidade de grau.

Olha só esse artigo em que contamos sobre a cirurgia refrativa.

É muito importante você sempre estar acompanhando junto do seu médico a mudança de grau de astigmatismo, assim como o melhor tratamento para corrigir esse problema.

E saiba que o astigmatismo é um problema de visão bastante comum e que é possível tratar com óculos o seu grau e ainda se sentir confortável para realizar suas tarefas diárias.

Mas, qualquer sintoma anormal ou desconforto da sua visão que mostre talvez que o seu grau mudou ou que precisa de um óculos, procure o especialista urgentemente, tá bom?

E você? Conhecia essas dicas sobre graus de astigmatismo? Deixa o seu comentário logo abaixo para gente ler. Pode escrever sua dúvida também, vamos te responder logo logo!

graus de astigmatismo

Graus de astigmatismo. Como saber se é alto?
Média 4.3 de 3 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest