Lente tórica: as lentes para astigmatismo

lente tórica
  • por
4.5
(15)

Já ouviu falar em lente tórica? Ela é um tipo de lente de contato indicada para quem tem astigmatismo. Mas ela também é recomendada para quem miopia ou hipermetropia com grau de astigmatismo. 

Além de atender seu grau de astigmatismo, essa lente é importante para a localização do eixo do astigmatismo em seus olhos. Vamos te explicar melhor ao longo deste artigo. Mas antes não deixe de assistir os episódios da nossa série sobre astigmatismo no nossa canal no Youtube

 

O que é e como funciona a lente tórica?

A lente tórica é um tipo de lente específica para corrigir o astigmatismo, problema de visão que dificulta  enxergar tanto de perto quanto de longe. Essa lente pode ser encontrada como gelatinosa ou rígida, dependendo do seu tipo de grau. 

Para entender como a lente tórica funciona, é importante entender como é o olho de quem tem astigmatismo.  A córnea de quem tem astigmatismo tem o formato parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas”. Por isso, a luz se programa de maneira mais difusa nos planos verticais e horizontais. Isso causa diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho.

E é essa capacidade de fornecer diferentes potências refrativas nos planos verticais e horizontais que faz com que a lente tórica seja capaz de corrigir a visão de quem tem o astigmatismo.  Dessa forma, a lente tórica costuma ter sua parte superior fina (em cima) e inferior espessa (embaixo). Quando colocada nos olhos, a lente se posiciona corretamente somente após algumas piscadas, de forma que a parte mais espessa da lente se ajuste na parte inferior do olho.

O fato da lente tórica ter esse formato, de ser mais fina em uma parte e mais espessa em outra, garante que ela não se desloque nos olhos.  Além disso, a lente tórica acompanha sua medida do grau do eixo de astigmatismo – que nada mais é que a localização do astigmatismo. Por isso, ela deve ser devidamente posicionada. Quando ocorre qualquer alteração, isso dificulta os seus olhos de ter uma visão nítida.

 

lente tórica

Eixos imaginários, não apresentam as linhas na lente

 

Veja na imagem abaixo um exemplo da lente tórica com eixo vertical e horizontal. Essas linhas são imaginárias, ou seja, não são visíveis na superfície da lente.

lente tórica

Lente de contato esférica comum (esquerda) e lente de contato tórica (direita).

Tipos de lentes tóricas

As lentes tóricas estão disponíveis em 2 tipos: gelatinosas e rígidas. O que define qual tipo é o melhor para você é o valor do seu grau.  Além disso, é importante saber que as lentes tóricas costumam ter um valor elevado, justamente porque atendem às especificações adequadas para o grau de astigmatismo. E, quanto maior for o grau, maior o preço das lentes podem ser.

Lente gelatinosa

A lente gelatinoso é recomendada para quem tem até 1 grau de astigmatismo, segundo o Dr. Dráuzio Varella Ela é muito utilizada por pessoas com miopia, hipermetropia e até astigmatismo. Mas pelo fato de ser muito flexível, a lente gelatinosa não corrige graus altos de astigmatismo.

Também não é o tipo de lente ideal para quem tem ceratocone (uma doença que se manifesta na parte anterior da córnea, que sofre uma protusão e assume o formato de um cone). Então, para quem já possui alto grau, recomenda-se a aplicação da lente rígida.

Lente rígida

A lente rígida é mais recomendada para  quem tem graus mais elevados de astigmatismo ou miopia – isso porque sua espessura é mais grossa, possibilitando a aplicação de um grau alto para essa correção.  Mas tanto a lente rígida quanto a lente a gelatinosa ou a lente tórica precisam, antes de tudo, serem recomendadas pelo seu oftalmologista.

Entenda aqui tudo sobre lentes de contatos

Qual lente usar para meu astigmatismo?

Você já deve ter reparado que as lentes de contato são bem mais caras, não é mesmo? Inclusive, elas exigem mais cuidado, trocas periódicas (ou descartáveis)Aliás, qualquer descuido pode provocar danos mais graves para a visão, como uma conjuntivite alérgica. É por essa razão que os oftalmologistas acabam recomendado o uso de óculos de grau.

Isso porque as lentes de contato dificultam a absorção de oxigênio pelos olhos.  Vale lembrar que o oxigênio é fundamental para o funcionamento da sua córnea. Se não há oxigenação em nossos olhos, eles ficam secos e irritados. O uso do óculos de grau além de permitir o fluxo de oxigênio na nossa córnea, é capaz de controlar a quantidade de luz que chega até os nossos olhos.

Além disso, se as lentes do óculos forem acompanhadas com lentes transitions (as lentes que clareiam e escurecem de acordo com o ambiente) isso é um conforto melhor ainda. Por outro lado, as lentes de contato não conseguem proporcionar esse conforto.

Portanto, o ideal é que você use óculos de grau intercalado à suas lentes de contato. Assim, você permite a entrada de oxigênio fundamental para os seus olhos. Lembrando que, assim como as especificações corretas para uma lente de contato, as lentes para óculos de grau também devem ser adequadas de acordo com sua necessidade.

Saiba os tipos de lentes de astigmatismo ideal para o seu grau.

Compre seu óculos de grau pela internet 

Agora que você já sabe um pouco mais sobre lentes de contato tóricas, você já pode decidir se elas são uma boa opção para a saúde dos seus olhos. Lembrando que, na maioria dos casos, os médicos oftalmologistas recomendam sempre alternar o uso de lentes de contato com o óculos de grau. Então, não deixe de ter um óculos com o seu grau atualizado para descansar seus olhos das lentes de contato. 

Nós, da Lenscope somos uma health tec que está revolucionando a forma como fazemos nosso óculos de grau. Através de um processo de compra 100% online, nós conseguimos eliminar uma série de intermediários que encarecem as lentes para óculos, tornando-as mais acessíveis a todos que precisam de óculos.

Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas produzimos lentes de astigmatismo para óculos, tanto para quem tem baixo ou alto grau. Faça um orçamento agora mesmo. É online e totalmente gratuito!

lente de contato tórica

Aproveite a visita e assine nossa newsletter, assim você não perde nenhuma novidade!

Atualizado em 23/08/2021.

Fontes:

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

14 comentários em “Lente tórica: as lentes para astigmatismo”

    1. Olá, Rose Meire! Tudo bem?
      O ideal é sempre seguir a recomendação médica, pois esses são os profissionais aptos a fazerem diagnósticos e prescrições para cada tipo de situação/problema.
      Qualquer dúvida, estamos por aqui!

    1. Olá, Nilson! Tudo bom?
      Obrigada pelo seu comentário
      No mercado só existe lentes tóricas anuais acima de 5 graus de astigmatismo, as lentes tóricas descartáveis para este grau não existem por enquanto 🙁
      Esperamos ter ajudado com sua dúvida.
      Caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  1. olá eu tenho no olho direito -6,00 de miopia e -2,75 de astgmatismo.
    e no olho esquerdo. -5,75 de miopia e -1,50 de astigmatismo, eu conseguiria usar lente tórica, do que a rigida ?

    1. Oi, Jonathan! Tudo bem?
      Agradecemos pelo seu
      Muito obrigada por deixar o seu comentário
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas se precisar de um orçamento para as lentes de resina mais finas do mundo é só acessar: https://lenscope.com.br/lente-tokai
      Sempre que precisar, conte com a gente!

    1. Olá, Fabio! Tudo bom?
      Obrigada pelo comentário em nosso post
      Quem pode responder melhor sobre este assunto é o seu médico oftalmo ou relacionados na área da saúde dos olhos Com o óculos de grau, você pode descansar os olhos das lentes de contato, pois com o uso direto você pode sentir olhos secos e ardência devido a falta de oxigenação que os seus olhos não recebem por usar as lentes de contato. Quando você usa óculos de grau (mesmo que para descanso), você permite a oxigenação nos seus olhos (evitando os desconfortos visuais também)
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!
      É só acessar: https://lenscope.com.br/

    1. Olá, Daniel! Como vai?
      Obrigada pelo comentário
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!
      Só acessar: https://lenscope.com.br/

  2. Boa noite. Minhas lentes de contato são torica gelatinosa para astigmatismo e são 0.25 graus a menos do que os óculos e me informaram que é devido a curvatura. Não entendi bem.
    Isso é correto?

    1. Olá, Juliana! Tudo bem?
      Agradecemos por deixar seu comentário por aqui
      Quem vai poder te orientar melhor em relação às lentes de contato que você comprou é o seu médico especialista, pois normalmente a receita de lente de contato precisa ser prescrita por esses profissionais que podem definir melhor qual grau ideal que pode te atender neste tipo de lente.
      Isso porque existe um cálculo que o médico define qual o grau de lente de contato é mais indicado ao seu caso. Então, quando puder, agende uma visita com o especialista para que possa passar a melhor orientação para o seu caso
      Aqui na Lenscope vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos.
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  3. Olá. Comprei umas lentes de astigmatismo e eu tenho de colocar a lente com a posição certa porque tem uma parte que é fina e outra parte mais grossa. Mas como é que é suposto saber o lado certo da lente? Eu não consigo perceber a diferença. Pode-me ajudar?

    1. Olá Verônica!
      Recomendamos que você consulte seu médico oftalmologista. Ele poderá tirar as duas dúvidas em relação ao uso das lentes de contato.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *