Lentes orgânicas: tudo o que você precisa saber antes de comprar (Atualizado 2024)

  • por
4.5
(15)

Já ouviu falar sobre lentes orgânicas e inorgânicas? Ou os nomes são estranhos para você? A seguir,  vamos tratar sobre esse assunto, para explicar melhor o que são as lentes orgânicas e inorgânicas. Também, vamos trazer exemplos desses dois tipos de lentes, as recomendações para o uso delas e qual delas pode ser a melhor escolha para você. Vem com a gente.

Lentes orgânicas x lentes inorgânicas: qual a diferença?

Sem muitos rodeios, as lentes orgânicas são lentes de vidro “sintético”. O vidro sintético pode também receber o nome de “vidro de plástico”. São as lentes mais escolhidas hoje em dia. Uma característica é que são lentes mais leves e resistentes, e por isso tão queridas por quem usa óculos.

Já as lentes inorgânicas são as de vidro/cristal. São lentes que costumam ser mais pesadas e que precisam de um alto índice de refração para ficarem “leves” e finas, especialmente para quem tem alto grau.  Aliás, lentes inorgânicas quebram com muita facilidade e não são tão resistentes às altas temperaturas.

Para você não esquecer, listamos as principais diferenças entre esses dois tipos de lentes:

  • Lentes orgânicas – Indicadas para crianças, adolescentes e adultos. Leves, resistentes e mais baratas. Profissionais da área óptica podem indicá-las para esportes e atividades ao ar livre. Podem ser fabricadas em acrílico, resina, policarbonato, trivex. Disponível em diferentes índices de refração: 1.50, 1.59, 1.6, 1.67,1.74, 1.76.
  • Lentes inorgânicas ou minerais – São menos resistentes à quedas e altas temperaturas. Não indicadas para menores de 16 anos e nem para atividades ao ar livre. Feitas de vidro ou cristal, são lentes com elevados índices de refração: 1.7, 1.8 e 1.9. Costumam ser lentes muito caras. 

Saiba tudo sobre as lentes inorgânicas

As lentes inorgânicas – de vidro/cristal – são lentes menos leves, mais frágeis e mais caras. Além disso, são pouco indicadas para as crianças. Afinal, caso as lentes quebrem, o vidro se estilhaça todo, podendo causar ferimentos graves. Da mesma forma, não é indicada para esportistas ou quem faz atividades de contato físico direto e constante, porque também representam riscos à saúde, podendo causar graves ferimentos caso quebrem. Assim, alguns pontos negativos da lente inorgânica são:

  • Apresenta alto índice de refração. Assim, existe a possibilidade de fabricação de lentes mais finas;
  • Alguns profissionais podem recomenda-las para correção de problema de visão acima de – 20 graus de miopia;
  • Índice de refração de 1.7, 1.8 e 1.9;
  • Tem baixa resistência e quebra com facilidade;
  • Design esférico. Em outras palavras, formato arredondado no centro. Dessa forma, provoca algumas distorções no campo de visão.
  • É necessário armações com medidas específicas para comportar a lente de vidro
  • Não podem ser instaladas em armações sem aro; 
  • A depender do fabricante, pode ter um prazo maior para produção.

No entanto, elas também apresentam vantagens. Listamos as principais para você conhecer:

  • Mais clara;
  • Mais limpa;
  • Tem possibilidade de fabricação de lentes finas, pois apresenta alto índice de refração;

Além disso, o vidro é um material mais duro que o plástico. Dessa forma, a lente de cristal não risca tão facilmente quanto a lente de plástico. Isso ainda que as lentes orgânicas contem com opções de revestimento contra riscos.

Lentes orgânicas: tudo que você precisa saber

As lentes orgânicas podem ser fabricadas a partir de:

  • Acrílico (também chamada de CR-39 ou Orma ®);
  • Lentes Trivex;
  • Policarbonato;
  • Resina.

Por conta de seus materiais, as lentes orgânicas são mais leves. Pela sua resistência, podem ser usadas por pessoas de qualquer idade, ou seja, crianças, adolescentes e adultos. Além disso, são lentes muito resistentes e apresentam ótimo custo-benefício.

Em comparação com as lentes inorgânicas (de vidro), as lentes orgânicas contam com todas essas vantagens:

  • Lentes leves para uso, já que o tipo de material de fabricação dessas lentes é mais leve do que vidro;
  • Podem ser mais finas e podem conter um design asférico. Dessa forma, conseguem reduzir e até eliminar as distorções laterais que mais incomodam quem tem graus mais altos de miopia (fundo de garrafa) ou hipermetropia (olho de boi);
  • São mais resistentes, especialmente as fabricadas com policarbonato e resina. Não quebram com facilidade e são resistentes a choques e quedas.
  • Filtro UV das lentes orgânicas têm 95% de aproveitamento de filtragem da luz UV, diferente do que acontece com as lentes de vidro;
  • São lentes versáteis, que podem ser usadas por você em diversos contextos: atividades ao ar livre, esportes, em todas as idades, estações e ambientes.

Tipos de lentes orgânicas que existem e suas vantagens:

  • Lentes CR3-9 (acrílica): Sua característica é a leveza e resistência que oferece. Atualmente, as lentes de acrílico (CR-39) são recomendadas para baixos graus de miopia ou hipermetropia. Outra característica desse tipo de lente é o seu índice de refração, costuma ser 1.50 ou 1.49. Esse valor de índice de refração é considerado baixo, e, quanto menor o índice, mais grossas as lentes ficam. Por isso, profissionais não as recomendam para altos graus. 
  • Lentes de policarbonato 1.59: são lentes resistentes, leves e finas. Contudo, são indicadas para quem tem até 4 graus de miopia e hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. Para graus maiores, essas lentes proporcionam óculos mais grossos.
  • Lentes Trivex: as lentes Trivex também são resistentes, leves e finas, e indicadas para quem tem baixo grau. Geralmente, recomendadas para quem pratica esportes, devido a sua resistência.
  • Lentes de resina 1.60,1.61 e 1.67: essas são lentes de médio índice de refração. Indicadas para quem tem grau moderado. A partir de 6 graus, elas já podem proporcionar um óculos mais grosso. 
  • Lentes de resina 1.74: as lentes de resina 1.74 são lentes indicadas para grau alto devido ao seu alto índice de refração. Mas, são pouco acessíveis devido ao custo elevado. Podem ser feitas com design asférico, podendo reduzir os efeitos laterais indesejados.
  • Lentes de resina 1.76: são as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau. Vendidas exclusivamente pela internet na Lenscope. Com design asférico e por causa do alto índice de refração, podem reduzir os efeitos laterais indesejados.

Comparação entre materiais de lentes orgânicas e inorgânicas

Agora vamos te dar algumas dicas – levando em conta os materiais das lentes orgânicas e inorgânicas – pensando nas características de cada um deles. Afinal, sabemos que todos querem ter óculos de grau que melhor atendam as expectativas, certo? 

Por isso, cada um de vocês precisa avaliar qual melhor se encaixa na sua realidade, no seu tipo de grau, orçamento, etc. Dessa forma, elaboramos um comparativo dos materiais dos dois grupos que citamos para você entender qual a melhor lente para você. Vamos levar em conta as lentes de quem têm até 4 graus e as de quem têm mais de 4 graus. Dê uma olhadinha a seguir:

Lentes inorgânicas x lentes orgânicas de policarbonato

Lentes orgânicas de policarbonato são indicadas para até 4 graus de miopia e hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo. São lentes leves e resistentes. Além disso, para quem tem baixo grau, as lentes de vidro (inorgânicas) são dispensáveis. Isso porque as lentes de baixo grau não ficam grossas, e o policarbonato consegue atender bem as necessidades desse nível de grau. 

Lentes de vidro x lentes orgânicas de resina 1.74 e 1.76

Já para quem tem alto grau, lentes orgânicas, fabricadas com resina, atendem muito bem quem tem mais de 4 graus (alto grau). São lentes com alto índice de refração, com valores 1.74 e 1.76, podendo conter design asférico, que pode reduzir os efeitos laterais indesejados. As lentes orgânicas de resina são finas e leves, além de resistentes.

Pensando agora nas inorgânicas (de vidro), profissionais podem indica-las para alto grau, mas somente em casos muito extremos.Por exemplo, para atender -20 de miopia ou +12 de hipermetropia. Fora isso, profissionais da área não recomendam as lentes inorgânicas. Afinal, são mais caras, e nem são finas ou leves.

Porque escolher lentes orgânicas para o seu óculos de grau?

Para você não esquecer, anote ou memorize todas essas vantagens do óculos de grau com lentes orgânicas:

  • Leveza e resistência: são lentes comprovadamente mais leves e mais resistentes contra impactos e quedas;
  • Versatilidade e segurança ao usar o óculos: são diversos materiais, índices de refração e o legal é que há uma ampla variedade de armações que permitem usar as lentes orgânicas;
  • Lentes mais finas: escolhendo a lente mais fina para cada grau (alto ou baixo), você tem em mãos óculos mais finos também; 
  • Proteção UV 100%: Filtragem de até 95% da luz UV;
  • Tratamentos especiais para aumentar a durabilidade das lentes: camada antirreflexo, antirrisco, camada oleofóbica e cama hidrofóbica

Preços das lentes orgânicas mais finas x lentes minerais

Você sabe os preços das lentes orgânicas mais finas do mercado e das lentes minerais (inorgânicas)? 

Listamos as principais opções, levando em conta o material de fabricação e o índice de refração. No entanto, antes de revelarmos eles, é importante informar que a Essilor mudou a nomenclatura de alguns de seus tratamentos, a partir de agora Crizal Forte UV, passou a se chamar Crizal Rock. Crizal Sapphire, se chama Crizal Sapphire HR e Crizal Easy, tornou-se Crizal Easy Pro.

Já a Hoya mudou o nome das lentes de visão simples, que passaram a ser divididas em duas nomenclaturas distintas: Nulux, referindo-se às lentes asféricas e Hilux às esféricas.

Confira os preços das lentes orgânicas e inorgânicas:

Lentes orgânicas de policarbonato 1.59

  • Essilor: Lente 1.59 Airwear Crizal Rock — a partir de R$1.594,00
  • Zeiss: Lente 1.59 Duravision Platinum UV — a partir de R$ 1.289,00
  • Hoya: Lente 1.59 Ultrax/Thinhard Aqua — a partir de R$ 145,00
  • Lenscope: Lente de policarbonato – R$303,00

Lentes orgânicas de resina 1.67

  • Essilor: Lente Stylis 1.67 Crizal Rock — R$ 3.148,00
  • Zeiss: Lente 1.67 Duravision Platinum UV — R$ 2.479,00
  • Hoya: Lente Mio/Hiperlight 1.67 NO-Risk — R$2.166,00

Lentes orgânicas de resina 1.74

  • Essilor: Lente Stylis 1.74 Crizal Sapphire HR — R$ 4.283,00
  • Zeiss: Lente 1.74 Duravision Platinum UV — R$  2.789,00
  • Hoya: Lente Mio/Hiperlight Identity V+ 1.74 No Risk  —  R$3.958,00
  • Lenscope: Lentes Lenscope LensAI 1.74 – R$996,00

Lentes orgânicas de resina 1.76

  • Lenscope: Lentes Tokai 1.76 – R$1.397,00

Lentes inorgânicas 1.8 e 1.9

  • Zeiss: Lente 1.8 Minerais Mar – R$3.250,00
  • Zeiss: Lente 1.9 Minerais Mar – R$3.990,00

Conheça as lentes orgânicas mais finas e com melhor custo-benefício

Nós da Lescope trabalhamos com as lentes orgânicas mais finas para baixo grau (até 4 graus) e para graus elevados (mais de 4 graus). Além disso, todas as nossas lentes contam com tratamentos, sem taxas adicionais, e que são essenciais para a durabilidade, conforto e bom uso do óculos.

Para baixo grau, contamos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Lentes perfeitas para quem tem baixo grau, em diversas versões: incolor, com filtro de luz azul, transitions e na versão escura.  São fabricadas em policarbonato, e, no caso da versão com filtro de luz azul, em resina. Portanto, muito resistentes e mais finas! 

Já para alto grau somos a marca exclusiva da venda das Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo! Por um preço acessível, contam com tratamentos inclusos sem taxas adicionais e em diversas versões. As Lentes Tokai 1.76 estão disponíveis para venda apenas no nosso site, nas versões: incolor, escura, com filtro de luz e transitions.

Veja resultados surpreendentes de óculos de grau para alto grau.

lentes orgânicas cta instagram

Encerramento

Nós da Lenscope temos o propósito de criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. Por isso, temos as melhores lentes orgânicas para grau alto e baixo mais acessíveis. Isso só foi possível porque utilizamos a tecnologia ao nosso favor, eliminando intermediários que encarecem o valor final das lentes.

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

Atualizado em 14/02/2024

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *