lentes para astigmatismo

Lentes para astigmatismo: por que são mais caras

Este post foi atualizado em 17 março, 2021

Lentes para astigmatismo são mais caras do que lentes para tratar hipermetropia ou miopia e, quanto maior o grau de astigmatismo, mais caras as lentes são.

No artigo de hoje vamos te explicar o porquê isso acontece, além de dar dicas para você economizar caso o seu grau de astigmatismo seja alto. 

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe. Além disso, é um problema de visão bastante comum, assim como a miopia e a hipermetropia

Esse problema de visão é causado devido ao formato irregular da córnea, que acaba adquirindo um formato oval.

Inclusive, o olho sem astigmatismo tem um formato igual a de uma bola de basquete. Ou seja, o grau de curvatura é igual em todos os cantos do olho. Por isso, a visão é nítida e é formado apenas um ponto focal de luz. 

No entanto, para alguém com astigmatismo, o olho adquire um formato parecido ao de uma bola de futebol americano. Ou seja, com áreas mais “rasas” e outras mais “fundas”.

Dessa maneira, quando a luz entra em contato com nossos olhos, ela acaba sendo distorcida por este erro de refração, o astigmatismo.

Assim, é formado vários pontos focais na retina do olho, quando o correto é formar apenas um.

Aliás, esse é o motivo pelo qual quem tem astigmatismo acaba enxergando objetos próximos ou mais distantes um pouco distorcidos, dependendo do grau.

Como saber se eu tenho astigmatismo?

É possível descobrir se você tem astigmatismo e, portanto, precisa de lentes para astigmatismo apenas analisando a sua receita de óculos.

Na receita de óculos de grau, prescrita pelo seu oftalmologista, a coluna CIL e EIXO devem estar preenchidas se você tiver astigmatismo.

Aliás, na coluna CIL vão estar as informações corretas do grau das lentes para correção.

Mas o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, mas sim só em um determinado eixo do astigmatismo

Inclusive, o eixo do astigmatismo é necessário estar preenchido, já que esses diversos pontos formados no seu olho pela distorção da luz quando ela entra no olho atingem vários eixos da sua visão.  Esse eixo é a localização do seu grau de astigmatismo na córnea do olho e essa medida varia de 0 a 180 graus.

Agora, enquanto você ainda não tem a receita e caso ainda precise se consultar com o seu médico, você pode realizar um teste de visão online, com tecnologia exclusiva que garante muita precisão no resultado.

O teste é gratuito e pode ser feito no site da Lenscope, assim você fica sabendo se tem astigmatismo ou não. 

Por que as lentes para astigmatismo são mais caras?

As lentes para astigmatismo são mais caras quando o grau for maior que 2 graus e existe uma explicação para isso.

A maioria das marcas de lentes atendem uma grade padrão de astigmatismo, que geralmente é de até 2 graus.

Em casos de lentes de alto índice de refração, indicadas para grau alto, a grade padrão atende até 4 graus de astigmatismo.

Mas, quando uma dessas grades de lente ultrapassa o valor (por exemplo: 2,50 de astigmatismo ou 4,75 de astigmatismo), é necessário que a lente passe por um processo chamado surfaçagem.

Esse processo de surfaçagem basicamente é um processo de fabricação manual da lente para astigmatismo, para conseguir atingir graus mais elevados. Especialmente se o seu grau ultrapassa a grade atendida pelas lentes comuns.

Dessa maneira, o processo de fabricação é encarecido, o que acaba impactando o preço final.

Como escolher as melhores lentes de óculos para astigmatismo para meu grau

Se você precisa escolher a sua lente para astigmatismo, atendendo ao seu grau e estilo de vida, você tem que saber qual a melhor e mais indicada para você.

Os tipos de lentes para astigmatismo estão disponíveis em:

  • Lente CR-39 ou Orma®
  • Lentes de policarbonato
  • Lentes 1.67
  • Lentes 1.74
  • Lentes 1.76

Cada uma dessas lentes é fabricada com um tipo de material. E lembre-se que:

  • Se você tem apenas 2 graus de astigmatismo – sem miopia e sem hipermetropia -, ele é considerado fraco ou baixo grau. 
  • Se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo, também é considerado baixo grau.
  • Mas, se você tem mais de 4 graus de miopia com mais de 4 graus de astigmatismo, seu grau de astigmatismo já é considerado alto.

É importante você saber se tem alto ou baixo grau. Principalmente, porque isso vai influenciar diretamente na escolha do tipo de lente.

Infelizmente, quanto maior for o seu grau de astigmatismo, maior será o preço das lentes para óculos. 

Mas, a boa notícia é que conhecendo as opções do mercado, você consegue economizar sem deixar de ter acesso aos tratamentos que garantem maior durabilidade para as suas lentes. Além de proteção para seus olhos.

Lentes CR-39 ou Orma®

Esse tipo de lente você encontra para vender em óticas, por preços tidos como bem baratos, já que são fabricados com plástico. No entanto, elas podem não ser suficientes para atender casos de 2 ou mais graus de astigmatismo.

Além disso, por ter um índice de refração baixo, o resultado são óculos com bordas mais grossas. 

Outro detalhe: cuidado para não comprar uma lente CR-39 sem os tratamentos indispensáveis para o dia-a-dia. São os tratamentos que garantem maior durabilidade do óculos e proteção dos seus olhos.

Por se tratar de uma opção focada no baixo custo, esta lente muitas vezes é vendida sem qualquer tratamento. Muitas vezes, os tratamentos são oferecidos como “opcionais”.

Dessa forma, você precisa pagar uma taxa a mais para incluí-los em suas lentes. 

Lentes de Policarbonato

São lentes indicadas se você possui até 4 graus de miopia (ou hipermetropia) e até 2 graus de astigmatismo. Além de serem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, resultando em bordas mais finas.

Quando combinados com tratamentos como o antirreflexo, antirisco e proteção UV, as lentes de policarbonato são ainda mais resistentes. E possuem maior leveza, conforto e proteção aos seus olhos.

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são as mais utilizadas por aqueles que possuem mais de 4 graus de miopia (ou hipermetropia). E também por aqueles com mais de 2 graus de astigmatismo.

Por possuírem índice de refração de 1.67, elas resultam em lentes mais finas. Porém, isso pode não ocorrer em casos de graus mais elevados de miopia e astigmatismo. 

Então se você tem mais de 4 graus de astigmatismo, as lentes 1.67 talvez não sejam as ideais. 

Lentes 1.74

Conhecidas como lentes de alto índice de refração, as lentes 1.74 conseguem proporcionar lentes mais finas.

Por isso são muito procuradas por quem possui a partir de 7 graus de miopia (ou hipermetropia). E mais de 2 graus de astigmatismo.

Elas são lentes de custo elevado no Brasil. E, quanto maior o grau de astigmatismo, mais chance de se tornarem mais caras.

Lentes 1.76 – Lentes Tokai 1.76

As lentes 1.76 são as lentes de resina mais finas do mundo. Elas proporcionam bordas mais finas para quem possui alto ou médio grau. Aliás, isso inclui casos de astigmatismo mais elevados!

Elas são fabricadas no Japão e vendidas com exclusividade no Brasil somente no site da Lenscope por um preço mais acessível que lentes 1.74 e, em muitos casos, mais em conta que as lentes 1.67.

Vamos a seguir te contar sobre os valores das lentes para astigmatismo. Veja só:

Veja o preço das lentes para astigmatismo para o seu grau

Na Lenscope você consegue fazer um orçamento das suas lentes para astigmatismo, de forma 100% online e gratuita.

Veja como fazer o seu orçamento agora mesmo

Somos pioneiros na venda de lentes para óculos pela internet, reinventando a forma de comprar óculos de grau.

E como fazemos isso? Utilizando a tecnologia ao seu favor.

Criamos processos inteligentes, eliminando os intermediários que ficam entre você e as melhores lentes para óculos. 

O resultado? Você enxergando com clareza por um preço muito mais justo.

As principais lentes para astigmatismo atendem até 2 graus como as Lentes Lenscope Poli 1.59, as mais resistentes para o seu dia a dia, e com as Lentes Digital Comfort, fabricadas com resina.

Já para mais de 4 graus de astigmatismo, a Lenscope trabalha com as Lentes Tokai 1.76, disponíveis em várias versões:incolor, com filtro de luz azul, transitions e na versão escura que transforma qualquer óculos em um óculos de sol com grau.

Faça o seu orçamento de forma gratuita e descubra a melhor lente para astigmatismo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Pin It on Pinterest