Lente de óculos manchada, desbotada ou craquelada – saiba o que pode ter acontecido

Lente de óculos manchada
  • por
4.2
(225)

A lente do seu óculos já ficou manchada, desbotada ou craquelada ou até mesmo descascada? Se a sua resposta é sim, saiba que as causas podem ser mais prováveis do que parecem. 

Geralmente lentes de óculos ficam manchadas por três fatores principais. São eles:

  • Reação a produtos químicos;
  • Calor/temperaturas elevadas;
  • Aperto excessivo do paninho na limpeza das lentes.

E para evitar as manchas nas lentes, é muito importante sempre fazer a limpeza correta e com produtos adequados.

Isso porque, como o desgaste das lentes não é imediato, é somente com o tempo que a película protetora do antirreflexo pode manchar, embaçar ou até mesmo craquelar. 

óculos descascando

Foto grupo Míopes Facebook

Então se você limpar suas lentes de maneira errada, a longo prazo é possível que você danifique seu óculos.

E quando isso ocorre, além do desconforto visual para quem usa, fica mais difícil de enxergar os objetos. 

O resultado é ter que trocar as lentes em menos tempo do que o previsto.

Por esses motivos, vamos trazer para você as melhores formas de manter a lente do seu óculos limpa e evitar manchas indesejadas.

Água corrente e detergente neutro

Simples e barato, é o produto mais indicado para limpar as lentes de óculos.

Por ser um dos únicos produtos que age de modo direto na lente, o detergente neutro limpa todas as camadas de sujeira.

Mas lembre-se de usar somente o sabão neutro para fazer a limpeza do seu óculos!

Detergentes à base de frutas cítricas podem danificar as lentes, assim como o álcool presente em loção hidratante, shampoo, sabonete líquido e etc.

Outra recomendação importante é que a limpeza seja sempre realizada com água em temperatura ambiente. A água quente deve ser evitada porque ela estraga os tratamentos da lente como antirrisco, antirreflexo e até mesmo a proteção UV.

Lente de óculos manchada

Use sabão neutro para a limpeza das lentes do óculos

Paninho de microfibra (flanelinha do óculos)

Muitas pessoas têm o hábito de limpar as lentes na camiseta ou com papel higiênico. Esses métodos rotineiros podem até parecer a solução imediata, mas a longo prazo eles diminuem a vida útil das lentes.

O que acontece é que essas superfícies como blusas, papel toalha, papel higiênico e guardanapo possuem microfissuras. 

Ao esfregar esse tipo de material na lente, o atrito dessas microfissuras podem danificar a superfície da sua lente.

Por isso, é importante sempre usar o paninho de microfibra para fazer a limpeza da lente. Além de evitar que as lentes risquem com facilidade, a flanelinha também é um método de limpeza super prático porque você pode levar para qualquer lugar. 

É só colocar seu paninho dentro da bolsa ou até mesmo no bolso da calça para garantir que seu óculos fique sempre limpo. 

E quanto mais grossa e mais macia for a flanelinha, melhor é o resultado na limpeza.

Isso porque com um paninho mais macio, você não precisa fazer movimentos muito pesados ou forçar a limpeza. 

Basta esfregar suavemente para ter uma lente totalmente limpa.

Lente de óculos manchada

Spray limpa-lentes

O spray limpa-lentes é um produto específico para a limpeza das lentes de óculos. A solução foi desenvolvida para facilitar não só a limpeza das lentes, mas também a praticidade de poder carregar para qualquer lugar.

No entanto, antes de efetuar a compra, é importante certificar em quais superfícies o spray pode ser usado. 

Algumas marcas não podem ser utilizadas em lentes fotossensíveis e lentes escuras, então lembre-se de verificar as instruções de uso antes de comprar e usar.

Antirreflexo nas lentes

Além dos produtos específicos, existem alguns tratamentos que também facilitam a limpeza de suas lentes.

Por exemplo, as lentes que acompanham antirreflexo e antirrisco são mais fáceis de limpar. Afinal, os tratamentos funcionam como uma barreira protetora para o seu óculos.

Assim, além da facilidade na limpeza, as camadas de antirreflexo também garantem durabilidade e resistência, evitando o desgaste rápido das lentes.

No entanto, o antirreflexo é um tratamento que normalmente não está incluso no valor da lente, ou seja, precisa ser contratado a parte. 

Mas existem diversas opções no mercado, das mais básicas às mais completas, e você pode optar por aquela que achar melhor.

Então, na hora de escolher sua nova lente, lembre-se de perguntar se no valor da lente já está incluso algum tratamento.

Para ter uma lente de qualidade, é essencialmente necessário que ela venha acompanhada do antirreflexo, antirisco e proteção 100%UV.

Lente de óculos manchada

Como economizar na lente antirreflexo?

Se você está em busca do melhor custo-benefício, saiba que a Lenscope disponibiliza os tratamentos já inclusos no valor de todas as suas lentes.

Para quem ter até 4 graus de miopia ou hipermetropia, temos as Lentes Lenscope Poli 1.59. Ela já vem com todos os tratamentos essenciais: proteção UV, antirrisco e antirreflexo.

E para casos acima de 4 graus, as Lentes Lenscope LensAI 1.74 são uma opção de lente mais leve e resistente.

Além dos tratamentos essenciais de antirreflexo, antirrisco, proteção UV, ela também já vem com camada liporrepelente e hidrorrepelente e proteção contra microfissuras.

Instagram Lenscope [Lentes Lenscope LensAI 1.74]

 

Consideração final

A limpeza correta das lentes é essencial para garantir a durabilidade do seu óculos porque evita que danos aconteçam.Por exemplo: lente manchada, craquelada ou até mesmo riscada.Existem diversas formas práticas e baratas de limpar seu óculos corretamente e evitar que as lentes fiquem manchadas.

O mais importante é nunca utilizar produtos que contenham álcool em sua fórmula (sabonete, shampoo etc) e evitar limpar as lentes na camiseta ou guardanapo. Limpando as lentes corretamente você prolonga a vida útil do seu óculos e mantém a qualidade da lentes por mais tempo.

Você limpa suas lentes corretamente? O que você faz para garantir que seu óculos dure por mais tempo? Compartilha com a gente deixando seu comentário aqui embaixo!orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 225

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

31 comentários em “Lente de óculos manchada, desbotada ou craquelada – saiba o que pode ter acontecido”

    1. Olá, Arlei! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Usar a pasta de dente pode danificar a longo prazo as lentes do seu óculos 🙁 neste caso, o ideal é fazer novas lentes para que você continue tendo uma qualidade de visão para enxergar.
      O ideal é limpar as lentes de óculos com água em temperatura ambiente e sabão neutro; pano de microfibra que normalmente acompanha seu óculos; spray especializado para limpa das lentes. Se precisar de ajuda para novas lentes do seu óculos, pode contar com a Lenscope. Nossas lentes incluem os tratamentos essenciais sem pagar a mais por isso como: antirrisco, antirreflexo e proteção UV. Se quiser saber mais é só aceossar https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Gladis! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Faz muito tempo suas lentes estão danificadas? O ideal é trocar por novas lentes para que você possa enxergar com melhor nitidez e qualidade Fica com a lente craquelada pode atrapalhar na hora de enxergar suas tarefas no dia a dia.
      Se precisar trocar as lentes do seu óculos, entre em contato com nós da Lenscope que vamos ficar muito contentes em poder te ajudar Se quiser saber mais sobre nós, é só acessar: https://lenscope.com.br/

    2. Olá eu preciso neste instante é saber como tirar os craquelados de lentes de grau que foram tratadas com anti reflexo e hoje elas começam craquelar.
      Quero também saber de custo de lentes de grau tipo 2.5 pra perto e 0, 75 para longe.

    1. Oi, Renato! Como vai?

      Muito obrigada pelo seu comentário em nosso artigo

      Faz muito tempo que as suas lentes estão danificadas? O ideal é trocar as novas lentes do seu óculos para que você possa enxergar com melhor nitidez e qualidade Fica com a lente manchada pode atrapalhar na hora de enxergar suas tarefas no dia a dia.
      Aqui na Lenscope, nós oferecemos todas as lentes já inclusas com os tratamentos essenciais que ajudam na resistência e durabilidade do seu óculos. E você não paga a mais por isso Te convido a conhecer em https://lenscope.com.br/

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  1. Boa tarde meu óculos apareceu uma mancha na qual no consigo tirar . Hoje fui tentar trocar as lentes porém ele disse pra eu passar uma acetona. ( Esse meu óculos é de sol , porém é de grau.

    Oque eu faço???

    Tenho claucoma

    1. Olá, Edna! Tudo bom?

      Muito obrigada pelo seu comentário! 😀
      Produtos a base de álcool como acetona, álcool em gel, sabonete, dentre outros podem danificar suas lentes prejudicando a durabilidade delas. À longo prazo,suas lentes podem, por exemplo, manchar ou até mesmo remover a película protetora do antirreflexo.

      O ideal é escolher por água temperatura ambiente e sabão neutro para limpar as lentes. E usar um paninho bem macio para secar

      Na Lenscope disponibilizamos a venda do nosso kit limpa lentes que acompanha:
      1 paninho macio de microfibra da Lenscope
      1 estojo de proteção
      1 spray limpa-lentes
      É só acessar para comprar: https://lenscope.com.br/kit-lenscope-cuidado-para-oculos

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  2. SHEILA CRISTINA Feminino MOLLULO

    Bom dia!

    A lente do meu óculos está com uma mancha que apareceu do nada tipo um embassado e não consigo tirar, o que eu faço?

    1. Oi, Sheila! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Poxa, que pena que isso aconteceu 🙁 Faz muito tempo que as suas lentes estão com essa mancha? O ideal é trocar as novas lentes do seu óculos para que você possa enxergar com melhor nitidez e qualidade Fica com a lente manchada pode atrapalhar na hora de realizar atividades normais do dia a dia.

      Aqui na Lenscope todas as lentes já acompanham os tratamentos essenciais que ajudam na resistência e durabilidade do seu óculos: antirreflexo, antirrisco e proteção 100% UV. E você não paga a mais por isso Te convido a nos conhecer acessando https://lenscope.com.br/

      Sempre que precisar, conte com a gente!

  3. Olá. Como consigo remover o antireflexo das minha lentes, que já está bastante danificado, até eu poder adquirir outros óculos? É possível utilizando água quente?

    1. Olá, Leonardo! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário por aqui

      O mais indicado é trocar as lentes do seu óculos para que você possa enxergar com melhor nitidez e qualidade Fica com a lente manchada pode atrapalhar na hora de enxergar suas tarefas no dia a dia. A água quente pode danificar ainda mais as lentes do seu óculos 🙁

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos todas as lentes já inclusas com os tratamentos essenciais que ajudam na resistência e durabilidade do seu óculos. E você não paga a mais por isso Te convido a conhecer em https://lenscope.com.br/

      Qualquer dúvida, estamos aqui

  4. Oi hoje fui fazer o ajuste da haste do óculos, (o apoio da orelha, perninha do óculos), o atendente não protegeu as lentes e mergulhou o óculos de Acetato com as lentes dentro da caixa de areia, e esquentou junto ao um aparelho que estava ao lado, eu pedi para tomar cuidado com as lentes, ele nem se quer me ouviu e continou consertando o jeito dele, as pernas do óculos foi de fato alinhada e ajustadas, vim pra casa, ao chegar em casa comecei a sentir as lentes com uma sombra estranha, mas não sei atenção porque eu estava cansada, fui conversa com minha mãe e irmã, quando minha irmã notou um barulho de estalo vindo do meu óculos, quando ela viu ela me alertou que as lentes estava com uns risco, foi aí que retirei o óculos do rosto, coloquei rente a luz do sol, e vi o craqueado, e me certifiquei que realmente estava e que não era impressão minha, segunda feira estou indo na ótica tentar resolver, tem como eles consertarem o erro que foi cometido por eles, o óculos é novo, só tem 2 dias ??
    Ou devo exigir que faça lentes novas?
    POR FAVOR ME AJUDE

    1. Olá, Bárbara!

      Obrigada pelo seu comentário

      Você pode estar conferindo se a ótica oferece garantia de troca ou reembolso para as suas lentes O mais recomendado é você fazer a troca das lentes, pois com o tempo isso pode te atrapalhar para enxergar.

      Se precisar trocar as lentes do seu óculos, te convido a conhecer a Lenscope para fazer suas lentes de maneira inovadora e sem precisar sair de casa ❤ Vamos adorar te ajudar! É só acessar https://lenscope.com.br/

      Todas as nossas lentes acompanham certificado de autenticidade e garantia. Além disso, você pode participar do programa “100 dias para provar e amar”. Se você não gostar ou se adaptar com seu óculos, devolvemos o dinheiro para você Você pode saber mais em https://lenscope.com.br/cem-dias-para-provar

      Qualquer dúvida, conte com a gente! 😀

    1. Olá, Guilherme tudo bem?
      Geralmente manchas assim são mais difíceis de tirar 🙁
      Mas leve o óculos na ótica onde você fez suas lentes. Quem sabe eles não conseguem te ajudar
      Só evite usar produtos químicos, pois assim você pode danificar ainda mais as lentes do seu óculos.

  5. Boa tarde!
    estava com o óculos em cima da escrivaninha e por descuido caiu acetona na lente do óculos o que ocasionou uma mancha branca! ainda há reparo?

    1. Olá, Daiane!

      Poxa, é muito chato quando isso acontece. Sinto muito.
      Nesses casos, o mais indicado é que você faça novas lentes. Isso porque ao tentar limpar esse dano causado por produto químico, pode acabar danificando ainda mais o seu óculos.
      Sei bem como é chato isso, mas é o melhor a se fazer. Se tiver mais dúvidas ou pudermos ajudar de alguma maneira é só comentar aqui.

    1. Oi, Milton. Tudo bem? O ideal é que você procure o estabelecimento onde fez as suas lentes para saber o que pode ter acontecido e como proceder. Assim você não corre o risco de estragar as suas lentes ou perder a garantia.

  6. Oi! Esse é o meu segundo óculos e o mesmo problema aconteceu. Na parte de baixo, onde fica a lente, apareceu um verde como um lodo. O primeiro eu lavava com detergente neutro e limpava com papel higiênico. Foi assim que disseram pra eu limpar aonde fiz meus óculos. E apareceu essa mancha verde e ficou arranhada, a lente e embaçada, aí fiz outro agora faz 1 mês em outra ótica, aí comprei um spray lá que disseram ser apropriado e me deram um lenço. Só que observei que tá o mesmo problema, o que eu faço?

    1. Oi, Fernanda! Poxa! Sentimos muito por isso 🙁
      Não é normal que saia nenhum tipo de sujeira das lentes do óculos, principalmente sendo um óculos novo. O ideal é que você converse com o estabelecimento onde fez o óculos para descobrir a causa raiz desse problema e resolvê-lo definitivamente.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

  7. Oi, no meu caso, o meu óculos está com lentes riscadas e descascadas. Eu não sei o que fazer, além que ela está verde nos cantos, não sei se é fungo.

    1. Olá, Lucia. Tudo bem? O ideal é que tome cuidado ao utilizar óculos na piscina, pois o cloro contém substâncias químicas que podem danificar os tratamentos em suas lentes. Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Jussara. Tudo bem? Poxa, que pena que isso aconteceu com as suas lentes 🙁 o ideal para a limpeza das lentes do seu óculos é usar um sabão neutro e água corrente ou paninho de microfibra que costuma vir acompanhado com quando você faz o seu óculos 🙂

      Se isso aconteceu, provavelmente você vai sentir incômodos para enxergar, por exemplo: sentir que a lente está todo tempo suja ou até mesmo riscada.
      O ideal é fazer novas lentes para o seu óculos para que tenha um melhor desempenho para enxergar.

      Se você quiser, pode mandar a receita do seu óculos novo para o nosso e-mail, assim podemos ver qual a lente mais indicada para o seu grau 🙂
      Aqui também desenvolvemos uma ferramenta totalmente gratuita para te ajudar a comparar os preços de lentes e ver qual o melhor custo-benefício. Legal, né?

      Assim, você pode comparar os preços das diferentes marcas de lentes e ver qual é a ideal para você (e o seu bolso). Ah, nessa mesma ferramenta também indicamos o tamanho do óculos ideal para o seu grau. Tudo para que você tenha a melhor experiência de compra conosco! 🙂

      Se ficar com alguma dúvida, estamos aqui! 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *