graus de astigmatismo

Graus de astigmatismo. Como saber se é alto?

4.6
(13)

Se você tem astigmatismo, você sente  dificuldade para  enxergar objetos tanto de perto quanto de longe. E isso ocorre devido ao formato irregular da sua córnea. Quem tem astigmatismo, o formato da córnea é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando  o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.  Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

graus de astigmatismo

Para saber se o seu astigmatismo é alto, é preciso entender as diferenças entre os graus. De maneira geral,  caso o seu grau de astigmatismo seja a partir de 4 graus, o seu grau já é considerado alto.

Como saber meus graus de astigmatismo?

Para saber se o seu grau de astigmatismo é alto, é só olhar na r sua receita de óculos. Nela o campo “cilíndrico” ou “grau cilíndrico” (CIL), estará preenchido caso você realmente tenha a condição.

Se precisar de ajuda para entender a sua receita, temos um conteúdo, não deixe de ler nosso artigo que mostra  como ler receitas de óculos. 

Mas, de forma resumida, existem 3 colunas principais em todas as receitas de óculos. São elas:

  • Grau esférico – indica miopia ou hipermetropia. Se o sinal antes do número for negativo, você tem miopia. Mas se o sinal for positivo, você tem hipermetropia;
  • Grau cilíndrico – indica que você tem astigmatismo, caso esteja preenchido;
  • Eixo: – indica a posição do astigmatismo em sua visão e varia de 0 a 180 graus.

Ou seja, se o grau cilíndrico estiver preenchido, obrigatoriamente o eixo também deve ser informado. Isso acontece porque o seu grau de astigmatismo não será colocado em toda a lente dos óculos, mas somente em um determinada posição, que é indicada pelo  eixo do astigmatismo.

Esse é um exemplo de receita de óculos somente com o grau cilíndrico preenchido, indicando astigmatismo:

graus de astigmatismo

Grau cilíndrico preenchido significa que você possui astigmatismo e o eixo é o ângulo de localização do astigmatismo em seus olhos.

Mas, você sabia que existem diferentes tipos de astigmatismo? Acompanhe! 🙂

Tipos de astigmatismo

Os principais tipos de astigmatismo são:

  • Regular – Mais comum. A superfície frontal do olho adquire uma forma mais oval. Os meridianos estão separados entre si por um ângulo de 90º.
  • Irregular – A córnea é bastante desigual uma da outra. Os meridianos não são perpendiculares, ou seja, com ângulos retos.
  • Miópico – Muito comum em crianças. Se manifesta quando um ou mais meridianos principais criam um ponto focal sobre a superfície da retina e outro antes da retina. Sendo assim, miopia e astigmatismo juntos.
  • Hipermetrópico – Quando um ou ambos principais meridiano tem um ponto de foco na superfície da retina e outro atrás da retina. Assim, originando hipermetropia e astigmatismo juntos.
  • Misto – Quando há vários pontos focais formados antes ou depois da retina.

Não sei se você reparou, mas usamos várias vezes o termo meridiano nas explicações acima, não é?

Isso porque, o nosso olho pode ser comparado com um relógio, onde o número 12 e 6 formam um meridiano e os números 3 e 9 formam outro. Assim, quando um meridiano é mais íngreme em um olho com astigmatismo, chamamos ele de “meridiano principal”. É ele que define se o meu astigmatismo é regular ou irregular.

Como curar os graus de astigmatismo?

O astigmatismo tem cura através da cirurgia Lasik. Mas, para tratar a condição ocular sem recorrer a cirurgia você pode usar óculos de grau ou lentes de contato.

No entanto, o óculos de grau é o tratamento mais recomendado por ser o mais acessível entre as opções disponíveis. Por isso, separamos  aqui as principais lentes para astigmatismo que você pode escolher se optar por usar óculos de grau.

  • Lentes de policarbonato, de índice refração de 1.58 ou 1.59: são indicadas para quem tem até 2 graus de astigmatismo;
  • Lentes de resina, de índices de refração 1.67, 1.74 e 1.76:  são indicadas para quem tem acima de 2 graus de astigmatismo acompanhado de graus de miopia ou hipermetropia acima de 4 graus.

A seguir vamos falar mais sobre cada uma delas.

Lentes de óculos para até 2 graus de astigmatismo

Se você tem até 2 graus de astigmatismo, as lentes mais indicadas para você são as feitas em  policarbonato (poli), com índice de refração 1.58 ou 1.59. Mas você também pode usar outras lentes, se você tem grau baixo. Como, por exemplo, as lentes de  acrílico de índice de refração 1.50. No entanto, é importante saber que,  quanto maior o índice de refração de uma lente, mais fina ela pode ficar.

Por isso, além de ser um material mais fino em comparação  ao acrílico, o policarbonato é um material muito usado na engenharia e materiais de blindagens. Logo  a resistência d seu s óculos está garantida, ao escolher lentes de policarbonato.

Aqui na Lenscope, você encontra lentes de policarbonato, são as Lentes Lenscope Poli 1.59  já incluem os tratamentos antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV. E você não paga nenhum valor adicional por todos esses tratamentos.

Confira o que o Rafael achou das lentes para o seu grau de astigmatismo.

Mas, se você tem mais de 2 graus de astigmatismo, veja a nossa dica a seguir!

Lentes de óculos para mais 2 ou 4 graus de astigmatismo

Uma dica para quem tem mais de 2 ou até 4 graus de astigmatismo é optar pelas lentes de resina de alto índice de refração.

Isso porque as lentes de resina possuem índices de refração mais elevados que as lentes de policarbonato. E, por isso, você pode ter um óculos mais fino, mesmo tendo alto grau.

Os principais índices de refração das lentes de resina recomendados para quem tem grau alto de astigmatismo são:

Saiba mais sobre os tipos de lentes para astigmatismo que existem. 

Cirurgia para corrigir graus de astigmatismo

Outra opção para corrigir graus de astigmatismo é a cirurgia refrativa.

A  cirurgia refrativa  corrige a superfície da córnea e reduz, ou mesmo elimina, os graus de astigmatismo, miopia ou hipermetropia. Um dos procedimentos mais comuns é a cirurgia LASIK.

Basicamente, esse procedimento consiste em fazer um corte na córnea e depois aplicar o laser diretamente sobre o olho, corrigindo o formato da córnea. Normalmente, a recuperação é muito boa e, quase sempre, elimina a necessidade de usar óculos de grau ou lentes de contato. No entanto, especialistas recomendam se atentar a algumas características  antes de passar pelo procedimento:

  • Ter a córnea superficialmente espessa para suportar a aplicação do laser;
  • Ter mais de 21 anos;
  • Não ter doenças na córnea (por exemplo glaucoma ou catarata);
  • Ter o grau já estabilizado.

Fique atento ao seu grau de astigmatismo

Agora que você sabe mais sobre os graus de astigmatismo, não se esqueça de ficar atento à evolução do seu grau, e aos sinais da sua visão. Procure sempre se consultar com um profissional de saúde de sua confiança para manter o exame de vista em dia. Assim, você pode ter um diagnóstico precoce, que é fundamental para começar o tratamento ou evitar problemas no futuro.

E se precisar de óculos de grau para corrigir seu grau de astigmatismo, nós podemos te ajudar. Aqui na Lenscope, nós somos pioneiros na venda de lentes para óculos 100% online. Nosso propósito é oferecer lentes de qualidade por um preço muito mais acessível e com todos os tratamentos já inclusos, sem que você precise pagar taxas adicionais. Além disso, todo o processo é online, sem que você precise sair de casa.

Faça um orçamento online e gratuito e conheça uma nova maneira de fazer seu óculos para  astigmatismo. 

graus de astigmatismo

Aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhum conteúdo.

Atualizado em 14/09/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 13

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

2 comentários em “Graus de astigmatismo. Como saber se é alto?”

    1. Olá, Sara tudo bem?
      A tendência é o grau se estabilizar sim. Porém, para algumas pessoas pode demorar mais do que para outras. Fatores genéticos influenciam nesse caso.
      Por isso, é sempre importante fazer o acompanhamento anual do grau com um profissional de confiança.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *