Graus de miopia. Como saber o seu?

graus de miopia
  • por
4.7
(74)

Para saber os seus graus de miopia é só ler a receita do seu óculos –  aquela que o médico te prescreveu para você poder fazer um óculos. 

No entanto, pode ser difícil entender todos aqueles sinais e números da receita, não é?

Mas, nós vamos te ajudar a entender melhor agora! Veja só.

Graus de miopia: como identificar

Uma pessoa com miopia tem dificuldade de enxergar de longe.

Isso acontece uma vez que alguém com miopia tem o globo ocular mais alongado e com isso a imagem que se forma no fundo do olho acaba acontecendo no lugar incorreto: ela se forma à frente da retina.

Assim, pessoas com miopia têm dificuldade para enxergar placas de ônibus, a lousa da escola (se ela se sentar muito no fundo na classe), entre outras situações.

Entretanto, a pessoa com miopia consegue ler um livro sem grande dificuldade, afinal, esse objeto está perto do seu campo de visão. 

graus de miopia

Receita de óculos de miopia

Agora, analisando uma receita de óculos, os seguintes termos e abreviações você pode encontrar anotado:

graus de miopia

  • OD: Olho Direito;
  • OE: Olho Esquerdo;
  • ESFÉRICO (ESF): dioptria relacionada a miopia ou hipermetropia;
  • CILÍNDRICO: Dioptria relacionado ao astigmatismo;
  • EIXO: Localização do astigmatismo;
  • DP: Distância Pupilar entre uma pupila e outra.
  • AO: ambos os olhos;
  • ADD: adição;

Entendendo o que significa cada termo e abreviação, é hora de saber se a receita indica miopia.

 Para isso, tenha em mente que a receita de óculos é dividida em três colunas chamadas: esférico, cilíndrico e eixo.

Na coluna esférico (ESF) está a informação de quantos graus de miopia você tem. E como saber se é miopia?

É fácil: ao lado dos números, haverá um sinal negativo (-), que é o que indica que você tem miopia. 

Veja um exemplo na imagem a seguir: 

graus de miopia

Neste caso, -4.00 no olho direito (OD) indicada os graus de miopia devido o sinal negativo (-) que acompanha o número na coluna do esférico. Já no olho esquerdo (OE) -4.50 de miopia.

Caso o valor do grau esférico esteja positivo (+), isso indica que você tem hipermetropia, ou seja, dificuldade de enxergar de perto. 

Se ainda está curioso para entender mais sobre todos esses detalhes, leia o nosso artigo sobre receita de óculos

Grau cilíndrico

Na coluna cilíndrico (CIL) está o grau de astigmatismo.

Esse problema de visão afeta a percepção em enxergar objetos tanto de longe quanto de perto.

A córnea acaba tendo formato e extensões irregulares, assim criando diversos pontos focais.

Mas não se preocupe se a sua receita indicar presença desse problema de visão, já que é extremamente comum que miopia venha acompanhada de astigmatismo.

Do mesmo modo se estiver preenchido o campo do “grau cilíndrico” de sua receita, isso é, indicando o grau das lentes para corrigir o astigmatismo, ok?  

graus de miopia

Além disso, outro importante detalhe de sua receita é a coluna eixo. Essa coluna está atrelada à coluna do grau cilíndrico.

A coluna eixo indica a localização do grau de astigmatismo em sua visão, sendo assim, o grau cilíndrico sempre vai estar acompanhado do eixo. 

Logo, além da coluna “CIL”, preste atenção na indicação da coluna “EIXO”. 

Em virtude do astigmatismo criar vários pontos focais em nossa visão, quando o normal é somente um, o eixo vai indicar a localização de tais pontos focais. 

As medidas têm variação de 0 a 180 graus e ela precisa estar corretamente indicada na receita.

Então, na receita

Por último, outro importante detalhe é saber que os valores indicados na coluna eixo influenciam na espessura final das lentes dos óculos.

Veja o astigmatismo pode deixar o óculos mais fino ou mais grosso.

Grau 0,25, Grau 0,50 e Grau 1 de miopia precisa usar óculos?

O mais recomendado é sempre o usar óculos de acordo com a prescrição médica, visto que não apenas melhora o conforto visual e nitidez de quem usa, bem como reduz o desconforto provocado em que possui miopia. 

Por isso, mesmo que seu grau de miopia seja considerado baixo – Grau 0,25, Grau 0,5 ou Grau 1 – você consegue evitar dores de cabeça, fadigas oculares e até o aumento excessivo do seu grau até a próxima consulta oftalmológica, ao usar óculos corretamente.

Como sei que o meu grau de miopia é alto?

Quanto maior o número escrito na coluna “esférico”, maior será o seu grau de miopia. E quanto maior o seu grau de miopia, maior será sua dificuldade de enxergar de longe.

Como resultado da grande variedade de graus, existe uma classificação da miopia. 

Dessa maneira, você consegue saber se o seu grau de miopia é alto. O grau é classificado da seguinte forma:

  • 0,25 graus a 3 graus – Baixa miopia
  • -3,25 graus a -6 graus – Miopia moderada
  • Maior que -6,25 graus – Alta miopia

Considerações finais

Sabemos que encontrar a melhor opção de lentes para miopia nem sempre é fácil. Por isso, estamos aqui para te ajudar  a ter a melhor versão do seu óculos. Aqui na Lenscope, você tem acesso a lentes superfinas para alto e baixo grau, com os tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Além disso, todas as lentes acompanham certificado de qualidade e contam com 1 ano de garantia. E para você ficar mais tranquilo, você pode provar nossas lentes por até 100 dias. Se não gostar, devolvemos seu dinheiro. Então, não espere mais. Conheça nossas lentes e tenha a melhor versão do seu companheiro de todas as horas. É só fazer um orçamento agora mesmo para saber mais.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 74

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

32 comentários em “Graus de miopia. Como saber o seu?”

    1. Olá, Dejair! Tudo bom?

      Obrigada por deixar seu comentário em nosso artigo

      Quem te pode te ajudar melhor sobre o assunto é o seu médico especialista em saúde visual. Peça uma orientação à ele em relação ao grau que possui.
      O mais indicado é realizar a confecção das lentes de acordo com a receita de óculos prescrita pelo profissional da saúde dos olhos
      Então, quando puder agende um retorno ao seu médico para que ele possa passar a melhor recomendação para o seu caso.
      Se precisar fazer novas lentes para o seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope: https://lenscope.com.br/
      Oferecemos um serviço 100% online de vendas de lente de óculos pela internet por um preço mais acessível Qualquer dúvida, estamos à disposição!

  1. Olaaa,eu simplesmente amei este artigo❤
    Mas queria muito lhes fazer uma pergunta,eu tenho 14 anos e meu grau de miopia é muito alto pra minha idade (7.00) e queria saber se daqui para os meus 20 anos estarei boa da minha visão e como!?
    Espero que leiam e ficarei grata se responderem!
    Tenham uma Boa noite!

    1. Oi, Larissa!

      Adoramos receber o seu comentário e mais contente ainda por comentar aqui em nossa postagem

      O mais importante é você sempre fazer acompanhamento médico para o seu caso, para que o profissional possa sempre te orientar na melhor decisão a se fazer Por isso, faça consultas ao especialista no período de 6 meses a 1 ano.
      Caso precise fazer novas lentes para o seu óculos, te convidamos a conhecer as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra, indicadas para quem tem alto grau de miopia. Faço o convite para você saber mais sobre a gente quando precisar de um óculos novo. Ficarei feliz em poder te ajudar https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Até mais

  2. Boa noite então eu tenho -400 no olho direito e -150 no olho esquerdo qual a numeração ou porcentagem de cada grau meu contando de 1,2,5,6 graus ? Pq sempre as pessoas falam tenho tanto grau de miopia eu não sei o meu grau

    1. Olá, Leane! Como vai?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui!

      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br? Assim podemos analisar as informações completas em sua receita de óculos e fazer um orçamento da lente mais indicada para o seu grau!
      Vamos ficar contentes em te ajudar! Aguardamos o seu contato!

  3. Uma dúvida na consulta deu miopia OE -0,25 e astigmatismo OD -2,00 OE -1,00 eixo OD 10 e OE 170

    Mas a lente do venho só com o astigmatismo a lente pode ser só um pq o miopia e baixo ou a lente está errado mesmo tem que constar os dois?

    1. Olá, Michael! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui

      Quando você pegou seu óculos pronto te entregaram um certificado de autenticidade das lentes? Normalmente nesse certificado consta qual lente você comprou e as graduações que constam nas lentes. Você também pode levar seu óculos ao seu médico que prescreveu a receita de óculos para ele chegar se está tudo certo
      Então, quando puder, agende um retorno ao especialista para ele conferir se está tudo certo com seu óculos novo

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

    1. Oi, Maria! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Isso mesmo! Seu grau de miopia é baixo Entretanto, fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar, além de evitar que os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns

      Se precisar usar óculos para descansar sua visão, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

  4. OD: –1,00 –0,50 x22°
    OE: –1,00 –0,50 x22°
    É um baixo grau de miopia, certo? Então, preciso usar óculos mesmo assim? E gostaria de saber se é tão grave e gostaria de saber se -2,00 e 1,00 qual deles é mais grave, obrigado.

    1. Olá, Vidal! Tudo bem?

      Obrigada por deixar seu comentário

      Isso mesmo, o seu grau de miopia é baixo ☺ Fazer o uso do óculos de grau vai ajudar você ter muito mais conforto na hora de enxergar, além de evitar que os desconfortos provocados pela falta de uso dele persistam. Por exemplo: dores de cabeça, visão embaçada, fadiga ocular, dentre outros sintomas muito comuns.

      Você pode optar pelas Lentes Lenscope Poli 1.59 que são perfeitas para quem tem até 4 graus de miopia com até 2 graus de astigmatismo, como o seu caso As lentes são feitas de policarbonato, sendo 30% mais fina e mais leve que a lente comum no mercado que é o acrílico, garantindo resistência e leveza a um preço justo em um serviço que ofereça comodidade!

      As lentes já incluem em seu valor os tratamentos de antirreflexo, antirrisco e proteção UV 100%. Esses tratamentos ajudam a manter mais resistência e durabilidade em seu óculos Vou deixar o link aqui para você conhecer nossa Lente: https://lenscope.com.br/lente-lenscope

      Vamos adorar estar ao seu lado! Se preferir, envie uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br que te ajudamos nas melhores dicas para o seu grau! Aguardamos o seu contato!

    1. Oi Layz, tudo bem?

      É muito importante que você marque pelo menos uma vez ao ano uma consulta com seu oftalmologista. 😀

      Dessa forma, ele vai acompanhar o seu caso e passar as instruções corretas para você.

      Qualquer dúvida, estamos a disposição!

    1. Oi Natália, tudo bem?

      As principais abreviações na receita de óculos são:
      OE: Olho Esquerdo
      OD: Olho Direito
      PL/PLANO: Você não tem grau na coluna que estiver preenchido essa informação
      ESF: Esférico
      CIL: Cilíndrico
      AD: Adição multifocal

      O Grau Esférico vai indicar se você possui miopia (-) ou hipermetropia (+). Como na sua receita a coluna ESF está preenchida, significa que você tem hipermetropia, dessa forma você possui +1,00 graus de hipermetropia no olho direito e +1,00 graus de hipermetropia no olho esquerdo.

      ​Na sua receita mostra que você tem apenas hipermetropia.

      Qualquer dúvida, pode contar com a gente!

  5. Meu nome é joao meu grau de miopia é 1 no olho esquerdo e 0,75 no direito, eu nao tenho os sintomas como dores de cabeça, e fico comfortavel sem oculos ou seja, n noto muita diferença quando estou sem oculos de quando estou com eles,posso ficar sem ou nao? Obs tenho 15 anos!

    1. Olá João!
      É um mito dizer que quem tem miopia precisa usar óculos o tempo todo. O grau pode aumentar independentemente do uso ou não dos óculos, ou seja, se usar ou não usar os óculos, não são eles os responsáveis pela mudança da refração ocular. Indicamos a leitura do artigo abaixo para entender melhor sobre o uso de óculos.

      https://lenscope.com.br/blog/quem-tem-miopia-precisa-usar-oculos-o-tempo-todo/

      Se tiver mais dúvidas, estaremos à disposição.

    1. Olá, Renata tudo bem?
      Acho que você quis dizer que tem -1,75 grau de miopia né?
      Pode ficar tranquila que seu grau é considerado baixo
      E nós conseguimos atender o seu grau com as nossas lentes. Você pode saber mais nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Nós somos um serviço de venda de lentes para óculos 100% online e você nem precisa sair de casa pra receber seu óculos novo, com novas lentes para o seu grau.
      Esperamos poder te ajudar

  6. Olá, tenho 15 anos e fui no oftalmologista pela primeira vez, a minha real dificuldade é que eu não consigo ver algumas coisas a distância. Eu enxergo normal, mas me dá dor de cabeça e vejo um pouco embaçado á uma certeza distância. Meu oftalmologista me falou que eu tenho a vista cansada e que eu não preciso necessariamente usar óculos pq eu posso enxergar com ou sem. Mas eu sinto que preciso pq apesar do grau ser baixo, me dá muito dor de cabeça. O diagnóstico foi ESFÉRICO: OD: plano OE: -0,50

    1. Olá Ana! Tudo bem? O uso dos óculos é ideal para a correção do seu grau, por menor que ele seja, e também para aliviar os sintomas que você relatou. Além disso, com o óculos você enxergará com mais nitidez, clareza e conforto.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  7. Olá, tudo bem? Gostaria saber se tenho miopia. Olha só o eixo deu 180’direito que sei que é astigmatismo. Mas o esquerdo deu 10′. Esse 10′ tenho miopia ou não?

    1. Oi, Luiz. Tudo bem?
      Para identificar se você tem miopia o campo esférico da sua receita de óculos deve estar preenchido. Se o sinal que acompanha o número do grau for negativo (-) significa que você tem miopia. Se for (+) você tem hipermetropia. O cilindro e eixo preenchidos significa que você tem astigmatismo. No cilíndrico é o grau que você tem. Já o eixo se refere apenas à orientação do grau de astigmatismo no seu olho.

      Você também pode conferir nosso artigo completo, onde ensinamos como ler receita de óculos: https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/

      Sempre que precisar, estamos aqui:)

    1. Olá Maria! De acordo com a sua receita, você, no olho direito: -3 graus de miopia com -0.25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -2.75 de miopia com 0.25 de astigmatismo. Portanto, você tem miopia baixa à moderada. Já seu astigmatismo é considerado baixo. Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!
      Sempre que precisar, estamos aqui!

    1. Oi, Luiz. Tudo bem?
      Para te ajudar com mais precisão, precisamos das demais informações da sua receita. Pois cada campo tem suas indicações específicas.
      Se o seu grau estiver marcado no campo “Para Longe” significa que você tem problemas de visão comuns (miopia: dificuldade para ver de longe; hipermetropia: dificuldade para ver de perto; astigmatismo: visão embaçada, independente da distância). Se o grau estiver marcado nos campos “Para Perto” significa que você tem presbiopia (vista cansada), também representada como Adição ou ADD.

      Temos um artigo completo aqui no Blog, sobre como ler receita de óculos: https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/
      Se ainda assim você precisar de ajuda, envie um e-mail com a foto da sua receita para ajuda@lenscope.com.br 🙂

  8. Gostaria de saber quanto tenho de miopia, pois não entendi a receita. Está assim: esférico -0,50 Cil -1,00 e eixo 105 olho direito e olho esquerdo -0,75 cil-1,00 eixo 75.

    1. Olá, Vanessa. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -0,50 graus de miopia com -1,00 de astigmatismo. E no olho esquerdo: -0,75 graus de miopia com -1,00 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *