A hipermetropia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Isso ocorre porque o olho hipermetrope é mais achatado que o normal. Dessa maneira, as imagens são formadas depois da retina, quando o correto é que as imagens sejam formadas na retina.
Dentre os sintomas, os mais comuns são a dificuldade de concentração, a realização de tarefas domésticas ou na escola, dores de cabeça constantes e olhos lacrimejantes.
Além disso, é importante ressaltar que a hipermetropia infantil é diferente da hipermetropia em um adulto. Nesse sentido, o grau elevado da hipermetropia em uma criança pode desenvolver o estrabismo convergente (olhos desviados para dentro). Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre as causas, sintomas e tratamentos da hipermetropia infantil.
Como a hipermetropia pode influenciar a visão das crianças?
Segundo a oftalmologista pediátrica Marcela Barreira, a hipermetropia infantil em graus elevados pode ocasionar estrabismo. Isso acontece pelo fato da criança fazer muito esforço para enxergar – já que está com o grau elevado. Ou seja, o olho perde o alinhamento, ficando desviado para dentro. Inclusive, a hipermetropia infantil pode afetar bastante o bem-estar da criança e seu desenvolvimento escolar.
Além disso, a reportagem do portal de notícias Terra mostrou que cerca de 57% das crianças com visão alterada apresentam dificuldade de concentração na escola e têm muita dificuldade em aprender. Esses dados são do Instituto Penido Burnier (Campinas/SP).
Dessa forma, é preciso atentar-se a essa realidade e agir o mais cedo possível. Para isso, consulte um médico da saúde dos olhos de sua confiança. Afinal, esse profissional será capaz de diagnosticar a hipermetropia infantil por meio de exames.
Sintomas de hipermetropia infantil
Os sintomas da hipermetropia infantil incluem:
- Dificuldade em enxergar objetos de perto, como o caderno escolar ou livro;
- Dificuldade em ler;
- Vista cansada;
- Dores de cabeça constantes;
- Dificuldade de concentração;
- Irritação e lacrimejamento dos olhos;
Também é necessário prestar atenção no comportamento da criança. Isto é, é comum notar a irritabilidade quando as oscilações na visão passam a aparecer. Por isso, esse é outro sintoma para prestar atenção, já que pode ser o sinal de um possível problema de visão.
Segundo a médica Liana Ventura, especialista em Oftalmologia Pediátrica, a hipermetropia na infância acontece devido a uma alteração no formato da córnea ou no cristalino do olho. Para exemplificar, veja como a imagem é formada em um olho normal e em um olho com hipermetropia.
Causas da hipermetropia infantil
As causas para a hipermetropia infantil são diversas. Entretanto, fatores genéticos podem estar ligados ao surgimento nos bebês e em crianças. Então, se você tem hipermetropia, as chances dos seus filhos terem o problema de visão são maiores de acontecer. Como exemplo, os casos de hipermetropia de grau elevado que são herdados sempre dos pais que têm o problema de visão.
Além disso, é importante também checar todo o histórico familiar. Ou seja, é preciso também analisar se alguém da família teve estrabismo convergente ou hipermetropia é um fator a ser levado em conta.
Contudo, o fator hereditário não justifica os casos de hipermetropia infantil em crianças de famílias sem o diagnóstico do problema. Isso porque a hipermetropia é muito comum entre as crianças. Por outro lado, a condição pode demorar para apresentar sintomas. Então, é fundamental observar o comportamento da criança.
Nós, da Lenscope, reforçamos, mais uma vez, sobre a necessidade de levar as crianças ao oftalmologista com frequência. Assim, o médico dos olhos de sua confiança indicará qual é o melhor tratamento e diagnóstico.
Tratamento para hipermetropia infantil
Dentre os tratamentos para a hipermetropia infantil, se destacam: uso de óculos de grau e cirurgia para casos de estrabismo convergente.
Por essa razão, é muito importante fazer acompanhamento médico, pois a mudança de grau entre as crianças é muito comum durante seu desenvolvimento. Ou seja, ir ao médico periodicamente é primordial para o tratamento.
Para os casos de estrabismo infantil, com a hipermetropia, a cirurgia corretiva pode ser uma opção avaliada e prescrita pelo especialista. Esse procedimento acaba sendo sugerido como forma de prevenir uma futura cegueira acometida pelo estrabismo.
Isso porque, nos casos de estrabismo, a criança acaba tentando acomodar a sua visão, usando mais um olho do que o outro. Isso resulta na ambliopia , também conhecida como olho preguiçoso. Assim, o olho não usado com frequência, acaba por se tornar um “olho preguiçoso” e a criança poderá perder a visão desse órgão, caso a cirurgia não for feita de imediato.
Então, fique atento aos sintomas e busque o melhor tratamento para seu filho ou filha. Afinal, eles ainda precisam brincar muito ainda e não vai ser a hipermetropia infantil que vai atrapalhar, né?!
Seu filho tem hipermetropia infantil? Nós podemos ajudar!
A hipermetropia infantil pode se manifestar através de diferentes sintomas na visão infantil. Dessa maneira, é muito importante atentar-se aos primeiros indícios de um futuro problema de visão demonstrado pela criança. Além disso, os tratamentos para hipermetropia infantil vão desde óculos de grau até cirurgia.
Em casos em que a hipermetropia infantil pode ser corrigida por óculos de grau, nada melhor do que economizar na compra das lentes, não é mesmo? Nós, da Lenscope, somos uma Health Tech que usa tecnologia e inovação para impactar a saúde ocular das pessoas.
Conheça nosso site e veja todas as nossas opções de lentes que podem corrigir a visão do seu filho. E, se tiver alguma dúvida, pode contar com a nossa equipe sempre pronta para te ajudar.
Faça um orçamento online e gratuito em nosso site para saber mais. Veja também nosso artigo sobre como escolher o melhor óculos de grau para seu filho. Assim, você poderá escolher a opção mais confortável e de acordo com as necessidades da criança!
Fontes:
Atualizado em 08/10/2021