Lentes para presbiopia. Veja os tipos que existem

Lentes para presbiopia
4.6
(25)

A lente que corrige a presbiopia é chamada de lente progressiva ou multifocal e são as mais modernas para corrigir o problema atualmente.

No entanto, existem também outras formas de tratar a presbiopia. Algumas pessoas preferem usar óculos para perto e para longe, lentes bifocais ou lentes de contato, por exemplo. 

Conhecida popularmente como vista cansada, a presbiopia nada mais é do que a dificuldade para enxergar de perto, que surge naturalmente com a idade.

Após os 40 anos, o cristalino começa a perder elasticidade e fica cada vez mais difícil focar em objetos próximos. Ou seja, trata-se de um processo natural de envelhecimento dos olhos que praticamente todas as pessoas passam depois de uma certa idade.

Exemplo de como ocorre a presbiopia em nossos olhos.

Por esse motivo, neste artigo separamos todas as informações que você precisa saber sobre lentes para presbiopia.

Lentes progressivas (ou lentes multifocais)

As lentes progressivas são assim chamadas porque mudam progressivamente de grau. Como elas possuem os três campos de visão. O campo de visão de perto, campo intermediário e campo longe.

Dessa forma, a transição entre um grau e outro ocorre de maneira suave. Olha só o exemplo:

Exemplo ilustrativo dos campos de visão de uma lente multifocal.

Ah, importante destacar que a divisão dos campos de visão não são evidentes na lente 🙂 .

Além disso, as lentes multifocais podem ser convencionais, quando possuem o desenho do campo de visão padronizado. Ou podem ser lentes multifocais personalizadas, feitas individualmente para cada estilo de vida do usuário.

Por serem personalizadas, as lentes multifocais personalizadas podem oferecer maior conforto visual e mais facilidade na sua adaptação. Conheça as lentes personalizadas da Lenscope.

Lentes bifocais

As lentes bifocais, como o próprio nome sugere, são feitas para enxergar a duas distâncias, ou seja, de perto e de longe.

Para ser mais fácil de você visualizar, trouxemos um exemplo ilustrativo de como pode ser esse tipo de lente:

Exemplo ilustrativo dos campos de visão de uma lente bifocal.

Apesar de ser usada na correção da presbiopia, quando falamos em tecnologia, a lente bifocal não se compara às lentes progressivas. Isso porque a tecnologia da lente bifocal é mais antiga, o que acaba interferindo até na estética do óculos.

Normalmente a transição entre um grau e outro ocorre de forma mais brusca. Assim, evidenciando a divisória entre os graus na lente tanto para quem usa o óculos, quanto para quem olha. 

Por isso, para quem se preocupa com a estética, as lentes bifocais não são uma boa opção.

Lente para perto e lente para longe

Mesmo sendo a melhor opção de lentes para presbiopia, existem pessoas que não conseguem se adaptar com as lentes progressivas. Nesses casos, a melhor opção é usar dois óculos: um para longe e outro para perto.

Apesar de não ser muito prático, a vantagem de usar dois óculos é que lentes específicas para perto ou longe funcionam melhor. Então o usuário não precisa se preocupar em olhar para cima ou para baixo dependendo da distância do objeto.

Basicamente a pessoa irá usar um dos óculos de acordo com a atividade a ser realizada.

Por exemplo, para atividades ao ar livre, o óculos para longe é o mais indicado. Já para leituras ou para quem fica bastante tempo na frente do computador, é preciso usar o óculos de perto para conseguir enxergar com nitidez.

Normalmente quem não se adapta com lentes multifocais ou bifocais, opta em usar óculos de perto e de longe.

Lentes de contato para presbiopia

Outra opção para quem tem vista cansada e não quer usar óculos são as lentes de contato para presbiopia. Elas também são lentes progressivas e, da mesma forma que o óculos, corrigem a visão a diferentes distâncias.

No entanto, assim como toda lente de contato, existem alguns cuidados que precisam ser tomados por quem opta por usar uma lente progressiva. Os principais deles são limpar as lentes constantemente e trocá-las antes da data de vencimento. 

Além disso, o período de adaptação da lente de contato também costuma ser maior que o do óculos. Por esse motivo, não são todas as pessoas que se acostumam com lentes de contato.

Mas para quem se adapta bem e prefere usar lentes de contato do que óculos, existe também a possibilidade de usar lentes para monovisão. Nesse caso uma lente será usada para enxergar de perto e a outra para enxergar de longe. 

Assim como a lente progressiva, esse tipo de lente de contato também apresenta excelentes resultados, uma vez que a pessoa se acostuma com ela.

Agora chegou a sua vez de dar sua opinião! Você prefere usar óculos de grau ou lente de contato? Ainda tem alguma dúvida sobre as lentes para presbiopia? Então deixa sua pergunta em nossos comentários!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 25

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

4 comentários em “Lentes para presbiopia. Veja os tipos que existem”

  1. Maria Luiza Martins Soto

    Uso lentes multifocais, mas gostaria de mudar, usar em um olho para perto e um para longe. No caso da lente para longe tenho o grau na receita, mas para perto só tem anotado o sinal de + e o grau. Como eu faria para escolher a lente para perto? Que grau deveria usar?

    1. Olá Maria! Recomendamos que converse com seu oftalmologista sobre essa alternativa para entender qual seria o grau das lentes. Quanto a receita, você pode enviar uma foto para o e-mail ajuda@lenscope.com.br por lá conseguimos te ajudar com mais precisão.

      Sempre que precisar, estamos aqui!

  2. Eu não entendi. Se a presbiopia ou vista cansada nada mais é do que a dificuldade para enxergar de perto, por que também são recomendadas lentes multifocais e lentes bifocais para sua correção, e não apenas as lentes para perto? A meu ver, não faz sentido.

    1. Olá Pablo!
      As lentes multifocais e as lentes bifocais são mais utilizadas por aqueles que têm dificuldade de enxergar tanto de perto quanto de longe. Ou seja, muitos daqueles que têm presbiopia, que dificulta a visão de perto, também possuem outro erro de refração, como a miopia ou o astigmatismo, que dificulta a visão de longe. Nesse caso uma lente progressiva permite que o usuário veja objetos a curta, média e longa distância utilizando apenas uma lente. É possível também corrigir a visão de perto com um óculos monofocal mas nesse caso é necessário também carregar outro óculos com lentes monofocais apenas para se ver ao longe. Além disso, mesmo que você possua apenas presbiopia e sua visão de longe seja perfeita, caso sua lente seja monofocal, será preciso remover o seu par de óculos sempre que se quiser enxergar ao longe.
      Se tiver alguma dúvida, envie um e-mail para ajuda@lenscope.com.br que será um prazer lhe ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *