lentes para astigmatismo

Lentes para astigmatismo: por que são mais caras

5
(1)

Você sabia que as lentes para astigmatismo são mais caras do que as lentes para tratar hipermetropia ou miopia? Além disso, quanto maior o grau de astigmatismo, mais caras as lentes são. Infelizmente. 

No artigo de hoje, vamos te explicar o porquê isso acontece, além de dar dicas para você economizar, caso o seu grau de astigmatismo seja alto. 

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe. É um problema de visão bastante comum e, normalmente, vem acompanhada de miopia e a hipermetropia.

O astigmatismo acontece devido ao formato irregular da córnea. Quem não tem astigmatismo, por exemplo, tem a córnea com um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e você consegue enxergar com nitidez. 

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Explicamos tudo o que você precisa saber sobre astigmatismo lá no nosso canal no Youtube. É só clicar abaixo para assistir.

Como saber se eu tenho astigmatismo?

É possível descobrir se você tem astigmatismo e, portanto, precisa de lentes para astigmatismo  analisando a sua receita de óculos.

Se você tem astigmatismo, pode observar que a coluna CIL e EIXO são preenchidas. Aliás, na coluna CIL vão estar as informações corretas do grau das lentes para correção. Mas o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, mas sim só em um determinado eixo do astigmatismo. Por isso, na sua receita de óculos, você também encontra o grau do eixo do astigmatismo.

Se você ainda não está com a sua receita de óculos em mãos, você pode saber se tem astigmatismo através do nosso teste de visão online, com tecnologia exclusiva que garante muito mais precisão no resultado. Além disso, o teste é gratuito. 

Por que as lentes para astigmatismo são mais caras?

As lentes para astigmatismo são mais caras quando você tem mais de 2 graus de astigmatismo. E, existe uma explicação para isso.

A maioria das marcas de lentes atendeuma grade padrão de astigmatismo, que geralmente é de até 2 grausEm casos de lentes de alto índice de refração, indicadas para grau alto, a grade padrão atende até 4 graus de astigmatismo.

Mas, quando o seu grau ultrapassa a grade padrão das lentes de óculos, como, por exemplo, –2,50 de astigmatismo ou -4,75 de astigmatismo, é necessário que a lente passe por um processo chamado surfaçagem.

A surfaçagem é um processo manual de fabricação de lente de óculos, sendo  necessário para conseguir atingir graus mais elevados. Ou seja, os graus superiores à grade padrão das lentes. É é esse processo, um dos principais responsáveis por deixar as lentes para astigmatismo mais caras. 

Como escolher as melhores lentes de óculos para astigmatismo para meu grau

Para escolher a sua lente para astigmatismo, é importante saber quais delas vão conseguir atender o seu grau e o seu estilo de vida. Os tipos de lentes para astigmatismo disponíveis são:

  • Lente CR-39 ou Orma®
  • Policarbonato
  • Lentes 1.67, 1.74 e 1.76 

Também é importante saber que:

  • Se você tem apenas 2 graus de astigmatismo – sem miopia e sem hipermetropia – o seu grau é  considerado baixo;
  • Se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo, o seu grau, de maneira geral, também é considerado baixo;
  • Mas, se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, com mais de 4 graus de astigmatismo, seu grau, de maneira geral, já é considerado alto.

É importante você saber se tem alto ou baixo grau, porque isso influencia diretamente na escolha da sua lente de óculos, principalmente em relação ao preço. Mas, a boa notícia é que conhecendo as opções do mercado, você consegue economizar, sem deixar de ter acesso aos tratamentos que garantem maior durabilidade para as suas lentes e proteção para seus olhos.

A seguir vamos explicar sobre todas as lentes de óculos para astigmatismo que existem.

Lentes CR-39 ou Orma®

As Lentes CR-39, também conhecidas como lentes Orma®. Você pode encontrá-las em todas as ópticas e, geralmente, costumam ser as lentes com preços mais baixos. Um dos motivos para isso acontecer está relacionado com o seu material. As lentes CR-39 são de acrílico, um material que apresenta um baixo índice de refração e, por isso, podem deixar seu óculos grosso, principalmente se você tiver mais que 2 graus de astigmatismo.

Além disso, nem sempre você encontra as lentes CR-39 com os tratamentos que hoje são essenciais para o nosso dia a dia, como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV. Nesses casos, portanto, elas são mais baratas, mas você acaba levando lentes que não oferecem as proteções que você precisa e podem não durar tanto tempo assim.

O que também geralmente acontece é que esses tratamentos são oferecidos como tratamentos “opcionais”. Ou seja,  você precisa pagar uma taxa a mais para incluí-los em suas lentes. Por isso, escolher lentes CR-39 nem sempre podem ser a melhor opção. 

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. Além de serem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, o que resulta em um óculos com bordas mais finas. 

Além disso, é mais comum as lentes de policarbonato acompanharem os tratamentos antirreflexo, antirisco e proteção UV, fazendo com que sejam ainda mais resistentes. Dessa forma, elas proporcionam uma durabilidade para o seu dia a dia muito maior. 

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são as mais utilizadas por quem tem  mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo. E um dos principais motivos para isso está relacionado com seu índice de refração de 1.67, que é considerado um alto índice de refração. Dessa forma, são lentes que conseguem proporcionar um óculos com bordas menos grossas.

No entanto, o óculos pode não ficar fino em casos de graus elevados de miopia e astigmatismo. Nesses casos, o ideal é optar por lentes ainda mais finas, de índice de refração de 1.74 ou 1.76. Além disso, é importante saber que, quando as lentes 1.67 possuem os tratamentos de antirreflexo e antirrisco, você pode encontrá-las por um preço bastante elevado.

Lentes 1.74

Até pouco tempo atrás, as lentes 1.74 eram as lentes de resina mais finas, indicadas para quem tem mais de 6 graus de miopia ou hipermetropia, com mais de 2 graus de astigmatismo.

Devido ao seu índice de refração elevado, elas são capazes de proporcionar óculos mais finos, principalmente quando montadas em armações menores. No entanto, no Brasil, as lentes 1.74 possuem um custo elevado, sendo pouco acessíveis. Quando possuem antirreflexo, antirrisco e demais tratamentos, podem chegar a custar mais de R$2000.

Lentes 1.76 – Lentes Tokai 1.76

As lentes 1.76 são as lentes de resina mais finas do mundo, devido ao seu alto índice de refração de 1.76. Isso significa que elas conseguem proporcionar óculos com bordas mais finas para quem possui médio e alto grau. Inclusive para quem possui graus de astigmatismo mais elevados. 

As Lentes Tokai 1.76 são fabricadas no Japão e vendidas com exclusividade no Brasil no site da Lenscope por um preço mais acessível que as lentes 1.74. E, em muitos casos, chegam a custar mais barato que as lentes 1.67, que são mais grossas que as Lentes Tokai 1.76. 

Veja uma comparação entre as espessuras de diferentes lentes para astigmatismo.

espessura de lentes para astigmatismo

Veja o preço das lentes para astigmatismo para o seu grau

Nós da Lenscope trabalhamos com lentes para astigmatismo para baixo e alto grau. Então, se você tem até 2 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Lenscope Poli 1.59, que são nossas lentes de policarbonato, ou com as Lentes Lenscope Digital Comfort, que são nossas lentes que filtram a luz azul emitida pelas telas digitais que mais usamos no dia a dia. 

E se você tem mais de 4 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Tokai 1.76, disponíveis em várias versões, como: incolor, com filtro de luz azul, Transitions e na versão escura, que transforma qualquer óculos em um óculos de sol com grau.

Você pode fazer um orçamento online e gratuito de todas as lentes da Lenscope em nosso site.

Descubra a melhor lente para o seu grau de astigmatismo

Nós, da Lenscope, somos os pioneiros na venda de lentes para óculos na internet, reinventando a forma de comprar óculos de grau. Estamos criando uma nova jornada de fazer óculos utilizando a tecnologia ao seu favor para criar processos inteligentes que eliminam os intermediários entre você e as melhores lentes para óculos. 

Nossa missão é fazer parte da revolução da saúde visual no Brasil, tornando as lentes de grau muito mais acessíveis a todos que precisam de óculos. Não deixe de visitar nosso site e conhecer uma nova maneira de fazer óculos de grau. 

Aproveite  também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as notícias publicadas aqui em nosso portal.

Atualizado em 17/09/2021.

lentes para astigmatismo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *