Lente polarizada: Principais mitos

lente polarizada
  • por
5
(4)

Lente polarizada é aquela que reduz o reflexo da luz solar, o brilho nas superfícies planas como água, estrada etc. E esse é o motivo do aumento no uso de óculos de sol nas estações mais quentes por pessoas que vão à praia, piscina ou passam bastante tempo ao ar livre.

Essas lentes protegem de qualquer situação em que a luz forte pode ofuscar a visão, então, quem usa óculos de sol com lentes polarizadas acaba evitando aquelas dores de cabeça causadas pela fadiga ocular.

A lente polarizada também pode proteger contra os raios UV, que no longo prazo podem causar catarata e pterígio (carne nos olhos). Mas, apesar de oferecer proteção e uma visão mais confortável, seu uso nem sempre é aconselhado.

Mitos sobre lentes polarizadas

Veja alguns mitos sobre lentes polarizadas

Óculos com lentes polarizadas bloqueiam totalmente o brilho

A lente polarizada mantém as características normais de lentes de óculos de sol comuns, reduzindo o brilho da luz ambiente, mas não em sua totalidade. Ela elimina boa parte do reflexo e não o brilho total.

Óculos com lente polarizada dificultam a visualização de telas/monitores LCD

Pode acreditar que é verdade. Em determinados ângulos a tela de cristal líquido (LCD) pode não ser vista por causa da polarização da luz. É por isso que pilotos que usam instrumentação de LCD não devem usar esse tipo de lente. Então, sempre que precisar usar essas telas, tire seus óculos com lente polarizada.

Óculos com lente polarizada ajudam na direção

Dependendo do ângulo do sol a lente polarizada pode deixar a direção mais segura ao bloquear parte da luz refletida no asfalto ou na parte brilhante dos carros.

Mas os motociclistas devem evitar esse tipo de lente porque com o efeito de escurecimento alguns detalhes na estrada podem passar despercebidos, como uma mancha de óleo, por exemplo, o que causaria um grande perigo na pista.

Óculos com lentes polarizadas são caros, então devem ser bons

Na verdade, não. O valor dos óculos não define se ele é adequado às proteções necessárias contra os raios UV. Esses raios são extremamente nocivos para a nossa pele e para os nossos olhos, e só a polarização em si não é capaz de bloquear esses raios, é preciso ter proteção específica para raios UV. 

Óculos mais grossos fornecem melhor polarização

Não necessariamente. Lentes mais grossas são melhores para impacto, mas o nível de polarização é o mesmo de lentes mais finas. A diferença está nesse nível, e não na espessura das lentes.

Óculos polarizados não podem ser utilizados quando existe necessidade de óculos bifocais

Apesar de não serem recomendados, quem precisa de óculos bifocais pode utilizar lentes progressivas, que adaptam os olhos às necessidades visuais. 

O mais importante é se certificar que seus óculos possuem 100% de proteção UV

Isso porque, as lentes com proteção 100% UV previnem a perigosa exposição de nossos olhos aos raios ultravioletas, tanto ao ar livre com o sol, quanto dentro de casa com luzes e aparelhos eletrônicos.

Além disso, a constante exposição dos olhos aos raios UV pode provocar doenças oculares graves como catarata e degeneração macular. Doenças que quando não tratadas adequadamente, podem levar à perda de parte da visão.

É importante se certificar que suas lentes possuem de fato proteção UV, pois algumas empresas, comercializam como um tratamento à parte e com valor adicional.

Aqui, na Lenscope, as suas lentes já possuem esse tratamento, além de serem anti risco e anti reflexo, sem custos adicionais. Lentes com tecnologia japonesa, qualidade e valores justos. Você pode realizar a compra de suas lentes online, com o auxílio e atenção de nossa equipe sempre que precisar! E

Além disso, entregamos seu óculos pronto em sua casa. E, caso você já tenha uma armação, nós buscamos e devolvemos seus óculos. Sem que você precise sair de casa. Para saber condições e valor das lentes mais adequadas para você, faça um orçamento gratuito no site! Basta preencher com os dados da sua receita. 

Mas e você, já tinha ouvido falar sobre lentes polarizadas? Já utilizou? Então conte a sua experiência aqui nos comentários!

Fontes:

Everyday Health

Shaydz

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

7 comentários em “Lente polarizada: Principais mitos”

  1. Gostei muito das explicações e é tbm tirei muitas dúvidas pois como preciso usar óculos de grau multi focal e agora já estou nescecitando adquirir de sol com grau vim procurar saber mais se podia ser feito um óculos com lentes polarizadas.Pois somos muito enganados nas óticas físicas.. Muito obrigado pelas informações!!

    1. Oi, Rosana! Tudo bem?

      Ficamos muito felizes que esse conteúdo tenha sido esclarecedor para você 😊
      Aqui na Lenscope temos uma vontade imensa de mudar a forma como acontece a venda de lentes para óculos.
      Através de conteúdos como este daqui, buscamos tornar acessível informações que deveriam estar ao alcance de todos 🙂
      Se tiver com alguma dúvida, é só contar com a gente!

  2. Já utilizo as lentes polarizados por estar expostas ao sol e a luz d mercúrio a noite ao dirigir
    Más as informações pela Lenscope foram úteis

    1. Olá, Diogo. Tudo bem? É comum que as lentes polarizadas se desgastem com o tempo, este é um dos sinais de que as lentes precisam ser trocadas. Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Daúdo. Tudo bem? As lentes polarizadas são ideais para quem busca conforto visual e proteção, por bloquearem a luz solar ofuscante refletida em superfícies planas.
      Já as lentes antirreflexo reduzem os reflexos de luz nas lentes do óculos, porque funciona como uma espécie de barreira que bloqueia aqueles reflexos indesejados que podem atrapalhar a sua visão. No entanto, as duas possuem funções diferentes, e a lente ideal vai depender das atividades que você mais pratica no dia a dia.
      Para saber mais sobre estas lentes acesse https://lenscope.com.br/blog/o-que-e-lente-polarizada/ https://lenscope.com.br/blog/lentes-antirreflexo-tudo-o-que-voce-precisa-saber/c .
      Esperamos ter ajudado. 🙂:)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *