Lentes para miopia e astigmatismo: qual é a melhor opção?

4.9
(7)

No artigo de hoje, vamos falar sobre lentes para miopia e astigmatismo e explicar o que é  miopia e astigmatismo e também se é possível ter as duas condições num mesmo olho. Continue lendo para saber mais sobre como escolher a melhor versão das lentes indicadas para o seu grau. 

O que é miopia

A miopia é um erro de refração que dificulta enxergar de longe e ocorre quando a luz não foca diretamente no olho e acaba dificultando a visão. Dessa forma, quem tem miopia enxerga objetos distantes embaçados, enquanto os objetos próximos são vistos com clareza.

lentes para miopia e astigmatismo - formação da imagem

Formação da imagem em um olho com visão normal e em um olho com miopia.

Além disso, a miopia provoca sintomas como dores de cabeça, olhos cansados, dor nos olhos e até estrabismo, dependendo do caso. Saiba mais sobre a miopia em nosso artigo O que é miopia?

Astigmatismo

Assim como a miopia, o astigmatismo é a dificuldade para enxergar objetos que estão distantes. Porém, o astigmatismo também causa dificuldade para enxergar objetos próximos. Isso acontece devido ao formato da córnea que é oval comparado à córnea de quem não tem essa condição. Isso faz com que a luz se propague de maneira espalhada, causando diversos pontos de foco de luz, quando o normal é que tenha apenas um ponto de foco na retina do olho.

 

lentes para miopia e astigmatismo - formação da imagem

Formação da imagem em um olho com visão normal e um olho com astigmatismo

Então, além de dificultar a visão, os principais sintomas do astigmatismo são: 

  • Visão embaçada
  • Dificuldade para ler de perto: leitura de livros
  • Dificuldade em ler de longe: placas de trânsito na estrada
  • Confundir letras parecidas, por exemplo trocar um M por H
  • Confundir números parecidos, como 8 e 0 
  • Vista cansada
  • Fotossensibilidade
  • Dores de cabeça ou nos olhos
  • Necessidade de apertar os olhos para enxergar com nitidez

Para entender mais sobre como escolher a melhor lente para astigmatismo, confira o vídeo em nosso canal:

Miopia e astigmatismo juntos

É muito comum ter miopia e astigmatismo no mesmo olho. Nesse caso, o principal sintoma é a dificuldade para enxergar de perto e de longe ao mesmo tempo. Porém, a visão de longe se destaca, pois a visão fica mais embaçada do que a visão de perto.

Entre os principais sintomas de quem tem miopia e astigmatismo juntos estão:

  • Dificuldade em enxergar de longe
  • Dificuldade em enxergar de perto
  • Objetos embaçados
  • Fortes dores de cabeça
  • Fadiga ocular
  • Hipersensibilidade à luz (fotofobia)

Mas, afinal, quais os tipos de lentes para miopia e astigmatismo? É o que vamos falar a seguir!

Tipos de lentes para miopia e astigmatismo

Existem diferentes maneiras de corrigir a miopia e o astigmatismo. Dentre elas estão o uso de lentes de óculos ou o uso de lentes de contato. Então, fique com a gente que vamos te explicar melhor cada uma!

Lentes de contato para miopia e astigmatismo

Há dois tipos de lentes de contato mais indicadas para correção de miopia e astigmatismo:  lente de contato esférica e lente de contato tórica. A lente esférica, como o nome diz, tem a superfície esférica. Já a lente tórica tem uma forma mais geométrica na superfície. Exemplos de marcas de lentes de contato tóricas são a Day Acuvue e a Air Optix.

lentes para miopia e astigmatismo - lentes esféricas e tóricas

Esquema mostrando lente de contato esférica e lente de contato tórica.

Além disso, as lentes de contato esféricas são indicadas para quem prefere um amplo campo visual e corrigem miopia, astigmatismo, presbiopia e alguns tipos de astigmatismo. Enquanto as lentes de contato tóricas são indicadas para aqueles que preferem potências refrativas nas orientações vertical e horizontal e corrigem astigmatismo

Melhores lentes de óculos para miopia e astigmatismo

As melhores lentes de óculos para miopia e astigmatismo são:

  • Lente CR-39 ou Orma®: conhecidas também como lentes de acrílico, é o material mais comum e, muitas vezes mais acessível, encontrado nas ópticas tradicionais. Para quem se preocupa com espessura, é importante saber que para mais de 2 graus, essas lentes podem deixar o óculos mais grosso. 
  • Lentes de policarbonato: ideais para até 4 graus, as lentes de policarbonato tem o índice de refração maior que a CR-39, por isso proporciona lentes mais finas. São a opção ideal para quem tem essa faixa de grau e está em busca de lentes mais finas.
  • Lentes 1.67: feitas em resina, as lentes 1.67 começam a ser recomendadas para quem tem a partir de 4 graus. No entanto, para graus mais elevados, essas lentes podem deixar seu óculos mais grosso.
  • Lentes 1.74: também são lentes de resina e mais finas que as lentes 1.67. É a lente mais indicada para quem tem graus elevados e está em busca de um óculos mais fino. Porém, a principal desvantagem é que essas lentes possuem um custo bastante elevado. 
  • Lentes 1.76: são consideradas as lentes de resina mais finas que existem, devido ao seu alto índice de refração de 1.76, o maior até então em lentes de resina. Além de serem lentes mais finas, elas possuem design esférico, reduzindo distorções que proporcionam um efeito estético desagradável em quem óculos de alto grau.

Mas qual dessas opções de lentes de óculos são mais indicadas para corrigir a miopia e astigmatismo. É o que vamos falar a seguir:

Lentes mais finas, leves e confortáveis para miopia e astigmatismo

Sim, é possível ter óculos mais finos, leves e com menos distorções. Porém, para isso é importante dar preferência para lentes com alto índice de refração e se atentar com o tamanho da armação escolhida, de acordo com o seu grau. Para ver como seu óculos de grau pode ficar com as lentes de resina mais finas do mundo, é só acessar nosso Instagram. Veja fotos de resultados da nossa comunidade em nosso Instagram.

lentes para miopia e astigmatismo

7 dicas para comprar lentes para miopia e astigmatismo com segurança

Sabemos que óculos de grau e lentes de contato não são apenas um acessório, mas é uma questão de saúde. Então, é muito importante se sentir seguro ao comprar tais produtos de forma online, pois suas lentes vão fazer parte do seu dia a dia. Por isso, separamos dicas que vão te ajudar na hora de adquirir lentes para miopia e astigmatismo.

1 – Consulte um profissional de saúde dos olhos

É muito importante que, antes de comprar suas lentes para miopia e astigmatismo, você consulte um profissional da saúde visual para prescrever a lente de óculos ou a lente de contato ideal para o seu grau, já que as prescrições são diferentes

2 – Pesquise onde comprar suas lentes com segurança

É muito importante pesquisar sobre onde comprar suas lentes com segurança. Quando se trata de lentes de contato, é importante verificar a data de duração das lentes, garantia do produto e reputação de onde você está adquirindo tal produto.

Claro que isso vale também para lentes de óculos, mas nesse caso, é preciso verificar também se as medidas dos seus olhos são levadas em conta na hora de montar as lentes na sua armação. Além disso, verifique também se há a possibilidade de fazer um novo óculos de grau trocando apenas as lentes. Assim, você pode aproveitar uma armação que já tenha e economizar muito mais.

Aqui na Lenscope, você tem a opção de enviar sua armação pra gente. Saiba mais sobre como trocar as lentes do seu óculos sem sair de casa.

3 – Preste atenção às medidas do rosto antes de fazer os óculos

Outra dica muito importante ao fazer o seu óculos de grau, é ficar atento às medidas do rosto. As medidas DNP(distância naso-pupilar), DP(Distância pupilar) e altura de montagem são importantes para que você tenha óculos confortáveis em seu rosto e que proporcionam a correção completa da sua visão. Já as lentes de contato não têm essas medidas.

Nós da Lenscope utilizamos a tecnologia a nosso favor para evitar possíveis erros humanos na hora de fazer as medições. Por isso, utilizamos softwares que garantem mais precisão, segurança, conforto e garante uma adaptação mais rápida e confortável com suas lentes.

4 – Escolha a armação adequada para seu grau

Se você tem alto grau e procura por um óculos mais fino, a escolha da armação é muito importante. Já que um óculos muito grande pode deixar suas lentes mais espessas. Por isso, se você tem dúvida de como escolher uma armação ideal, aqui na Lenscope nós oferecemos dicas personalizadas para você de acordo com o seu grau.

5 – Verifique os certificados de garantia e autenticidade das lentes

Verificar os certificados de garantia e autenticidade é importante tanto para lentes de contato quanto para lentes de óculos. Afinal, isso lhe garante uma compra segura e de qualidade.

Todas as lentes da Lenscope contam com garantia contra defeitos de fabricação e acompanham certificado de autenticidade. Além disso, nós temos um programa de satisfação que oferece 100 dias após o recebimento do óculos para você experimentar e se adaptar com suas lentes novas. E caso você não goste, nós devolvemos o seu dinheiro de volta! Veja só como participar.

6 – Verifique os tratamentos especiais das lentes

Os tratamentos essenciais das lentes são importantes para proporcionar maior conforto e proteger sua visão. Por exemplo, no caso do tratamento que garante proteção 100% UV, seus olhos ficam protegidos contra a luz ultravioleta que prejudica a saúde dos seus olhos. E o mesmo vale para o filtro de luz azul, que protege seus olhos contra a luz nociva dos aparelhos digitais. 

E você sabia que é possível ter lentes de qualidade com tratamentos essenciais inclusos? Aqui na Lenscope, você pode! Além disso, você não precisa pagar nenhum custo adicional. 

7 – Faça uma pesquisa de preço

Além de todas essas dicas, não se esqueça de fazer uma pesquisa de preço das lentes para miopia e astigmatismo, já que os valores podem variar bastante de uma loja para outra. E, geralmente, é de forma online que você encontra os melhores preços.

Lentes Lenscope: a melhor qualidade e o menor custo-benefício

Agora que você já conhece quais são as lentes para miopia e astigmatismo, chegou o momento de você conhecer as melhores lentes de óculos.

Aqui na Lenscope, você encontra a lentes mais finas para óculos, de qualidade e por um preço mais em conta. Além disso, todas as nossas lentes contam com todos os tratamentos inclusos, sem custo adicional. Fazemos questão de garantir que isso aconteça, porque nosso propósito é criar um mundo onde todos possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez.

Dessa forma, você conta com um processo de compra 100% online, com melhores preços e ainda conta o conforto de receber seu óculos pronto em casa. Para saber mais, é só fazer um orçamento online e gratuito!

lentes para miopia e astigmatismo orçamento de lentes

Fontes:

Airoptix

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *