Lentes para astigmatismo: por que são mais caras

lentes para astigmatismo
  • por
4.5
(10)

Você sabia que as lentes para astigmatismo são mais caras do que as lentes para tratar hipermetropia ou miopia? Além disso, quanto maior o grau de astigmatismo, mais caras as lentes são. Infelizmente. 

No artigo de hoje, vamos te explicar o porquê isso acontece, além de dar dicas para você economizar, caso o seu grau de astigmatismo seja alto. 

O que é astigmatismo?

O astigmatismo é a dificuldade em enxergar tanto de perto quanto de longe. É um problema de visão bastante comum e, normalmente, vem acompanhada de miopia e a hipermetropia.

O astigmatismo acontece devido ao formato irregular da córnea. Quem não tem astigmatismo, por exemplo, tem a córnea com um formato oval, parecido com um bola de basquete. Ou seja, a córnea tem o mesmo grau de curvatura em toda a sua extensão. Assim, há apenas um ponto de foco de luz e você consegue enxergar com nitidez. 

Já quem tem astigmatismo, o formato da córnea é diferente. Nesse caso, é mais parecido com uma bola de futebol americano, com algumas áreas mais “rasas” e outras mais “fundas” que as outras. Por isso, a luz se propaga de maneira mais difusa, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal seria que houvesse apenas um ponto de foco na retina do olho. Por isso, quem tem astigmatismo, enxerga os objetos que estão próximos e longe, um pouco ou muito embaçados, dependendo do grau.

Explicamos tudo o que você precisa saber sobre astigmatismo lá no nosso canal no Youtube. É só clicar abaixo para assistir.

Como saber se eu tenho astigmatismo?

É possível descobrir se você tem astigmatismo e, portanto, precisa de lentes para astigmatismo  analisando a sua receita de óculos.

Se você tem astigmatismo, pode observar que a coluna CIL e EIXO são preenchidas. Aliás, na coluna CIL vão estar as informações corretas do grau das lentes para correção. Mas o grau de astigmatismo não é colocado em toda a lente, mas sim só em um determinado eixo do astigmatismo. Por isso, na sua receita de óculos, você também encontra o grau do eixo do astigmatismo.

Se você ainda não está com a sua receita de óculos em mãos, você pode saber se tem astigmatismo através do nosso teste de visão online, com tecnologia exclusiva que garante muito mais precisão no resultado. Além disso, o teste é gratuito. 

Por que as lentes para astigmatismo são mais caras?

As lentes para astigmatismo são mais caras quando você tem mais de 2 graus de astigmatismo. E, existe uma explicação para isso.

A maioria das marcas de lentes atende uma grade padrão de astigmatismo, que geralmente é de até 2 grausEm casos de lentes de alto índice de refração, indicadas para grau alto, a grade padrão atende até 4 graus de astigmatismo.

Mas, quando o seu grau ultrapassa a grade padrão das lentes de óculos, como, por exemplo, –2,50 de astigmatismo ou -4,75 de astigmatismo, é necessário que a lente passe por um processo chamado surfaçagem.

A surfaçagem é um processo manual de fabricação de lente de óculos, sendo  necessário para conseguir atingir graus mais elevados. Ou seja, os graus superiores à grade padrão das lentes. É é esse processo, um dos principais responsáveis por deixar as lentes para astigmatismo mais caras. 

Como escolher as melhores lentes de óculos para astigmatismo para meu grau

Para escolher a sua lente para astigmatismo, é importante saber quais delas vão conseguir atender o seu grau e o seu estilo de vida. Os tipos de lentes para astigmatismo disponíveis são:

  • Lente CR-39 ou Orma®
  • Policarbonato
  • Lentes 1.67, 1.74 e 1.76 

Também é importante saber que:

  • Se você tem apenas 2 graus de astigmatismo – sem miopia e sem hipermetropia – o seu grau é  considerado baixo;
  • Se você tem até 4 graus de miopia ou hipermetropia, com até 2 graus de astigmatismo, o seu grau, de maneira geral, também é considerado baixo;
  • Mas, se você tem mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia, com mais de 4 graus de astigmatismo, seu grau, de maneira geral, já é considerado alto.

É importante você saber se tem alto ou baixo grau, porque isso influencia diretamente na escolha da sua lente de óculos, principalmente em relação ao preço. Mas, a boa notícia é que conhecendo as opções do mercado, você consegue economizar, sem deixar de ter acesso aos tratamentos que garantem maior durabilidade para as suas lentes e proteção para seus olhos.

A seguir vamos explicar sobre todas as lentes de óculos para astigmatismo que existem.

Lentes CR-39 ou Orma®

As Lentes CR-39, também conhecidas como lentes Orma®. Você pode encontrá-las em todas as ópticas e, geralmente, costumam ser as lentes com preços mais baixos. Um dos motivos para isso acontecer está relacionado com o seu material. As lentes CR-39 são de acrílico, um material que apresenta um baixo índice de refração e, por isso, podem deixar seu óculos grosso, principalmente se você tiver mais que 2 graus de astigmatismo.

Além disso, nem sempre você encontra as lentes CR-39 com os tratamentos que hoje são essenciais para o nosso dia a dia, como antirreflexo, antirrisco e proteção 100%UV. Nesses casos, portanto, elas são mais baratas, mas você acaba levando lentes que não oferecem as proteções que você precisa e podem não durar tanto tempo assim.

O que também geralmente acontece é que esses tratamentos são oferecidos como tratamentos “opcionais”. Ou seja,  você precisa pagar uma taxa a mais para incluí-los em suas lentes. Por isso, escolher lentes CR-39 nem sempre podem ser a melhor opção. 

Lentes de Policarbonato

As lentes de policarbonato são indicadas para até 4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo. Além de serem leves e resistentes, elas possuem índice de refração de 1.58 a 1.59, o que resulta em um óculos com bordas mais finas. 

Além disso, é mais comum as lentes de policarbonato acompanharem os tratamentos antirreflexo, antirisco e proteção UV, fazendo com que sejam ainda mais resistentes. Dessa forma, elas proporcionam uma durabilidade para o seu dia a dia muito maior. 

Lentes 1.67

As lentes 1.67 são as mais utilizadas por quem tem  mais de 4 graus de miopia ou hipermetropia com mais de 2 graus de astigmatismo. E um dos principais motivos para isso está relacionado com seu índice de refração de 1.67, que é considerado um alto índice de refração. Dessa forma, são lentes que conseguem proporcionar um óculos com bordas menos grossas.

No entanto, o óculos pode não ficar fino em casos de graus elevados de miopia e astigmatismo. Nesses casos, o ideal é optar por lentes ainda mais finas, de índice de refração de 1.74 ou 1.76. Além disso, é importante saber que, quando as lentes 1.67 possuem os tratamentos de antirreflexo e antirrisco, você pode encontrá-las por um preço bastante elevado.

Lentes 1.74

É um tipo de lente recomendado para quem tem grau moderado e alto, justamente pelo seu índice de refração elevado. Por isso, são as lentes em resina mais utilizadas em óptica.

Atualmente existem diversas marcas que oferecem lentes com esse índice de refração e já é possível encontrar lentes de qualidade com um valor mais em conta.

Aqui na Lenscope, nós oferecemos as Lentes Lenscope LensAI 1.74, que além de possuírem alto índice de refração, contam com design asférico, que reduz distorções dos olhos.  Além de proporcionarem um óculos mais fino, nossas lentes vêm com diversos tratamentos premium inclusos, sem custo adicional.

Lentes 1.76

São as lentes de  resina indicadas para alto grau, pois apresentam o maior índice de refração, podendo oferecer resultados sutilmente menos espessos que as lentes 1.74.

Veja uma comparação entre as espessuras de diferentes lentes para astigmatismo.

espessura de lentes para astigmatismo

Veja o preço das lentes para astigmatismo para o seu grau

Nós da Lenscope trabalhamos com lentes para astigmatismo para baixo e alto grau. Então, se você tem até 2 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Lenscope Poli 1.59, que são nossas lentes de policarbonato, ou com as Lentes Lenscope Digital Comfort, que são nossas lentes que filtram a luz azul emitida pelas telas digitais que mais usamos no dia a dia. 

E se você tem mais de 4 graus de astigmatismo, você pode contar com as Lentes Lenscope LensAI 1.74,  disponíveis em várias versões, como: incolor, com filtro de luz azul, fotocroma e na versão escura, que transforma qualquer óculos em um óculos de sol com grau. Você pode fazer um orçamento online e gratuito de todas as lentes da Lenscope em nosso site.

Descubra a melhor lente para o seu grau de astigmatismo

Nós, da Lenscope, somos os pioneiros na venda de lentes para óculos na internet, reinventando a forma de comprar óculos de grau. Estamos criando uma nova jornada de fazer óculos utilizando a tecnologia ao seu favor para criar processos inteligentes que eliminam os intermediários entre você e as melhores lentes para óculos. 

Nossa missão é fazer parte da revolução da saúde visual no Brasil, tornando as lentes de grau muito mais acessíveis a todos que precisam de óculos. Não deixe de visitar nosso site e conhecer uma nova maneira de fazer óculos de grau. 

Aproveite  também para assinar nossa newsletter e ficar por dentro de todas as notícias publicadas aqui em nosso portal.

Atualizado em 17/09/2021.

lentes para astigmatismo

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

2 comentários em “Lentes para astigmatismo: por que são mais caras”

  1. Bom dia, possuo astigmatismo e recentemente passei pelo oftalmologista para consulta de rotina e o mesmo insistiu que eu deveria usar uma lente pra hipermetropia para descanso e astigmatismo que já tenho a alguns anos, não entendi muito bem pois nos exames não vi diferença alguma na minha visão para o mesmo solicitar que eu venha usar lente para hipermetropia também, segue dados (ESFÉRIO OD +0,25 CILINDRO -1,50 EIXO 5 OE +0,25 CILINDRO -1,25 EIXO 180°) Qual a melhor lente para óculos que eu deva usar?

    1. Olá, João Paulo. Tudo bem? De acordo com as informações que disponibilizou, você tem no olho direito: +0,25 graus de hipermetropia com -1,50 de astigmatismo. E no olho esquerdo: +0,25 graus de hipermetropia com -1,25 graus de astigmatismo.
      Nós te atendemos com as Lentes Lenscope Poli 1.59, e ainda damos dicas e orientações personalizadas para você ter a melhor versão do seu óculos. Para saber mais sobre elas e calcular o valor para o seu grau é só acessar o link: https://lenscope.com.br/lente-lenscope
      Se precisar de ajuda, basta entrar em contato pelos canais disponíveis ao final da página. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *