Lente de vidro: prós e contras e como escolher a melhor lente

lente de vidro
  • por
4.3
(29)

A lente de vidro (também chamada de lente de cristal) é uma das opções mais antigas que existem. Além disso, é também o material opticamente mais eficiente para produzir lentes. Afinal, em comparação com todas as demais lentes de óculos, a lente de vidro, sem dúvida alguma, é a que oferece melhor acuidade visual.

Isso porque seu material possui menos impurezas do que as lentes de plástico, por exemplo. Assim, quem a utiliza tem mais facilidade para ver.

A lente de vidro é uma ótima opção, especialmente para quem tem alto grau. Afinal, oferece a melhor clareza óptica comparado a qualquer outra lente. Entretanto, como todas as lentes, existem prós e contras que serão apresentados a seguir. Além disso, vamos mostrar também outras opções de lentes para alto grau. 

Lente de vidro para óculos de grau

Entre as muitas possibilidades de materiais de lentes de óculos. Estão algumas como:

  • lentes de Resina;
  • Trivex;
  • de Acrílico (ou CR-39 ou Orma ®);
  • lentes de Policarbonato e
  • lentes de Vidro (também conhecidas como lentes de cristal ou Highlight).

É provável que você já tenha ouvido pelo menos uma dessas coisas sobre a lente de cristal; que ela é mais pesada, grossa e quebra facilmente. E, olha só, podemos dizer que algumas destas informações são verdadeiras, mas nem todas.

Por exemplo, a lente de vidro é a que oferece o melhor índice de refração. Do mesmo modo, também tem maior resistência a arranhões em comparação com as lentes de plástico mais modernas, mesmo que essas contenham rigorosos revestimentos de proteção.

Logo, a depender da sua prescrição médica e preferências pessoais, é provável que prefira e se dê muito bem com a lente de vidro.

Todavia, por conta de algumas restrições e desvantagens, a maioria das pessoas preferem usar lentes de plástico. Segundo levantamento, atualmente, mais de 95% das lentes possuem algum tipo de plástico na sua produção.

Prós e contras da lente de vidro

Prós

A lente de vidro, em relação aos demais tipos de materiais, é:

  • mais clara;
  • mais limpa;
  • tem possibilidade de fabricação de lentes finas, pois apresenta alto índice de refração;
  • funciona melhor.

Além disso, o vidro é um material mais duro que o plástico. Dessa forma, a lente de cristal não risca tão facilmente quanto a lente de plástico, ainda que nessa segunda opção a lente tenha revestimento contra riscos.

Contras

A parte ruim da lente de vidro inclui os seguintes pontos que você deve levar em consideração:

  • material mais pesado;
  • em muitos lugares seu preço é mais elevado;
  • não é tão segura comparado a lentes de alguns materiais como o plástico, por exemplo, pois tem baixa resistência. Logo, são mais frágeis e quebram com facilidade;
  • é necessário armações com medidas específicas para comportar a lente de vidro;
  • não podem ser instaladas em armações sem aro; 
  • a depender do fabricante, pode ter um prazo maior para produção

Tabela com descrição de materiais de lentes, incluindo lente de vidro

Preços da lente de vidro

O principal ponto de porquê lentes de vidro são mais caras é que elas tem uma alta qualidade, assim como uma alta dificuldade de fabricação.  O tempo necessário para produção dessas lentes normalmente é mais elevado. Também, é necessário um grau de especialização maior para esse tipo de fabricação.

Primeiramente, é importante lembrar que a fabricação de vidro é uma prática milenar. Aliás, os primeiros óculos, e até há certo tempo, só existiam lentes fabricadas em vidro. Com o surgimento de novas tecnologias, o vidro começou a se mostrar um pouco menos agradável, e a indústria se readaptou.

O maior incomodo causado pelas lentes de vidro era seu peso e sua baixa resistência. Essas lentes, porém, ainda têm vantagens, como seu índice de refração maior, e também sua alta resistência à riscos. Por exemplo, ainda não se encontrou um material para lentes de óculos que seja tão resistente à riscos como vidro é.

Lente de vidro, policarbonato ou acrílico?

Agora, para facilitar sua vida na hora de escolher qual lente usar, fizemos um comparativo entre os materiais mais comuns na fabricação de lentes. São estes o vidro, policarbonato e acrílico.

Entenda as principais características e diferenças entre cada uma dessas lentes. Ainda mais, consulte para quem é mais indicado cada tipo de lente:

Vidro

  • Apresenta alto índice de refração. Assim, existe a possibilidade de fabricação de lentes mais finas;
  • Por vezes, é recomendada para correção de problema de visão acima de – 20 graus de miopia;
  • Índice de refração de 1.7, 1.8 e 1.9;
  • Tem baixa resistência e quebra com facilidade;
  • Design esférico. Em outras palavras, formato arredondado no centro. Dessa forma, provoca algumas distorções no campo de visão.

Policarbonato

  • Mais resistente e durável;
  • Indicada para quem tem baixo grau: até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com 2 de astigmatismo;
  • Possui grande resistência a impactos;
  • Índice de refração de 1.58 a 1.59;
  • Considerada como uma lente mais leve para quem tem baixo grau;
  • A lente de policarbonato é 30% mais leve que a lente de acrílico;
  • Indicado para quem tem maior preocupação com a estética, já que garante um efeito de óculos mais fino.

Acrílico

  • É o material mais comum no mercado tradicional;
  • Oferece resistência além de leveza;
  • Atualmente, é recomendada para quem tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com 2 de astigmatismo;
  • Seu índice de refração costuma ser baixo: 1.50 ou 1.49. Assim, pode ter o efeito de óculos grosso. Afinal, quanto menor o índice, mais grossa fica a lente.
  • Por ser um material mais econômico, frequentemente as lojas fazem promoção do tipo “lente + armação”. Assim, é a preferida de muita gente.

Lembrando que a escolha pelo tipo de lente depende de alguns fatores como as necessidades de cada pessoa, além do gosto pessoal, por exemplo.

Como comprar lentes para alto grau na Lenscope

Nossas lentes para alto grau (acima de 4 graus) são opções que substituem as lentes de vidro. Confira quais são:

Vendemos no nosso site uma exclusividade no Brasil: as lentes de resina mais finas do mundo! Elas são ideais para proporcionar óculos com design mais fino para quem tem alto grau.

Além do mais, já incluímos os tratamentos essenciais para a sua lente sem cobrar taxas adicionais.

Confira neste passo a passo como funciona o processo de compra dessas lentes aqui na Lenscope:

  • Passo 1 – antes de mais nada, faça o seu pedido de lentes em nosso site conforme o seu grau. Pra isso, você nos enviará uma foto da receita que recebeu do seu oftalmologista, além de uma foto de rosto para medirmos sua Distância das pupilas em relação ao nariz (DNP).
  • Passo 2 – em seguida, ainda em nosso site, escolha entre as opções de como prefere nos enviar a sua armação.
  • Passo 3 – por fim, é só esperar receber seus óculos prontinhos com as novas lentes que escolheu.

Fácil, né? Seus óculos completos sem sair de casa!

Somos uma Health tech que usa a tecnologia para democratizar o acesso a lentes de óculos de qualidade com comodidade. E acreditamos que quem tem alto grau deve se sentir confortável com seus óculos, por isso, trabalhamos com as lentes mais finas do mundo.

Faça seu orçamento online em nosso site.

lente de vidro - orçamento

Fontes:

Banton Frame Works

Eye Glasses

20/20 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 29

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Lente de vidro: prós e contras e como escolher a melhor lente”

  1. As lentes de vidro podem ser facilmente limpadas. As lentes plásticas precisam de detergente e água corrente para limpar. Todos os dias a pessoa tem que investir dois ou três minutos limpando as lentes plásticas com água corrente. As lentes de vidro podem ser limpas – em qualquer lugar – bafejando as mesmas e enxugando com papel toalha macio ou pano limpo. Nada de detergente e água corrente.

    1. Oi, Juan. Tudo bem? 🙂
      Todo o nosso processo de compra e feito online, pelo nosso site, assim conseguimos atendar o Brasil inteiro. Além disso, nós não trabalhamos com lentes de cristal. Para alto grau oferecemos as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: lenscope.com.br/lente-tokai 😉

  2. Marcus Vinícius Borges

    Ao meu entender é que as lentes de vidro são muito fracas e riscam com facilidade, e assim, se transformou num ótimo negócio para os fabricantes de lentes de policarbonato. Hoje se vê mais ópticas do que farmácias em todo Brasil. Aqui em Santa Catarina é uma em cada esquina, eu quero usar lentes de vidro, qual a opção que tenho?

    1. Olá, Marcus. Tudo bem?
      As lentes de vidro apresentam diversas limitações, como o preço elevado, o peso e a fragilidade do material. Por isso, são indicadas para graus elevados, como a partir de -20 de miopia, por exemplo. Eles estão disponíveis no mercado óptico em três diferentes índices de refração. Para escolher a melhor opção para o seu grau, o ideal é que converse com o seu médico oftalmo de confiança, para que te oriente com mais precisão.

      Nós trabalhamos com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para grau alto. Além da espessura, leveza e resistência, elas são vendidas exclusivamente no nosso site por um preço mais justo. Para saber mais sobre elas é só acessar: lenscope.com.br/lente-tokai sempre que precisar, estamos aqui. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *