Lentes de contato para ceratocone

lentes de contato para ceratocone
  • por
4.2
(23)

As melhores opções de lente contato para ceratocone são:

  • Lentes de contato gelatinosas 
  • Lentes de contato rígidas que podem ser lente rígida de curvatura optimizada, lente rígida asférica e lente esclerais

As lentes de contato híbridas, que tem o centro rígido e a zona periférica maleável, também são uma opção para quem tem ceratocone leve ou moderado.

O uso de lentes de contato para ceratocone é recomendado quando o paciente tem um grau muito elevado ou a córnea está muito alterada. Nesses casos, somente óculos de grau não é suficiente para corrigir o problema.

O ceratocone é uma doença hereditária que deforma a córnea até ela ficar no formato de um cone.

A estrutura da córnea fica tão comprometida que diminui a nitidez na projeção das imagens na retina. Com isso, a pessoa pode desenvolver graus elevados de astigmatismo irregular e miopia.

Tipos de lentes de contato para ceratocone: gelatinosa e rígida

As lentes de contato podem ser usadas como tratamento em todos os estágios do ceratocone. Isso porque elas atuam como um campo de pressão sobre a deformidade causada na córnea.

No entanto, esse tratamento é mais recomendado nos casos em que o óculos de grau já não faz mais efeito.

Basicamente existem dois tipos de lente de contato, as lentes de contato gelatinosas e as lentes rígidas. As lentes de contato gelatinosas são mais flexíveis, possuem um diâmetro maior e se adaptam à estrutura da córnea. Porém não são recomendadas para uso do ceratocone.

Já as lentes de contato rígidas, também conhecidas como RGP (Rígidas de Gás Permeável), são lentes mais duras, feitas de silicone e flúor.

Por serem moldadas de acordo com a curvatura da córnea, se adaptam melhor ao olho do paciente. Por esse motivo, são as mais recomendadas para tratamento do ceratocone.

Outro benefício desse tipo de lente é que por conta da alta transmissibilidade de oxigênio para a córnea ela garante maior acuidade visual e mantem o olho sempre saudável.

lente de contato para ceratocone

Fonte: Dr. Murilo Domingues

Tipos de lentes rígidas para ceratocone:

  • Lente rígida de curvatura optimizada
  • Lente rígida asférica
  • Lente esclerais

Feitas de um material de alta qualidade, as lentes rígidas de curvatura optimizada são ideais para o tratamento de córneas irregulares.

Elas mantêm as curvaturas da córnea e permitem ajustes de bordas. Dessa forma, garantindo um melhor encaixe na córnea sem comprometer toda estrutura.

Já as lentes asféricas acompanham o formato da córnea e são mais planas do centro para as periferias.

Por conta da alta transmissibilidade de oxigênio para a córnea, garantem que a córnea esteja sempre saudável e melhoram a acuidade visual do paciente. Elas também são feitas com ótimos materiais e costumam ter um diâmetro menor.

Por fim, lentes esclerais rígidas são aquelas que têm um diâmetro maior e se apoiam na esclera, a parte branca do olho.

Como não ficam em contato direto com a córnea, são mais confortáveis para usar. Você pode usá-la o dia inteiro, mas elas precisam ser removidas à noite. São indicadas para os casos de córneas extremamente irregulares.

Ou seja, cada tipo de lente varia de acordo com o material e a atuação na córnea.

Se o seu caso é cirurgia para ceratocone, esse artigo é importante para você.

Por isso, para escolher a lente ideal para você, leve em consideração seu estágio do ceratocone e qual lente te garante maior conforto visual.

Ficou alguma dúvida sobre as lentes? Então deixe sua pergunta nos comentários!

Aqui na Lenscope vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregar seu óculos de forma inteligente e cômoda.

Nós não trabalhamos com lentes de contato para ceratocone, mas se precisar de um orçamento para óculos, deixe também nos comentários 🙂 .

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 23

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...