Lentes Multifocais: como funcionam e para que servem

lentes multifocais
  • por
4.2
(97)

As lentes multifocais ou lentes progressivas corrigem a presbiopia, a famosa vista cansada, que costuma aparecer a partir dos 40 anos. Então, elas recebem esse nome (multifocais/progressivas) devido aos diferentes pontos de foco em uma única lente.

Nesse sentido, as lentes multifocais contam com três campos de visão que corrigem visão de perto, intermediária e longe em uma única lente. Além de que essas divisões não ficam visíveis nas lentes. Entenda como essas lentes funcionam e qual a diferença entre as diversas opções que existem no mercado. Vamos lá!?

Para que servem as lentes multifocais?

As lentes multifocais servem para corrigir presbiopia ou vista cansada. Sabe quando você tenta achar uma posição perfeita para enxergar, afastando ou aproximando o objeto dos olhos? Isso acontece porque a presbiopia compromete a capacidade de focar objetos próximos. E as lentes multifocais servem para corrigir esse problema visual.

O fato é que a presbiopia é uma condição natural que surge devido ao envelhecimento do cristalino. Assim, conforme envelhecemos, nossos olhos vão perdendo a elasticidade do cristalino, por isso a capacidade de focar em objetos de perto diminui. É esse desgaste natural que faz com que presbiopia apareça, geralmente, a partir dos 40 anos.

lentes multifocais

À esquerda, olho normal. À direita, olho de quem possui presbiopia.

 

Diferente do astigmatismo, miopia ou hipermetropia que podem ser causados por problemas genéticos, a presbiopia acontece pelo desgaste natural dos olhos. Ou seja, conforme envelhecemos, a chance de apresentar presbiopia é muito grande independente de ter ou não algum outro problema de visão.

É pela falta de elasticidade do cristalino que acontece a dificuldade em enxergar de perto e de longe, precisando sempre afastar os objetos para poder enxergar melhor. E isso acontecerá com todos nós, sem exceção. Mas existem lentes de óculos específicas que corrigem esse problema, fazendo com que enxerguemos perfeitamente. 

Veja aqui tudo sobre o que é presbiopia, principais sintomas e tratamentos.

Como funcionam as lentes multifocais?

As lentes multifocais recebem esse nome porque conseguem, em uma única lente, ter múltiplos focos, corrigindo três campos de visão: para perto, intermediário e para longe.

lentes multifocais

Cada campo possui o grau necessário para enxergar perfeitamente de longe e de perto e na visão intermediária, onde é localizada a transição do grau de perto para o grau de longe. E não se preocupe. Essa diferença de grau presente ao longo da superfície da lente não é mais notada esteticamente. E isso é graças ao avanço tecnológico das lentes progressivas.

Mas, afinal, como saber se você precisa de lentes multifocais, a partir da sua receita de óculos? É assim, para saber se você precisará usar lentes multifocais, na sua receita de óculos deve constar o termo “adição”. Veja aqui como ler a receita do seu óculos com adição. Veja como nos exemplos abaixo:

lentes multifocais

Exemplo 1: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansada

lentes multifocais

Exemplo 2: receita de óculos com adição para presbiopia ou vista cansada.

Lente bifocal x lente multifocal: qual a diferença?

Você já deve ter ouvido falar de lentes bifocais, certo?  Antigamente era esse o nome dado a esse tipo de lente. No entanto, havia uma marcação bastante perceptível no óculos. Era mesmo uma linha que demarcava o grau para perto e o grau para longe. Veja no exemplo:

lentes multifocais

Fonte da imagem: Wikipédia

 

No entanto, ainda hoje, esses dois tipos de lentes (bifocais e multifocais) ainda confundem muitas pessoas. Por isso, reunimos as principais diferença entre elas. Confira!

Lente bifocal

A lente bifocal é adequada para enxergar duas distâncias, ou seja, de perto e de longe.  Essa é uma lente com tecnologia mais antiga. Esteticamente falando, ela possui uma linha horizontal que divide a lente no meio: a parte de baixo para grau perto e a de cima para grau longe. Nesses casos, a aparência pode não agradar a todos, por causa das marcações de progressão de grau nas lentes.

lentes multifocais

Representação de uma lente bifocal.

Lente multifocal

Já com a lente multifocal a história é diferente. Elas atendem visão de perto, visão intermediária e visão de longe, de maneira gradual. Ou seja, diferente das lentes bifocais, com dois focos de visão, as lentes multifocais contam com três focos de visão.

lentes multifocais

Lentes Progressivas/Multifocais

Sendo assim, não é necessário ficar movimentando a cabeça para cima ou para baixo para focar no objeto que deseja. Sem contar que melhora também estética do óculos. Isso acontece porque a transição de foco nesse caso é natural, o que deixa quase imperceptível na sua lente.

E uma informação que pode te ajudar a entender melhor sobre essas lentes: as lentes progressivas ou lentes multifocais são o mesmo tipo de lente, apenas os nomes são diferentes. Ou seja, elas recebem esse nome porque o grau do óculos é alterado de forma progressiva. Ou seja, não apresenta aquelas linhas de divisão, como nas lentes bifocais. 

Também é muito importante ressaltar que, para fazer um óculos com lentes multifocais, a armação deve ter o tamanho da altura do aro correta. Se a altura for pequena, a lente não terá uma transição suave entre os três campos de visão. Nesse sentido, a armação ideal deve ter a altura do aro de, no mínimo, 30 mm ou 3 cm para possibilitar essa transição do grau ao longo da superfície da lente.

Saiba como é a armação ideal para a lente multifocal.

Lentes multifocais personalizadas

Além das lentes multifocais comuns, existem também as lentes multifocais personalizadas ou ainda, lentes progressivas personalizadas. As lentes multifocais personalizadas, como o próprio nome diz, são fabricadas de forma personalizada e individual, conforme a necessidade do dia a dia de cada pessoa.

Ou seja, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na lente progressiva. Consequentemente gerando mais conforto visual. E o mesmo acontece caso você passe a maioria do dia realizando tarefas que exigem mais a visão para longe ou intermediária. No exemplo abaixo é possível entender como funciona a personalização das lentes progressivas.

 

lentes multifocais

Campo de visão de lente multifocal personalizado para longe com transição de campo médio e perto distribuídos na lente.

Além disso, o principal fator que diferencia as lentes multifocais personalizadas das lentes multifocais tradicionais são os preços e claro, o conforto visual com cada tipo de lente. Infelizmente, nas óticas tradicionais, muitas marcas oferecem os preços mais elevados para lentes progressivas personalizadas.

Adaptação com as lentes multifocais

Quem começa a usar lente multifocal ou usa um tipo de lente há bastante tempo e irá trocar, pode sentir dificuldade para se adaptar com o óculos multifocal. E esse processo é normal. Isso acontece por causa da progressão dos campos de visão, então o cérebro e o olho tem de aprender a se ajustar as novas condições. Por isso, separamos dicas incríveis para tornar sua adaptação mais fácil.

Dicas para tornar a adaptação com as lentes multifocal mais fácil

Confira as melhores dicas para que você tenha uma excelente adaptação com suas lentes multifocais.

Acostume seu cérebro

É muito importante que acostume o seu cérebro com o uso das lentes multifocais, por isso, é necessário acostumar seu corpo a utilizá-las, assim como nos acostumamos aos novos hábitos. 

Dessa forma, utilize seu óculos multifocal todos os dias, desde o momento em que você acorda, durante 7 dias seguidos. Além disso, não se esqueça de que o período de adaptação com as lentes multifocais, leva em torno de 7 a 15 dias o pode se estender para mais, pois é necessário se acostumar com a transição de grau que ocorre em cada campo da lente.

Medida correta da DP e DNP

Essa medida é necessária para a confecção de qualquer tipo de óculos, ainda mais para pessoas que fazem uso de lentes multifocais.

A DNP se trata da Distância Naso-Pupilar, ou seja, é a medida, em milímetros, entre a pupila e o centro do nariz. Já a DP é a medida, também em milímetros, entre as duas pupilas.

Quem utiliza lentes multifocais deve ter muito cuidado ao tirar essa medida, por isso a maneira que os óculos são usados deve ser levada em consideração. Portanto, se a pessoa usa o óculos posicionado mais perto da ponta do nariz ou não, ela precisa posicionar o óculos exatamente onde ela mais o utiliza quando a medida da DNP for tirada.

Se durante a medida da DNP isso não for levado em conta, a adaptação com o óculos multifocal será impactada devido à medição realizada da forma errada. 

Altura da armação

É muito importante realizar a escolha correta da armação, pois isso facilitará a adaptação com o óculos multifocal. Desse modo, se a altura da armação for inferior a 3cm ou 30 mm a mudança de grau poderá ser mais brusca, ou seja, armações desse tamanho ajudam na transição suave entre os campos de visão perto, longe e intermediário.

Acostume-se com os diferentes campos de visão

É importante se acostumar na utilização das lentes multifocais, devido à transição dos 3 campos de visão: perto, longe e intermediário. Por isso, é necessário estar ciente de que na parte superior da lente, você verá para longe, assim como para perto enxergará entre o centro a parte inferior das lentes.

Escolha lentes multifocais personalizadas

As lentes multifocais personalizadas são produzidas de forma totalmente personalizada, conforme as necessidades individuais de cada pessoa. Por isso, é levado em conta as principais atividades realizadas no dia a dia.

Portanto, se você passa mais tempo do seu dia fazendo atividades que necessitam mais da sua visão para perto, o campo de visão de perto é otimizado, sendo maior na sua lente progressiva. 

Consequentemente você possui um conforto visual maior, além de conseguir enxergar melhor também. O mesmo ocorre se você necessita realizar tarefas que exijam o uso de outros campos de visão.

Lentes multifocais com ótimo custo-benefício

Somos movidos pelo enorme desejo de fazer a diferença. Por isso, buscamos as melhores soluções para que você continue enxergando bem, sem precisar gastar uma fortuna para ter qualidade em seu óculos. 

Aqui na Lenscope você encontra lentes progressivas (multifocais), por um preço justo e acessível. As Lentes Lenscope Progress contam com o exclusivo tratamento Quartz da Lenscope que inclui: antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente, sem que você gaste com custo adicional.

Nossas lentes progressivas proporcionam uma adaptação mais fácil e rápida. Dessa forma, reduzimos as chances de que você fique vendo imagens distorcidas ou sofrendo com dores de cabeça frequentes.

E as vantagens que oferecemos ainda não acabaram, com a gente você tem 100 dias para provar e amar suas novas lentes, caso não se adapte com elas, devolvemos o seu dinheiro. E você ainda tem direito ao nosso certificado de garantia de um ano  contra possíveis defeitos de fabricação. Assim, você tem a segurança de saber que está comprando um produto de qualidade.

Portanto, se você quer economizar e ter acesso a lentes produzidas pensando no seu bem-estar, embarque com a gente nessa forma inovadora de fazer óculos de grau. Estamos ansiosos para te conhecer e mudar a sua forma de ver o mundo.

orçamento

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 97

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Loading comments...