Hipermetropia tem cura: saiba como

hipermetropia tem cura
  • por
5
(1)

A hipermetropia tem cura através da cirurgia refrativa a laser. Esse procedimento é capaz de eliminar todo o grau do olho hipermetrope. Porém, nem todo mundo está apto para fazer essa cirurgia. E é sobre isso que vamos falar no artigo de hoje.

O que é hipermetropia?

A hipermetropia é um problema de visão caracterizado pela dificuldade em enxergar objetos próximos. Isso ocorre porque o olho hipermetrope forma as imagens depois da retina. Logo, a imagem transmitida ao cérebro não é a correta.

 Por outro lado, no olho normal, a imagem é formada na retina, fazendo com que a imagem que seja enviada para o cérebro seja a correta. Confira na imagem abaixo a diferença entre a formação da imagem em um olho normal e em um olho hipermetrope.

hipermetropia tem cura

Para corrigir a hipermetropia, é possível fazer uma cirurgia refrativa. Nesse sentido, o procedimento mais comum para a correção de hipermetropia é feito a laser, conhecido como LASIK

A LASIK é uma cirurgia rápida e segura feita diretamente na córnea para aumentar a curvatura da mesma. No entanto, não são todas as pessoas que podem fazer o procedimento. A cirurgia LASIK é indicada para pacientes acima de 21 anos, com o grau  de hipermetropia já estabilizado. 

Além disso, ela também não é indicada em casos de córnea mais fina, pois o laser pode danificar o tecido dessa estrutura. Veja na imagem a seguir como é feito o procedimento da cirurgia a laser LASIK.

Esquema mostrando as etapas da cirurgia LASIK

Sintomas de hipermetropia 

Além da dificuldade para enxergar de perto, a hipermetropia pode apresentar outros sintomas, dentre eles os principais são:

  • Visão embaçada ao enxergar de longe
  • Dor de cabeça;
  • Dor na região dos olhos;
  • Ardor nos olhos;
  • Grande esforço para enxergar de perto;
  • Sensação de olhos pesados;
  • Visão borrada;
  • Lacrimejamento dos olhos.

Principais causas da hipermetropia

Geralmente, a origem da hipermetropia é hereditária, ou seja, o distúrbio está muito relacionado à genética familiar. Além disso, existem dois tipos de hipermetropia: a hipermetropia axial e a hipermetropia refrativa.

A hipermetropia axial ocorre quando o globo ocular tem um espaço menor entre a pupila e a retina. Já na hipermetropia refrativa o tamanho do globo ocular é normal, mas a córnea é mais plana do que deveria. Em ambos os casos, a imagem é formada depois da retina, o que causa dificuldade para enxergar de forma nítida.

É possível ter miopia e hipermetropia juntos?

Não é possível ter miopia e hipermetropia juntos no mesmo olho, pois são problemas de visão diferentes. Isto é, a miopia causa dificuldade para enxergar de longe e a hipermetropia caracteriza-se pela dificuldade para enxergar de perto. 

No entanto, é possível ter miopia em um olho e hipermetropia no outro. Quando isso ocorre, o diagnóstico é de antimetropia ou anisometropia. Além disso, esse diagnóstico só pode ser feito por um oftalmologista através de exames oftalmológicos. Então, para saber se você possui anisometropia, agende uma consulta com um médico da saúde dos olhos de sua confiança. 

Afinal, a cura da hipermetropia é para você?

A hipermetropia pode ser curada e estabilizada através da cirurgia refrativa, sendo a cirurgia LASIK uma opção de tratamento definitiva para quem tem acima de 21 anos e já está com o grau de hipermetropia estabilizado.

Além disso, também é possível corrigir a hipermetropia com o uso de óculos de grau ou lentes de contato. Então,  consulte seu médico da saúde dos olhos ou oftalmologista de confiança e veja qual é o tratamento mais indicado para você.

Nós, da Lenscope, somos uma Health Tech com o objetivo de democratizar o acesso a informações sobre saúde visual e lentes de qualidade para óculos de grau por um ótimo custo benefício.

Por isso, se você optar por tratar a hipermetropia com óculos de grau, nós podemos te ajudar! Acesse nosso site e faça um orçamento das lentes ideais para seu grau de hipermetropia, de forma online e gratuita. Dessa maneira, você pode ver o quanto irá economizar ao comprar as lentes adequadas para você, sem sair de casa! 

Ainda está com dúvidas sobre a cirurgia LASIK ou sobre hipermetropia? Fique a vontade para perguntar em nossos comentários!

Fontes:

Clevelandclinic

Oftalica

Ocli

Healthlinkbc

Atualizado em 11/10/2021

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *