lente tórica

Lente tórica: as lentes para astigmatismo

Você sabe o que é uma lente tórica? Calma que já vamos sanar a sua dúvida!

As lentes de contato são uma boa opção quando o assunto é óculos, principalmente pela questão estética. Mas cada lente é recomendada para um tipo de problema, como é o caso da lente tórica.

A lente tórica é recomendada para quem possui astigmatismo, mas quem possui também miopia ou hipermetropia com algum grau de astigmatismo também pode escolher por elas.

Além de atender seu grau de astigmatismo, essa lente é importante para a localização do eixo do astigmatismo em seus olhos. Isso porque se você tem astigmatismo, o eixo vai vir acompanhado dele.

Veja aqui como ler sua receita de astigmatismo.

Agora, vamos explicar exatamente como estas lentes funcionam para quem possui esse problema de visão. Vamos lá?

O que é lente de contato tórica?

A lente tórica é um tipo de lente específica para corrigir quem possui astigmatismo, ou seja, quem tem dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe. Essa lente pode ser encontrada como gelatinosa ou rígida, dependendo do seu tipo de grau. 

Mas como ela funciona e como faz isso?

Isso acontece porque o astigmatismo não é um problema de visão direto, mas sim um problema que afeta uma parte do eixo da sua visão. Por isso, todas as lentes (de contato ou óculos de grau) devem contar com essa medida que acompanha na sua receita de óculos.

O valor de uma lente tórica acaba por ser bem elevado no mercado, justamente por atender à especificações adequadas para o seu tipo de grau (e consequentemente o seu eixo). E, quanto maior for o grau, maior o preço das lentes podem ser.

Como funcionam as lentes tóricas?

Esse tipo de lente possui uma curvatura em vários ângulos, e por isso elas devem ficar encaixadas no olho de forma correta.

A lente tórica possui um eixo meridiano, que funciona como uma linha vertical e mantém a nitidez da visão por meio desta linha. Se a lente for mal colocada ou escorregar, pode ser que você tenha dificuldade de enxergar com mais clareza.

A lente tórica costuma ter sua parte superior fina (em cima) e inferior espessa (embaixo). Quando colocada nos olhos, a lente se posiciona corretamente somente após algumas piscadas, de forma que a parte mais espessa da lente se ajuste na parte inferior do olho.

lente tórica
Eixos imaginários, não apresentam as linhas na lente

O fato de ela possuir esse formato (de ser mais fina em uma parte e mais espessa em outra) garante que ela não se desloque.

Além disso, a lente tórica acompanha sua medida do eixo – que nada mais é que a localização do astigmatismo, e por isso ela deve ser devidamente posicionada. Quando ocorre qualquer alteração, isso dificulta os seus olhos de ter uma visão nítida.

Veja na imagem abaixo um exemplo da lente tórica com eixo vertical e horizontal. Essas linhas são imaginárias, em sua lente de contato tórica elas não serão evidentes.

lente tórica
Lente de contato esférica comum (esquerda) e lente de contato tórica (direita).

Tipos de lentes tóricas

As lentes tóricas estão disponíveis em 2 tipos: gelatinosas e rígidas.

O que define qual tipo é o melhor para você é o valor do seu grau. Acompanhe:

Lente gelatinosa

É recomendada para quem tem até 1 grau de astigmatismo, segundo o Dr. Dráuzio Varella.

Ela é muito utilizada por pessoas com miopia, hipermetropia e até astigmatismo. Mas pelo fato de ser muito flexível, a lente gelatinosa não corrige graus altos de astigmatismo.

Também não é o tipo de lente ideal para pacientes com ceratocone (uma doença que se manifesta na parte anterior da córnea, que sofre uma protusão e assume o formato de um cone). Então, para quem já possui alto grau, recomenda-se a aplicação da lente rígida.

Lente rígida

A lente rígida é mais recomendada para pessoas com graus mais elevados de problemas na visão – isso porque sua espessura é mais grossa, e possibilita a aplicação de um grau alto para essa correção.

Mas tanto a lente rígida quanto a lente a gelatinosa ou a lente tórica precisam, antes de tudo, serem recomendadas pelo seu oftalmologista.

Entenda aqui tudo sobre lentes de contatos

Qual lente usar para meu astigmatismo?

Você já deve ter reparado que as lentes de contato são bem mais caras, não é mesmo? Inclusive, elas exigem mais cuidado, trocas periódicas (ou descartáveis). Aliás, qualquer descuido pode provocar danos mais graves para a visão, como uma conjuntivite alérgica.

É por essa razão que os oftalmologistas acabam recomendado o bom e velho óculos de grau.

Isso porque as lentes de contato dificultam a absorção de oxigênio pelos olhos, sendo que o oxigênio é fundamental para o funcionamento da sua córnea. Se não há oxigenação em nossos olhos, eles ficam secos e irritados.

O uso do óculos de grau além de permitir o fluxo de oxigênio na nossa córnea, ele é capaz de controlar a quantidade de luz que chega até os nossos olhos. Além disso, se for as lentes forem acompanhadas com lentes transitions (as lentes que clareiam e escurecem de acordo com o ambiente) isso é um conforto melhor ainda.

Enquanto que as lentes de contato não conseguem proporcionar esse conforto.

Então, o ideal é você usar um óculos de grau ou intercalar com suas lentes de contato. Assim, você permite a entrada de oxigênio fundamental para os seus olhos.

Lembrando que assim como as especificações corretas para uma lente de contato, as lentes para óculos de grau também devem ser adequadas de acordo com sua necessidade.

Saiba os tipos de lentes de astigmatismo ideal para o seu grau.

Considerações finais

E agora que você sabe tudo sobre as lentes de contato tórica, já pode decidir o que é melhor para a saúde dos seus olhos.

Quase ninguém escapa de ter algum problema de visão ao longo da vida. Então, ter hábitos saudáveis com os seus olhos, ajuda a prevenir o surgimento de algum problema.

Agora, conte para a gente nos comentários: você prefere óculos de grau ou lentes de contato? Esperamos pela sua resposta!

Fontes:

Lente tórica: as lentes para astigmatismo
Média 5 de 1 votos



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.

Pin It on Pinterest