lentes multifocais

Lentes Multifocais: Como funcionam e para que servem

As lentes multifocais ou lentes progressivas ajudam a corrigir problema de presbiopia, a famosa vista cansada, que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Elas recebem esse nome devido os diversos pontos de foco atribuídos em uma única lente.

As lentes multifocais contam com três campos de visão que corrigem visão de perto, visão intermediária e longe em uma única lente e você nem vê essas divisões.

Entenda como essas lentes funcionam e qual a diferença entre as diversas opções que existem no mercado.

Vamos lá!?

Para que servem as lentes multifocais?

As lentes multifocais servem para corrigir o problema de presbiopia ou vista cansada. Sabe quando você tenta achar uma posição perfeita para enxergar afastando ou aproximando o objeto dos seus olhos?

Pois é! As lentes multifocais servem pra corrigir esse tipo de problema.

O fato é que a presbiopia é uma condição natural que surge por causa do envelhecimento do cristalino.

Conforme a gente envelhece, nossos órgãos e funções vão perdendo eficiência e vitalidade. E quando os nossos olhos envelhecem, acontece a perda de elasticidade do cristalino, por isso a capacidade de focar em objetos de perto diminui.

É esse desgaste natural que faz com que presbiopia apareça a partir dos 40 ou 50 anos.

lentes multifocais
À esquerda, olho normal. À direita, olho de quem possui presbiopia

 

Diferente de astigmatismo, miopia ou hipermetropia que podem até ser problemas genéticos, mas são causados no nosso globo ocular, a presbiopia acontece pelo desgaste natural dos nossos olhos.

Ou seja, conforme envelhecemos, a chance de apresentar presbiopia é muito grande independente de ter ou não algum outro problema de visão.

É pela falta de elasticidade do cristalino que acontece a dificuldade em enxergar de perto e de longe, precisando sempre afastar os objetos para poder enxergar melhor.

E isso vai acontecer com todo mundo, sem exceção. Mas fique tranquilo. Existem lentes de óculos específicas que corrigem esse problema problema e te ajudam a voltar a enxergar perfeitamente. 

Veja aqui tudo sobre o que é presbiopia, principais sintomas e tratamentos.

Como funcionam as lentes multifocais?

As lentes multifocais recebem esse nome por terem a capacidade de em uma única lente possuir múltiplos focos para ajudar na visão daqueles que possuem presbiopia ou vista cansada.

Mas para saber se você vai precisar usar lentes multifocais, na sua receita de óculos deve constar o termo “adição” como nos exemplos abaixo:

lentes multifocais
Exemplo 1: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansada
lentes multifocais
Exemplo 2: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansada

 

Veja aqui como ler a receita do seu óculos com adição.

 A lente multifocal possui três campos de visão.

lentes multifocais

Cada campo possui o grau que a pessoa precisa para enxergar perfeitamente de longe e de perto e na visão intermediária, onde é localizada a transição do grau de perto para o grau de longe.

E não se preocupe. Essa diferença de grau presente ao longo da superfície da lente não é mais notada esteticamente. E isso é graças ao avanço tecnológico das lentes progressivas.

Você já deve ter ouvido falar de lentes bifocais, certo?  Vamos falar mais sobre elas logo mais, mas  antigamente era esse o nome dado a esse tipo de lente.

Havia uma marcação bastante perceptível no óculos. Era mesmo uma linha que demarcava o grau para perto e o grau para longe. Veja um exemplo abaixo:

lentes multifocais
Fonte da imagem: Wikipédia

O que é lente bifocal e lente multifocal?

Esses dois tipos de lentes ainda confundem muitas pessoas. Veja a principal diferença entre elas

Lente bifocal

Como o próprio nome diz, a lente bifocal é aquela adequada para enxergar a 2 distâncias, ou seja, de perto e de longe.

Mas esta é uma lente com tecnologia mais antiga. Esteticamente falando, é ruim porque ela possui uma linha horizontal que divide a lente no meio: a parte de baixo pra grau perto e a de cima para grau longe.

Você provavelmente já deve ter visto uma lente dessas por aí. A aparência não fica legal e muito menos agradável, tanto pra quem usa, quanto pra quem está olhando para você. É quase impossível não reparar.

lentes multifocais
Modelo de lente bifocal

Lente multifocal

Já com a lente multifocal a história é diferente. Elas atendem visão de perto, visão intermediária e visão de longe de maneira gradual.

Você não precisa ficar movimentando a cabeça para cima ou para baixo para focar no objeto que deseja. Sem contar que melhora a estética do óculos.

Isso acontece porque a transição de foco nesse caso é natural, o que deixa quase imperceptível na sua lente.

E uma informação que pode te ajudar a entender melhor sobre essas lentes: as lentes progressivas ou lentes multifocais são a mesma coisa.

Elas recebem esse nome porque o grau do óculos é alterado de forma progressiva. Ou seja, não apresenta aquelas linhas dividindo como vimos nas lentes bifocais. 

lentes multifocais
Lentes Progressivas ou também conhecidas por Lentes Multifocais

 

Para fazer um óculos com lente multifocal sua armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não possui uma transição suave entre os três campos de visão.

A armação do óculos precisa ter altura do aro de no mínimo 30mm ou 3cm para possibilitar essa transição do grau ao longo da superfície da lente.

Clique aqui para conhecer como é a armação ideal para a lente multifocal.

Lentes multifocais personalizadas

Se você já pesquisou sobre lentes multifocais, provavelmente já ouviu falar das lentes multifocais personalizadas ou lentes progressivas personalizadas.

As lentes multifocais personalizadas, como o próprio nome diz, são fabricadas de forma personalizada e individual de acordo com a necessidade do dia-a-dia do paciente.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva.

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também. E o mesmo acontece caso você passe a maior parte do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou a visão intermediária.

Temos um exemplo abaixo que pode te ajudar a entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

 

lentes multifocais
Campo de visão de lente multifocal personalizado para longe com transição de campo médio e perto distribuídos na lente

 

O que vai diferenciar as lentes multifocais personalizadas com as lentes multifocais tradicionais são os preços.

Infelizmente muitas marcas oferecem os preços mais elevados nessa escolha. Estamos aqui para mudar esse cenário.

Conheça as lentes progressivas personalizadas da Lenscope aqui.

Adaptação com as lentes multifocais

Quem vai começar a usar lente multifocal ou usa um tipo de lente há bastante tempo e irá trocar, pode sentir dificuldade para se adaptar com o óculos multifocal. E esse processo é normal. 

Isso acontece por causa da progressão dos campos de visão, então o cérebro e o olho tem de aprender a se ajustar as novas condições.

Normalmente esse período de adaptação dura 7 dias.  Então, você pode sentir algumas tonturas, náuseas ou dores de cabeça, mas que logo somem naturalmente.

E outra dica importante: Lentes multifocais personalizadas são muito mais fáceis para a adaptação.

Mas atenção!

Se os sintomas persistirem, é melhor que você procure um oftalmologista. Pois pode ter ocorrido algum problema na confecção do óculos ou até mesmo o grau pode estar errado. E isso pode piorar ainda mais a visão.

Portanto, preste atenção na sua visão e em como está se sentindo em relação as novas lentes. Acompanhe os sintomas que sentir e a duração deles.  

Por isso, se você ainda não usa esses óculos mas anda com a vista cansada, desconfia que esteja com presbiopia. Converse com o seu médico oftalmo sobre o uso das lentes multifocais.

Vai precisar usar lentes para corrigir sua vista cansada ou já usa? Conta pra gente, aqui nos comentários, quando descobriu que ia precisar usar.

E se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente aqui nos comentários.

lentes multifocais

Lentes Multifocais: Como funcionam e para que servem
Média 5 de 2 votos



Comentários

  1. Boa noite
    Fiz um óculos multifocal eu estou enxergando perfeitamente no longe e perto sem problemas. Mas no médio esta bem dificil de trabalhar no computador.
    Ai fiz um teste de focar usando o médio e cobrir cada olho, quando tampo o lado esquerdo enxergo nitido visão média, mas quando na mesma posição cubro o o olho direita, a visão das letras no computador ficam embaçadas. Isso pode ser um problema na lente com relação ao grau?
    Grato

    1. Olá, Eduardo! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui 🙂

      Os sintomas que você está sentindo podem estar relacionados ao período de adaptação. Lentes progressivas (multifocais) podem levar pouco mais de 14 dias de adaptação devido aos corredores das lentes serem diferentes em relação ao campo de visão de perto, intermediário e longe.
      De qualquer forma, o mais indicado é levar seu óculos para o médico conferir se está tudo certo com as lentes e com seu grau 🙂 Quando puder, agende um retorno ao especialista!

      Sempre que precisar, pode contar com a gente! 😊

    1. Olá, Leandra! Tudo bem?

      Muito obrigada pelo seu comentário por aqui! 🙂

      Vamos ficar felizes em poder te ajudar a entender sobre lentes multifocais 🙂

      As multifocais – também chamadas de lentes progressivas -, recebem esse nome porque, em uma única lente, é possível proporcionar uma visão nítida para múltiplas distâncias focais. Sendo elas: para longe, intermediária e para perto, mudando de grau progressivamente.
      Esse tipo de lente é usada para corrigir a presbiopia, também conhecida por vista cansada.
      A presbiopia faz parte de um processo natural que surge em nossa visão quando vamos envelhecendo. Geralmente, ela costuma surgir a partir dos 40 anos de idade.
      Isso acontece porque com o passar do tempo, o cristalino dos olhos perde sua elasticidade natural que permite alterar o foco dos objetos distantes para os objetos próximos.
      Por esse motivo, é muito comum que quem possui presbiopia afaste ou aproxime objetos para encontrar o melhor foco para enxergar. Aliás, esse sintoma é conhecido por “síndrome do braço curto”.

      A lente multifocal vai atuar exatamente corrigindo esses diferentes pontos de foco para perto, intermediário e para longe em uma só lente 🙂 Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar.

      A tecnologia usada para a lente que muda de cor quando está no sol é chamada de fotossensível ou fotocromática 🙂 É uma tecnologia aplicada na lente que permite conforto visual escurecendo ou clareando as lentes dependendo da iluminação do ambiente 🙂 Legal, né?

      Ou seja, a lente multifocal pode ter tecnologia fotossensível (que muda de cor de acordo com a intensidade do sol) 🙂
      Te convido a conhecer as nossas lentes multifocais personalizadas com essa tecnologia.
      São as Lentes Lenscope Progress Transitions: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress-transitions

      Se ficar com alguma dúvida, entre em contato com a gente pelo e-mail ajuda@lenscope.com.br que ficaremos felizes em ajudá-la 😊

    1. Oi, Maricelma! Tudo bom?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      Faz muito tempo que fez as lentes do seu óculos multifocal? Nos primeiros 7 a 15 dias é muito comum sofrer alguns sintomas de adaptação como dores de cabeça, tontura, objetos distorcidos e adaptação com os campos de visão. Caso tenha passado desse período, o ideal é você procurar por um médico e relatar tudo o que está sentindo para que ele possa diagnosticar essas dificuldades e checar se está tudo certo com suas lentes.
      Quando puder, realize um retorno mais breve possível 🙂

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😊

    1. Oi, Vanessa! Como vai?

      Obrigada pelo comentário 🙂

      O campo “para perto”,”AD”, “ADD” ou “Adição” significa que você possui a presbiopia, também conhecida por vista cansada. Esse problema também é provocado pela dificuldade de ver de perto, mas diferente da hipermetropia, a presbiopia é um problema natural do olho que se deve a idade. Ela surge a partir dos 40 a 45 anos. Ela acontece naturalmente em nossos olhos devido do envelhecimento do cristalino que, com o tempo, vai perdendo a elasticidade para fazer o foco em objetos próximos (como o caso da leitura com o seu marido).
      Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido em sua visão? Então, isso é a presbiopia.

      Para quem tem presbiopia (vista cansada), o ideal é escolher por lentes progressivas (multifocais). Essas lentes possuem os três campos de visão para longe, intermediário e para perto em uma única lente corrigindo diferentes distâncias em sua visão.
      Dessa forma, você tem muito mais conforto para enxergar em diferentes tarefas do dia a dia sem precisar ficar tirando e colocando o óculos ou intercalar com uso de óculos de perto e de longe 🙂

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida 🙂
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam a partir de R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato! Até mais! 😊

    1. Olá, Daniela! Como vai?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Sim, existe lentes multifocais para perto que atenda 0,50 🙂 Essa dificuldade que você sente para enxergar (vista cansada) também atende pelo nome de presbiopia. E isso acontece naturalmente porque os nossos olhos envelhecem e ficam com maior dificuldade em focar em objetos próximos. Sabe quando você segura um objeto e afasta até ele ficar nítido pra você? Exatamente isso é a presbiopia.
      E para corrigir esse problema de visão, recomendamos o uso de lentes progressivas (multifocais) que em uma única lente corrige múltiplos focos em sua visão (visão de perto, intermediária e de longe).

      Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas que são feitas de maneira personalizada para o seu estilo de vida 🙂
      Isso porque dependendo de como é sua rotina, as lentes são desenhadas para melhor conforto e adaptação em suas tarefas diárias.
      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo costurando ou fazendo leituras que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado.

      Vou deixar o link para você conhecer as nossas lentes: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress
      As Lentes Lenscope Progress custam R$ 737
      O que acha de enviar para nós sua receita de óculos? É só enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br
      Aguardo seu contato!
      Até mais! 😊

  2. boa tarde, gostaria de esclarecer uma dúvida, peguei um óculos agora com lente de 2graus de cada lado, somente para perto. Então ele causa este desconforto de ficar tirando e colocando o óculos só para ler ou a frente do computador, gostaria de saber se seria recomendado usar esta lente multifocal para uso diário, onde não precise ficar tirando e colocando o óculos toda hr.
    Obrigado por enquanto, ótimo serviço o de vcs. não perguntei ao oftalmo pq não sabia disso.
    e se puder me dar um spoiler ficaria grato

    1. Olá, Wilson! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário 🙂

      Aqui vai um spoiler: você pode usar lentes progressivas (multifocais) 🙂 Essas lentes Essas possuem três campos de visão. Visão para perto, visão intermediária e visão para longe. Ou seja, você tem muito mais conforto na transição de grau sem precisar ficar tirando e colocando dependendo da distância que quer enxergar.
      Aqui na Lenscope nós oferecemos as Lentes Lenscope Progress que são lentes progressivas (multifocais) personalizadas. Ou seja, fazemos as lentes baseada no estilo de vida que você leva, tornando uma lente exclusivamente sua 😊

      Por exemplo, se você passa maior parte do seu tempo exercendo atividades que necessitam da visão de perto, esse campo é otimizado e tendo mais espaço na sua lente multifocal. Diferente das lentes multifocais comuns que costumam ter os campos para perto, intermediário e longe com o mesmo tamanho, não levando em conta qual deles você mais utiliza no seu dia.

      Para isso, oferecemos um questionário perguntando sobre a quantidade de horas que você passa lendo, dirigindo, em reuniões, utilizando o computador e ao livre. Com isso, o campo de visão da sua lente é desenhado de forma personalizada, de acordo com as suas respostas. Legal, né?

      A nossa lente está disponível por R$ 737 e já incluem antirreflexo, antirrisco, proteção 100% UV, camada hidrorrepelente e camada liporrepelente. O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br? 🙂
      Vamos ficar contentes em lhe ajudar 😊
      Conheça a Lente Lenscope Progress: https://lenscope.com.br/lente-lenscope-progress

  3. Olá!Fui ao o oftalmo e vou precisar óculos de 0,25 grau, gostaria de saber como faço para saber se n hora de mandar fazer vão usar um material de qualidade, pois o oculos é multifocal, anti reflexo, foto cromatico com armacao pequena e campo amplo para perto.N quero errar na hora da compra. Obrigada.

    1. Olá, Soeli! Tudo bem?

      Obrigada por ler nosso artigo 🙂

      O melhor material de óculos vai depender do seu grau. Por exemplo, se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, o mais indicado é a lente de policarbonato; para mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, as lentes de resina são as mais adequadas 🙂
      Aqui na Lenscope, por exemplo, trabalhamos apenas com os melhores materiais de óculos para cada tipo de grau, facilitando não somente na escolha, mas também desejando proporcionar a melhor qualidade aos nossos clientes.
      O que acha de enviar uma foto da sua receita de óculos para ajuda@lenscope.com.br
      Assim podemos analisar sua receita e trazer a melhor orientação para o seu caso 🙂 Será um prazer lhe ajudar!
      Aguardamos o seu envio 😊
      Até mais! 😊

  4. Sinti muito desconforto nause dor de cabeça e quandi a baixo e levabto a cabeça rápido parece que vou desmaiar msu estar terrivel, nenca usei conecei ontem meu olho esquerdo doi muito oque eu faço?

    1. Olá, Alessandra! Como vai?

      Obrigada por ler nosso artigo! 🙂

      O mais indicado é você ir ao médico e contar tudo o que está sentindo. Assim, ele pode fazer um diagnóstico completo de sua visão e das dificuldades que está enfrentando para enxergar.

      Sempre que precisar, conte com a gente! 😊

  5. Minha receita está assim,preenchida somente na coluna “esferico”

    Longe: OD (+ 0,50)
    OS ( )

    Perto: OD (+ 2,00)
    OE (+ 1,50)

    Pergunto:porque para longe antes do 0,50 (meio) tem um sinal de mais? Não deveria ter um simal de menos considerando que dificuldade “para longe” é miopia e seu sinal é o de menos?

    1. Olá, Pedro tudo bem?
      O sinal positivo no campo “para longe” indica hipermetropia que é a dificuldade de ver para perto. No campo para longe, você pode ver o sinal tanto positivo quando negativo. O sinal positivo indica hipermetropia e o sinal negativo indica miopia.
      Poderia enviar uma foto da sua receita para nosso e-mail ajuda@lenscope.com.br? Assim conseguimos te auxiliar melhor também 🙂
      Aguardo seu contato

    1. Oi, José Augusto!

      Quando passamos a usar óculos, é muito comum sentir alguns desconfortos, pois enviamos uma mensagem ao nosso cérebro que agora conseguimos uma nova maneira de enxergar. Diante dessa informação, o cérebro trabalha em conjunto com a visão na adaptação permitindo a adaptação com as lentes de óculos, por isso, é muito normal sentir diferente ao tirar e pôr o óculos, pois é como se enviássemos ao nosso cérebro duas informações diferentes. Atrelado a isso, está o problema de refração (miopia, hipermetropia e astigmatismo), que necessitam da ajuda de uma melhora da nossa visão que é através da utilização de lentes corretoras (de grau ou de contato) 🙂

  6. OLá fui em uma ótica solicita meus óculos com a receita e na receita meu médico não passou lente multifocal sendo q só tenho visão em uma vista a outra eu não enchergo e na ótica me ofereçeram lentes multifocais sendo q meu médico não presqueveu será q posso usar lente multifocal? ?

    1. Oi, Julieth! Tudo bom?

      Se a sua receita tiver o campo “para perto” ou “adição” preenchida, significa que você vai precisar usar lentes multifocais 🙂 ela é uma ótima opção pois é capaz de unir em uma só lente o campo de visão para perto, intermediário e longe, proporcionando conforto para sua visão.

      Agora, se apenas o campo de “para longe” está preenchido, significa que você pode usar lentes para visão simples (lente monofocais – de apenas um foco só).

      Caso tenha alguma dúvida, mande sua receita para nós: ajuda@lenscope.com.br ou acesse nosso artigo para entender como ler sua receita de óculos: https://lenscope.com.br/blog/como-ler-receita-de-oculos/

      Qualquer dúvida, pode contar conosco! 😀

    1. Oi, Rubens! Tudo bom?

      Você levou seu óculos para seu oftalmologista conferir se estava tudo certo? Como passou do período de adaptação comum com os óculos que são de 7 dias, o próximo passo é sempre procurar pelo oftalmologista.

      É comum recebermos esse tipo de dúvida por aqui. Pelo fato de você estar acostumado a trocar de óculos e agora tem a comodidade do óculos multifocal, talvez você enfrente essa dificuldade naturalmente, porque agora você não precisa mais tirar e colocar o óculos toda hora. Mas é muito importante voltar ao seu oftalmologista para ele fazer a conferência do grau, assim ele pode diagnosticar e prescrever as ideais recomendações para você.
      Peça para ele também conferir se está tudo certo com seu óculos e as recomendações para uma adaptação com multifocal.
      Mas é possível, sim, ter lentes bifocais. Você pode pesquisar quais locais da sua região fazem esse tipo de lente, pois por ser uma tecnologia mais antiga, muitos lugares optam pelas lentes multifocais 🙂

      Qualquer dúvida, estamos aqui! 😀

    1. Oi, Suimei! Tudo bom?

      Alguns sintomas que descreveu são normais de se sentir no período de adaptação com o óculos. Nós recomendamos que você use ele no maior período possível.
      O período de adaptação leva de 7 a 10 dias e se após esse período os sintomas persistirem, volte ao seu médico oftalmo e explique as dificuldades que está sentindo, pois ele pode diagnosticar e verificar se está tudo certo com o seu óculos e com sua visãp.

      Qualquer dúvida, estamos por aqui! 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Nós utilizamos a tecnologia a nosso favor e oferecemos uma experiência inovadora para você comprar as lentes para seus óculos sem sair de casa! E o melhor de tudo? Podendo ter as melhores lentes do mercado sem gastar uma fortuna para isso.