Lentes para astigmatismo: Conheça os tipos que existem

lentes para astigmatismo
  • por
4.3
(28)

Os tipos de lentes para astigmatismo para  óculos disponíveis são:

  • Lente CR-39 ou Orma®
  • Lentes de policarbonato
  • Lentes 1.67
  • Lentes 1.74
  • Lentes 1.76

Saiba como escolher a melhor lente de acordo com sua necessidade e tipo de grau.

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade em enxergar objetos tanto de longe quanto de perto. O olho de quem possui astigmatismo cria diversos pontos focais antes ou depois da retina, quando o correto seria criar apenas um ponto focal.

O astigmatismo possui causas distintas, indo desde ao fator genético, até mesmo por doenças, cirurgias ou lesão ocular. Entretanto, é o formato irregular da córnea, semelhante a uma bola de futebol americano, que dá origem ao problema.

Trata-se de um problema visual comum que, quase sempre, também é hereditário. Dessa forma, se seus pais usam óculos e possuem esse erro refrativo, as chances de você precisar usar óculos devido ao astigmatismo também são maiores. 

lentes para astigmatismo

Olho de quem possui astigmatismo cria diversos pontos focais

Tipos de astigmatismo

Confira os três principais tipos de astigmatismo.

Astigmatismo Miópico

Esse tipo de astigmatismo é muito comum em crianças e nesse tipo a luz que entra no olho chega a dois pontos focais, ambos com formação antes da retina. No entanto, cada um é formado em um local. Sendo assim, temos dois pontos de erro de refração: astigmatismo e miopia.

Astigmatismo Hipermetrópico 

Atinge homens, mulheres e pode também afetar crianças. Além disso, é necessário que seja diagnosticado logo, pois pode ser irreversível.

Neste tipo, a luz que entra no olho é formada por dois pontos focais atrás da retina e em posições diferentes e no caso estes pontos significam a presença de astigmatismo e hipermetropia (dificuldade em enxergar de perto).

Astigmatismo Misto

Ocorre quando há diversos pontos focais antes ou depois da retina.

Como são as lentes de óculos para astigmatismo?

Em muitos casos, o astigmatismo é acompanhado de miopia ou hipermetropia. Então, além do grau esférico, que indica a miopia ou hipermetropia, sua lente irá requerer um grau adicional que é o grau cilíndrico.

Se você quer entender melhor como ler a sua receita, nós podemos ajudar!

Mas, além do grau cilíndrico, outra medida é necessária para correção do astigmatismo. Essa medida é o eixo que varia de 0 a 180 graus. Ela indica a orientação (ou localização) do astigmatismo em sua córnea. Por isso que na receita do seu óculos a coluna do grau cilíndrico é sempre acompanhada do valor do eixo.

lentes para astigmatismo

O astigmatismo é localizado em eixos que variam de 0 a 180 graus

O eixo do astigmatismo indica a localização exata do astigmatismo na sua córnea. É uma medida que varia de 0 a 180 graus. Se o valor estiver de 0 a 25 ou entre 165 e 180 graus, as lentes ficarão mais grossas nas bordas superior e inferior do óculos e mais finas na parte temporal da armação, que é o lado próximo da têmpora, onde estão fixadas as hastes.

Inclusive, este é o lado do óculos que mais é observado para verificar se as lentes ficaram finas ou não. Mas, se o valor do eixo do seu grau for 70º e 110º, ou bem próximo de 90º, infelizmente as lentes ficam mais grossas na parte temporal. No entanto, isso é possível de ser resolvido se você escolher uma lente de alto índice de refração.

influencia do grau do eixo de astigmatismo na espessura do óculos

Tipos de lentes para astigmatismo

Para corrigir o astigmatismo, existem dois tipos de lentes: as lentes de contato tóricas e lentes de óculos para astigmatismo. As lentes tóricas corrigem seu astigmatismo podem ser encontradas como gelatinosas ou rígidas e tudo vai depender do seu tipo de grau. Nesse artigo, vamos falar sobre as lentes para seu óculos de grau. Infelizmente quanto maior for o seu grau de astigmatismo, maior pode ser o preço das lentes para óculos que corrigem esse problema em sua visão.

Mas, conhecendo as opções do mercado, você consegue economizar sem deixar de também levar os tratamentos que garantem maior durabilidade para as suas lentes e proteção para seus olhos. Veja a seguir as opções de lentes para astigmatismo que você pode encontrar:

Lente CR-39 ou Orma®

São as lentes de plástico mais baratas que você encontra nas óticas. No entanto, elas podem não atender a casos de 2 ou mais graus de astigmatismo de maneira satisfatória.

Ao comprar este tipo de lente, verifique também se você está levando os tratamentos mais importantes para garantir durabilidade e proteção para os seus olhos. Por se tratar de uma opção focada no baixo custo, esta lente muitas vezes é vendida sem qualquer tratamento. E estes são vendidos muitas vezes como “opcionais”. Finalmente, por ter um índice de refração bastante baixo, as lentes CR-39 também resultam em óculos com bordas bem mais grossas.

Lentes de policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia e até 2 graus de astigmatismo. Além de serem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas. Quando combinados com tratamentos como o antirreflexo, antirrisco e proteção UV, tais lentes resultam em resistência, leveza, conforto e proteção aos seus olhos.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são lentes de resina mais utilizadas por aqueles que possuem mais de 4 graus de miopia (ou hipermetropia) ou mais de 2 graus de astigmatismo. Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas. Porém, isso deixa de acontecer para casos de graus mais elevados de miopia e astigmatismo. Se você tem mais de 4 graus de astigmatismo, essas lentes vão ficar grossas.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para pessoas que possuem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções laterais.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

Se tratam de lentes de resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

lentes para astigmatismo

Veja quanto custam para astigmatismo da Lenscope.

Além do índice de refração, outro fator que você também deve levar em conta na hora de comprar suas lentes para astigmatismo é o design das lentes para óculos. Existem dois tipos: lentes esféricas e lentes asféricas.

As lentes asféricas são as que vão proporcionar um melhor resultado e reduzir aquelas distorções indesejadas nas laterais das lentes. Então, se você possui mais de 2 graus de astigmatismo, recomendamos o uso desse tipo de design na sua lente.

As lentes esféricas, por outro lado, vão tornar ainda mais nítidas essas distorções. Se você procura sempre economizar, não deixe de conhecer as lentes para óculos da Lenscope.

Visite nosso site para saber mais! E conheça nossa série sobre astigmatismo no Youtube.

Lentes superfinas para o seu grau de astigmatismo

Agora que você já conheceu os tipos de lentes para astigmatismo, o próximo passo é escolher as lentes adequadas para que você enxergue o melhor que a vida tem a lhe oferecer.

Nós trabalhamos com lentes para astigmatismo para baixo e alto grau. Então, se você tem até 2 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Lenscope Poli 1.59, que são nossas lentes de policarbonato.

E se você tem mais de 2 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Lenscope LensAI 1.74, disponíveis em várias versões, como: incolor, com filtro de luz azul, Fotocroma e Shades. Todas as nossas lentes possuem os tratamentos inclusos, sem taxas adicionais.

Aqui na Lenscope nós ajudamos todos a terem a melhor versão do seu óculos de grau. Por isso, se você quer ter um óculos com melhor custo-benefício, produzido com nossa tecnologia exclusiva para atender às suas necessidades, faça um orçamento online e gratuito em nosso site.

lentes para astigmatismo

Atualizado em 27/08/2021.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

61 comentários em “Lentes para astigmatismo: Conheça os tipos que existem”

  1. Olá, boa tarde!

    Devido a pandemia, e a dificuldade no uso de óculos e mascara, gostaria de ter como opção lente de contato para os momentos nos quais sou obrigada a sair e utilizar mascara. Como converter meu grau para lente de contato?
    Abaixo as informações que constam na receita prescrita pelo meu oftalmologista.

    OD: Esférico -3,25 // Cilíndrico -2,50 // Eixo 25°
    OE: Esférico -3,00 // Cilíndrico -1,75 // Eixo 160° DP 63

    Desde já agradeço,
    Abraços!

    1. Oi, Grasi! Tudo bem?

      Obrigada pelo seu comentário

      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  2. Minha receita é:
    O.D Esf. Plano / Cilíndrico 1,50 / Eixo 90°
    O.E Esf. Plano / Cilíndrico 1,50 / Eixo 80°
    Adição:
    DNP: medir

    Monofocal

    Eu não consegui encontrar essa lente de contato.

    1. Oi Jhom, tudo bem?
      Quem pode te ajudar em relação às lentes de contato é o seu médico oftalmo ou especialista em saúde dos olhos. Isso porque a receita de lentes de contato precisam ser prescritas por esses profissionais que, através de um cálculo, define qual a melhor lente a ser usada para o grau
      Nós vendemos através da internet lentes para óculos e entregamos para todo o Brasil, facilitando a escolha da lente e utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda. Nós não trabalhamos com lentes de contato, mas caso precise de um óculos de grau para descansar seus olhos da lente de contato, conte com a gente!

  3. Boa tarde,
    Minha receita é:
    O.D – Esférico: -2.25 / Cilíndrico: -3.50 / Eixo: 20
    O.E – Esférico: -2.00 / Cilíndrico: -2.75 / Eixo: 175
    Qual seria a melhor indicação para o meu caso?

    1. Olá, Mariana. Tudo bem? A sua receita indica que você tem, no olho direito -2,25 graus de miopia com -3,50 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo -2 graus de miopia com -2,75 de astigmatismo. Nós atendemos o seu grau com as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, é só nos chamar pelo Whatsapp.

  4. Olá, minha receita é :
    PARA LONGE
    O.D – Esférico: -1.50 / Cilíndrico: -1.00 / Eixo: 60
    O.E – Esférico: -1.50 / Cilíndrico: -1.00 / Eixo: 60
    Qual seria a melhor indicação para o meu caso?

    1. Olá, Liliane. Tudo bem?
      A sua receita indica que você tem, no olho direito -1.50 graus de miopia com -1.00 graus de astigmatismo. E no olho esquerdo -1.50 graus de miopia com -1.00 de astigmatismo. De acordo com seu grau, nós te indicamos as nossas Lentes Lenscope Poli 1.59. Você pode saber mais sobre elas nesse link https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se tiver alguma dúvida, é só entrar em contato com a gente pelo e-mail contato@lenscope.com.br

  5. Boa tarde
    Meu grau de óculos é esse em baixo
    Od: Esférico -1,25 cilíndrico a Eixo 35°
    Oe: Esférico -1,00 cilíndrico a Eixo 170°
    Qual a melhor lente de contato para mim??

    1. Oi, Cláudio. Tudo bem?

      Nós te atendemos com as Lentes Tokai 1.76, as lentes de resina mais finas do mundo, ideais para alto grau. Com o maior índice de refração em resina e design asférico, essas lentes proporcionam óculos mais finos, leves e com menos distorções laterais. Ao acessar https://lenscope.com.br/lente-tokai e preencher o formulário com as informações da sua receita, além de ver o valor das Lentes Tokai para o seu grau, você ainda tem acesso a dicas e orientações personalizadas para ter a melhor versão do seu óculos.

      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais de atendimento disponibilizados no final da página de lentes 🙂

  6. Olá,
    Tenho astigmatismo.
    Para longe:
    OD esférico +1,0 eixo 180° cilíndrico – 0,25
    OE esférico +1,0 eixo 25° cilíndrico – 0,25
    Qual a melhor lente?

    1. Oi, Monique! Segundo a sua receita, você possui no olho direito: +1 grau de hipermetropia, com -0,25 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +1 grau de hipermetropia com -0,25 graus de astigmatismo. Os números “180” e “25” se referem ao seu eixo de astigmatismo, que é a orientação do astigmatismo nos seus olhos.

      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59. Para saber mais sobre essas lentes, e calcular o valor para o seu grau, basta acessar esse link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope e caso tenha alguma dúvida, ou precise de ajuda, basta falar com a gente por um dos nossos canais de atendimento no fim da página 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *