Health tech: entenda o que é, como funciona e como podem ajudar

health tech
  • por
5
(3)

O termo health tech se refere a empresas que usam a tecnologia para criar soluções para a área da saúde. Inclusive, nós da Lenscope somos uma health tech. Por isso, no artigo de hoje vamos explicar tudo sobre esse modelo de negócio. Acompanhe com a gente!

Health tech: o que é

O termo health tech é a junção de duas palavras do inglês, health + tech. Ou, em português, saúde e tecnologia. Portanto, pela tradução do termo já é possível imaginar o foco desse tipo de empresa: criar soluções tecnológicas para a área da saúde.

Dessa forma, startups health techs são empresas que desenvolvem tecnologias para melhorar o sistema de saúde como um todo. Basicamente, buscar melhorias e inovações para os serviços de saúde. No entanto, vale lembrar que as startups possuem características específicas que as diferenciam de outras empresas do mercado. 

Startups: entenda 

É comum que muitos definiam startup como uma empresa pequena com crescimento acelerado, por exemplo. No entanto, esse modelo de negócio envolve alguns conceitos bem mais complexos, entre eles:

  • Um cenário de incerteza: quando não há como afirmar se o projeto de empresa realmente vai dar certo.
  • O modelo de negócios: a forma como a startup transforma seu trabalho em dinheiro.
  • Ser replicável: em outras palavras, ser capaz de entregar o mesmo produto em escala potencialmente ilimitada.
  • Ser escalável: talvez o conceito fundamental de startup, significa crescer cada vez mais, porém sem alterar o modelo de negócios. 

Por que health tech é uma tendência?

Não é de hoje que a área da saúde é uma das áreas que mais movimenta a economia do país. No entanto, com a pandemia do coronavírus, houve um aumento significativo nesse setor. A expectativa é de que o segmento cresça 2,4% ao ano até 2022.

Isso porque agora as pessoas passaram a se preocupar mais com a saúde. Consequentemente, as health techs ganharam ainda mais espaço no mercado. Afinal, não só atendemos uma demanda de mercado, como também contribuímos para modernizar todo o setor. 

Health techs brasileiras

Atualmente, o Brasil possui 542 health techs, sendo que metade delas com menos de 5 anos de operação. Esse mapeamento ainda classificou as empresas do setor em 9 categorias distintas, de acordo com a atuação desempenhada por cada uma delas: 

  1. Acesso à Informação.
  2. Gestão e PEP.
  3. Marketplace.
  4. Medical Devices.
  5. Telemedicina.
  6. Wearables & IOT.
  7. Relacionamento com pacientes .
  8. Inteligência Artificial & Big Data.
  9. Farmacêutica e Diagnóstico.

Por outro lado, das 9 áreas, a área de Gestão é a que apresenta maior concentração de startups, contando com 136 nomes da lista mapeada. Logo em seguida estão as empresas de Acesso à Informação, de marketplace e as de farmacêutica e diagnóstico. Segundo o HealthTech Mining Report, essas são as 10 maiores startups do setor:

  • Sanar.
  • Vitta.
  • Dr. Consulta.
  • Memed.
  • CMtecnologia.
  • Magnamed.
  • Labi.
  • Consulta Já.
  • Vittude.
  • SIM.

Apesar de menores, algumas health techs apresentaram um crescimento exponencial nos últimos anos, entre elas:

  • Alice.
  • Brain4Care.
  • Boa Consulta.
  • Pipo Saúde.
  • Smilink.

Lenscope: health tech nacional e pioneira na venda de lentes de óculos pela internet

Quando o assunto é venda de lentes pela internet, nós da Lenscope somos pioneiros. Isso porque criamos a Lenscope com o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza, um par de olhos de cada vez. Pensando nisso, reinventamos a venda de óculos de grau no Brasil.

Nós colocamos lentes em seu óculos sem você precisar sair de casa e sem gastar uma fortuna para ter lentes de qualidade, para que você possa ter mais comodidade durante o processo de compra. Tudo isso é possível usando a tecnologia a nosso favor. Entenda a seguir.

A revolução na venda lentes para óculos pela internet, através da tecnologia

Nós da Lenscope usamos a tecnologia a nosso favor, por isso desenvolvemos processos inteligentes para melhor atender o consumidor final, prezando por economia, qualidade e praticidade.  Através de Inteligência Artificial (IA) e Aprendizado de máquina (Machine Learning), desenvolvemos diversos processos e ferramentas inovadoras. Confira algumas das nossas invenções inéditas no país:

Teste de Visão Lenscope: tudo online, rápido e com tecnologia exclusiva Lenscope. Feito por especialistas para você ter comodidade e precisão na hora de trocar ou fazer um novo óculos. Dessa forma, em apenas três passos você realiza os testes de astigmatismo, miopia e recebe os resultados.

Ferramenta de Formato de Rosto: através de IA e aprendizado de máquina, com tecnologia exclusiva Lenscope, a ferramenta escaneia o rosto da pessoa e descobre o formato exato. Assim, além de apresentar qual o formato do seu rosto, também faz indicações das melhores armações para cada formato.

Acerte na Armação: com essa ferramenta, nós ajudamos a encontrar a melhor armação para o seu óculos de grau, considerando: formato de rosto, grau da receita de óculos, tamanho e materiais das armações.

Óculos Online:  criamos o maior portal de vendas de armações do mundo. Nesse sentido, com essa ferramenta é possível encontrar e comprar uma variedade infinita de melhores armações de óculos, marcas, tamanhos e preços, com facilidade e assertividade, de acordo com o seu grau e formato de rosto.

health tech - formato de rosto

E por fim, inovamos também ao oferecer um processo de compra 100% online. Tudo isso para que sua experiência ao adquirir novas lentes para seu óculos seja o mais simples possível.

Depois de  escolher suas lentes em nosso site, utilizamos um software que vai realizar as medidas da sua DNP de forma precisa e segura. Além de medir a DNP, o programa também vai medir o reflexo de purkinje e a altura de do centro da pupila até o aro inferior da armação. Assim garantimos uma maior precisão na centralização das suas lentes.

Para tirar essa medida, você só precisa enviar uma foto com um cartão que tenha uma tarja magnética. Com a medida DNP, em seguida basta nos enviar sua armação que devolvemos seu óculos pronto. Se você for das regiões de São Paulo, Rio de Janeiro ou Campinas (interior de SP), nós ainda coletamos sua armação e depois entregamos seu óculos com as novas lentes sem nenhum custo adicional. 

Saúde e tecnologia: benefícios e facilidades para sua vida

Atualmente, a tecnologia está presente em todas as áreas da nossa vida, facilitando processos e serviços que antes eram demorados e analógicos. Nesse sentido, o setor da saúde também precisou se reinventar para atender às novas demandas da sociedade. Assim, as health techs estão cada vez mais em alta no mercado e promovem criação de soluções inovadoras que beneficiam cada vez mais as pessoas. Então, acesse nosso site, conheça nossas lentes e mais finas e calcule o valor para o seu grau.

health tech - orcamento

Gostou do conteúdo? Aproveite e assine nossa newsletter, assim não perde nenhuma novidade.

Fontes:

Distrito.me

Inovação Brain 

Pixeon.com

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *