Lentes de contato para presbiopia. Veja os tipos que existem

Lentes de contato para presbiopia
  • por
4.5
(69)

As lentes de contato para presbiopia são lentes que corrigem a visão em distâncias variadas. Isso significa que é possível enxergar de perto e de longe simultaneamente com a mesma lente de contato

Para isso, é necessário usar lentes de contato bifocais ou multifocais, sendo as multifocais as mais utilizadas no tratamento da presbiopia.

A presbiopia é um problema de visão que surge naturalmente após os 40 anos por conta do envelhecimento do cristalino dos olhos. É a famosa vista cansada, que causa dificuldade para focalizar em objetos próximos. 

A lente multifocal é a mais indicada para o tratamento da presbiopia, seja usada com óculos de grau ou em lentes de contato.

E para quem opta pelo uso de lentes de contato multifocais, é possível ainda escolher o modelo de acordo com a forma de gradação dos graus. Conheça os modelos mais comuns de lentes de contato multifocais para presbiopia:

Lente concêntrica

Essa lente é formada por um conjunto de círculos concêntricos, no qual cada círculo possui uma gradação diferente que permite a transição de grau.

Geralmente esse conjunto de círculos concêntricos possui graduações para diversas distâncias.

Lente asférica

A lente asférica apresenta a gradação de grau para longe e para perto de maneira combinada. Essa combinação de graus permite, inclusive, que o usuário consiga focalizar os objetos sem precisar movimentar os olhos.

Tanto a lente concêntrica quanto a lente asférica oferecem a vantagem de proporcionar uma gradação suave entre os graus, garantindo conforto visual ao usuário.

Lentes com desenhos combinados

Neste tipo de lente as graduações de perto e de longe ficam próximas ao centro do olho. Isso faz com que o efeito da lente seja bastante natural, já que ela atua nos pontos específicos de correção.

Lentes de contato para monovisão

Outra forma de corrigir a presbiopia é através do uso de lentes de contato para monovisão. Nesse caso, cada lente irá corrigir um desvio, ou seja, uma lente corrige a visão de perto e a outra a visão de longe.

Esse tipo de lente de contato exige um período de adaptação maior, mas apresenta ótimos resultados. 

Vantagens e desvantagens

Ao optar por lentes de contato para presbiopia você terá algumas vantagens em relação ao uso de óculos. São elas:

  • Redução das distorções;
  • Não embaçam, como os óculos;
  • Não atrapalham as suas atividades;
  • Não influenciam na estética do rosto;
  • Oferecem melhor visão;
  • Melhor acuidade visual;
  • Transição sutil entre graduações de grau.

Por outro lado, também é preciso analisar as desvantagens de usar lentes de contato:

  • Necessidade de mais exames médicos para manutenção da saúde ocular;
  • Maior tempo de cuidado (limpeza e desinfecção);
  • Visitas regulares ao seu oftalmologista;
  • Menor durabilidade (no caso de lentes de contato descartáveis ou de troca programada);
  • Tempo de adaptação maior;
  • Ofuscamento noturno durante o período de adaptação;
  • Custo mais elevado.

Outras opções para corrigir a presbiopia

Além do uso de lentes de contato multifocais, também é possível corrigir a presbiopia usando óculos bifocal ou multifocal

Assim como as lentes multifocais, o óculos bifocal possui ponto focal para perto e para longe. No entanto, no óculos bifocal a divisão de grau fica marcada na lente, comprometendo a estética do óculos e podendo comprometer a adaptação.

No caso do óculos multifocal, ele possui múltiplos focos que contemplam os três campos de visão na mesma lente: para perto, visão intermediária e para longe. Por esse motivo, hoje em dia o óculos multifocal é o mais recomendado para o tratamento da presbiopia.

Para casos mais graves, também existe a opção da cirurgia refrativa, conhecida como LASIK. A cirurgia é a forma definitiva de tratamento para presbiopia e permite independência total de óculos. 

Isso porque, além de corrigir a presbiopia, a LASIK também corrige outros desvios de visão do paciente, como miopia, hipermetropia e astigmatismo.

No entanto, apenas um médico especialista em saúde dos olhos pode avaliar o caso para recomendar a operação.

Então, ainda tem dúvidas sobre lentes de contato para presbiopia? Então deixe sua pergunta nos comentários abaixo!

lentes de contato para presbiopia

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 69

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “Lentes de contato para presbiopia. Veja os tipos que existem”

  1. Tentei usar uma lente só para longe indicada pela ótica, mas daí eu não enxergava de perto. E eu odeio usar óculos por que só preciso para longe e embaça e agora com máscara nem dá para usar uma tiara.

    1. Oi, Maria. Tudo bem? Você pode conversar com o seu médico oftalmologista de confiança para encontrar uma solução confortável e eficaz para o seu caso. Além disso, você pode optar por lentes de óculos multifocais personalizadas de acordo com o seu dia a dia. Assim, os desconfortos da progressão do grau podem ser minimizados.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

    1. Oi, Márcia. Tudo bem?
      Existem lentes para presbiopia com astigmatismo. Nesse caso, são as lentes de contato multifocais na forma tórica, indicada para quem tem, além da presbiopia, grau de astigmatismo.

      Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente 🙂

  2. FIZ EXAME E O MEDICO ME PRESCREVEU L.C COM O SEGUINTE GRAU:
    OD: + 1.00
    OE: + 1.50

    AD 1.25

    GOSTARIA DE SABER SE SENDO MEU OLHO DOMINANTE O ESQUERDO E MINHA MAIOR DIFICULDADE SENDO PARA PERTO ( POIS JA TENHO 47 ANOS), PODERIA USAR AS LENTES SEM A ADIÇÃO??

    1. Olá, Claudia. Tudo bem? O ideal é que utilize óculos com adição conforme o recomendado pelo seu oftalmologista, para que sua presbiopia também seja corrigida. Esperamos ter ajudado. Sempre que precisar, estamos aqui. 🙂

  3. marcia carolina mazzaro

    Ola
    Estou com muita dificuldade para acertar lentes de contato.
    Ja testei todas multifocais e não fico com visão nem para perto e nem para longe.
    Gostaria de tentar monovisão
    Minha receita: OD +2,75 ,-1, dc75
    OE +2,25 , -0,75, dc 120
    Adição de dois.
    Olho dominante o esquerdo.
    EU coloquei um torica no direito e para ler para perto ficou otima, mas sem campo para longe.
    Para perto eu preciso de +3,75 pq fica melhor para ler.
    Preciso de alguem que me de uma luz. Os oftalmologistas nao gostam de lentes de contato e sempre indicam falar com a tecnica do departamento de lentes, que pouco pode me ajudar.
    Aguardo oreintações

    1. Olá, Marcia. Tudo bem? O ideal é que siga as recomendações oferecidas pelo seu oftalmologista de confiança, ele é profissional adequado para orientá-la com precisão. Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *