Ivermectina

Ivermectina efeitos colaterais para os olhos

1
(1)

Antes de tudo, a ivermectina é um remédio para combate de parasitas. Porém, durante a pandemia da Covid-19, o medicamento ficou em evidência após a polêmica do suposto “tratamento precoce”. Isso aconteceu mesmo que não houvesse comprovação científica de sua eficácia no combate ao vírus. 

Dessa forma, pudemos observar os efeitos colaterais da ivermectina. Assim como, pudemos observar os efeitos colaterais do medicamento nos olhos.

Continue lendo para entender mais sobre a ivermectina efeitos colaterais. Também entenda como aconteceu o uso do medicamento contra a Covid-19. Além disso, confira como a medicação pode afetar a visão.

O que é a Ivermectina?

Em primeiro lugar, a ivermectina é um medicamento utilizado no combate de doenças parasitárias. Dessa forma, humanos e outros animais podem fazer uso do medicamento. Aliás, primordialmente, seu uso foi exclusivo em animais.

De modo geral, algumas doenças causadas por parasitas tem como tratamento a ivermectina. São elas:

  • Estrongiloidíase intestinal;
  • Oncocercose;
  • Elefantíase;
  • Lombriga;
  • Sarna;
  • Piolhos. 

Uso da ivermectina na Covid-19

Primeiramente, é importante entender sobre os estudos sobre o uso da ivermectina. Os testes clínicos sobre a medicação no combate da Covid-19 ainda não foram finalizados. Ou seja, o medicamento não tem comprovação de eficácia. Da mesma forma, o seu uso com esse fim não foi aprovado por órgãos reguladores. 

Porém, a droga acabou sendo usada como “tratamento preventivo”. Na maioria dos casos, o uso da medicação é feito sem indicação do médico. Dessa forma, existe uma série de riscos. Afinal, a automedicação nunca é indicada. Nesse sentido, a automedicação pode trazer riscos à saúde. Afinal, um profissional da saúde acaba não tendo o controle das doses consumidas. Assim, o resultado pode ser a intoxicação. 

O uso da droga para “prevenção” do coronavírus acabou sendo indicado por alguns médicos e autoridades. O seu uso foi como off-label. O perigo aqui está no uso sem indicação de médico. Afinal, o uso como tratamento preventivo foi amplamente disseminado. 

Dessa forma, muitas pessoas ainda fazem uso da ivermectina. Isso mesmo com alertas de órgãos reguladores. Afinal, órgãos como o FDA e a ANVISA alertaram contra o uso do medicamento no tratamento preventivo. Não há, porém, qualquer confirmação de eficácia do remédio no combate do coronavírus.  

Ivermectina efeitos colaterais: como o remédio pode afetar a visão

Como qualquer outro medicamento, a Ivermectina causa efeitos colaterais. Isso mesmo quando o uso tem acompanhamento e indicação médica.  Alguns desses efeitos colaterais são diretos à visão, como:

  • Dor no olho
  • Vermelhidão no olho
  • Olhos inchados
  • Dificuldades de visão
  • Edema na pálpebra
  • Uveíte
  • Conjuntivite 
  • Inflamação no olho

Outros efeitos colaterais da Ivermectina

  • Irritações e coceiras na pele
  • Problemas neurológicos
  • Febre
  • Inchaço das glândulas linfáticas 
  • Dor de estômago
  • Elevação da frequência cardíaca 
  • Dificuldade em respirar
  • Não controle da bexiga e intestino
  • Convulsões

Intoxicação por ivermectina

A ingestão de ivermectina em altas doses pode causar intoxicação, de acordo com a bula do remédio. Assim, caso seja uma dose maior do que o recomendado consumida , procurar ajuda médica imediatamente é aconselhável. 

Os efeitos colaterais podem ser intensificados em casos de intoxicação. Do mesmo modo, o FDA também alerta que o medicamento pode causar coma e até morte por overdose em altas quantidades.

Além dos perigos da intoxicação, existem sequelas que podem ser observadas pelo uso indiscriminado da ivermectina, além das sequelas que já podem ser deixadas pelo Covid-19. Nesse sentido, existe uma onda de pacientes sendo atendidos com lesões no fígado pelo uso excessivo da medicação. 

Cuidados com a visão em época de covid-19

Com a pandemia do cornavírus, cuidar da saúde visual acabou ficando um tanto mais complicado. Porém, você sabia que quem usa óculos tem 3x menos chances de contrair a covid-19?

De qualquer forma, cuidar da saúde visual e do corpo é de extrema importância. É por isso que aqui na Lenscope temos como missão facilitar o acesso à informação sobre saúde visual. Dessa forma, o acesso à esses cuidados pode ser mais acessível. 

É por isso também que temos um modelo de negócio 100% online, para que possamos oferecer saúde visual com o melhor custo benefício. Com a gente, você compra seu óculos de grau sem sair de casa e por um preço que não pesa no bolso. 

Se você tem curiosidade em saber se tem algum problema de visão, por que não faz nosso teste de visão? Ele é 100% online e gratuito! Assim, você já descobre se tem astigmatismo ou miopia.

ivermectina efeitos colaterais - teste de visão

Se inscreva na nossa newsletter para não perder nenhum conteúdo novo sobre saúde visual.

Fontes:

Ictq

All About Vision

Drugs.com

Estado de Minas 

Cnpem

Uol

TecMundo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 1 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *