iPhone 13 Pro Max

iPhone 13 Pro Max auxilia médico a detectar problemas de visão

0
(0)

No mês passado a Apple lançou o iPhone 13, com o recurso de macro fotografia. Considerado o “maior avanço no sistema de câmeras” até o momento, um oftalmologista está usando um iPhone 13 Pro Max para diagnosticar pacientes com doenças oculares.

Por isso, neste artigo, falaremos um pouco mais sobre o caso desse oftalmologista, além de mostrar outras tecnologias usadas no combate de doenças oculares. Somando a isso, você vai entender também como as câmeras de celular conseguem detectar formas agressivas de câncer.

Oftalmologista usa a câmera do iPhone 13 Pro Max para tratamento ocular

O Dr. Tommy Korn, oftalmologista, apresentou recentemente um novo uso do recém-anunciado iPhone 13 Pro Max da Apple para tratar pacientes no LinkedIn. 

O médico tem tirado fotos dos olhos de seus pacientes usando o modo macro do iPhone 13 Pro Max, que pode ajudar a compreender melhor problemas e distúrbios médicos. O Dr. Korn explicou como ele diagnostica pacientes usando o modo macro em seu smartphone:

“Estou usando o iPhone 13 Pro Max para fotos de olhos MACRO esta semana. Impressionado. Irá inovar o atendimento oftalmológico do paciente e a telemedicina. ansiosos para ver para onde isso vai …”

iPhone 13 Pro Max e outras tecnologias no combate a doenças oculares

O atendimento oftalmológico está diretamente ligado aos avanços tecnológicos. Mesmo problemas simples como a miopia, ou astigmatismo, ou mesmo a presbiopia, hoje em dia, não são bem atendidos sem o auxílio de equipamentos sofisticados.

Dessa forma, algumas tecnologias são indispensáveis no combate a doenças oculares. Entre elas estão:

  • LASIK – Um procedimento que remodela a córnea para alterar o poder de foco do olho;
  • Análise Wavefront – Esta tecnologia mede como o olho focaliza a luz e cria um mapa do olho para que seu oftalmologista possa diagnosticar problemas oculares e até mesmo ajudar a determinar a prescrição de seus óculos;
  • Laser de argônio ou diodo – Esses lasers são usados para tratar rupturas da retina. O laser faz uma cicatriz na retina, de modo que ela se liga ao tecido subjacente e evita o descolamento posterior da retina;
  • Laser de femtosegundo – Os lasers não precisam ser usados em cirurgias de catarata, mas o laser de femtosegundo é incrivelmente preciso, eficiente e seguro;
  • Olho biônico – Essa tecnologia consiste em sistemas eletrônicos com sensores de imagem, microprocessadores, receptores, transmissores de rádio e chips retinais e tem o objetivo de levar sensações visuais ao cérebro. Por isso, é um tratamento que promete recuperar a visão.

Câmeras de celular podem detectar forma agressiva de câncer

Uma forma rara de câncer que afeta principalmente crianças pode ser detectada pela câmera de um celular, graças ao brilho revelador da pupila.

O retinoblastoma é especialmente agressivo e, se não tratado, pode ser fatal. Mesmo quando não fatal, resulta em cegueira e o paciente geralmente precisa remover o olho. Contudo, uma forma de identificar cedo a condição é com uma câmera.

Geralmente o retinoblastoma aparece nas fotos como um brilho esbranquiçado na pupila – geralmente luz refletida emitida pelo flash da câmera. 

Embora o brilho possa ocorrer por outros motivos, a criança deve consultar um médico para um diagnóstico completo se aparecer em uma foto dela, já que o diagnóstico e o tratamento podem salvar sua visão, o olho ou sua vida.

Celulares também podem prejudicar a visão?

O uso excessivo da tela e a exposição à luz azul do celular aceleram o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade (DMRI). A DMRI ocorre principalmente após os 60 anos, mas os especialistas acreditam que, com o passar do tempo e o uso da tela aumentar, isso aumentará.

Entre os principais sintomas da DMRI estão:

  • Ver objetos distorcidos ou borrados;
  • Pontos pretos na visão central bloqueando as vistas;
  • Cores desbotadas;
  • Alucinações;
  • Ver linhas retas parecendo onduladas.

Além disso, a degeneração  macular relacionada à idade é uma das principais causas de cegueira no mundo. Por isso, é importante entender como suas escolhas de estilo de vida – como o uso da tela – podem afetar seu desenvolvimento.

A importância das health techs no mercado da saúde

As health techs são startups voltadas a resolverem os problemas do setor de saúde.

A atuação dessas empresas é tão ampla quanto a área da saúde. Abrangendo assim clínicas e hospitais modernizados, gestão otimizada de entidades públicas da saúde, consultórios médicos inteligentes, tecnologias avançadas para exames clínicos e laboratoriais, autoatendimentos e autocuidados.

Dessa forma, a iniciativa inovadora das health techs especializadas fomentam o mercado trazendo novas soluções para o setor da saúde.

Nós da Lenscope, por exemplo, somos uma health tech que deseja democratizar o acesso à informações sobre saúde dos olhos e lentes para óculos de grau com ótimo custo benefício. Além disso, facilitamos também o acesso a ferramentas exclusivas, por exemplo o teste de visão online.

Saiba mais a seguir! 

Teste sua visão com seu celular

Lembre-se que é muito importante fazer consultas anuais com um oftalmologista. Porém, da mesma forma, é indispensável fazer testes de visão regularmente para evitar ou identificar rapidamente qualquer problema nos olhos.

Contudo, agora é possível você testar sua visão através do seu celular, com o nosso teste de visão totalmente online e gratuito, que detecta miopia e astigmatismo.

Isso porque, nós da Lenscope, somos uma heath tech pioneira na venda de lentes para óculos de grau pela internet. Então, usamos tecnologia e inovação para impactar a vida das pessoas.

Ou seja, agora você já sabe onde testar seus olhos regularmente e acompanhar as possíveis mudanças em suas vistas. Assim, você pode começar agora mesmo a cuidar dos seus olhos.

Realize nosso teste de visão totalmente online e gratuito!

iPhone 13 Pro Max - teste de visão

E aí, o que achou deste conteúdo? Que tal receber diariamente informações sobre saúde ocular e assim ter sempre os cuidados necessários com seus olhos?

Então, assine agora nossa newsletter e fique por dentro das novidades!

Fontes:

Zeenews

Timesofindia

Yoursightmatters

Popularmechanics

Optimax

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *