lente para hipermetropia

Lente para hipermetropia: Veja qual é a mais indicada para você

0
(0)

A lente para hipermetropia é do tipo convergente e hoje é possível encontrar várias marcas e tipos de lentes para tratar esse problema de visão. As mais conhecidas são as lentes CR-39 (ORMA®), as lentes de policarbonato, as lentes 1.6, 1.67, 1.74, 1.76 e as lentes de cristal.

Continue lendo para ver  quais delas são as mais indicadas para o seu grau.

A lente para hipermetropia

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto. Ela é causada por um erro de refração no globo ocular. Afinal, o olho com hipermetropia é mais achatado que o olho normal. Dessa forma, as imagens são formadas atrás da retina, quando o certo seria a imagem se formar na própria retina. 

Formação da imagem para quem possui hipermetropia depois da retina

 As lentes do tipo convergente, então, fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

Assim, a lente para hipermetropia adequada possui algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, a lente para hipermetropia se torna grossa ao centro e fina nas bordas. Para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, essas lentes também provocam aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”. Mas não se preocupe: existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito. Além disso, podem reduzir também a espessura das suas lentes

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em 2 importantes aspectos: índice de refração e design das lentes. 

Veja a seguir quais são os tipos de lentes usadas para corrigir a hipermetropia.

As lentes que corrigem  hipermetropia

As lentes que corrigem hipermetropia disponíveis são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.6, 1.67, 1.74, 1.76 e lentes de cristal (vidro). Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado. Por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo. As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração.

Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já inclusos. Esses tratamentos, além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, também ajudam a proteger seus olhos. Por isso, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Afinal, além de leves,elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59, e isso faz com que os óculos fiquem mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39 e elas podem receber todos aqueles tratamentos citados acima. Como por exemplo, antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Se você tem até 4 graus de hipermetropia e quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.6

As lentes 1.6 podem ser consideradas lentes de médio índice de refração e, por isso, conseguem proporcionar um óculos mais fino que as lentes de policarbonato. Por serem lentes de resina, elas são leves e resistentes e podem ser encontradas na versão com filtro de luz azul, proporcionando maior conforto para nossos olhos que cada vez mais estão expostos às telas digitais. 

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus, pois seu índice de refração mais elevado contribui para que as lentes sejam mais finas.

No entanto, elas podem não garantir a eliminação ou diminuição do efeito de olhos grandes. Esse efeito também é conhecido como olho-de-boi, e pode acontecer em casos de grau alto de hipermetropia. Além disso, um ponto importante é que essas lentes costumam ter um valor elevado aqui no Brasil.

Lentes 1.74

As lentes com índice de refração de 1.74 também são fabricadas em resina e são indicadas para quem tem mais de 6 graus de hipermetropia. Elas de fato são capazes de deixar as lentes mais finas, pelo seu alto índice de refração. Além disso, seu preço pode chegar aos R$2.000,00 nas óticas brasileiras.

Lentes 1.76

As lentes 1.76 são as lentes com o maior índice de refração que você encontra em lentes de resina. Isso faz delas as lentes de resina mais finas do mundo! Dessa forma, as lentes 1.76 proporcionam um óculos mais fino e leve, além de resistente.

Você lembra que falamos da importância do design ou desenho das lentes? Então, outro ponto positivo das lentes 1.76 é que ela também possui design asférico, o que ajuda a reduzir as distorções nas laterais das lentes que podem provocar vergonha de usar óculos. 

Para você entender melhor, é importante saber que existem 2 tipos de lentes em relação ao design: lentes esféricas e lentes asféricas. 

As lentes do tipo esféricas seguem o formato de uma esfera na face interna e externa das lentes. Portanto, as lentes esféricas deixam pouco material do centro da lente e muito mais em sua borda. Inclusive, esse desequilíbrio é o responsável por aquelas distorções nos cantos das lentes. Nos casos de astigmatismo elevado, essa distorção é ainda maior.

Já as lentes do tipo asféricas possuem um design plano fazendo com que a distribuição do material da lente seja mais uniforme. Dessa forma, as lentes asféricas reduzem o aspecto fundo de garrafa e as distorções nas laterais da lente.

Você encontra as lentes 1.76 somente no site da Lenscope por um preço bastante acessível. Para os casos de alto grau, ela é bastante indicada.Afinal, dependendo do seu grau, elas podem por um preço menor comparado com as lentes 1.67 ou 1.74. 

Veja aqui quanto as Lentes Tokai 1.76 custam para o seu grau de hipermetropia.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9. Esses são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem algumas desvantagens que é importante saber para uma escolha consciente. 

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro. Por isso, hoje elas acabam sendo indicadas em casos muito específicos de hipermetropia.

Já sabe qual lente para hipermetropia é melhor para você? 

Conhecer os tipos de lentes disponíveis e adequadas para o seu caso é bastante importante Aqui na Lenscope, nos preocupamos em oferecer preços acessíveis para todos aqueles que precisam de óculos para ver bem.

A nossa missão aqui é democratizar o acesso à informação e às lentes para óculos no Brasil. Através de um processo de compra 100% online, conseguimos eliminar uma série de intermediários entre você e a melhor versão do seu óculos. 

Para saber como conseguimos te atender, é só fazer um orçamento online e sem compromisso em nosso site. E se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vamos te ajudar. 

Para ficar também por dentro de todas as novidades do mundo óptico, se inscreva na nossa Newsletter!

Fontes: 

Excimerclinic

Clevelandclinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *