Hipermetropia e astigmatismo juntos. É possível?

hipermetropia e astigmatismo juntos
  • por
4.3
(106)

É possível você ter hipermetropia e astigmatismo juntos, no mesmo olho. Inclusive, eles são problemas de visão muito comuns de serem desenvolvidos juntos. 

A hipermetropia é um problema de visão que provoca dificuldade para enxergar de perto, sendo causado por uma diferença no comprimento do globo ocular. Dessa forma, quem tem hipermetropia, tem o globo ocular mais curto que o normal, sendo, por isso, que imagem acaba sendo formada atrás da nossa retina.

Já o astigmatismo também é um problema de visão, mas ele provoca dificuldade para ver de perto e de longe, sendo causado pela irregularidade da curvatura da córnea. Ou seja, que tem astigmatismo, tem a córnea parecida com uma boa de futebol americano,  com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras.

Então, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Olha só esse exemplo mostrando como a imagem é formada na retina naqueles que possuem a visão normal, a visão com hipermetropia e a visão com astigmatismo.

hipermetropia e astigmatismo juntos

Como as causas desses problemas de visão são diferentes,  eles podem surgir no mesmo olho. Quando isso acontece, portanto, tem-se um fenômeno chamado de astigmatismo hipermetrópico

O que é hipermetropia?

A principal característica da hipermetropia é a dificuldade em enxergar de perto. Dessa forma, quem tem hipermetropia enxerga os objetos próximos embaçados. Mas pode enxergar bem o que está longe. 

Isso acontece devido a um problema de refração. Os raios luminosos que chegam aos olhos formam a imagem que vemos atrás da retina, quando o correto seria que imagem fosse formada na retina.

visão de quem tem hipermetropia

O que é astigmatismo?

A principal característica do astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto, quanto de longe. E isso acontece devido a uma diferença na curvatura da córnea dos nossos olhos.  

Quando a córnea tem um formato mais ovalado, a luz desvia e foca em diversos pontos, formando a imagem em vários eixos no olhoIsso faz com que quem tem astigmatismo enxergue embaçado objetos próximos e distantes.

visão de quem tem astigmatismo

Nós também explicamos sobre o astigmatismo em nosso canal lá no Youtube, em uma série com vários episódios. Clique para assistir o episódio 1.

E uma curiosidade importante: apesar de hipermetropia e astigmatismo surgirem no mesmo olho, isso não acontece com a miopia, que também é um problema de visão bastante comum. O que pode acontecer, apesar de raro, é alguém ter miopia em um dos olhos e hipermetropia no outro olho. O nome para esse fenômeno é antimetropia ou anisometropia.

Sintomas mais comuns de hipermetropia com astigmatismo

  • Dor de cabeça;
  • Dificuldade em enxergar de longe;
  • Dificuldade em enxergar de perto;
  • Objetos embaçados;
  • Fadiga ocular;
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia);
  • Vertigem e enxaqueca em ambientes bastante iluminados;
  • Dores nos olhos (pelo excesso de esforço visual);
  • Vermelhidão;
  • Lacrimejamento dos olhos;

É importante tomar cuidado, pois os sintomas da hipermetropia e astigmatismo costumam ser bem parecidos, apesar de se tratarem de problemas diferentes. Por isso, é importante consultar-se com um profissional de saúde de sua confiança.  Assim, você passa por uma avaliação para o diagnóstico da sua visão. 

Hipermetropia e astigmatismo podem ser corrigidos juntos? 

Sim, é possível corrigir miopia e astigmatismo juntos. Há três formas diferentes para corrigir a hipermetropia e astigmatismo juntos. São elas:

  • Usando óculos de grau
  • Usando lentes de contato
  • Fazendo cirurgia refrativa

Tanto o óculos de grau quanto a lente de contato podem ser adquiridos após o exame de vista que avalia a saúde dos seus olhos e determina quantos graus você precisa para enxergar bem.

Agora, para quem o grau já está estabilizado, há pelo menos 6 meses a 1 ano, e tem mais de 21 anos, a cirurgia LASIK é uma boa opção. Esse é um procedimento super rápido, feito a laser, após você realizar de alguns exames pré-operatórios.

E o procedimento é bastante simples: antes de utilizar o laser, é aplicado um colírio anestésico no olho a ser tratado. Logo depois, é feito um micro corte na membrana que envolve a córnea. O laser leva cerca de dois segundos para corrigir cada grau. Todo o processo dura em torno de oito minutos.

No entanto, se você tem a córnea muito fina, os médicos oftalmologistas podem não indicar a cirurgia refrativa, pois o laser pode danificá-la.

Outro detalhe importante sobre esse tipo de procedimento é que a cirurgia não impede que o grau de miopia ou astigmatismo possam progredir. Mas, em média, 30% de quem faz a cirurgia refrativa consegue uma visão melhor do que tinham, antes da cirurgia.

Ajudamos você a entender mais sobre hipermetropia e astigmatismo juntos?

Nós te explicamos que, apesar da hipermetropia e astigmatismo serem problemas de visão diferentes, eles podem coexistir juntos, no mesmo olho. E que podem ser tratados juntos também.

Por isso, relembrando: consulte sempre um oftalmologista ou qualquer profissional de saúde da área de sua confiança. Pois é só cm orientação médica, que você vai saber qual é o  melhor tratamento para corrigir a hipermetropia e o astigmatismo.

Aqui na Lenscope, temos um propósito bem claro: criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Então, se descobriu que precisa usar óculos de grau, ou que precisa de novas lentes para seu óculos, é só falar com a gente.

Através de um processo 100% online, estamos reinventando a jornada de compra de lentes para óculos, oferecendo lentes de qualidade por preços mais acessíveis, e sem que você precise sair de casa.

Faça um orçamento em nosso site para saber quanto custam nossas lentes que corrigem  hipermetropia e astigmatismo.

orçamento de óculos para hipermetropia e astigmatismo juntos

Para ficar por dentro de todas essas notícias, novidades e dicas, nós te convidamos a assinar a newsletter! Assim, você não perde nenhum conteúdo!

Atualizado em 01/09/2021. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 106

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

25 comentários em “Hipermetropia e astigmatismo juntos. É possível?”

  1. Boa noite. Tenho 67 anos, fui diagnosticada com astigmatismo e hipermetropia no olho direito, com a córnea achatada,e grau alto mais de 5.5.
    A médica me passou óculos e por hora vou fazer a cirurgia de ptose superior e inferior. Posteriormente quer fazer cirurgia e colocar uma lente, que ainda não sei o tipo. Segundo a médica, irá fazer um planejamento para o meu caso. Me receitou um colírio Cacicol, pra usar durante 5 semanas. Estou com mto medo de fazer a cirurgia para colocar lente,até pq n sei exatamente o que ocorre, pois estou iniciando catarata,mas a medica me disse q n e agora a cirugia.
    Será que tenho ceratone, qual exame fazer para confirmar, obrigada.
    Moro em Fortaleza Ce.

    1. Oi, Rita! Tudo bem?

      Muito obrigada pela leitura do nosso artigo

      O diagnóstico de ceratocone pode ser feito através de exames específicos recomendando pelo profissional da saúde dos olhos, como o oftalmo, por exemplo. Geralmente é necessário realizar tomografia e topografia da córnea para identificar a doença.
      Por essa razão, o mais indicado é você procurar um médico especializado, contar tudo o que está sentindo para que ele possa fazer todo diagnóstico, orientação e prescrição para o seu caso

      Qualquer dúvida, estamos à disposição

      1. Oi, sou Ana tenho 28 anos e desde os 6 anos de idade fui diagnosticada com hipermetropia e astigmatismo com um grau considerável; Há aproximadamente dois anos fiz a cirurgia lazer e passados seis meses foi necessário voltar ao uso do óculos, o grau tem retornado a metade do que precisava usar antes da cirurgia (4,5 em ambos olhos). Gostaria de saber qual a lente de contato indicada em meu caso? minha intenção é o uso esporádico, como em eventos por exemplo.

        1. Olá Ana Paula, tudo bem?
          O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está sentindo.
          Sempre que precisar, conte com a gente!

        2. Uso óculos multifocal, pois enxergo embassado de longe e muuuuito mais de perto. Gostaria de usar lentes de contato para sair… existe lentes de contato para hipermetropia e antagonismo?

          1. Oi, Maria. Tudo bem? Existem sim, lentes de contato para astigmatismo e que também corrigem grau esférico (hipermetropia), são as lentes de contato tóricas. Temos um artigo completo aqui no Blog sobre os tipos de lentes que existem para astigmatismo: https://lenscope.com.br/blog/lentes-para-astigmatismo-conheca-os-tipos-que-existem/

            Lembrando que nós não trabalhamos com lentes de contato, apenas disponibilizamos informações relevantes. Mas caso você precise de lentes mais finas para óculos, pode contar com a gente 🙂

  2. Gostaria de saber se vcs fazem as lentes com miopia, hipermetropia e astigmatismo tudo junto. Meu grau de miopia é alto e do astigmatismo tbm, hipermetropia e pouco.

    1. Oi, Cristina! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário Para te ajudar com mais precisão, você pode enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br?
      Assim, podemos verificar as informações completas para passar a melhor recomendação para o seu caso.
      Aguardamos o seu envio, ok? Até mais!

  3. Antonio carlos Pereira

    Boa noite. Não me adapto ao uso de óculos. Minha oftalmo me passou essa receita e disse que pode ser convertida para lentes de contato:
    LONGE OD ESF. +1,25 CIL. -1,00 EIXO 99
    OE ESF.+1,25 CIL. -1,00 EIXO 86
    PERTO OD ————– ————– ———-
    OE ————– ————- ———-
    ADT +2,50.
    Existem lentes de contato para meu caso, de preferẽncia de descarte anual?
    Até uns cinco anos atrás sempre usei lente monovisão rígida no olho direito. Após um pequeno ferimento no olho tive que usar óculos até que cicatrizasse. Mas nunca consegui me adaptar ao uso deles.
    Obrigado pela atenção.

    1. Oi, Antonio! Tudo bom?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui!

      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Em relação ao seu ferimento nos olhos, o mais indicado é passar pelo seu médico especialista para que ele possa te orientar no melhor a ser feito prezando a qualidade e conforto para a sua visão

      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  4. Raissa Rodrigues Pereira

    Oi, tenho 25 anos e fui diagnosticada com astigmatismo, estou fazendo o uso do óculos mas ainda sim sinto fadiga nos olhos e visão dupla em objetos próximos, o que devo fazer. Devo procurar um especialista em hipermetropia?

    1. Oi, Raissa! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui!

      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos? Nos primeiros 7 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como esse que nos contou por aqui. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades.

      Qualquer dúvida, estamos aqui!

    1. Oi Ângela, tudo bem?

      Quem pode ajudar com as melhores orientações sobre uma operação é o médico profissional da área
      Aqui na Lenscope, vendemos lentes de óculos pela internet sem que precise sair da sua casa ❤ Oferecemos nossos conteúdos para ajudar com questões importantes da saúde dos olhos e ficamos contentes que tenha ajudado. Então quando puder agende uma visita com o profissional da área mais breve possível

      Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar nas melhores orientações

  5. Acordei no meio da noite Sem conseguir enxergar direito pelo olho direito, faz dois dias , e desde de então, continuo com essa dificuldade, doe um pouco e é perturbador, aguniante, estou esperando um encaminhamento para o oftalmologista , coisa que vai demorar, alguém poderia me dizer que problema é esse , se é comum , normal ou vai passar sei lá. Desde já agradeço!

    1. Oi Jaciara, tudo bem?

      Muito obrigada pelo comentário

      Quem pode te ajudar com mais propriedade no assunto é o seu médico.
      Converse com o profissional e explique as dificuldades que enfrenta ao utilizar óculos de grau, assim ele pode passar a melhor recomendação para o seu caso, assim você pode comprar aquilo mais adequado para sua necessidade
      Quando puder, agende uma consulta com o médico para que ele faça uma avaliação e prescrever o melhor tratamento para você.
      Sempre que precisar, pode contar com a Lenscope: https://lenscope.com.br/!

  6. Marcus Silva de souza

    Ola pessoal minha receita ficou assim

    Para longe:
    Esférico Cilíndrico Eixo
    OD: + 0,75 – 0,50 a 5
    OE: + 1 – 0,25 a 175

    Estou com dificuldade em me acostumar com os oculos novos. Minha oftalmologista disse qur eu vou me adaptar, mas sao 25 dias ja usando e ainda tenho dificuldade pra enchergar.tenho enchergado melhor sem os oculos.

    1. Oi Marcus, tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo!

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar. Quando puder, agende uma consulta com o especialista para que ele possa te ajudar!

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  7. Para longe+4,25 o direito e o esqueleto cilindrico-050
    Eixo 90
    Para perto AD 2,50 está receita está certa pois continuo enxergando mal embasado vejo coisa duplas

    1. Olá, Maria da Penha 🙂
      Vamos lá! Sua receita indica que você tem presbiopia e precisa de um óculos multifocal.
      Nós conseguimos atender o seu grau com as nossas Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas para seu estilo de vida 🙂
      Você pode saber mais sobre elas aqui nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      Qualquer dúvida, é só nos chamar

  8. Bom dia a dois anos fiz um exame e o meu esférico pra longe é com sinal.positivo hipermetropia porem fui fazer exame e o meu esférico pra longe esta negativo miopia é possível mudar de positivo pra negativo? A médica disse que deixaria o meu sinal.positivo pois no exame ela perguntando se vejo as letras via melhor quando ela colocava o esferico positivo estou na dúvida desde já obg

    1. Olá, Juliana tudo bem?
      Sim, é possível haver essa mudança ao longo do tempo, mas as causas podem ser específicas para cada caso. Por isso, apenas o profissional de confiança que te acompanha poderá te auxiliar melhor no porquê isso acontece.
      Mas vamos deixar aqui no link do nosso site para você fazer um orçamento de lentes para óculos com a gente e ver todas as nossas dicas pra ter a melhor versão do seu óculos https://lenscope.com.br/orcamento
      Esperamos poder te ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *