Lentes progressivas: o que são e para quem são indicadas

Lentes progressivas: o que são e para quem são recomendadas

3
(2)

Você já ouviu falar em lentes progressivas? Sabe para que elas servem e quem deve usá-las? No artigo  de hoje te explicaremos o que são lentes progressivas, também conhecidas como lentes multifocais. Também para quem são indicadas, além de mostrar quais são as lentes progressivas das melhores marcas do mercado. Então vamos lá? Continue a leitura!

O que são lentes progressivas e como funcionam?

As lentes progressivas também são conhecidas como lentes multifocais. Também indicadas para quem tem presbiopia, a famosa vista cansada. Esse tipo de lente engloba diferentes focos e distâncias. Nesse sentido, funcionam corrigindo o foco da visão para longe, perto e intermediário, em apenas um óculos, dispensando o uso de dois óculos (para perto e longe).

Lentes progressivas

Campos de visão das lentes progressivas

Quem precisa usar lentes progressivas?

As lentes progressivas são indicadas para quem têm dificuldade de focar em objetos próximos (independente da idade e do problema de visão). E, principalmente, para pessoas com dificuldade para enxergar de perto, intermediário e longe. Isso acontece, geralmente, a partir dos 40 anos. Isso porque, nessa idade é comum que o cristalino perca a elasticidade, gerando presbiopia (popularmente conhecida como vista cansada).

Portanto, as lentes progressivas ou multifocais atuam auxiliando os olhos a focar nos objetos, em diferentes campos de visão. Além disso, esse tipo de lente para presbiopia oferece mais praticidade e modernidade para quem tem vista cansada.

Tipos de lentes progressivas que existem

Existem muitas opções de lentes progressivas no mercado óptico. No entanto, a principal diferença entre elas fica por conta do material das lentes, tratamento prescrito pelo oftalmologista, além dos diferentes preços e tecnologias. Por isso, conheça os tipos de lentes multifocais que existem:

  • Lentes convencionais

As lentes convencionais possuem o desenho do campo de visão padronizado. Ou seja, os campos de visão já vem prontos de fábrica, podendo não ser adequado à necessidade de todos e ainda, não proporcionar o conforto visual necessário. Por isso, é sempre bom checar com o médico oftalmologista a melhor opção de lente para cada caso.

  • Lentes digitais (Lentes Free Form)
Essas diferentes das lentes convencionais, são feitas exclusivamente para o formato de cada olho. E, este é seu principal diferencial, pois é personalizada para cada pessoa. De forma geral, a maioria das lentes são produzidas digitalmente. 
  • Lentes personalizadas

Como o nome diz, são lentes feitas de modo personalizado para as necessidades individuais  e estilo de vida de cada pessoa.  Por exemplo, nesse tipo de lente, o campo de visão mais usado por cada pessoa pode ser priorizado, para atender as necessidades do dia a dia. Por conta disso, geralmente essas lentes podem ter preços mais altos.

  • Lentes de transição

Essas são lentes progressivas fotossensíveis. Dessa forma, se adaptam às necessidades do ambiente: escurecem quando exposta à luz do sol e clareando em ambientes internos. São ideais para quem deseja usar apenas um óculos para ambientes internos e externos, pela praticidade.

Lentes progressivas das melhores marcas do mercado

Antes de falarmos sobre as principais marcas de lentes progressivas do mercado, é importante entender os fatores que classificam essas lentes como boas ou melhores para cada necessidade. Nesse sentido, basicamente, o que torna as lentes progressivas realmente boas são:

  • A largura dos campos de visão das lentes progressivas precisa ser mais amplas. Nesse sentido, quanto menor os campos de visão nas lentes progressivas, menos será possível enxergar bem com os óculos. E Isso prejudica principalmente a visão periférica, que nos ajuda a fazer atividade física, subir escadas, etc.
  • O comprimento do corredor progressivo das lentes progressivas deve ser o menor possível. Quanto menor for a diferença na adição progressiva, mais suave será a transição do grau de longe para o grau de perto, por exemplo, proporcionando mais conforto visual. 

Principais marcas de lentes multifocais do mercado

  • Essilor: Lentes Varilux: possuem o tratamento Crizal, e estão disponíveis em modelos convencionais ou Free Form (digital), com diferentes tratamentos.
  • Zeiss: Zeiss Progressive: possui o tratamento Duravision, que garante maior durabilidade das lentes e proteção antirrisco, além de opções de tratamentos. 
  • Hoya: Hoyalux: possui antirreflexo, antirrisco, antirreflexo, proteção oleofóbica (gordura), proteção hidrofóbica (água) e proteção UV.
  • Lenscope: Lentes Lenscope Progress: conta com tratamento Quartz já incluso (antirreflexo, antirrisco, antirreflexo, proteção oleofóbica e hidrofóbica e proteção UV 100%. Também possui diferentes opções de tratamentos.

Quer saber a diferença, características, prós e contras, além dos preços das marcas de lentes progressivas acima? Basta acessar nosso artigo completo: Qual a melhor lente multifocal: Zeiss ou Varilux? Hoya ou Lenscope? Veja a comparação entre as principais lentes multifocais (Preços atualizados)

Se adaptando às lentes progressivas: dicas e orientações

O processo de adaptação às lentes para presbiopia é mais demorado, em comparação as lentes para visão simples. Isso porque, existe mais de um foco para a visão se adaptar. Mas, algumas dicas podem tornar esse processo mais simples. Confira:

  1. Acostume seu cérebro utilizando o óculos o dia todo no início. Em um período de 7 a 15 dias você terá adquirido o hábito de utilizar as lentes multifocais. Ou seja, você terá se adpatado.
  2. É importante ter todas as medidas corretas antes de fazer o óculos, principalmente da DNP, DP e altura de montagem. A centralização correta das lentes multifocais faz toda diferença no processo de adaptação.
  3. A armação não pode ser muito pequena. Isso porque, se a altura do aro da armação for menor que 3 cm ou 30mm, a mudança de grau pode ser mais brusca, proporcionando extremo desconforto à visão.
  4. É importante que você esteja consciente da transição dos 3 campos de visão que suas lentes possuem: para longe, intermediário e para perto. E no início, isso pode causar certo desconforto.
  5.  Dê preferência para lentes progressivas personalizadas, mais adequadas às necessidades exatas da sua visão.

lentes multifocais com maior campo de visão instagram

Lentes progressivas de qualidade e com melhor custo-benefício

As Lentes Lenscope Progress são as lentes progressivas da Lenscope. Elas contam com o exclusivo tratamento Quartz da Lenscope, que inclui: antirreflexo, antirrisco, proteção UV, camadas liporrepelente e hidrorrepelente sem taxas adicionais. Além disso, são produzidas de forma individual e personalizadas para seu estilo de vida. Você conta a sua rotina e nós produzimos lentes adaptadas.

Assim, a vantagem das Lentes Lenscope Progress, além da qualidade e personalização é valor mais justo.  Elas contam com um valor bem mais abaixo do que as lentes multifocais personalizadas do mercado. Além disso, você pode adquirir as suas lentes conosco na internet, sem sair de casa. Faça um orçamento gratuito no nosso site descubra o quanto irá economizar.

tempo de tela - orçamento

Referências:

Eye Effects

WebMD

All About Vision

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

Somos uma Health Tech que faz uso do que há de mais moderno na tecnologia para transformar a jornada de compra de lentes para óculos no Brasil. Com nosso serviço 100% online, você faz as lentes do seu óculos de grau pela internet, sem precisar sair de casa.

E, para nos ajudar a continuar desenvolver tecnologias exclusivas no Brasil e no Mundo, fomos selecionados para o programa Creative Startups da Samsung, além de fazer parte do Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein, considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Também fazemos parte da Supera, incubadora da Universidade de São Paulo (USP/FM-RP) e do Cubo Itaú, um dos principais ecossistemas de startups do Brasil.

Conte com a gente para ver e se sentir bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *