Lendo a receita de astigmatismo para óculos

receita de astigmatismo
  • por
5
(12)

Se você foi diagnosticado com astigmatismo, a sua receita de astigmatismo acompanha duas informações importantíssimas: o grau cilíndrico e o grau do eixo de astigmatismo. E você deve estar se perguntando: “Mas por que essas informações são tão importantes?” A resposta é que qualquer divergência que houver com o grau cilíndrico, ou seja, com o seu grau astigmatismo, e com o grau do eixo do astigmatismo, você pode ter a sua visão prejudicada  ao longo do tempo.

Por isso, neste artigo vamos te ensinar como ler a receita de astigmatismo de forma completa e, assim, ter mais confiança na hora de fazer um novo óculos de grau, até mesmo de forma online, aqui na Lenscope. 

Mas antes vamos te deixar aqui o primeiro episódio da nossa série sobre astigmatismo disponível no Youtube.

Como é uma receita de astigmatismo

Em uma receita de astigmatismo, você encontra uma série de abreviações características desse tipo de documento. As principais abreviações da sua receita de óculos são: 

Veja abaixo um exemplo de receita de óculos indicando o grau de astigmatismo do paciente.

receita de astigmatismo

Modelo de receita de astigmatismo

E nosso vídeo explicando como ler receita de astigmatismo

 

Colunas da receita para óculos

Agora que você já sabe as abreviações, vamos te explicar em detalhes o que significa cada coluna da receita de astigmatismo. Interpretar essa receita é importante pois, além de ficar mais fácil de visualizar, você não cai em golpes, e pode comprar as lentes e a armação ideais para os seus olhos e para o formato do seu rosto

As colunas presentes em uma receita de astigmatismo são:  esférico, cilíndrico e eixo do astigmatismo. Confira agora cada uma delas:

Coluna Esférico

Ou coluna “ESF”, representa o seu “Grau Esférico”. Nessa coluna vai indicar quantos graus de miopia ou hipermetropia você possui. Ou seja, se você tem dificuldade em enxergar de longe ou de perto. Bom, mas o que vai definir o seu tipo de problema é o sinal. Se, na coluna, o sinal constar positivo (+), significa que você tem hipermetropia. Já se o sinal for negativo (-), indica que você tem miopia.

Ok, ótimo… mas, e o astigmatismo? Onde fica? O astigmatismo tem uma coluna própria e, normalmente, ele acompanha o problema de miopia ou hipermetropia. Então, vamos explicar a coluna específica de astigmatismo a seguir.

Coluna Cilíndrica

O que vai definir se você tem ou não astigmatismo é o preenchimento da coluna “CIL”, que é a referência para “Grau Cilíndrico”. Se esta coluna estiver preenchida, quer dizer que lá está o grau das lentes para corrigir o seu astigmatismo.

Aliás, o grau de astigmatismo não é colocado em toda a superfície da lente, mas apenas em um determinado eixoPortanto, além do preenchimento da coluna “CIL”, a indicação da coluna “EIXO” também deve vir acompanhada. A medida da coluna do eixo varia de 0 a 180, e agora, você vai entender a importância dessa medida estar correta na receita de astigmatismo.

Eixo do astigmatismo

O eixo do astigmatismo nada mais é do que a localização do seu grau de astigmatismo na córnea do olho e pode variar de 0 a 180 graus. O astigmatismo cria diversos pontos focais em nossos olhos, quando o normal é que se tenha apenas um ponto focal. Esses diversos pontos formados na verdade atingem vários eixos da nossa visão. Por isso a importância de estar localizado corretamente, pois ele vai corrigir esses pontos focais criados em nossa visão. Inclusive, a medida do eixo é tão importante que pode influenciar até na variação da espessura da sua lente.

Eixo entre 0 e 25 graus ou entre 165 e 180 graus resultam em um óculos com lentes mais grossas na parte superior e inferior. Consequentemente, em óculos mais fino nas laterais das lentes. Aliás, é um dos melhores casos para a estética do óculos. Isso porque olhamos nas laterais dos óculos para ver se a lente é grossa.

Agora, quando o eixo é entre 70 e 110 graus (ou bem próximo de 90), sofre o efeito oposto: as lentes ficam mais grossas nas laterais. Este é um péssimo caso para a estética, inclusive vale para qualquer tipo de lente utilizada. Mas, calma. Existem outras maneiras de diminuir essa estética ruim e vamos explicar. 

Para você entender melhor, fizemos uma tabela explicando tudo o que dissemos. Dessa forma, você pode verificar o grau do seu astigmatismo e como pode ficar o aspecto da sua lente. Olha só:

receita de astigmatismo

Tabela de indicação de acordo com o eixo do astigmatismo

Veja aqui tudo sobre o eixo do astigmatismo.

Consigo ter lentes finas para o meu grau?

Se na sua receita de astigmatismo o eixo estiver entre 70 e 110 graus, infelizmente as lentes tendem a ficar mais grossas na borda. Aliás, quanto maior o grau, mais grossas ficam as lentes, mas é possível reduzir a espessura de uma lente escolhendo uma lente com alto índice de refração. Fica a dica!

Se você possui mais de 2 graus de astigmatismo, dê preferência para lentes de resina e de alto índice de refração, ou seja, às lentes 1.67, 1.74 e 1.76. Além de o índice de refração favorecer a espessura da lente, a resina é considerada uma ótima matéria-prima, pois dão leveza e resistência ao óculos. Desta forma, ele não fica pesado e nem deixa aquelas indesejáveis marquinhas no nariz.

Se você já usa ou vai usar óculos e quer disfarçar as bordas das lentes de óculos para astigmatismo, escolha armações de acetato e que tenham o aro espesso e fechado. Isso porque o próprio formato e o material contribuem para disfarçar as bordas da lente do óculos.

Além disso, outra dica é escolher armações transparentes.  Por terem uma cor mais próxima das lentes de grau, essas armações ajudam a disfarçar a espessura das lentes também!

receita de astigmatismo

Lentes mais finas do mundo

Das lentes que citamos para você, a Lente Tokai 1.76  é a mais indicada, porque possuem o maior índice de refração em lentes de resina. Isso significa que elas conseguem proporcionar um óculos mais fino e mais leve. E as Lentes Tokai 1.76 são fabricadas no Japão e vendidas exclusivamente pela Lenscope na internet.

Para te ajudar a ter um óculos mais fino, disponibilizamos de forma gratuita um cálculo personalizado que relaciona o grau de miopia ou hipermetropia e astigmatismo com o tamanho de armação que é mais indicado para cada tipo de grau. Para ter acesso, é só preencher o formulário em nosso site

Nós sabemos a importância de fazer uma boa escolha quando se trata dos seus olhos e, por isso, nos disponibilizamos a tirar todas as suas dúvidas e ajudar no que for preciso na hora de escolher as suas lentes. Então, qualquer dúvida que tiver, é só escrever aqui nos comentários. 

Conseguiu aprender? Queremos ouvir se você já está sabendo tudo sobre astigmatismo!

Atualizado em 27/08/2021

receita de astigmatismo

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

10 comentários em “Lendo a receita de astigmatismo para óculos”

  1. suziane de lima santos ribeiro

    Parabéns por explicar tão bem esses assuntos de grande importância para nós,depois do que aprendi hoje com certeza não sou mais tão leiga na escolha dos meus óculos.obrigada!

    1. Oi, Suziane!
      Ficamos extremamente felizes em contribuir para o seu conhecimento, afinal, nosso objetivo é compartilhar as informações ideais e que quase ninguém sabe através do nosso blog. Acreditamos é possível saber todo processo de compra do seu óculos: desde ler uma receita, até entender o que são cada lente e por quê elas custam o que está catalogado. Inclusive, apostamos em todas as informações transparentes para que leitores como você adquiram conhecimento e seja mais fácil na sua próxima aquisição de um par de óculos Legal, né?
      Agradecemos seus elogios e se precisar de ajuda para comprar seu novo óculos, pode contar com a Equipe da Lenscope!

    1. Olá, Paulo! Tudo bem?
      Obrigada pelo seu comentário por aqui
      As siglas OD e OE significam olho direito e olho esquerdo respectivamente.
      Na ordem de sua receita, ESF, significa “Grau Esférico” ou “Esférico”. Ele indica se você tem miopia ou hipermetropia.
      Se estiver preenchido o valor em sinal positivo (+), você tem hipermetropia . Se o valor for negativo (-), você tem miopia.
      Se a sua receita vem nessa parte escrito “PLANO” ou “PL”, significa que você não possui grau de miopia ou hipermetropia
      CIL indica “Grau cilíndrico” ou Cilíndrico”. Essa coluna, quando preenchida, significa que você tem astigmatismo. Se não estiver, você não tem
      EIXO: o eixo acompanha o grau cilíndrico (CIL), ou seja, se a coluna cilíndrico estiver preenchida, a coluna do eixo também deve estar. O eixo significa a localização do astigmatismo em seu olho; essa medida varia de 0 a 180 graus.
      O astigmatismo afeta alguns pontos em nossa visão, por isso importante saber em que eixo ele está localizado.
      O seu termo “adição” ou campo “para perto” na sua receita de óculos significa que você tem presbiopia (também conhecida por vista cansada). Naturalmente isso acontece porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos.
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      Lendo a sua receita de óculos, você possui no olho direito (OD) no campo esférico -0,50 de miopia (sinal negativo) com 1.00 de astigmatismo (campo cilíndrico preenchido) localizado no eixo de 25º.
      Já no olho esquerdo (OE) você possui -0,75 de miopia com 0,75 de astigmatismo localizado no eixo de 140º.
      O termo “AD”, “ADD” ou “Adição” significa que você possui a presbiopia, também conhecida por vista cansada. Esse problema também é provocado pela dificuldade de ver de perto, mas diferente da hipermetropia, a presbiopia é um problema natural do olho que se deve a idade. Ela surge a partir dos 40 a 45 anos. Ela acontece naturalmente em nossos olhos devido do envelhecimento do cristalino que, com o tempo, vai perdendo a elasticidade para fazer o foco em objetos próximos (como o caso da leitura com o seu marido).
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido em sua visão? Então, isso é a presbiopia.
      Para quem tem presbiopia (vista cansada), o ideal é escolher por lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe
      O termo “adição” representa o valor do grau da sua presbiopia, onde o grau para longe vai progredir para o grau para perto que é de +2,50 (adição). E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.
      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos?
      É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais!

  2. Olá! Minha receita é:
    ESFÉRICO CILÍNDRICO EIXO
    PARA |O.D: -075 ————– —–
    LONGE |O.E: -075 -050 90

    D.N.P ADIÇÃO O.B.S
    60 ———- VS FOTO AR

    Gostaria de saber se a situação está muito crítica,tenho 19 anos.

    1. Olá Thais! Envie uma foto de sua receita para o e-mail ajuda@lenscope.com.br Assim podemos te ajudar com mais precisão.
      Mas, pelos dados que compartilhou, aparentemente a sua situação não é crítica, visto que você tem baixo grau de miopia com astigmatismo.

      Estamos te esperando 🙂

  3. Gostaria de uma dúvida, pq meu olho direito não consigo enxerga coisas pequena longe. Tudo fica embaçado e minhas dores de cabeça são nele. Acreditava ter miopia ou sei la.

    No médico que fui ele me deu a receita.
    OD. Esférico – e cilíndrico -2,25. Eixo 180°
    OE. Esférico +1,25 e cilíndrico -2,00. Eixo 165°

    Quero saber só esse traço no olho que realmente tenho problema que é o direito o que significa?

    1. Olá, Stephanie. Tudo bem? Conforme as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: -2,25 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo: +1,25 graus de hipermetropia com -2,00 de astigmatismo. O eixo se refere a orientação do astigmatismo no seu olho. O traço que consta na coluna do esférico do seu olho direito, significa que você não possui grau na coluna onde consta essa informação.
      O ideal é que volte ao seu oftalmologista e explique a ele o que está acontecendo. Além disso, os sintomas dos quais descreveu também podem estar relacionados ao período de adaptação com o óculos de grau, que dura entre 7 a 14 dias.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Letícia. Tudo bem? Você pode enviar uma foto da receita de óculos no e-mail da Lenscope: ajuda@lenscope.com.br
      Para conseguirmos te ajudar, precisamos saber onde está essa informação na receita, pois normalmente a receita de óculos possui 3 principais coluna: grau esférico, grau cilíndrico e eixo.
      Todas essas informações (e as demais, caso o médico tenha anotado) são fundamentais para que a gente consiga esclarecer todas as suas dúvidas.

      Então, é só enviar ao nosso e-mail que conseguimos te ajudar! Estamos te esperando! 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *