lente polarizada

Lente polarizada: como funciona, vantagens, desvantagens e se valem a pena?

5
(1)

A lente polarizada é mais indicadas para quem fica ao ar livre, pois protegem os olhos e dão mais nitidez. 

Por exemplo, a luz do sol diretamente nos nossos olhos, além de incomodar, pode ser perigosa, e um óculos de sol com as lentes polarizadas pode ser bastante importante nesse caso. 

Como a lentes polarizada funciona?

Ao contrário das lentes comuns não polarizadas, as lentes polarizadas diminuem o brilho e a luz excessiva, dando mais clareza e nitidez para os nossos olhos.

Isso porque, a lente polarizada possui um filtro que permite apenas as luzes que vêm da vertical, bloqueando as luzes que vêm da horizontal, que são mais nocivas e contêm mais brilho. 

A lente polarizada possui várias cores, sendo as mais comuns cinza e marrom. Cores mais escuras oferecem maior polarização e proteção.

Quem deve usar lentes polarizadas

Pessoas constantemente expostas ao ar livre, sol ou ambientes iluminados devem usar uma lente polarizada. 

Portanto, pessoas que trabalham ao ar livre, atletas, ou ainda, pessoas que frequentam muito praias, parques ou se expõem a neve, sol e água. Pessoas que precisam utilizar óculos de sol.

Vantagens das lentes polarizadas

  • Reduz a tensão dos olhos
  • Melhora a nitidez e a clareza para enxergar
  • Elimina o brilho excessivo
  • Pouca distorção de cor

Desvantagens das lentes polarizadas

Entretanto, mesmo melhorando o conforto visual, a lente polarizada possui algumas desvantagens:

  • Não são boas para leitura
  • Dificultam a visão a noite ou em ambientes com baixa iluminação

Quando não usar lentes polarizadas?

A lente polarizada pode dificultar a visão de pessoas que tenham problemas psicológicos ou neurológicos. Ou que tenham a percepção de cores diferente do comum. Fique atento se esse é o seu caso!

Além disso, também não são lentes indicadas para quem precisa olhar para telas LCD, como o painel do carro, televisores, celulares, entre outros.

Alternativas às lentes polarizadas

Para quem não consegue enxergar com uma lente polarizada ou pratica atividades em que as lentes não são recomendadas, existem algumas alternativas:

  • Óculos de sol espelhados 
  • Lentes fotocromáticas (que escurecem ou clareiam de acordo com o ambiente)
  • Óculos com proteção antirreflexo

Lentes polarizadas vs lentes com proteção UV

Às vezes é fácil se confundir, mas a lente ser polarizada não significa que necessariamente ela acompanha a proteção ao raios UV. Por isso, é importante saber que lente polarizada não é a mesma coisa que lentes com proteção UV. 

As lentes com proteção UV agem nos nossos olhos protegendo contra os raios que emitem uma luz nociva e com efeitos negativos.

Já a lente polarizada bloqueia a luz vertical, que pode ter efeito direto nos nossos olhos e saturá-los pelo brilho.

Uma lente não oferece a mesma proteção da outra. Portanto, é sempre bom procurar por óculos de sol que tenham lentes polarizadas e que tenham também a proteção UV.

No entanto, é comum encontrar no mercado, óculos de sol com lentes polarizadas que tenham proteção UV. É sempre bom procurar se informar antes de comprar.

Como saber se a sua lente é polarizada?

É bastante simples identificar se uma lente é polarizada ou não. Você pode fazer o teste utilizando os óculos em um ambiente com luz solar. Se o brilho diminuir, é uma lente polarizada.

Além disso, você pode fazer o teste olhando para alguma tela LCD – se encontrar dificuldade para ler, muito provavelmente trata-se de uma lente polarizada. 

Lentes polarizadas são boas para dirigir à noite?

Não é recomendado usar óculos com lente polarizada para dirigir à noite. 

Isso porque ela bloqueia o brilho e o excesso de luz. Pode até parecer confortável à frente de faróis fortes dos carros mas, normalmente, afetam bastante a visão noturna. Além de o painel do carro ser uma tela LCD, o que pode deixar a visão ainda mais difícil.

Com a falta de brilho e luz oferecida pelas lentes polarizadas, acabamos por ter dificuldade em enxergar à noite e, por vezes, forçamos a nossa visão de um jeito que pode prejudicá-la. Isso porque, as luzes noturnas e dos semáforos já são mais baixas.

Existem óculos próprios para dirigir à noite, que ajudam bastante nessa atividade. Para saber quais são e os preços, acesse o nosso artigo com a lista.

É importante se atentar:

Óculos que possuem uma lente polarizada são excelentes para quem faz atividades ao ar livre, mas não impedem os riscos de se olhar diretamente para o sol!

Pouco se fala sobre isso, mas é importante salientar que a luz direta do sol tem uma força muito grande, e pode prejudicar a nossa visão.

Por isso, a melhor alternativa é blindar os nossos olhos e sempre protegê-los com lentes de qualidade, que oferecem o máximo de tipos de proteção possíveis.

Já usa ou usou óculos com lente polarizada? Está pensando em adquirir? Conta pra gente sua experiência aqui nos comentários.

Fontes

Healthline

Very Well Health

American Academy of Ophthalmology

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Marcações:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *