Hipermetropia e presbiopia: entenda as diferenças

hipermetropia presbiopia
  • por
4.5
(26)

A hipermetropia e a presbiopia são problemas de visão que causam dificuldade em enxergar objetos de perto. No entanto, há diferença entre esses dois problemas de visão.

Começando pela idade, a hipermetropia pode afetar desde crianças até adultos, em qualquer momento da vida. Enquanto a presbiopia afeta pessoas a partir dos 40 anos.  Por isso, no artigo de hoje, falaremos sobre as diferenças entre esses dois problemas e quais são os principais sintomas de cada um. Vamos lá? 

O que é hipermetropia?

Quem tem hipermetropia sente dificuldade para enxergar objetos próximos.  Por isso, se você tem hipermetropia, vê os objetos perto do seu campo de visão de maneira embaçada, mas enxerga normalmente objetos que estejam longe. Isso acontece porque a é formada atrás da retina, quando o normal é na própria retina. 

Confira na imagem abaixo como é formada a imagem de um olho com hipermetropia e de um olho normal: 

hipermetropia presbiopia

O que é presbiopia?

Por outro lado, a presbiopia, ou vista cansada, é caracterizada pela dificuldade em enxergar objetos de perto, assim como a hipermetropia. Ou seja, a diferença é que a presbiopia pode afetar pessoas a partir dos 40 anos. Isso ocorre devido ao envelhecimento natural do cristalino do olho. Por outro lado, a hipermetropia não tem idade definida para o seu surgimento. Por isso pode, afetar crianças, jovens e adultos. 

Já a presbiopia afeta a maioria da população e acontece devido ao desgaste natural dos olhos. Nesse processo, o cristalino do olho perde elasticidade e com isso fica difícil enxergar objetos que estejam próximos. 

É por esse motivo que é comum você ver pessoas de idade avançada esticarem os braços e afastarem o objeto para enxergar melhor. Mas, não se preocupe! Isso é facilmente diagnosticado através de exames oftalmológicos. Veja abaixo como é formada a imagem no olho normal e em casos de presbiopia. 

hipermetropia e presbiopia

Sintomas principais de hipermetropia e presbiopia

Apesar de serem problemas que causam dificuldade em enxergar de perto, a hipermetropia e a presbiopia têm sintomas diferentes. Por isso, atente-se aos sintomas de cada um desses problemas oculares. Dessa forma, você poderá saber o que está enfrentando. 

Nesse sentido, confira os principais sintomas de cada um desses problemas de visão.

Os principais sintomas da hipermetropia são:

  • Dores de cabeça;
  • Visão cansada;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Vermelhidão ou lacrimejamento nos olhos;
  • Dificuldade em enxergar objetos próximos;
  • Ardência nos olhos;

Os principais sintomas da presbiopia são:

  • Dificuldade para enxergar de perto;
  • Afastar e aproximar objetos para focar;
  • Dores de cabeça;
  • Dificuldade para ler letras muito pequenas;
  • Visão borrada para ler a uma distância normal;
  • Vista cansada ou fadiga ocular;
  • Precisa de muita luz para enxergar de perto;

Tratamentos para hipermetropia e presbiopia

É possível tratar a hipermetropia e a presbiopia com o uso de óculos de grau, lentes de contato ou cirurgia refrativa. Entretanto, os óculos de grau é a opção mais comum. Além disso, é a opção mais recomendada por profissionais especialistas na saúde dos olhos para corrigir o grau de hipermetropia e presbiopia.  

No caso da hipermetropia, as lentes dos óculos para o tratamento devem ser monofocais ou chamadas também de lentes de visão simples. Esse tipo de lente corrige somente a dificuldade em enxergar de perto. 

 De outra forma, com relação a presbiopia, as lentes de óculos indicadas são as lentes multifocais. Essas lentes são as mais comuns de serem receitadas, porque proporcionam grande conforto a visão para enxergar de perto, intermediário ou de longe. 

Cirurgia para o tratamento da hipermetropia e presbiopia

Já a cirurgia refrativa, conhecida como LASIK, é indicada em casos de grau alto de hipermetropia.  Ela também é  indicada para casos de presbiopia, com exigências pré-operatórias. Mas, atenção! Essa cirurgia é sempre e somente indicada pelo médico, após exames períodos. Além disso, a pessoa que realiza a LASIK, deve estar ciente dos riscos e das exigências. Dentre elas, ter acima de 21 anos, boa saúde, o tecido da córnea do olho não pode ser muito fino e o grau estar estabilizado dentro do período de 6 meses a 1 ano. 

No entanto, a cirurgia LASIK não impede que o grau da hipermetropia, por exemplo, progrida. Isto é, mesmo após o procedimento ter sido feito. Além disso, existem riscos como aumento da sensibilidade do olho e a distribuição e produção irregular de lágrimas. Dessa forma, podendo resultar em episódios de ressecamento do olho, entre outros.

Por isso, o mais importante é conhecer o procedimento.  Então, converse sobre a LASIK com o médico especialista da saúde dos olhos de sua confiança. Dessa maneira, é possível que vocês cheguem juntos a melhor opção de tratamento tanto para a hipermetropia quanto para a presbiopia.  

Hipermetropia e presbiopia merecem atenção!

Como vimos, a hipermetropia e a presbiopia são problemas de visão diferentes que dificultam enxergar objetos próximos. Por isso, é muito importante atentar-se aos sinais de cada um desses problemas. Além disso, é importante também de visitar frequentemente um médico especialista em saúde dos olhos. Afinal, a saúde da sua visão merece atenção. 

Pensando nisso, nós, da Lenscope, utilizamos tecnologia e inovação para levar informações sobre saúde visual e lentes de óculos de grau, com ótima qualidade e custo benefício, para, cada vez mais pessoas. Um par de olhos por vez. 

Conheça nossas opções de lentes para hipermetropia e presbiopia em nosso site e faça um orçamento gratuito e online. Assim, você já fica sabendo quanto pode economizar fazendo as lentes do óculos sem sair de casa, de uma forma nova, segura e inovadora. 

Ficou com alguma dúvida sobre a diferença entre hipermetropia e presbiopia? Deixe nos comentários. Será um prazer te ajudar!

hipermetropia e presbiopia

Fontes:

Mayoclinic 

Clevelandclinic 

American

Academy of Ophthalmology 

Atualizado em 08/10/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 26

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Hipermetropia e presbiopia: entenda as diferenças”

    1. Olá, Valdilene! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário! Ficamos muito felizes em saber que ajudamos a esclarecer suas dúvidas

      Queremos te fazer o convite para continuar acompanhando o blog da Lenscope Toda semana lançamos novos conteúdos para ajudar mais pessoas em relação à saúde visual, problemas de visão, óculos de grau, de sol, armações e muito mais.

      Sempre que precisar, conte com a gente!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *