Hipermetropia tipo de lente: entenda qual funciona para o seu grau

hipermetropia tipo de lente
  • por
5
(2)

Para corrigir hipermetropia, o tipo de lente usada são as convergentes. Esse tipo de lente possui um formato específico e, por isso, no artigo de hoje vamos explicar como são as lentes convergentes. Além disso, vamos mostrar como elas funcionam e quais as melhores opções desse tipo de lente do mercado. Acompanhe para saber mais.

Hipermetropia: o que é e como enxerga quem tem grau positivo

A hipermetropia é um erro de refração que causa dificuldade para enxergar de perto. Isso ocorre porque, em pessoas com hipermetropia, ao invés de a imagem focar diretamente na retina, ela foca atrás da retina. Dessa forma, a pessoa hipermetrope consegue enxergar objetos distantes com clareza, porém enxerga objetos próximos embaçados. 

Descubra se você tem hipermetropia e saiba como tratar!

Causas e sintomas da hipermetropia

A causa da hipermetropia é o formato do olho. Quem tem esse problema de visão tem o olho mais achatado. Isso acontece, basicamente porque o olho hipermetrope tem uma córnea que não é curta o suficiente, ou um globo ocular muito curto, fazendo assim com que a imagem se forme atrás da retina.

hipermetropia tipo de lente

Esquema mostrando a formação da imagem em um olho com visão normal e em um olho com hipermetropia

Entre os principais sintomas da hipermetropia estão:

  • Dores de cabeça;
  • Fadiga;
  • Vermelhidão dos olhos;
  • Visão embaçada, especialmente ao olhar para coisas que estão próximas;
  • Dificuldade de leitura;
  • Uma dor surda no olho;
  • Olhos apertando.

Hipermetropia tipo de lente: lentes de óculos e de contato

Esse problema de visão pode ser corrigido com  lentes de óculos e/ou lentes de contato. No entanto, cada um desses tipos de lente possui suas características próprias. Apesar disso, os dois tratamentos podem se complementar, uma vez que é necessário pausar o uso de lentes de contato ocasionalmente. 

A hipermetropia tem lentes bastante específicas, já que elas precisam se adaptar ao formato do olho. Veja adiante.

Hipermetropia tipo de lente: lente convergente

As lentes de óculos que corrigem hipermetropia são do tipo convergentes. Ou seja, elas aproximam os raios de luz para o cristalino do olho a fim de convergir esses raios e fazer com que a imagem seja projetada na retina.

Além disso, as lentes convergente têm características específicas e a principal é que: o centro da lente é mais grosso que as bordas, principalmente em casos de alto grau de hipermetropia, causando o efeito de olho de boi.

Lente de hipermetropia para óculos de grau

Conheça quais são os tipos de lentes para hipermetropia e qual a melhor lente para cada caso.

Lentes de acrílico CR-39

As Lentes CR-39 ou ORMA® são lentes de acrílico, as mais comuns no mercado. Elas têm um índice de refração de 1.5, sendo mais indicadas para quem tem baixo grau de hipermetropia (até +3 graus).

Lentes de policarbonato

As lentes em policarbonato são leves e resistentes, com índice de refração que varia de 1.58 a 1.59. Além disso, essas lentes são até 30% mais finas e leves que as lentes de acrílico. Por isso, são indicadas para quem tem até +4 graus de hipermetropia.

Lente 1.6

As lentes com índice de refração 1.6 são feitas em resina. Sendo indicadas para quem tem mais de +4 graus. Afinal, elas proporcionam uma estética mais fina e um maior conforto aos olhos, além de serem resistentes. Sendo encontrada, normalmente, com filtro de luz azul.

Lentes 1.67

Essas lentes também são indicadas para quem tem grau moderado de hipermetropia. Ou seja, acima de +4 graus. Elas também proporcionam lentes mais finas devido ao seu alto índice de refração. 

Lentes 1.74

As lentes com índice de refração de 1.74 também são feitas em resina. Sendo indicadas para quem possui alto grau de hipermetropia e busca por óculos mais finos.

Lentes 1.76

As lentes com índice de refração 1.76 são as lentes em resina com o maior índice de refração, ou seja, são as lentes de resina mais fina do mundo. Sendo indicadas para quem possui alto grau de hipermetropia e busca por óculos leve, fino e sem distorções indesejadas.

Lentes de Cristal

As lentes de cristal (vidro), possuem os maiores índices de refração já encontrados em lentes para óculos, com os índices 1.7, 1.8 e 1.9. Por conta do material, são mais frágeis e pesadas. Por isso, elas são mais indicadas para aqueles casos em que as lentes de resina não conseguem atender. 

Lentes de contato para corrigir hipermetropia

Assim como as lentes de óculos, as lentes de contato para hipermetropia convergem o raio de luz para o centro a fim de focar a imagem na retina. Elas podem ser:

  • Lentes asféricas: apresentam a mesma capacidade de correção em toda a parte óptica da lente e podem corrigir miopia e hipermetropia.
  • Tipo de lentes rígidas: devido a sua estrutura mais dura, elas são fáceis de colocar e de manter, além de ter alta durabilidade.
  • Lentes gelatinosas: são mais confortáveis, pois são lentes extremamente hidratadas. Além disso, possuem alta durabilidade e precisão.

Além das lentes: cirurgia refrativa para hipermetropia

A cirurgia refrativa corrige a hipermetropia e é realizada com lasers especiais. Nesse sentido, modificam o formato das córneas para que ela direcione os raios de luz para a retina. Contudo, a cirurgia para hipermetropia é indicada apenas para alguns casos específicos.

Entre as exigências estão: é preciso, por exemplo, ter mais de 21 anos, o grau de hipermetropia deve estar estabilizado entre 6 meses e 1 ano, a saúde deve estar em boas condições e você não deve ter a córnea muito fina.

Agora, conheça mais sobre os tipos de lentes que existem no vídeo:

Hipermetropia tipo de lente: óculos com lentes mais finas

Agora que você conhece mais sobre hipermetropia e o tipo de lente adequado para esta condição, tenha em mente que você pode ter óculos mais finos e leves para hipermetropia de forma bem simples. 

Para isso, antes de tudo, você deve estar com a lente adequada ao seu grau e saber que quanto maior o grau, maiores são as chances de o óculos ficar grosso ou com efeito de olho de boi. Além disso, você deve se atentar também à armação. Afinal, uma vez que a lente é mais grossa no centro, uma armação mais grossa pode aliviar o efeito de óculos grossos.

Além disso, aqui na Lenscope você encontra lente mais fina para até 4 graus de hipermetropia que são as Lentes Lenscope Poli 1.59: elas são resistentes e leves. Além disso, são 30% mais finas e com menos distorções laterais em comparação às lentes de acrílico (CR-39) mais comuns do mercado.

Já para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, nós temos as Lentes Tokai 1.76. Elas são as lentes de resina mais finas do mundo e possuem design asférico, que reduz o efeito olho de boi, além de facilitar a adaptação com as lentes.

Hipermetropia tipo de lente: entenda qual funciona para o seu grau

Veja como conseguir suas lentes mais finas para hipermetropia

Nós da Lenscope temos o propósito de democratizar o acesso à lente de óculos de qualidade. Para isso, usamos a tecnologia a nosso favor a fim de eliminar os intermediários que encarecem o valor final das lentes para o seu óculos. 

Ou seja, aqui você encontra lentes de qualidade, mais finas e com todos os tratamentos incluídos sem custo adicional, por valores mais acessíveis. Afinal, nós da Lenscope acreditamos que óculos de grau com lente devem ser acessíveis a todos que precisam.

Então, aproveite que você está aqui para conhecer mais sobre a gente. Faça já um orçamento gratuito e descubra que você pode gastar muito menos do que imaginou em lentes mais finas.

hipermetropia tipo de lente - orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *