Heterocromia: um olho de cada cor

Heterocromia
  • por
5
(2)

Heterocromia é quando a íris de cada um dos olhos têm cores diferentes. 

Além disso, é uma condição bastante rara em humanos, sendo mais comum em animais mamíferos domésticos e selvagens.

No entanto, talvez você já tenha visto alguém com olhos de cores diferente por aí. Hoje, vamos falar sobre esse assunto. 

Tipos de heterocromia

A condição de ter um olho de cada cor pode ser de diferentes tipos. Veja a diferença entre eles:

Heterocromia Completa

É quando cada íris do nosso olho tem uma cor, ou seja, dois olhos com cores diferentes.

Heterocromia Parcial

Neste caso, uma mesma íris do olho tem duas cores diferentes

Heterocromia Frontal

Para este tipo, a íris do olho apresenta um anel interno de cor diferente da cor da área externa da íris. É comum em pessoas que apresentam diafragmas com pouca melanina na região da íris.

Heterocromia Congênita

Este tipo é determinado pelo nascimento da pessoa. Quando o bebê nasce com a condição é preciso avaliação completa de especialista para exames de verificação e descarte da síndrome de Claude-Bernand-Horner ou neurofibromatose.

Heterocromia Adquirida

Neste caso, a condição é adquirida devido a algum trauma ocular, sangramento nos olhos ou uveíte

Causas

Uma pessoa pode ter um olho de cada cor por diversos motivos e, isso porque a causa está ligada ao tipo de heterocromia. 

Por exemplo, há possibilidade de desenvolver a condição a partir de um forte trauma ocular ou golpe na região do olho, afetando diretamente a íris e provocando a mudança da cor.

Ou pelo nascimento, já que alguns bebês já nascem com cores diferentes de olhos.

Aliás, sabia que várias síndromes e doenças podem causar a heterocromia em bebês. E, em adultos, síndromes, acidentes ou problemas sérios na vista também podem provocar alterações na cor dos olhos. 

Veja as principais causas da condição em bebês e em adultos.

Heterocromia em bebês:

  • Síndrome de Bloch-Sulzberger
  • Doença de Bourneville
  • Doença de Hirschsprung
  • Síndrome de Horner
  • Síndrome de Parry-Romberg
  • Síndrome de Sturge-Weber
  • Doença de von Recklinghausen
  • Síndrome de Waardenburg

Heterocromia em adultos:

  • Diabetes
  • Cirurgia ocular
  • Glaucoma
  • Lesão no olho
  • Síndrome de ectrópio da íris
  • Síndrome de dispersão de pigmento
  • Síndrome de Posner-Schlossman
  • Inchaço do olho
  • Tumores da íris

Além disso, o uso de determinados medicamentos também causam a condição, especialmente medicamentos para tratar glaucoma. 

Diagnóstico e tratamento

Tanto em bebês quanto em adultos, é preciso realizar exames de vista detalhados para saber a causa e o tipo de heterocromia.

É a partir dos exames que também é possível verificar se é necessário tratar outro problema de saúde ou de vista mais sério.

No entanto, caso a causa para a heterocromia não seja nenhuma doença ou síndrome que afete os olhos ou a saúde, não é necessário realizar nenhum tratamento. 

É preciso ir ao médico?

Para os casos de heterocromia em bebês, que nascem com a condição, não há riscos para a saúde ocular ou do recém-nascido. 

No entanto, é importante levá-lo para uma consulta com especialista para verificar presença de síndromes ou problemas mais graves, como a síndrome de Claude-Bernand-Horner ou neurofibromatose.

Já para crianças, adolescentes ou adultos, é preciso se consultar com o oftalmologista diante de casos de heterocromia, já que a condição pode indicar problemas de saúde e de vista mais sérios e que exigem tratamento adequado.

Além disso, preste atenção aos outros sintomas, como vermelhidão e dores nos olhos

Veja também: Dor nos olhos pode ser sintoma de COVID-19.

Celebridades que possuem heterocromia

Sabia que existem famosos que possuem heterocromia? Veja só a lista de alguns que separamos para você conhecer:

1. Mila Kunis

heterocromia

A atriz possui heterocromia devido a uma grave infecção da íris que sofreu quando era ainda jovem. Inclusive, a atriz relata que por muito tempo foi cega de um olho, devido às complicações da infecção. 

2. Kate Bosworth

heterocromia

A atriz Kate Bosworth possui um olho de cada cor, sendo um olho azul e outro de cor avelã.

3. Bill Pullman

heterocromia

O Bill Pullman é outro exemplo de famoso com a condição. Uma de suas íris tem uma parte da cor marrom, enquanto o restante do olho é azul

4. Alice Eve

Heterocromia

A atriz, famosa por interpretar um papel no filme Star Trek, tem heterocromia total. Cada olho seu é de uma cor diferente. Um olho é verde e o outro é azul.

5. Henry Cavill

Heterocromia

O ator – que interpretou o super homem na TV – tem heterocromia.

6. Olivia Wilde

 

Heterocromia

A atriz possui heterocromia do tipo central. 

7. Christopher Walken

Heterocromia

O famoso ator também tem heterocromia central.

8. Angeline Jolie

Heterocromia

Isso mesmo! A atriz é outro caso de celebridade que tem olhos de cores diferentes.  Os seus olhos, na parte interna da íris, tem anéis de cores diferentes da cor da parte externa.

Cuide da sua saúde ocular: enxergue o mundo com clareza e cuidado

Nossos olhos são janelas para o mundo, e a saúde ocular é essencial para vivermos plenamente. Por isso, fique atento aos sinais e sintomas que eles nos enviam, pois podem revelar muito sobre nossa saúde geral. Agende visitas regulares ao oftalmologista, pois cuidar dos olhos é importante para garantir uma visão nítida ao longo da vida, prevenindo doenças oculares e tratando problemas de visão.

Aqui na Lenscope, nos preocupamos em levar informações valiosas sobre saúde ocular a todos. Além disso, buscamos tornar acessível o uso de lentes para óculos mais finas e de qualidade, a um preço justo. Então, se você precisa de lentes para seu óculos de grau, conte com a gente. Aproveite que está aqui e faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

orçamento

Fontes

MedicalNewsToday

American Academy of Ophthalmology 

Good House Keeping

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *