lágrimas artificiais

Lágrimas artificiais: tipos, quando e como usar

0
(0)

Assim como hidratamos o corpo por meio da ingestão de água, os olhos também precisam ser hidratados diariamente. Dessa forma, é possível evitar o ressecamento ocular e inúmeras doenças dos olhos apenas utilizando lágrimas artificiais.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que são e para que servem as lágrimas artificiais, além dos seus diferentes tipos.

Então continue lendo e conheça também os principais benefícios das lágrimas artificiais! 

O que são lágrimas artificiais?

Lágrimas artificiais são colírios lubrificantes usados ​​para aliviar a secura e a irritação da superfície ocular.

A síndrome do olho seco (ceratoconjuntivite seca) é um distúrbio comum da superfície ocular e é caracterizada por ruptura do filme lacrimal e aumento da inflamação.

O filme lacrimal reveste a superfície do olho e é composto por 3 camadas: 

  • Aquosa: Formada por uma mistura de eletrólitos, enzimas, anticorpos, proteínas antimicrobianas e outros compostos;
  • Lipídica: Formada por compostos graxos responsáveis ​​por diminuir a evaporação do filme lacrimal;
  • Mucosa: Formada por mucinas, glicoproteínas gelatinosas, que permitem uma distribuição uniforme do filme lacrimal sobre a superfície da córnea e diminui o atrito durante o piscar.  

Assim, as lágrimas artificiais são usadas para complementar as lágrimas produzidas naturalmente pelo paciente e para aumentar a lubrificação dos olhos. Isso porque elas imitam as características do filme lacrimal. 

Para que servem as lágrimas artificiais?

Embora seja impossível que as lágrimas artificiais vendidas sem receita substituam perfeitamente as lágrimas naturais, os fabricantes artificiais tentam simular o filme lacrimal natural. Ou pelo menos uma das três camadas para melhorar onde há falta de lágrimas naturais. 

Como existem tantas marcas diferentes, por isso às vezes é confuso descobrir qual delas é a melhor para seus olhos. Algumas são finas, como a água, outras são grossas, quase como um gel. Contudo, a maioria das lágrimas artificiais contém hidrogéis ou partículas que aumentam a umidade dos olhos por um longo período de tempo. 

Por isso, algumas podem parecer funcionar melhor para os olhos, já que algumas marcas contêm mais hidrogéis do que outras.

Quais são os benefícios das lágrimas artificiais?

Normalmente, seus olhos produzem lágrimas naturais suficientes para ajudá-los a se mover com facilidade e conforto e para remover a poeira e outras partículas. Porém, se eles não produzirem lágrimas suficientes, podem ficar secos, vermelhos e doloridos. 

Olhos secos podem ser causados pelo vento, pelo sol, pelo aquecimento ou mesmo pelo uso do computador e alguns medicamentos. Nestes casos, as lágrimas artificiais mantém os olhos lubrificados e pode aliviar qualquer ressecamento e dor. Além de que elas também ajudam a proteger seus olhos contra lesões e infecções.

Quais são os tipos de lágrimas artificiais?

Existem diferentes tipos com diferentes composições. Entre eles estão:

  • Conservantes: Algumas lágrimas artificiais contêm conservantes e outras não. Embora os conservantes não causem danos à maioria de nós, as pessoas com síndrome do olho seco grave que requerem instilação frequente de lágrimas artificiais podem ter uma reação tóxica ou de sensibilidade a elas. O que pode piorar seus sintomas;
  • Mudança de lágrima: Algumas têm ingredientes que mudam a composição química de suas lágrimas para diminuir as alterações negativas ou patológicas que podem ocorrer em seus olhos como resultado de olhos secos por um longo período de tempo;
  • Estabilização de óleo: algumas têm como objetivo estabilizar a parte oleosa do filme lacrimal. A parte oleosa do filme lacrimal pode ser interrompida se houver condições como blefarite ou disfunção da glândula meibomiana. Se a parte oleosa da camada lacrimal for interrompida, suas lágrimas naturais evaporarão muito mais rápido do que o normal, deixando seus olhos secos e ásperos. Na verdade, essas contêm ingredientes oleosos, como óleo de rícino ou óleo mineral.

Mas, afinal, qual é a melhor lágrima artificial para a síndrome do olho seco? Descubra a seguir!

Lágrima artificial para síndrome do olho seco, qual a melhor?

Há dois grupos de lágrimas artificiais indicadas para a síndrome do olho seco.

1. Lágrimas artificiais em solução, como à base de água ou água com colírios à base de óleo

A vantagem deste tipo é a facilidade de uso sem causar visão turva temporária. Muitos tipos podem ser de dose única ou múltipla e também há opções sem mistura de conservantes para que você possa se sentir seguro para o uso a longo prazo.

A desvantagem desse tipo é que duram pouco tempo, portanto é necessário reaplicar algumas vezes ao dia. Além disso, as lágrimas artificiais sem conservantes em sua composição química têm vida útil curta, geralmente não superior a 24 horas.

2. Lágrimas artificiais semi-sólidas, como cera ou gel para lágrimas artificiais

A vantagem deste tipo é que dura muito mais tempo.

A desvantagem é que é difícil de aplicar em comparação com as soluções à base de água e afetará a visão temporariamente após aplicá-la nos olhos.

Quais são os possíveis efeitos colaterais das lágrimas artificiais?

A maioria dos efeitos colaterais não requer atenção médica e desaparece conforme seu corpo se ajusta ao medicamento. Mas, consulte o seu médico se os efeitos persistirem ou se você estiver preocupado com eles.

Os, efeitos colaterais comuns são por exemplo:

  • Visão embaçada;
  • Irritação ocular;
  • Dor nos olhos;
  • Vermelhidão dos olhos;
  • Sensação de corpo estranho nos olhos.

Como usar lágrimas artificiais?

As lágrimas artificiais são apenas para uso externo. Portanto, use-as na dose e duração recomendadas pelo seu médico e verifique o rótulo para obter as instruções antes de usar. 

Para aplicar pomadas/gotas/géis para os olhos: Lave as mãos primeiro. Para evitar a contaminação, tome cuidado para não tocar no conta-gotas ou na parte superior do tubo de pomada ou deixá-lo tocar em seus olhos. Além disso, sempre coloque novamente a tampa firmemente após cada uso. 

Na hora da aplicação, incline a cabeça para trás, olhe para cima e puxe a pálpebra inferior para baixo para fazer uma bolsa. Para gotas/géis, coloque o conta-gotas diretamente sobre o olho e esprema 1 ou 2 gotas conforme necessário. Olhe para baixo e feche suavemente os olhos por 1 ou 2 minutos. Coloque um dedo no canto do olho perto do nariz e aplique uma pressão suave. Isso impedirá que o medicamento drene para longe do olho. 

Para uma pomada, segure o tubo diretamente sobre o olho e aperte suavemente uma pequena tira (cerca de 6 milímetros) de pomada na bolsa. Solte a pálpebra, feche o olho e role lentamente o olho em todas as direções para espalhar o medicamento. Por fim, seque qualquer pomada extra ao redor do olho com um lenço limpo.

Já fez uso de lágrimas artificiais?

Tudo que for utilizado para passar ou pingar nos olhos deve sempre ser com acompanhamento do médico oftalmologista.

Para além das lágrimas artificiais, você pode prevenir inúmeras doenças oculares apenas cuidando da saúde dos seus olhos. Para isso, é importante fazer visitas regulares ao oftalmologista e exames de visão frequentemente.

Por isso, nós da Lenscope desenvolvemos um teste de visão totalmente online e com tecnologia exclusiva, que te permite realizar o teste do conforto da sua casa, de forma precisa e em apenas 3 passos simples. O melhor é que o teste é totalmente gratuito. Ou seja, você pode começar agora mesmo a cuidar da sua saúde ocular.

lágrimas artificiais - teste de visão

E então, você já usou lágrimas artificiais? Diga pra gente nos comentários e aproveite para nos dizer o que achou deste conteúdo ou deixar sua dúvida!

Fonte

wikipedia

verywellhealth

praram9

1mg

webmd

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *