junho violeta

Junho Violeta: mês de conscientização sobre ceratocone

0
(0)

Junho violeta é uma campanha reconhecida pela Sociedade Brasileira de Oftalmologia com o objetivo de conscientizar a população sobre o ceratocone. O ceratocone, por sua vez, é uma condição em que a córnea se afina e aumenta a sua curvatura, ficando em formato de cone.

Apesar de não se saber a causa do ceratocone, sabe-se que ele pode levar ao astigmatismo, miopia e distorção de imagens. Por isso, é importante estarmos cientes de sua existência e de seus riscos.

Em decorrência da campanha junho violeta, vamos abordar aqui neste artigo tudo o que você precisa saber sobre o ceratocone, seus principais sintomas e tratamentos.

Então, continue lendo e saiba mais!

Junho Violeta: entenda a campanha de conscientização sobre ceratocone

Junho violeta é uma campanha criada em 2018 para conscientizar a sociedade sobre o ceratocone e, assim, minimizar o sofrimento de pacientes e familiares. 

A principal mensagem e também slogan da campanha junho violeta é: “Esfregar ou coçar os olhos prejudica a visão! A desinformação pode prejudicar mais que a doença ”. Assim, a campanha visa estimular os profissionais de saúde a falar sobre o tema a fim de alertar os pacientes. Contudo, para além disso, mostrar à população o quão nocivo é o ato de coçar os olhos.

A campanha junho violeta é promovida mundialmente pela Campanha de Conscientização sobre o ceratocone. E, no Brasil, ela tem o apoio da Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), do Conselho Brasileiro de Oftalmologia e de outras entidades oftalmológicas.

Mas, afinal, o que é o ceratocone? Descubra a seguir!

O que é o ceratocone?

Ceratocone é uma doença genética que afeta a estrutura da córnea. 

A principal característica dessa condição é o afinamento na parte central da córnea, fazendo-a ganhar o formato de um cone.

A córnea é a primeira camada dos nossos olhos e funciona como uma película de proteção. Quando as fibras que ajudam a manter a córnea no lugar enfraquecem, elas podem não manter a forma correta da córnea que, com o tempo, adquire o formato de um cone.

Como o ceratocone é expelido por uma diminuição dos antioxidantes que protegem a nossa córnea, se o nível de antioxidantes é baixo, o colágeno enfraquece e a córnea fica para fora. 

Assim, devido a alteração na sua transparência e curvatura da córnea, a visão pode acabar sendo comprometida.

No Brasil, o ceratocone atinge cerca de 150 mil pessoas por ano e pode ser facilmente confundido com miopia ou astigmatismo.

Além disso, essa doença costuma surgir nos jovens, podendo se manifestar entre 10 e 25 anos, progredindo com o passar do tempo ou até mesmo se estabilizando, até os 30 ou 35 anos.

E, apesar de ainda não se saber ao certo quais são as causas do ceratocone, alguns grupos são mais vulneráveis ao desenvolvimento da doença do que outros. Entre os grupos mais vulneráveis estão:

  • Pessoas que têm o hábito de esfregar os olhos;
  • Que sofrem de alergias oculares;
  • De origem árabe e asiática;
  • Indivíduos com síndrome de Down;
  • Quem tem casos de ceratocone na família.

Continue lendo e conheça os principais sintomas do ceratocone!

Quais são os principais sintomas do ceratocone?

Os principais sintomas do ceratocone são:

  • Coceira excessiva nos olhos;
  • Baixa acuidade visual;
  • Visão dupla de objetos;
  • Fadiga visual;
  • Fotofobia;
  • Irritação visual;
  • Visão embaçada ou distorcida (para longe e/ou perto);
  • Ver círculos (halos) ao redor das fontes de luz;
  • dor de cabeça;

Veja adiante como aliviar a coceira nos olhos causada pelo ceratocone!

Como aliviar a coceira nos olhos?

Uma boa maneira de aliviar a coceira nos olhos é seguindo as dicas abaixo:

Lave os cílios

Lavar os cílios pode ajudar a amenizar a coceira nos olhos porque o sintoma pode ser manifestação pela presença de sujeira, oleosidade e outros agentes irritantes. Porém, ao lavar os cílios, utilize shampoo neutro, deixando a região limpinha e os olhos protegidos.

Faça compressas geladas

Compressas geladas podem ser feitas com rodelas de pepino, batata, além de chás de camomila e calêndula. Pois, substâncias calmantes são excelentes para compressas geladas nos olhos, afinal, elas aliviam a coceira e melhoram os sintomas de outras alergias.

Use colírios para lubrificar os olhos

Apesar de parecerem simples e de serem de fácil acesso em qualquer farmácia, os colírios são remédios e precisam ser indicados pelo Oftalmologista.

Faça pausas e descanse os olhos

Se você trabalha em frente ao computador, faça pausas regulares. Saia para tomar um café, dê uma volta pelo escritório, vá até o banheiro. Não importa o que você pretende fazer nas pausas, mas tire um tempo para descansar os olhos da tela, inclusive do celular.

Conheça a seguir os principais tratamentos para ceratocone!

Quais são os tratamentos para ceratocone?

Na forma mais branda de ceratocone, óculos ou lentes de contato gelatinosas podem ajudar. Porém, à medida que a doença progride e a córnea se afina e se torna cada vez mais irregular, os óculos e os designs de lentes de contato gelatinosas regulares não fornecem mais a correção visual adequada.

A partir do diagnóstico e da identificação da fase mais progressiva da doença, os possíveis tratamentos são:

  • Reticulação da córnea;
  • Lentes de contato gelatinosas personalizadas;
  • Permeáveis ​​a gás;
  • Lentes de contato “carona”.

Já conhecia a campanha Junho Violeta?

Agora que você já sabe o que é o ceratocone, tenha em mente que é necessário ter cuidado e atenção aos olhos. Afinal, o melhor remédio para uma doença é a prevenção. Por isso, é importante também fazer consultas regulares com um médico de confiança a fim de acompanhar a sua saúde ocular e prevenir o agravamento de qualquer condição emergente.

Você já conhecia a campanha junho violeta? Saiba que sempre teremos, além de notícias, todas as ações necessárias para os cuidados com os olhos. Basta acompanhar nosso blog para ficar por dentro dos detalhes, como o caso do maio amarelo, por exemplo.

Além disso, nós desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva. Dessa forma, você pode testar seus olhos totalmente online, com conforto e precisão e de forma 100% gratuita. Ou seja, chegou a hora de você parar de negligenciar a saúde dos seus olhos e começar a cuidar das suas vistas, mesmo sem sair de casa.

Realizar o teste de visão totalmente online e gratuito

junho violeta - teste de visão

E então, ficou com alguma dúvida? Deixe pra gente nos comentários, pois vamos responder tudo o que você quiser saber!

Fonte

Eyechannel

Allaboutvision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *