Graus de presbiopia. Como entender sua receita de óculos?

graus de presbiopia
  • por
4.2
(57)

Os graus de presbiopia podem ser identificados na receita de óculos através do termo “para perto”, “adição” ou “add”. Esse problema também conhecido por vista cansada acontece devido o envelhecimento natural do cristalino que perde a capacidade de focar em imagens que estão próximas de nós. O nosso cristalino funciona como uma lente natural e, quando envelhecemos, ele vai perdendo a elasticidade, dificultando a focalização de imagens de perto. É bem comum a presbiopia se manifestar em pessoas a partir dos 40 anos. 

graus de presbiopia

De acordo com a reportagem da revista Veja, estima-se que a cada sete anos, a pessoa ganhe 1 grau a mais de presbiopia, se estendendo até os 60 anos. Assim, a adição do grau na receita de óculos pode chegar até o valor de número 6 (ou seja, o grau da presbiopia). Hoje vamos te mostrar que ler receita de vista cansada não precisa ser um bicho de sete cabeças.

Receita para saber graus de presbiopia

Para identificar, na sua receita de óculos, se você tem presbiopia, basta o campo “perto” ou a indicação de “adição” estar preenchido. Veja os exemplos:

PARA PERTO

ADIÇÃO/ADD:

graus de presbiopia

Agora, com relação ao grau, ele pode ser apresentado com o grau já somado ao grau de miopia ou hipermetropia ou somente como Adição que é o valor ainda a ser somado. Se o campo esférico (ESF) estiver preenchido, isso indica que a pessoa tem miopia ou hipermetropia e o campo cilíndrico(CIL) indica presença de astigmatismo. Assim, para saber qual desses três problemas de visão você tem, é preciso entender os sinais que acompanham os números indicados nesse campo e onde estão preenchidos. Isso porque sinal positivo indica hipermetropia e sinal negativo indica miopia.

Veja só, a gente preparou uma lista para te ajudar a entender:

graus de presbiopia

  • OD: olho direito
  • OE: olho esquerdo
  • Esférico: indica miopia ou hipermetropia
  • Cilíndrico: indica astigmatismo
  • Eixo: localização do astigmatismo
  • DP: distância entre uma pupila a outra
  • AO: Ambos os olhos
  • ADD: adição (indicando presbiopia/vista cansada

Para você entender melhor, preparamos exemplos de receitas para você aprender a identificar se você tem presbiopia ou não. Inclusive, vai ser ótimo para você entender quando a receita indica presença de algum outro problema ocular. 

Exemplo 1: Receita de miopia com adição (já somada)

A receita abaixo é com – 2 graus de miopia para longe e + 3 graus de adição, resultando em 1 grau para perto.

graus de presbiopia

Veja que, nesse caso, o grau da adição já foi somado com o grau de miopia.

Isso porque, -2(para longe) +3(adição)= 1 (para perto). Ou seja, o grau de presbiopia já foi somado com o grau de miopia.

Muito importante lembrar que o sinal negativo, na coluna “esférico” precisa ser respeitado no cálculo. 

Exemplo 2: Receita de miopia com adição (não somada)

A receita também possui -2 graus de miopia.  Porém, o que muda nesse exemplo é que a adição não foi somada ao grau da miopia. 

graus de presbiopia

Vamos ter: -2 (para longe) +3 (adição)= 1 (para perto).

Neste caso, é necessário calcular. Isso porque vai adicionar +3 graus de adição ao cálculo de miopia.

Diferentemente quando o “grau para perto” já vem indicando o grau de adição.

Exemplo 3: Receita de hipermetropia com adição (já somada)

graus de presbiopia

No exemplo abaixo aparece + 2 graus de hipermetropia para longe e com +5 graus no campo para perto.

Para isso, também é necessário fazer a conta: 5 (para perto) – 2 (para longe) = 3 graus de adição (presbiopia você possui).

O sinal positivo na coluna “esférico” indica hipermetropia e deve ser levado em conta no cálculo. 

Exemplo 4: Receita de hipermetropia com adição (não somada)

No exemplo a seguir, permanece os mesmos valores do grau de hipermetropia e adição. O que difere aqui é que o sinal do grau adição não foi somado ainda ao grau da hipermetropia.

graus de presbiopia

Sendo assim +2 graus de hipermetropia com +3 graus de adição. Você tem no campo de visão para perto +5 graus.

+2 (para perto) +3 (adição)= 5 (para perto).

Como corrigir os graus de presbiopia

Para corrigir a presbiopia o ideal é apostar nas lentes mais atuais mercado que são as lentes progressivas (multifocais) que possui em uma única lentes três campos de visão: perto, intermediário e longe. Dessa forma, facilitando o conforto de focalizar em objetos em diferentes distâncias permitindo maior conforto visual, diferente das lentes bifocais que só possuem o campo longe e perto.

graus de presbiopia

Com isso, você não precisa ficar movimentando a cabeça para focar nos objetos ou tirar e por o óculos. Afinal, a lente progressiva (multifocal) garante esse conforto para sua visão.

Considerações finais

Depois desse artigo, entender os graus de presbiopia (vista cansada) ficará muito mais fácil. Assim, você pode compreender também as lentes de óculos progressivas (multifocais) que pode escolher de acordo do seu grau. Mas, é bom ficar atento! Isso porque o grau da adição só é somado no grau de miopia ou hipermetropia. Ou seja, só somamos o grau da adição no grau indicado na coluna do esférico. Na coluna do cilíndrico, que indica o grau de astigmatismo, não é realizado nenhum tipo de soma. Pois o grau de astigmatismo não é alterado nos casos de presbiopia (vista cansada).

Então, ler sua receita de presbiopia ficou mais fácil? Tem alguma dúvida? Deixe nos comentários! Vamos ficar contentes em poder te ajudar!

graus de presbiopia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 57

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

10 comentários em “Graus de presbiopia. Como entender sua receita de óculos?”

    1. Olá, Jose! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui Ficamos muito contentes de saber que nosso conteúdo tenha te ajudado! Continue acompanhando o blog da Lenscope
      Para conhecer mais sobre nós é só acessar https://lenscope.com.br/ Sempre que precisar, estamos aqui!

  1. boa tarde, fui ao Oftalmologista e ele classificou meu problema como Presbiopia. Me receitou um óculos de 1,5 de grau para perto, mas…eu nao consigo olhar pra frente qd aparece uma pessoa por ex.
    Procurei a otica que me vendeu o oculos, disse que eu preciso retornar ao oftalmologista para trocar a receita.

    1. Olá Vilma, tudo bem?
      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    2. Oi, Vilma, esse tipo de óculos é só para leitura mesmo, ou pra focar em objetos de perto. Tipo pintar a unha com esmalte, por exemplo. A minha médica falou que nao é oculos para usar direto, pois ele só foca no perto, se voce levantar os olhos, olhar pra frente, pra TV ou pra alguém, vai ficar fora de foco. Espero ter ajudado!

  2. Olá boa tarde! Tenho uma cliente que usa um óculos com a dioptria de: +0,75 em ambos os olhos com uma add de 1,75. Ela resolveu mudar de médico por ser mais comodo. A dioptria foi mudada para +1,75 -0,75 x150 Olho Direto +1,75 -0,50 x 25 com add de 2,50. A cliente não se adaptou. Voltou, mas o médico tirou só 0,25. não sei o que fazer, pois, já fizemos outra lente com menos 0,25. Tenho muitos anos de profissão na área e nunca vi mudar tento assim de um médico para o outro.

    1. Oi, Marlene. Tudo bem? Realmente é uma situação muito estranha. O ideal é que a sua cliente converse com o oftalmologista de confiança sobre essa alteração no grau e relate que não está se adaptando com a nova prescrição. Ele é o profissional capacitado para ajudá-la a resolver esse problema.

      Se precisar de ajuda, estamos sempre aqui 🙂

  3. Olá, tudo bom? Eu posso fazer uma lente multifocal com o grau de presbiopia e o grau de astigmatismo? Ou devo usar 2 óculos diferentes? Isso nao ficou muito claro pra mim. Obrigada, grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *