Lentes intraoculares: preço e tudo sobre lentes para catarata

Lentes intraoculares preço
  • por
4.3
(496)

Você já ouviu falar em lentes intraoculares? Essas lentes têm esse nome porque são feitas para serem implantadas nos olhos numa cirurgia de catarata, com a função de substituir o cristalino danificado. Entretanto, existem diferentes tipos de lentes intraoculares e preços, assim como os erros de refração que corrigem.

Vamos esclarecer, nesse artigo, todas essas e questões e mostrar para você o preço das lentes intraoculares, sobre a cirurgia de catarata, tanto por plano de saúde quanto pelo SUS. Acompanhe a leitura! 

Afinal, o que influencia no preço de lentes intraoculares?

  • Tipo de lentes (monofocais, multifocais ou trifocais).
  • Marca.
  • Se é uma lente nacional ou importada.
  • O profissional que vai aplicar.

Por ser uma lente que precisa ser colocada dentro dos olhos, é importante sempre fazer esse procedimento com um profissional experiente e de confiança. Assim, você alcança o melhor resultado possível, independente do valor. 

O que é catarata?

A catarata é causada pelo envelhecimento do cristalino dos nossos olhos. Em outras palavras, quando o cristalino fica danificado, ele acaba prejudicando a nitidez e a visão. Por outro lado, também é possível ter catarata por conta de medicamentos e por genética (nascer com catarata congênita). Porém, independentemente do caso, a solução é sempre a cirurgia.

lentes intraoculares preço - olho normal e olho com catarata

Diferença do olho normal e o olho com catarata

Lentes intraoculares: cirurgia de catarata valor?

Para definir o preço da cirurgia de catarata, alguns fatores impactam: como o tipo de lente intraocular a ser utilizada e a técnica a ser aplicada na cirurgia. Por isso, o valor varia bastante para cada caso e para cada profissional. Mas, em geral, ela pode custar em média R$ 5 mil reais para cada olho operado. Entretanto, existem opções mais em conta que vamos apresentar nesse artigo.  

Lentes intraoculares para catarata: tudo que você precisa saber

Além de substituir o cristalino e de ter uma diferença de foco (monofocais, multifocais ou trifocais) as lentes intraoculares para catarata podem ser nacionais ou importadas. A diferença entre elas está na correção do grau.

  • Lentes importadas: corrigem melhor o grau de miopia, hipermetropia ou astigmatismo. Além disso, outra vantagem desse tipo de lente é que, na maioria dos casos, o implante não precisa de ponto.
  • Lentes nacionais: não corrigem totalmente o grau do paciente e em alguns casos necessitam dar ponto. 

Tipos de lente intraoculares para a cirurgia de catarata

  • Monofocais: têm um único foco, ou seja, melhoram a visão apenas para longe.
  • Multifocais: têm foco para longe e para perto. 
  • Trifocais: têm foco para visão de longe, visão intermediária e de perto, por isso trazem mais conforto visual ao paciente. 
  • Tóricas: lentes que corrigem astigmatismo.  

Lentes intraoculares: cirurgia de catarata valor, planos de saúde e SUS

A cirurgia de catarata é um procedimento simples, demora no máximo 30 minutos e o paciente é logo liberado. Mas como funciona o processo? Resumidamente, o cristalino do olho é retirado para implantar uma lente intraocular no lugar.

Nesse sentido, essa cirurgia custa em média R$ 5 mil reais para cada olho operado.  Além disso, é importante saber se nesse valor está sempre tudo incluso, como as lentes intraoculares, os exames, anestesia, os procedimentos médicos, entre outros. Para você saber tudo sobre a cirurgia de catarata, reunimos as principais dúvidas. Confira só:

SUS realiza cirurgia de catarata?

Sim! É possível realizar a cirurgia no SUS gratuitamente e com profissionais de qualidade. Para isso, você deve realizar seu tratamento no próprio SUS, com um oftalmologista local, que vai te encaminhar para a cirurgia. A fila de espera varia de cidade para cidade. 

Unimed cobre lente importada para catarata?

Sim! A cirurgia de catarata está na lista de procedimentos de cobertura obrigatória da Unimed, desde que o paciente tenha indicação médica pelo convênio. Entretanto, alguns outros convênios só cobrem uma parte do valor da cirurgia, como o valor da aplicação por parte do médico, por exemplo. É importante checar caso a caso, já que cada convênio tem uma particularidade. 

Preciso usar óculos de grau após a cirurgia intraocular?

Bom, a resposta para essa pergunta depende muito de cada caso. Por isso, é sempre importante discutir as opções com o seu oftalmologista. As lentes intraoculares são normalmente feitas para corrigir os principais problemas do paciente, porém, algumas também tratam erros de refração.

Então, a expectativa é sempre enxergar com nitidez, mas isso não acontece 100% das vezes. Dependerá também da sua rotina, das necessidades do seu dia-a-dia (enxergar longe, perto, viajar, praticar esportes). Entretanto, não deixe de consultar o profissional da saúde responsável por sua visão, para que ele possa te orientar. 

lentes intraoculares preço - cta instagram

Uma nova maneira de comprar lentes para óculos de grau

Se sentir bem com o óculos de grau não deveria ser uma exceção, nem mesmo para quem tem alto grau. Por isso, nós da Lenscope acreditamos no poder de compartilhar informações para ajudar toda a comunidade a ter a melhor versão do seu óculos de grau. Por isso, oferecemos dicas e recomendações de lentes e tamanho de armações ideais para você.

E para quem ainda não nos conhece, somos um serviço de troca de lentes mais finas e leves para óculos, totalmente online. Ou seja, aqui você não precisa sair do conforto da sua casa para ter um óculos de grau pronto. Então se você está precisando de um óculos de grau, o que está esperando para fazer um orçamento com a gente? Confira nossas lentes mais finas e leves para cada grau em um clique.

orçamento

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 496

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...