Lentes de contato ou óculos: Veja como escolher a melhor opção pra você

Lentes de contato ou óculos
  • por
5
(1)

A pergunta que todos nós fazemos algum dia na vida: lentes de contato ou óculos? O que é melhor para mim? As lentes de contato, assim como o óculos, auxiliam no conforto da visão de quem possui miopia, astigmatismo, hipermetropia ou presbiopia (ou “vista cansada”).

E é sobre eles que vamos falar neste artigo. Vamos lá?

Lentes de contato ou óculos: vantagens e desvantagens

As lentes de contato são assertivas para quem tem miopia ou astigmatismo, pois se moldam diretamente na córnea e, por isso, proporcionam uma visão melhor.

O mesmo acontece com quem tem ceratocone Nesse casos, as lentes de contato também são recomendadas.  Quem pratica esporte também se adapta bem às lentes, por conta do impacto. E, para quem usa maquiagem, as lentes também não interferem, desde que haja cuidado com a higiene para não haver contaminação.

Entretanto, as lentes tendem a ressecar os olhos, exigem muito cuidado com higiene e a adaptação ao uso pode ser difícil. Para quem tem olhos secos ou adquiriu alguma inflamação como conjuntivite, óculos são mais indicados. As lentes interferem diretamente e podem aumentar a contaminação.

Além disso, contra poeira e resíduos os óculos protegem mais que as lentes. Alem de exigirem menos substituições (lentes devem ser trocadas periodicamente) e pode ser mais barato que as lentes de contato. 

Lentes de contato e o Coronavirus

Não é aconselhada a utilização de lentes de contato no período de pandemia . Isso porque, os nossos olhos são um ponto de contágio para o coronavírus. E quem as utiliza, precisa tocar os olhos diretamente para manusear as lentes.

O COVID-19, é um vírus altamente contagioso que se espalha com resquícios de saliva, e pode contaminar a partir do momento que essa saliva infectada atinge nossos olhos, nariz ou boca. Alguns especialistas dizem que as lentes podem ser utilizadas com os devidos cuidados de higiene, entretanto, todo cuidado é pouco.

Além disso, de acordo a American Academy of Ophtalmology (AAO), mesmo que raramente, é possível que uma pessoa infectada pelo coronavírus tenha conjuntivite. Por isso, enquanto estamos em situação de isolamento social, é recomendado o uso de óculos. Pois, eles exigem menos contato e oferecem maior proteção aos olhos contra as gotículas do vírus.

Mesmo assim, ainda segundo a AAO, eles também não são capazes de proteger 100%, e as recomendações de higiene devem ser seguidas. Pensando nisso, fizemos um artigo completo falando mais sobre isso e te explicando o porquê de evitar utilizar lentes de contato durante o coronavírus. Não deixe de conferir!

Leia: Por que evitar usar lentes de contato durante o Covid 19?

Posso usar lentes de contato e óculos?

Atualmente, a maioria das lentes de contato possui boa tecnologia e qualidade para correção dos erros de refração.  Por isso, é seguro utilizar lentes.

É uma questão de preferência utilizar lentes de contato ou óculos, mas é importante levar em consideração que as lentes ressecam os nossos olhos e podem deixá-los vermelhos, além de causar outras doenças mais graves. Por isso, o uso de lentes de contato não é recomendado por muitas horas.

Mesmo para aqueles que preferem as lentes, lembre de das um descanso aos olhos, e sempre utilizar óculos para alternar. 

Leia: Posso usar lentes de contato o dia todo? Veja os riscos.

Afinal, lentes de contato ou óculos?

Felizmente, hoje em dia podemos escolher o que nos satisfaz. Se você prefere lentes de contato, pode utilizá-las, e quem sabe, até tentar algum modelo de lentes coloridas. Se você prefere utilizar óculos, existem muitos modelos que podem se adaptar ao seu estilo e ao seu formato de rosto.

Aliás, se você não souber bem qual é o seu formato de rosto e que tipo de óculos combina com ele, nós desenvolvemos uma ferramenta que te ajuda a descobrir!

Acesse e divirta-se descobrindo o seu formato de rosto! 

Se você tem miopia ou hipermetropia, lentes proporcionam uma boa visão – mas deve haver descanso pois elas ressecam os olhos.

Se você sofre de olhos secos, opte pelo óculos. E, considere que no momento em que estamos, diante da pandemia. É ainda mais importante optar pelos óculos. Não deixe de visitar seu médico oftalmologista periodicamente e assim evitar futuros problemas. A saúde dos nossos olhos é de extrema importância, e às vezes nos descuidamos.

Falando em saúde visual. Sabia que você pode realizar um teste de visão agora mesmo? Online e sem qualquer custo! Nós oferecemos para você o teste de visão com resultados precisos!

Realizar meu teste de visão online e sem custo agora!

Nosso objetivo, é te ajudar a ver a vida com mais clareza e cuidar da saúde dos seus olhos da maneira correta. Estamos sempre aqui para qualquer dúvida.

Gostou deste artigo? Queremos saber nos comentários. Aproveita e comenta se você costuma utilizar óculos ou lentes de contato? E por qual motivo optou por isso.

Fontes

All about vision

Minn Post

Market Watch

University of Utah

Medicine Net

Southwestern Eye Center

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *