Qual é a melhor lente de óculos para criança?

lentes de óculos para criança
5
(12)

Você sabia que existem vários tipos de lentes de óculos para criança? Por conta disso, muitos pais cometem alguns erros na hora de escolher as lentes ideais para seus filhos.

Mas esse tipo de erro pode custar muito caro. Não só pela saúde da visão da criança, mas também porque, como o fato de usar óculos vai ser uma novidade na vida dos pequenos, é preciso tomar a decisão correta para que eles sintam vontade de usá-lo.

Mas não se preocupem, pais! Estamos aqui para ajudar você: nesse artigo, vamos falar quais são as melhores lentes e porque escolhê-las.

Qual a melhor lente para criança?

As lentes de óculos para criança ideais são:

  • Lentes Trivex
  • Lentes de Policarbonato
  • Lentes de Resina com alto índice de refração

Quanto menor for a criança, mais ativa ela é. Ou seja, pratica esportes, brinca com os amigos, faz atividades na escola…e, por conta disso, o óculos deve ser feito para essas necessidades.

As lentes de óculos para criança devem ser resistentes, leves e ter durabilidade comprovada.

Para explicar melhor essas lentes, vamos dividi-las em duas categorias: Crianças com grau baixo (que possuem até 4 graus de miopia, hipermetropia ou astigmatismo) e crianças com grau alto (que possuem mais de 4 graus).

Lentes para criança: grau baixo

As lentes de óculos para criança mais comuns escolhidas são as Trivex (com índice de refração 1.53) e Policarbonato (com índice de refração 1.59) .

Vou te dar uma dica: as mais indicadas são as lentes de policarbonato, porque é um material mais leve e bem mais resistente, além de ter um índice de refração maior que a Trivex – o que é ótimo para crianças e quanto maior o índice de refração, mais finas as lentes ficam.

É importante também ter tratamentos acompanhando a lente de óculos das crianças, porque vai garantir resistência, durabilidade e leveza para elas.

São proteções essenciais para um óculos infantil:

  • Antirrisco
  • Antirreflexo
  • Proteção 100% UV

Entretanto, é difícil encontrar uma lente que acompanhe tudo isso por um preço mais acessível.

Pensando nisso, oferecemos as Lente Lenscope 1.59 que são exatamente para aquelas crianças de até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 de astigmatismo.

Ela possui um índice de refração mais adequado para crianças, acompanha todos os tratamentos e tem valor mais acessível que o mercado tradicional.

Veja aqui a diferença das Lentes Lenscope 1.59 e das óticas.

Óculos para crianças que usam celulares

Por esse título do nosso artigo, você já deve imaginar: sim, infelizmente, hoje em dia é cada vez mais comum as crianças terem contato com dispositivos eletrônicos, principalmente celulares e tablets.

E por isso existem lentes de óculos para aqueles que ficam muito tempo conectados.

Os aparelhos eletrônicos emitem a luz azul violeta, que é totalmente nociva para os olhos e provocam, principalmente, fadiga ocular, dores de cabeça e falta de sono.

A luz azul violeta atua bloqueando a nossa produção do hormônio de melatonina, que é responsável por induzir nosso sono.

Com isso, ao usar aparelhos como Smartphone antes de dormir, passamos a mensagem para nosso corpo de que é dia e estamos acordados. Dessa forma, adquirimos insônia.

Mas existe um jeito de filtrar essa luz azul-violeta: utilizando lentes especiais.

Para casos como esses, a Lenscope atende casos de até 4 graus de miopia ou hipermetropia com 2 graus de astigmatismo, com as lentes Lentes Digital Comfort.

Estas lentes bloqueiam o filtro azul-violeta, que tanto faz mal para os nossos olhos e podem ser ideais para os pequenos!

lentes de óculos para criança

Como funciona a atuação das lentes com filtro de luz azul

Lentes para criança: grau alto

As lentes de óculos para criança que utiliza grau alto são mais indicadas quando feitas de resina, pois é o melhor material quando o assunto é resistência e leveza para quem tem graus elevados.

Neste caso, por se tratar de um grau alto, é importante se preocupar com a estética final no rostinho da criança para não proporcionar um óculos com lentes grossas.

Então, mais uma dica da Lenscope: quanto maior o índice de refração, mais finas serão as lentes. Ou seja, é só procurar uma lente de alto índice de refração que seja adequada ao grau do seu filho.

Os índices de alto grau em lentes de resina estão disponíveis para:

  • 1.67
  • 1.74
  • 1.76

A lente de maior índice de refração em resina do mundo são as Lentes Tokai 1.76 e ideais para quem tem mais de 4 graus.

Entretanto, essas lentes devem ser de design asférico, ok?

Design das lentes para crianças

Isso porque existem dois tipos de design de lente bem comum no mercado, as lentes asféricas e esféricas.

As lentes esféricas seguem o  formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Dessa forma, há pouco material no centro e muito na borda das lentes causando as distorções nos cantos das lentes.

Ao usar uma lente esférica o campo de visão da criança acaba ficando limitado, principalmente o campo de visão periférico (das laterais do óculos), podendo atrapalhar as brincadeiras e desempenho na escola.

Já as lentes asféricas proporcionam menos distorções e, por isso, o campo periférico é mais amplo, ideais para uma lente de grau alto. As Lentes Tokai 1.76 possuem o design asférico.

Confuso? Provavelmente, esta imagem te ajude a entender melhor:

lentes de óculos para criança

Além disso, essas lentes de alto índice de refração podem ter preços bem elevados no mercado.

Clique aqui e consulte os preços de lentes para óculos no mercado.

Erros comuns cometidos pelos pais

As crianças estão em fase de desenvolvimento e, por conta disso, a variação de grau dos olhos podem acontecer em pouco tempo, diferente de um adulto.

Por isso é de extrema importância visitar frequentemente o oftalmologista, e fazer um acompanhamento a cada 6 meses (ou de acordo com a recomendação médica).

Além disso, outro alerta:

Não tente economizar comprando lentes baratas para o óculos do seu filho.

Muitas vezes, na tentativa de economizar, muitos pais escolhem lentes de acrílico, que são mais baratas, porém bem menos resistentes que uma de policarbonato.

Consequentemente a criança vai ter mais desconforto na adaptação e usar óculos pode não ser uma tarefa tão prazerosa como deveria ser.

O mesmo vale em alto grau. Pense que é o primeiro contato do seu filho com óculos novo, então busque preservar a novidade e a vontade de usar o óculos escolhendo o máximo de conforto para eles.

Pense nisso! A Lenscope tem as lentes mais finas do mercado, que oferecem a qualidade que os olhos do seu filho precisa, com o conforto visual, a beleza estética e um valor mais econômico.

Considerações finais

Agora que você já sabe escolher as melhores lentes de óculos para criança, não cometa erros com o seu filho: preze pela saúde dos olhos dele.

Opte por lentes de policarbonato se ele tiver até 4 graus, ou lentes de resina para mais de 4 graus.

Ah! E se ele for uma criança conectada, considere adquirir lentes com filtro de luz azul.

Bom…mas de nada adianta ter boas lentes se a armação não comportá-las corretamente, não é mesmo?

Por isso, existem armações de óculos ideais para crianças também: silicone, ideais para crianças pequenas. Como também grilamid ou acetato, para crianças maiores.

Para saber mais e escolher a armação correta para seu filho, confira aqui o nosso artigo completo com mais dicas

E não se esqueça: torne participativa a escolha do seu filho com o óculos. Afinal, é ele que vai utilizar.

Ajude a criança a se interessar em usar óculos deixando escolher, por exemplo, a cor da armação.

lentes de óculos para criança

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Qual é a melhor lente de óculos para criança?”

  1. Olá, bom dia! Tudo bem?
    Gostaria de agendar uma visita com representante aqui no meu consultório, pois a procura de lentes infantis tem sido grande. Poderia me ajudar por favor?
    Grata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *