Hipermetropia infantil: sintomas, causas e tratamentos

hipermetropia infantil
  • por
4.6
(18)

A hipermetropia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Isso ocorre porque o olho hipermetrope é mais achatado que o normal. Dessa maneira, as imagens são formadas depois da retina, quando o correto é que as imagens sejam formadas na retina.

Dentre os sintomas, os mais comuns são a dificuldade de concentração, a realização de tarefas domésticas ou na escola, dores de cabeça constantes e olhos lacrimejantes. 

Além disso, é importante ressaltar que a hipermetropia infantil é diferente da hipermetropia em um adulto. Nesse sentido, o grau elevado da hipermetropia em uma criança pode desenvolver o estrabismo convergente (olhos desviados para dentro). Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre as causas, sintomas e tratamentos da hipermetropia infantil.

Como a hipermetropia pode influenciar a visão das crianças?

Segundo a oftalmologista pediátrica Marcela Barreira, a hipermetropia infantil em graus elevados pode ocasionar estrabismo.  Isso acontece pelo fato da criança fazer muito esforço para enxergar – já que está com o grau elevado. Ou seja, o olho perde o alinhamento, ficando desviado para dentro. Inclusive, a hipermetropia infantil pode afetar bastante o bem-estar da criança e seu desenvolvimento escolar. 

Além disso, a reportagem do portal de notícias Terra mostrou que cerca de 57% das crianças com visão alterada apresentam dificuldade de concentração na escola e têm muita dificuldade em aprender. Esses dados são do Instituto Penido Burnier (Campinas/SP).

Dessa forma, é preciso atentar-se a essa realidade e agir o mais cedo possível. Para isso, consulte um médico da saúde dos olhos de sua confiança. Afinal, esse profissional será capaz de diagnosticar a hipermetropia infantil por meio de exames. 

Sintomas de hipermetropia infantil

Os sintomas da hipermetropia infantil incluem: 

  • Dificuldade em enxergar objetos de perto, como o caderno escolar ou livro;
  • Dificuldade em ler;
  • Vista cansada;
  • Dores de cabeça constantes;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritação e lacrimejamento dos olhos;

Também é necessário prestar atenção no comportamento da criança. Isto é, é comum notar a irritabilidade quando as oscilações na visão passam a aparecer. Por isso, esse é outro sintoma para prestar atenção, já que pode ser o sinal de um possível problema de visão.

Segundo a médica Liana Ventura, especialista em Oftalmologia Pediátrica, a hipermetropia na infância acontece devido a uma alteração no formato da córnea ou no cristalino do olho. Para exemplificar, veja como a imagem é formada em um olho normal e em um olho com hipermetropia. 

hipermetropia infantil

Causas da hipermetropia infantil

As causas para a hipermetropia infantil são diversas. Entretanto, fatores genéticos podem estar ligados ao surgimento nos bebês e em crianças. Então, se você tem hipermetropia, as chances dos seus filhos terem o problema de visão são maiores de acontecer. Como exemplo, os casos de hipermetropia de grau elevado que são herdados sempre dos pais que têm o problema de visão. 

Além disso, é importante também checar todo o histórico familiar. Ou seja, é preciso também analisar se alguém da família teve estrabismo convergente ou hipermetropia é um fator a ser levado em conta.

Contudo, o fator hereditário não justifica os casos de hipermetropia infantil em crianças de famílias sem o diagnóstico do problema. Isso porque a hipermetropia é muito comum entre as crianças. Por outro lado, a condição pode demorar para apresentar sintomas. Então, é fundamental observar o comportamento da criança.

Nós, da Lenscope, reforçamos, mais uma vez, sobre a necessidade de levar as crianças ao oftalmologista com frequência. Assim, o médico dos olhos de sua confiança indicará qual é o melhor tratamento e diagnóstico. 

Tratamento para hipermetropia infantil

Dentre os tratamentos para a hipermetropia infantil, se destacam: uso de óculos de grau e cirurgia para casos de estrabismo convergente. 

Por essa razão, é muito importante fazer acompanhamento médico, pois a mudança de grau entre as crianças é muito comum durante seu desenvolvimento. Ou seja, ir ao médico periodicamente é primordial para o tratamento.

Para os casos de estrabismo infantil, com a hipermetropia, a cirurgia corretiva pode ser uma opção avaliada e prescrita pelo especialista. Esse procedimento acaba sendo sugerido como forma de prevenir uma futura cegueira acometida pelo estrabismo. 

Isso porque, nos casos de estrabismo, a criança acaba tentando acomodar a sua visão, usando mais um olho do que o outro. Isso resulta na ambliopia , também conhecida como olho preguiçoso. Assim, o olho não usado com frequência, acaba por se tornar um “olho preguiçoso” e a criança poderá perder a visão desse órgão, caso a cirurgia não for feita de imediato. 

Então, fique atento aos sintomas e busque o melhor tratamento para seu filho ou filha. Afinal, eles ainda precisam brincar muito ainda e não vai ser a hipermetropia infantil que vai atrapalhar, né?! 

Seu filho tem hipermetropia infantil? Nós podemos ajudar!

A hipermetropia infantil pode se manifestar através de diferentes sintomas na visão infantil. Dessa maneira, é muito importante atentar-se aos primeiros indícios de um futuro problema de visão demonstrado pela criança. Além disso, os tratamentos para hipermetropia infantil vão desde óculos de grau até cirurgia. 

Em casos em que a hipermetropia infantil pode ser corrigida por óculos de grau, nada melhor do que economizar na compra das lentes, não é mesmo? Nós, da Lenscope, somos uma Health Tech que usa tecnologia e inovação para impactar a saúde ocular das pessoas. 

Conheça nosso site e veja todas as nossas opções de lentes que podem corrigir a visão do seu filho. E, se tiver alguma dúvida, pode contar com a nossa equipe sempre pronta para te ajudar. 

Faça um orçamento online e gratuito em nosso site para saber mais. Veja também nosso artigo sobre como escolher o melhor óculos de grau para seu filho. Assim, você poderá escolher a opção mais confortável e de acordo com as necessidades da criança!

hipermetropia infantil

Fontes: 

Journals 

Ncbi 

Atualizado em 08/10/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *