Principais lentes para ceratocone

  • por
4.4
(67)

As opções ideais de lentes para ceratocone que existem são as lentes de contato gelatinosas e as lentes de contato rígidas de curvatura optimizada, escleral ou asférica.

Muitos oftalmologistas indicam as lentes rígidas (RGP) para o tratamento de ceratocone por apresentarem melhores resultados entre os pacientes.

As lentes de óculos para ceratocone servem para corrigir a dificuldade para enxergar. Mas, dependendo do estágio do ceratocone, os óculos podem não mais ser eficientes no tratamento.

Por isso, em muitos momentos as lentes de contato rígida são mais indicadas. 

Inicialmente muitos pacientes começam a tratar o ceratocone com óculos, porém nem sempre há melhoras no quadro. Dessa forma, a única opção passa a ser a lente de contato evitando prejudicar a córnea ocular.

O que é ceratocone?

O ceratocone é uma doença hereditária que faz com que a córnea adquira um formato cônico, além de se tornar mais fina e flexível.

lentes para ceratocone

O formato cônico característico do ceratocone provoca o agravamento de problemas de visão comuns como miopia e astigmatismo.

Por isso, quem tem ceratocone possui alto grau e uma visão distorcida e embaçada.

Óculos de grau ou lente de contato para ceratocone?

Para os diagnósticos precoces de ceratocone, o tratamento com óculos de grau pode ser eficiente e recomendado pelo oftalmologista. 

No entanto, como o ceratocone está relacionamento ao formato cônico da córnea, o óculos de grau pode não dar conta de atender os  casos que o problema progride.

Por isso, apenas o seu médico é capaz de avaliar e prescrever o melhor tratamento para o seu caso.

lentes para ceratocone

Normalmente para casos mais avançados de ceratocone as lentes de contato são as mais indicadas. Isso acontece porque elas ajudam a tornar o formato da córnea mais uniforme, melhorando até o foco da visão.

É como se a lente de contato para ceratocone colocasse a córnea cônica em seu formato normal.

Entretanto o uso constante de lentes de contato seja rígida ou gelatinosa pode provocar “olho seco”. Através da orientação médica você pode saber como cuidar e qual colírio usar para tratar o desconforto.

Nós explicamos como cuidar do olho seco nesse artigo.

Tipos de lentes de contato para ceratocone: gelatinosa e rígida

As lentes de contato podem ser usadas como tratamento em todos os estágios do ceratocone. Isso se deve ao fato de que elas exercem pressão na deformidade na córnea. 

Existem dois tipos de lentes de contato para ceratocone: gelatinosa e rígida.

As lentes gelatinosas possuem preços mais acessíveis quando comparamos com as lentes rígidas. 

Além disso, elas possuem um diâmetro maior e são mais flexíveis, ajustando-se melhor na córnea.  Por esses motivos, elas são mais fáceis para se adaptar. 

Já as lentes rígidas, conhecidas por RGP (Rígidas de Gás Permeável), são as mais indicadas para o ceratocone. Elas são mais duras e fabricadas com silicone e flúor. 

Por serem rígidas, elas são moldadas conforme a curvatura da córnea dos olhos. 

As vantagens do uso das lentes rígidas para ceratocone são:

  • Melhor adaptação;
  • Permite boa oxigenação dos olhos;
  • Proporciona condição saudável à córnea;
  • Melhora acuidade visual do paciente.

Importante lembrar que toda prescrição de uso de lente de contato deve ser feita pelo especialista da área.

Agora vamos te contar quais são os tipos de lentes rígidas que existem. Confira!

Tipos de lentes rígidas para ceratocone:

  • Lente rígida de curvatura optimizada;
  • Lente rígida asférica;
  • Lente esclerais.

Lentes rígidas de curvatura optimizada

As lentes rígidas de curvatura optimizada são perfeitas para o tratamento de córneas com formato irregular.

As lentes rígidas e de curvatura optimizada mantém a curvatura da córnea e permitem ajustes nas bordas. Assim, é mais fácil adaptá-las elas em seus olhos, encaixando melhor na córnea e oferecendo um conforto maior .

Lentes rígidas asféricas

Já as lentes rígidas asféricas acompanham o formato da córnea e são mais planas do centro para as periferias de sua superfície

A vantagem das lentes rígidas asféricas para o tratamento de ceratocone é  que elas garantem melhor oxigenação na córnea, garantindo, assim, uma maior acuidade visual e condições mais saudáveis para a córnea. 

Entretanto, apresenta um diâmetro menor do que as outras lentes de contato rígida.

Lentes esclerais para ceratocone

Em relação às lentes esclerais, destacamos a qualidade de seu material de fabricação feito de flúor silicone acrilato.

Isso é uma ótima vantagem pois oferece uma alta permeabilidade ao oxigênio, o que permite a respiração da córnea,além de proteger seus olhos.

O sua diâmetro também é maior que as demais lentes de contato rígida para ceratocone 🙂 . Assim, as lentes esclerais conseguem cobrir toda a esclera ocular, a parte branca do nosso olho.

Outro benefício das lentes esclerais é que elas são mais confortáveis para uso, porque não ficam em contato direto com a córnea e são indicadas para casos de córneas muito irregulares.

Ou seja, dependendo do estágio do ceratocone que o paciente apresenta, uma dessas opções poderá ser indicada pelo médico.

Tratar o ceratocone com lentes de contato é recomendado para quem tem graus muito elevados ou quando a córnea já apresenta um formato bastante alterado.

Quem pode te ajudar nas melhores orientações é o médico responsável da área. Converse com um profissional de confiança para a saber as opções mais indicadas para seu  caso.

Onde fazer lentes para ceratocone?

Aqui na Lenscope vendemos lentes para óculos pela internet e entregamos para todo o Brasil, utilizando a tecnologia para entregá-la de forma inteligente e cômoda, sem que precise sair de casa.

Nós não trabalhamos com lentes de contato para ceratocone,mas conseguimos atender quem tem ceratocone e busca um óculos de grau mais fino para graus elevados de miopia e astigmatismo.

lentes para ceratocone

Veja nossa galeria de resultado de quem possui alto grau de miopia e astigmatismo.

Nós oferecemos as Lentes Tokai 1.76 que são as lentes de resina mais finas que você encontra para graus elevados, característicos de quem tem ceratocone.

Por serem de resina, elas são mais leves e resistentes que as lentes de cristal, que são de vidro.

Além disso, as Lentes Tokai 1.76 possuem design asférico, reduzindo as distorções que causam o efeito de olhos pequenos.

Saiba mais sobre as Lentes Tokai 1.76 em nosso site.

Então, esse artigo foi útil pra você? Deixe seu comentário e qualquer dúvida, estamos aqui!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 67

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

8 comentários em “Principais lentes para ceratocone”

  1. Boa noite .Eu tenho uma receita médica antiga de óculos ,porém ela está vencida .Eu tenho ceratocone e uso o óculos por não ser muito viável o preço pra mim comprar agora.E os óculos me dá uma visão média ,ao menos por enquanto sem as lentes de contato. Gostaria de saber se tenho a opção de as vezes conseguir a receita nova por aqui,

    1. Olá, Sibelly tudo bem?
      Por aqui não é possível. É apenas um profissional de saúde e, de preferência que conheça o seu caso, e que pode manter a receita do seu óculos atualizada.
      E você pode fazer as lentes do seu óculos com a gente depois que tiver atualizado sua receita
      Vamos deixar aqui o link pra você fazer o orçamento de forma totalmente online e gratuita em nosso site https://lenscope.com.br/orcamento
      Esperamos poder te ajudar

    1. Olá, Bruna tudo bem?
      O valor das lentes varia de acordo com o seu grau e do tipo de lente que for escolher. Em nosso site, ao preencher os dados de acordo com a sua receita, você já fica sabendo o valor de nossas lentes de acordo com a sua necessidade. É só acessar esse link: https://lenscope.com.br/orcamento
      Se tiver alguma dúvida, é só falar com a gente

    1. Olá, Vinicius. Tudo bem? As lentes coloridas existem, mas geralmente elas não são recomendadas para quem tem ceratocone, pois elas são gelatinosas. Entretanto, o ideal é que procure um oftalmologista da sua confiança, pois toda prescrição de uso de lente de contato deve ser feita pelo especialista da área, converse com ele a respeito da sua vontade pessoal. Esperamos ter ajudado. 🙂

    1. Olá, Alexandre. Tudo bem? As lentes gelatinosas são indicadas para tratar ceratocone, pois elas possuem um diâmetro maior e são mais flexíveis, ajustando-se melhor na córnea e tornam o processo de adaptação mais fácil. No entanto, o ideal é que consulte com um oftalmologista da sua confiança e solicite a opinião deste especialista. Ele é o profissional adequado para prescrever um tratamento conforme as suas necessidades.
      Esperamos ter ajudado. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *