lasik

Lasik: mitos e fatos sobre a cirurgia refrativa a laser

5
(1)

Lasik é uma cirurgia refrativa que corrige problemas oculares. Esse procedimento é feito com lasers de alta precisão, sendo considerada uma das cirurgias mais eficazes.

A cirurgia refrativa é feita para corrigir problemas de visão ou eliminar a necessidade de óculos, e é indicada para a correção de, por exemplo:

  • Miopia (dificuldade apenas para ver de longe)
  • Hipermetropia (dificuldade maior para perto e também para longe)
  • Astigmatismo (dificuldade para perto e longe – visão embaçada)

O laser é aplicado na camada mais interna da córnea, que modifica seu formato para a correção do problema de visão. Portanto, ele corta um pedaço da córnea. Mas, o corte  facilita a correção do problema de visão do paciente. Por exemplo, pacientes com miopia de 4 a 9 graus, também podem fazer a cirurgia.

Embora o pós-operatório seja tranquilo, não necessitando de curativos ou pontos. Mas, apenas alguns medicamentos como colírios e repouso do paciente.

A seguir saiba quais são os grandes mitos e verdades sobre o procedimento:

Cirurgia Lasik: o que é mito e o que fato

Mito – A cirurgia pode ser feita só até certa idade.

Fato: A cirurgia só é feita após os 18 anos de idade, e pode ser feita em pacientes idosos. Porém, é o médico quem vai avaliar o estado de saúde ocular do paciente. Mas, o procedimento é realizado também em recém nascidos para a correção de erros graves de visão.

Mito – Lasik não é seguro.

Fato: A cirurgia existe há um bom tempo, e é feita regularmente com resultados muito satisfatórios, com a maioria dos pacientes bem satisfeitos.

Muitos estudos já foram feitos em pacientes que fizeram a cirurgia, e a maioria tem ótimos resultados a curto e longo prazo. Além de ser um tratamento muito realizado dentro da oftalmologia.

O método tem muitos testes já realizados com excelentes resultados dentro da medicina, e foi sujeito aos mesmos testes e critérios rigorosos de outros tratamentos médicos.

Entenda mais sobre as cirurgias refrativas e seus possíveis riscos.

Mito – A Lasik pode causar complicações, como olho seco e brilho noturno.

Fato: O olho seco e o brilho noturno geralmente ocorrem nas primeiras semanas do procedimento, mas são parte do processo de recuperação da cirurgia. Sempre que complicações ocorrem, elas tendem a desaparecer logo nos primeiros meses.

Mito – É melhor usar lentes de contato do que realizar a cirurgia.

Fato: As lentes de contato, por vezes, tem o propósito de corrigir a visão. No entanto, podem causar infecções nos olhos, inflamação e dores de cabeça.

Mito – O procedimento é doloroso.

Fato: Isso não é verdade. Durante a cirurgia, são aplicados alguns colírios, que reduzem bastante o desconforto.

Mito: Tenho que usar óculos após a cirurgia?

Fato: A maioria dos pacientes para de usar óculos ou lentes de contato após o procedimento de correção, e cerca de 95% dos pacientes têm a visão totalmente recuperada.

Portanto, na maioria dos casos a cirurgia é bem efetiva. Porém, conforme o paciente envelhece, existe a possibilidade de usar óculos de leitura.

Mito: A Lasik não é uma cirurgia duradoura.

Fato: A Lasik remodela a anatomia do olho e corrige permanentemente a córnea com defeito que causou a miopia, hipermetropia ou astigmatismo, portanto, os resultados não desaparecem.

Mito: A recuperação é  longa.

Fato: O cuidado com os olhos é maior nos primeiros dias, e é preciso seguir as recomendações médicas como evitar luz direta nos olhos e não realizar atividades pesadas. Mas, normalmente você pode voltar a maioria das atividades dentro de 24 horas.

Mito: Lasik trata apenas a miopia.

Fato: Além da miopia, o procedimento corrige outros problemas como astigmatismo e  hipermetropia.

Entenda mais sobre o que é a miopia neste artigo.

Mito: A cirurgia pode causar cegueira.

Fato: Não existe nenhum registro de algum paciente que ficou cego como resultado da cirurgia. O procedimento, trata a camada superficial do olho e remodela a córnea com defeito.As complicações são raras, mas se surgirem, geralmente elas desaparecem com o tempo e são corrigíveis.

Mito: A cirurgia é muito cara.

O valor da cirurgia diminuiu conforme ela foi se popularizando.O procedimento está disponível de forma gratuita pelo SUS e pelo Hospital das Clínicas.

Entenda mais sobre as cirurgias refrativas e quais os métodos disponíveis.

O que esperar da cirurgia?

A cirurgia refrativa tem como objetivo a correção de problemas oculares como falamos anteriormente. Atualmente, não existe histórico do procedimento ser perigoso, entretanto, pode haver riscos.

Quem já tem algum problema de visão ou não quer mais usar óculos, pode procurar pelo procedimento, pois terá um excelente resultado.

A decisão final pela cirurgia Lasik

Existem alguns critérios que definem a realização da cirurgia refrativa Lasik. Por isso, antes de tudo é importante procurar a ajuda de um médico de confiança.

Quem pode fazer a cirurgia lasik: 

  • Maiores de 18 anos
  • Quem quer diminuir o uso do óculos ou lentes de contato
  • Quem tem o grau já estabilizado
  • Pessoas que não possuem nenhuma doença ocular
  • Pessoas que possuem algum problema de refração (miopia, hipermetropia ou astigmatismo).

No entanto, como toda cirurgia, a a lasik tem vantagens e desvantagens. A cirurgia em si não tem um histórico de causar grandes riscos. Mas, sempre, antes de qualquer decisão, procure acompanhamento de um médico oftalmologista da sua confiança.

Agora falando em em saúde dos olhos, você sabia que nós, da Lenscope, desenvolvemos um teste de visão com tecnologia exclusiva e resultados precisos? Então, é o que você precisava para começar a conferir como anda a saúde dos seus olhos e a qualidade da sua visão. Sem precisar sair de casa. 

lasik - teste de visão

Fontes:

jioforme.com

Atlanta vision center

Lasikmd

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *