haste de óculos

Haste de óculos: como fazer ajustes e manutenção

0
(0)

A haste de óculos, popularmente conhecida como a perninha do óculos, pode estragar por inúmeras razões. Mas, você sabia que é possível realizar manutenção ou conserto quando elas quebram ou ficam danificadas? Neste artigo vamos te mostrar como arrumar e o que fazer quando a haste do óculos sai.

Quais são as partes de um óculos?

Os óculos possuem 9 partes, sendo elas:

  • Aro: Têm a função de manter as lentes no lugar;
  • Peças finais: Conectam as lentes as hastes;
  • Ponte: Une os dois aros;
  • Dobradiças: Permite fechar as hastes;
  • Lentes: Produzidas de acordo com a sua prescrição para que você enxergue melhor;
  • Parafusos: Conectam as peças finais às hastes;
  • Protetores de nariz: Promovem um ajuste mais seguro e confortável;
  • Braços de almofada: Seguram os protetores de nariz para se ajustar ao formato do seu rosto;
  • Hastes: Se ajustam sobre as orelhas para segurar o óculos e promover conforto.

Como arrumar a haste do óculos?

Se você está tendo problemas com a haste do seu óculos, separamos alguns passos que podem te ajudar. Contudo, lembre-se de sempre proteger as lentes para que não sejam danificadas de alguma forma.

  • Faça pequenos ajustes: nunca faça ajustes enormes e drásticos em seu óculos de uma vez. Assim, se algo não sair como o planejado, pode ser reversível;
  • Tome precauções: ao usar um alicate para fazer ajustes nas armações do óculos, envolva as pontas dos alicates em fita adesiva. Isso o ajudará a evitar arranhar permanentemente as armações dos óculos;
  • Aprenda sobre sua armação: existem alguns estilos de óculos que são feitos com materiais que não podem ser ajustados. Então, é importante saber como é seu óculos;
  • Saiba quando desistir: embora ajustes simples para fazer com que seu óculos se ajuste melhor possam ser feitos em casa, pode chegar um momento em que seja prudente simplesmente comprar um novo óculos.

Agora que você já sabe como arrumar a haste do óculos, fizemos um passo a passo para que você possa ajustar seus óculos com segurança.

Como ajustar os óculos?

Para ajustar seus óculos é importante seguir 4 passos.

1 – Nivele as hastes dos óculos

As hastes do óculos se estendem sobre as orelhas e seguram a estrutura no lugar. Depois de determinar quais ajustes precisam ser feitos, você precisará considerar o estilo de óculos que usa, pois a correção do problema difere de armações de plástico para arame.

Feito isso, basta seguir os passos abaixo:

  • Armações de arame: dobre suavemente os braços com um pequeno alicate até que fiquem retos. Mas, não use alicate de corte. Você deve usar um alicate acolchoado para evitar danos às armações;
  • Armações de plástico: o plástico no antebraço deve ser aquecido por uma fonte de ar quente, como um secador de cabelo, para se tornar flexível. Feito isso, mova lentamente o plástico para cima com as mãos até que esteja na posição desejada. Mas, cuidado ao usar o secador de cabelo, pois você pode derreter o plástico.

2 – Ajuste a ponteira das hastes 

Se os óculos estiverem beliscando ou cravando em suas orelhas ou na lateral de sua cabeça, dobre a ponteira das hastes para fora. Agora, se os óculos estiverem muito soltos e escorregando do nariz, dobre-a para dentro, em direção à cabeça. Neste caso:

  • Para armações de arame: esse ajuste pode ser feito com um alicate ou mesmo com as mãos desprotegidas;
  • Para armações de plástico: você precisará tornar o plástico flexível usando água aquecida ou ar, antes de ajustar.

3 – Aperte os parafusos em cada lado das hastes 

Isso corrigirá os óculos que estão deslizando para baixo em seu nariz e manterá as lentes seguras dentro da armação. Contudo, essa correção exigirá uma chave de fenda muito pequena. Essas pequenas chaves de fenda geralmente são encontradas em kits padrão de limpeza e reparo de óculos.

Neste caso, tome cuidado para não apertar demais os parafusos, ou você corre o risco de danificar o plástico ou metal que eles estão segurando no lugar.

4 – Fixe as almofadas do nariz para maior conforto

Se os óculos ficarem muito altos em seu rosto, as almofadas de nariz precisam ser afastadas. Mas se os óculos ficarem muito baixos, aperte as almofadas do nariz juntas. Certifique-se de dobrar cada uma das peças do nariz juntas ou separadas em distâncias iguais para manter a simetria dos seus óculos.

O que fazer quando a haste do óculos sai?

Quando a haste do óculos sai, muitos procuram um profissional para realizar a manutenção. E você também pode fazer isso. Mas, é possível realizar pequenos ajustes, incluindo apertar ou recolocar a haste do óculos, por conta própria, por exemplo.

Porém, para isso é sempre necessário proteger as lentes para evitar arranhões e ter as ferramentas adequadas. Por exemplo, uma chave de fenda que caiba no pequeno parafuso da haste.

Afinal, este tipo de reparo é simples. Então basta você colocar novamente a haste no lugar, encaixar o parafuso, apertá-lo e sua armação está pronta. Mas, caso você precise de uma haste nova, basta encomendá-la e seguir o mesmo procedimento para encaixar a haste nova quando ela chegar.

Continue lendo e veja onde comprar haste de óculos!

Onde comprar haste de óculos?

Há inúmeras possibilidades onde você pode encontrar hastes novas ou mesmo parafusos para seus óculos. Inclusive, você pode encontrar tudo online e encomendar sem sair de casa. 

Olha só essas opções, por exemplo:

Onde comprar kit de manutenção de óculos?

Os kits de manutenção de óculos também podem ser encontrados online em lojas como, por exemplo:

Contudo, mesmo que você não tenha ou não pretenda adquirir um kit de manutenção, você ainda pode colar seus óculos em casa. 

Sem kit? Tutorial de como colar óculos em casa

Mas caso você queira colar seus óculos, apresentaremos um passo a passo simples que você pode fazer em casa. 

Para começar, você vai precisar de:

  • Cola rápida;
  • Sal;
  • Plástico;
  • Tesoura;
  • Estilete;
  • Guardanapo;
  • Alicate.

Após separar estes ingredientes, veja o que precisa fazer: 

  1. Junte as hastes do óculos e enrole-as com um guardanapo para que não atrapalhem;
  2. Cubra a lente com o plástico para evitar manchas com a cola e outros danos;
  3. Coloque as lentes no lugar e junte as partes quebradas;
  4. Passe a cola na região quebrada;
  5. Jogue um pouco de sal cobre a cola;
  6. Segure as partes juntas para que a cola seque;
  7. Tire o excesso com um alicate de unha;
  8. Repita o processo caso necessário;
  9. Retire o plástico das lentes;
  10. Seu óculos está prontos.

Lembre-se que é importante ter muito cuidado e proteger as lentes. Nós não nos responsabilizamos caso você danifique as lentes ou a armação ao seguir esse tutorial em casa. Afinal, o mais recomendado é sempre buscar a ajuda de um profissional de confiança que tenha prática para fazer essa atividade. 

Curiosidade sobre a haste do óculos?

A função mais óbvia da haste do óculos é permitir que o óculos se encaixe e fique parado na nossa cabeça. Mas, você sabia que é na haste do óculos que encontramos informações sobre o tamanho da armação?

A haste nos informa o tamanho do aro, da ponte e do comprimento da haste do óculos. Por exemplo, em uma das hastes é possível saber o tamanho representado em milímetros, descrito em uma sequência de três números. 

Dessa forma, temos:

  • Tamanho do aro; 
  • Tamanho da ponte;
  • Comprimento das hastes.

Essas informações são importantes porque te ajudam a encontrar o óculos perfeito para o seu rosto e para a sua necessidade. 

Após consertar as hastes de seus óculos, economize na compra das lentes

Já que você já sabe como economizar com a compra de uma nova armação, porque não economizar também com a compra de lentes?

A nossa missão é facilitar a compra de lentes de grau com mais qualidade e preço mais acessível. Isso vale tanto para quem tem grau baixo (até 4 graus) como para quem tem alto grau (mais de 4 graus)

Afinal, nosso processo é 100% online, o que torna tudo mais simples. Assim, basta você entrar em nosso site e clicar em uma das nossas três principais opções de lentes:

Então o melhor disso tudo é que, mesmo que você já tenha a armação, você ainda pode aproveitar o melhor custo-benefício que oferecemos em lentes. Afinal, você pode nos enviar a armação que já tem e nós trocamos as lentes do seu óculos. Sem você necessariamente fazer o pedido das armações com a gente.

Faça agora um orçamento em nosso site.

Além disso, você pode aproveitar para saber como anda sua saúde ocular. Pois, nós desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva, onde você pode testar seus olhos em apenas três passos simples e ter resultados precisos.

Então, que tal aproveitar e testar seus olhos hoje mesmo?

haste de óculos - teste de visão

E então, gostou deste conteúdo? Diga pra gente nos comentários e aproveite para deixar sua dúvida, caso tenha alguma!

Fontes e referências

Wikihow

Aao

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *