infecção no olho

Infecção no olho: formas de tratamento e prevenção

5
(1)

A infecção no olho, também chamadas de inflamações oculares, ocorrem quando microrganismos como bactérias, fungos e vírus, entram em qualquer parte do globo ocular ou em tecidos vizinhos. No entanto, isso também inclui a superfície transparente frontal do olho (córnea) e a fina membrana que reveste o exterior do olho e a parte interior das pálpebras (conjuntiva).

Portanto, se você está com uma infecção no olho, procure  um oftalmologista o mais rápido possível. Por isso, neste artigo vamos falar sobre as infecções comuns dos olhos, principais causas, dicas e tratamentos.

Problemas comuns de infecção no olho

As infecções oculares são desconfortáveis ​​e até dolorosas. E, quando não tratadas, podem tornar algo mais grave. Os olhos podem ficar lacrimejantes, infeccionados ou irritados. Alguns problemas oculares são, por exemplo:

Entretanto, existem vários remédios caseiros eficazes para infecções oculares que ajudam a aliviar os sintomas.  Embora remédios caseiros ajudem no tratamento de infecções oculares, é sempre melhor consultar um médico.

Formas caseiras de tratar a infecção no olho

Antes de usar remédios caseiros para tratar seus olhos, é melhor consultar um profissional de saúde. Afinal, algumas infecções oculares podem ser graves. Portanto, é sempre melhor procurar um médico se achar que está com uma infecção ocular.

1. Soro fisiológico

O soro fisiológico é um dos remédios caseiros mais eficazes para infecções oculares. Isso porque ele se assemelha às lágrimas, que é a forma mais natural do olho se manter limpo.

Mas, com efeito antimicrobiano, essa solução salina trata as infecções do olho com muita eficácia.

2. Sacos de chá

Coloque saquinhos de chá frios sobre os olhos com eles fechados, porque desta forma você os relaxa. Muitos dizem ser um tratamento eficaz para as infecções oculares.

Afinal, alguns chás possuem propriedades anti-inflamatórias e calmantes, estudos dizem que o chá verde, camomila, e chá preto, possuem propriedades anti inflamatórias.

Por isso, usar saquinhos de chá nos olhos é uma forma eficaz de reduzir o inchaço e relaxar. Mas lembre-se, embora os tratamentos aliviem alguns sintomas, uma infecção ocular deve ser tratada por um médico.

3. Faça compressa quente

Se seus olhos estiverem doloridos, infectados ou irritados, uma compressa quente pode ajudar. Aliás, compressas quentes podem ajudar pessoas até com blefarite, uma condição que faz com que a pálpebra fique inflamada e com crostas.

Além disso, a American Academy of Ophthalmology sugere o uso de uma compressa quente para aliviar os sintomas da conjuntivite. Mas, é importante observar que, embora as compressas quentes possam fornecer alívio, elas não podem realmente curar uma doença.

Aqui estão algumas dicas para fazer uma compressa quente:

  • Molhe um pano em água morna e aplique-o suavemente no seu olho.
  • Certifique-se de que o pano que você usa está limpo, porque assim, não expõe seus olhos a mais germes

4. Compressa fria

Assim como as compressas quentes, as compressas frias não curam infecções oculares, no entanto, aliviam o desconforto associado a certas doenças nos olhos.

As compressas frias reduzem o inchaço no caso de lesões oculares e infecções. Veja aqui como fazer uma compressa fria:

  • Molhe um pano em água fria e aplique-o suavemente no olho ou olhos
  • Você também pode congelar um pano úmido em um saco plástico lacrável por alguns minutos antes de usá-lo
  • Não pressione o olho com força ou coloque gelo diretamente no olho ou na pálpebra

5. Lave sua roupa de cama

Lave suas toalhas e fronhas diariamente quando tiver uma infecção ocular, como a conjuntivite. Esses itens entram em contato com o olho infectado, e podem espalhar a infecção para o outro olho. Além de que, pode fazer outra pessoa da sua família pegar uma infecção. 

6. Descarte a maquiagem

Todos nós sabemos que não devemos compartilhar a maquiagem dos olhos, como rímel, sombra e delineador, para evitar coisas como infecções oculares.

Portanto,  você também deve descartar sua própria maquiagem para olhos e rosto, e pincéis de maquiagem, se você os usou enquanto tinha um olho infectado. Isso garante que você não se infecte novamente.

Tratamentos que precisam de uma opinião médica

Você provavelmente já viu outros remédios caseiros para infecções oculares que não estão incluídos nesta lista. Isso porque mais pesquisas são necessárias e o uso desses produtos pode causar infecção.

Alguns especialistas falam que é preciso de mais estudos sobre esses remédios para comprovar sua eficácia, vamos á eles:

1.Mel

Alguns estudos indicam resultados positivos no uso de colírios de mel para combater infecções oculares. Porém, mais pesquisas são necessárias, aqui está o que sabemos atualmente:

O mel tem propriedades antibacterianas e antimicrobianas, o que pode torná-lo um remédio caseiro eficaz para infecções oculares. Uma revisão de estudos de 2016 descobriu que o mel seria eficaz para certas doenças oculares. Um estudo duplo-cego mostrou que o colírio de mel pode ser um tratamento eficaz para ceratoconjuntivite.

A ceratoconjuntivite é uma condição crônica em que a córnea inflama devido à secura, e o olho seco, também poderiam ser tratados com colírio de mel. O problema com esses estudos é que eles não são revisados regularmente, portanto, o risco de infecção ainda supera quaisquer benefícios em  potencial.

Visto que ainda não existe comprovação científica para esses estudos com o mel, procure um especialista, esse sempre será o melhor tratamento. E lembre-se, você nunca deve colocar mel diretamente no olho.

2.Euphrasia

Da mesma forma, a Euphrasia é muito vista como um remédio caseiro potencial para infecções oculares. Algumas pesquisas mostram resultados positivos, porém, são necessárias mais pesquisas que garantam seu uso.

Em princípio seu uso aponta benefícios. No entanto, esse remédio ainda pode aumentar o risco de infecção no olho.

Um estudo in vitro de 2014 mostrou que o extrato de Euphrasia tinha um efeito anti inflamatório nas córneas humanas. Outro estudo bem confiável analisou a eficácia do colírio Euphrasia em participantes com conjuntivite. 

Dessa forma, os participantes aplicaram colírio várias vezes ao dia durante 2 semanas. E o resultado foi: 53  participantes se recuperaram totalmente e 11 tiveram uma melhora dos sintomas.  Bem como o mel, é preciso mais pesquisas para provar os benefícios.

Portanto, é melhor ficar longe desse remédio e sempre procurar um especialista.

Dicas de prevenção para infecçao no olho

Para prevenir o surgimento de infecções oculares, siga nossas dicas:

  • Evite tocar nos olhos diretamente
  • Lave as mãos sempre, especialmente após tocar em superfícies sujas.
  • Se você usa lentes de contato, sempre as limpe e guarde corretamente
  • Não compartilhe maquiagem para os olhos ou pincéis de maquiagem com outras pessoas

Quando procurar um médico

Se você suspeita que está com uma infecção nos olhos, procure ajuda de um médico o quanto antes. Os sintoma que indicam que você pode estar com alguma infecção nos olhos são: 

  • Dor ou sensibilidade nos olhos
  • Olhos vermelhos por muito tempo
  • Sensibilidade à luz
  • Se você, ou outras pessoas da sua família estão com esses sintomas, vá imediatamente ao médico.

Já sofreu com infecção no olho?

E você já sofreu com infecções oculares? Apesar de serem comuns as infecções, nós podemos evitá-las com esses cuidados básicos.

Como dissemos neste post, cuidados básicos são: sempre lavar as mãos, não levá-las diretamente nos olhos, manter a higiene dos olhos e da pele. Portanto, em caso de suspeita de alguma infecção ocular, procure imediatamente um oftalmologista.

 Por isso, visite sempre seu médico especialista para cuidar da saúde dos seus olhos. E falando em saúde dos olhos, que tal fazer um teste online gratuito de visão da Lenscope? Nós desenvolvemos esse teste com a ajuda de especialistas, faça agora mesmo!

infecçao no olho - teste de visão

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *