Lente para hipermetropia: Veja qual é a mais indicada para você

lente para hipermetropia
  • por
4
(4)

A lente para hipermetropia é do tipo convergente e hoje é possível encontrar várias marcas e tipos de lentes para tratar esse problema de visão. As mais conhecidas são as lentes CR-39 (ORMA®), as lentes de policarbonato, as lentes 1.6, 1.67, 1.74, 1.76 e as lentes de cristal.

Continue lendo para ver  quais delas são as mais indicadas para o seu grau.

A lente para hipermetropia

A hipermetropia é a dificuldade para enxergar de perto. Ela é causada por um erro de refração no globo ocular. Afinal, o olho com hipermetropia é mais achatado que o olho normal. Dessa forma, as imagens são formadas atrás da retina, quando o certo seria a imagem se formar na própria retina. 

Formação da imagem para quem possui hipermetropia depois da retina

 As lentes do tipo convergente, então, fazem o trabalho de “puxar” as imagens para que elas sejam formadas na retina. Dessa forma, você consegue enxergar bem os objetos próximos da sua visão.

Assim, a lente para hipermetropia adequada possui algumas características específicas. A principal é que nos casos de grau alto de hipermetropia, a lente para hipermetropia se torna grossa ao centro e fina nas bordas. Para quem tem mais de 4 graus de hipermetropia, essas lentes também provocam aquele efeito chato de olhos grandes, conhecido como “olho de boi”. Mas não se preocupe: existem alguns tipos de lentes que reduzem esse efeito. Além disso, podem reduzir também a espessura das suas lentes

Para você conseguir ter lentes mais finas é preciso prestar atenção em 2 importantes aspectos: índice de refração e design das lentes. 

Veja a seguir quais são os tipos de lentes usadas para corrigir a hipermetropia.

As lentes que corrigem  hipermetropia

As lentes que corrigem hipermetropia disponíveis são: lentes CR-39 (ORMA®), lentes de policarbonato, lentes 1.6, 1.67, 1.74, 1.76 e lentes de cristal (vidro). Confira agora as especificações de cada uma delas.

Lentes CR-39 ou ORMA®

As Lentes CR-39 são lentes de acrílico também conhecidas como Orma®. Elas são as lentes mais comuns do mercado. Por isso, acabam sendo a primeira opção para quem tem até 4 graus de hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo. As lentes CR-39 possuem um índice de refração de 1.5, sendo considerada uma lente de baixo índice de refração.

Em lentes para óculos, quanto menor for o índice de refração, mais grossas as lentes ficam. Por esse motivo, as lentes CR-39 podem deixar os óculos mais grossos a partir de 2 graus de hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo.

Em alguns casos também, as lentes CR-39 podem não contar com antirreflexo, antirrisco e proteção UV já inclusos. Esses tratamentos, além de garantir maior conforto e durabilidade às lentes do seu óculos, também ajudam a proteger seus olhos. Por isso, sempre fique de olho antes de comprar e dê preferência para esses tratamentos.

Lentes de policarbonato

As lentes fabricadas em policarbonato são extremamente resistentes e leves. Por isso, se você possui até 4 graus de hipermetropia, elas podem ser uma boa escolha. Afinal, além de leves,elas possuem índice de refração que varia de 1.58 a 1.59, e isso faz com que os óculos fiquem mais finos.

Outro ponto positivo é que as lentes de policarbonato são mais leves e resistentes que as lentes CR-39 e elas podem receber todos aqueles tratamentos citados acima. Como por exemplo, antirreflexo, antirrisco e proteção UV.

Se você tem até 4 graus de hipermetropia e quer garantir lentes realmente resistentes e que vão durar até a sua próxima ida ao oftalmo, essa é a escolha certa.

Lentes 1.6

As lentes 1.6 podem ser consideradas lentes de médio índice de refração e, por isso, conseguem proporcionar um óculos mais fino que as lentes de policarbonato. Por serem lentes de resina, elas são leves e resistentes e podem ser encontradas na versão com filtro de luz azul, proporcionando maior conforto para nossos olhos que cada vez mais estão expostos às telas digitais. 

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são muito usadas em casos de hipermetropia acima de 4 graus, pois seu índice de refração mais elevado contribui para que as lentes sejam mais finas.

No entanto, elas podem não garantir a eliminação ou diminuição do efeito de olhos grandes. Esse efeito também é conhecido como olho-de-boi, e pode acontecer em casos de grau alto de hipermetropia. Além disso, um ponto importante é que essas lentes costumam ter um valor elevado aqui no Brasil.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Lentes de cristal

Conhecidas como lentes Highlight, as lentes de cristal (de vidro) possuem índices 1.7, 1.8 e 1.9. Esses são os maiores índices de refração que existem em lentes para óculos. No entanto, elas possuem algumas desvantagens que é importante saber para uma escolha consciente. 

Além do valor dessas lentes ser bastante elevado, elas são extremamente frágeis e ficam muito pesadas por serem fabricadas em vidro. Por isso, hoje elas acabam sendo indicadas em casos muito específicos de hipermetropia.

Quais tratamentos devem conter nas lentes para hipermetropia?

Conheça os principais tratamentos de lentes para hipermetropia.

  • Antirreflexo: reduz reflexos de luz em sua visão, proporcionando a você uma visão nítida;
  • Antirrisco: assegura mais resistência e durabilidade às lentes, assim dificulta o surgimento de pequenos riscos que impedem que você enxergue bem;
  • Proteção UV: protege seus olhos contra os raios ultravioletas que causam diversas doenças oculares como catarata e degeneração macular;
  • Camada antiestática: evita que poeira e demais partículas grudem nas lentes durante o tempo seco;
  • Camada hidrofóbica: reduz o acumulo da umidade e embaçamento em suas lentes ;
  • Camada óleofobica: impede que partículas gordurosas grudem na lente. Por exemplo, tocar na lente com os dedos e elas sujarem;
  • Proteção contra luz azul: Protege nossos olhos da  luz azul violeta emitida pelas telas digitais  como celular, TV, computador e tablet oferecendo maior conforto visual.

As lentes para hipermetropia podem acompanhar vários tratamentos, que geralmente recebem diversos nomes de diferentes marcas e isso pode te confundir, além de fazer você gastar bem mais do que seria necessário. Para evitar que isso aconteça, atente-se para os nomes dos tratamentos mais importantes para você. E também não deixe de verificar se suas lentes contam com todos eles.

Confira armações mais indicadas para quem tem hipermetropia

Veja dicas de quais armações são recomendadas para quem tem baixo e alto grau de hipermetropia.

Até 4 graus

Pessoas com baixo grau de hipermetropia possuem mais opções na hora de escolher a armação desejada, que nesses casos pode ser de materiais como acetato ou de metal, de diferentes modelos. Desde os óculos gatinho até aviadores e tartaruga. Entretanto, é importante não exagerar no tamanho da armação, visto que armações grande podem impossibilitar a montagem das lentes.

Mais de 4 graus

Quem possui alto grau de hipermetropia, recomenda-se a escolha de armações menores, de aro fechado e bordas espessas. Assim, as lentes se encaixam de uma maneira melhor e a armação disfarça a borda da lente. Armações de metal não são recomendadas, pois deixam as lentes em evidência, demonstrando sua espessura.

Já sabe qual lente para hipermetropia é melhor para você? 

Conhecer os tipos de lentes disponíveis e adequadas para o seu caso é bastante importante Aqui na Lenscope, nos preocupamos em oferecer preços acessíveis para todos aqueles que precisam de óculos para ver bem.

A nossa missão aqui é democratizar o acesso à informação e às lentes para óculos no Brasil. Através de um processo de compra 100% online, conseguimos eliminar uma série de intermediários entre você e a melhor versão do seu óculos. 

Para saber como conseguimos te atender, é só fazer um orçamento online e sem compromisso em nosso site. E se tiver alguma dúvida, pode deixar aqui nos comentários que vamos te ajudar. 

Para ficar também por dentro de todas as novidades do mundo óptico, se inscreva na nossa Newsletter!

Fontes: 

Excimerclinic

Clevelandclinic

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Lente para hipermetropia: Veja qual é a mais indicada para você”

    1. Oi, Luiz. Não é possível te responder qual o valor da cirurgia para hipermetropia com precisão, pois o valor de uma cirurgia ocular varia de um paciente para o outro, técnica cirúrgica escolhida e local onde será realizada. Mas de forma geral, o preço varia entre R$ 2.000 e R$ 6.000 por olho. Temos um artigo completo aqui no Blog sobre cirurgia para hipermetropia: https://lenscope.com.br/blog/cirurgia-para-hipermetropia/

      Sempre que precisar, estamos aqui 😉

  1. Rosely Mendes Abraão Caetano

    Fiz um óculos e não gostei, achei pesado e meu olho ficou grande.
    Paguei caro e estou chateada.
    O que devo fazer?
    Fiz em uma ótica famosa em minha cidade
    Gostaria de um conselho , já que perdi e não ter feito com a lenscope

    1. Olá, Rosely. Poxa, sentimos muito! O ideal é que entre em contato com a ótica para saber sobre a política de troca, devolução ou adaptação com o óculos novo. E, caso opte por fazer um novo óculos, priorize sempre lentes mais finas e armação de aro menor, para ter o melhor resultado do seu companheiro de todas as horas. No nosso site você encontra dicas e orientações personalizadas para o seu grau, é só acessar: lenscope.com.br/orcamento
      Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *