Lentes Transitions e fotossensíveis: são as mesmas coisas?

  • por
4.4
(31)

Muita gente tem essa dúvida: Lentes Transitions® e fotossensíveis são as mesmas coisas? A resposta é sim.

As Lentes Transitions® são de marca registrada da Transitions Optical e a marca de lentes fotossensíveis mais conhecidas no mercado de lentes para óculos.

No entanto, as Lentes Transitions são lentes fotossensíveis, nome dado para a sua principal característica: a de escurecer e clarear de acordo com a luminosidade do ambiente.

Dessa forma, existem uma série de marcas de lentes fotossensíveis no mercado. Cada fabricante atribui um nome único para sua lente fotossensível. A lente Transitions®, por exemplo, pertence à fabricante Essilor.

As lentes fotossensíveis, portanto, protegem os olhos sendo ativadas pelos raios UV. E, quanto maior for a intensidade dos raios solares, mais escuras as lentes vão ficar.

Além disso, a temperatura e o material da lente também podem influenciar na velocidade da ativação e desativação e na intensidade do escurecimento das lentes.

Por exemplo, se você estiver num lugar sem a luz do sol, as lentes vão ficar na sua aparência original, ou seja, transparentes.

Se comparado com as lentes comuns, as lentes fotossensíveis protegem os seus olhos dos raios UV, diminuindo o cansaço e desconforto pela claridade. 

Além disso, te dá conforto visual em qualquer tipo de iluminação que você estiver.

lentes transitions e fotossensíveis

O que são as Lentes Transitions®?

Muita gente já ouviu falar de lentes da marca Transitions®. Mas, você sabia que elas acabaram virando sinônimo de lentes fotossensíveis? 

Isso porque a fabricante Essilor foi a pioneira do mercado com essa tecnologia de fotossensibilidade nas lentes, virou referência e aí o nome pegou.

Mas logo o mercado de lentes fotossensíveis cresceu e hoje existem várias marcas dessas lentes adaptáveis, como:

  • Lentes Hoya, com a linha fotossensível Sensity: elas são adequadas para todos os tipos de ambientes e estações do ano, com uma ativação rápida. O clareamento da lente começa assim que a luz diminui, oferecendo 100% da proteção contra os raios UV.
  • Lentes Carl Zeiss, com a linha fotossensível Photofusion: escurece até 20% mais rápido e clareiam até duas vezes mais rápido, segundo a própria marca. São adequadas inclusive para ambientes internos e à noite, já que o seu escurecimento acontece de acordo com a intensidade da luz do sol.
  • Lentes Lenscope, com a linha fotossensível Lenscope Fotocroma: ela têm rápida adaptação às diferentes luminosidades ao longo do dia, podendo ser usadas em qualquer tipo de ambiente. Por serem feitas de policarbonato ela são leves e resistentes.

Como você vê, todas têm o mesmo objetivo, o que muda é a atribuição que cada marca dá a sua tecnologia fotossensível.

Vantagem das lentes fotossensíveis

As lentes fotossensíveis dão conforto visual ao mesmo tempo em que protegem os seus olhos dos raios UV. Aliás, você deve estar pensando que esse tipo de lente também deve ser específico para um tipo de pessoa, não é?

A resposta é não!

As lentes fotossensíveis não possuem restrições de idade ou de grupo de pessoas. 

Qualquer um pode usufruir dos seus benefícios, inclusive as crianças. Usando essas lentes, a rotina de qualquer pessoa que usa óculos fica muito melhor.

Dá uma olhada nas vantagens que você tem ao usar essas lentes:

  • Economia

A gente sabe que óculos não é uma coisa barata. As lentes fotossensíveis  além de oferecerem mais praticidade, são uma opção muito mais em conta.

É como aquelas promoções de pague 1 e leve 2: isso porque é possível usar apenas uma armação e as mesmas lentes.

E como existe uma grande variedade de marcas de lentes fotossensíveis no mercado, hoje é possível encontrar opções mais acessíveis. Pra isso, é importante pesquisar antes de comprar.

  • Praticidade

Imagina ter que ficar alternando entre um óculos de grau e outro de sol. Isso é um hábito incômodo pra muita gente. 

Por isso, o principal benefício das lentes fotossensíveis de maneira geral é a adaptação em lugares mais iluminados, que facilita o dia-a-dia do usuário. Não precisa trocar o óculos pra nada.

  • Conforto

Entrar em uma sala escura ou adaptar os olhos em um ambiente muito iluminado são situações que exigem certo esforço visual. 

Não enxergar direito por alguns instantes incomoda bastante e dá aflição em algumas pessoas.

Com a capacidade de adaptação das lentes fotossensíveis, os seus olhos não precisam ficar sobrecarregados, já que a mudança acontece gradualmente.

Além do conforto através da adaptação, as lentes fotossensíveis também recebem tratamentos que protegem os olhos contra raios UV, garantindo maior proteção para seus olhos.

  • Versatilidade

Tanto as lentes da marca Transitions® ou fotossensíveis podem ser usadas em qualquer tipo de  armação escolhida, qualquer grau ou se você precisa adicionar tratamentos como o antirrisco.

Todos esses benefícios fazem das lentes fotossensíveis uma opção a ser levada em conta para quem busca por conforto, comodidade e economia. 

Basta você saber qual é a melhor para você.

Qual a melhor marca de lentes fotossensíveis?

Transitions EXTRActive®

As Lentes Transitions ExtrActive® são ideais para quem tem fotofobia (sensibilidade à luz) e usa óculos de grau, pois bloqueia a luz do sol em 90%, além de ter alto bloqueio em ambientes internos e externos.

São as lentes mais escuras da marca Transitions®. 

Transitions DriveWear®

Como o próprio nome já diz, “DriveWear®”, essa é uma lente especial para os motoristas, pois têm ativação bem rápida e escurecem até mesmo dentro do carro.

Entretanto, não é um tipo de lente recomendada para uso em ambientes internos.

Você encontra as lentes Transitions DriveWear® nas cores amarelo esverdeado, cobre e marrom escuro. Mas apenas o amarelo esverdeado reduz a claridade na visão e elimina o reflexo produzido no asfalto e no capô do carro.

Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma

As Lentes Lenscope LensAI 1.74 Fotocroma são lentes de resina superfinas que acompanham o tratamento fotossensível, assim, se adaptam ao sol e a diferentes condições de luminosidade, garantindo conforto e proteção em todos ambientes. 

O tratamento Fotocroma é o nome dado ao tratamento fotossensível de nossas lentes Lenscope. Cada marca de lente atribui uma marca específica para o tratamento fotossensível. O tratamento Fotocroma da Lenscope garante rápida ativação e escurecimento em ambientes claros. E  ainda contam com 7 tratamentos premium inclusos, sem que você precise pagar a mais por eles.

Transitions XTRActive® (Essilor)

As Lentes Transitions XTRActive® são lentes um pouco mais escuras, que protegem os nossos olhos de luzes fluorescentes e telas de computador, tablete, celular etc. É uma linha criada para quem é sensível à luz em ambientes internos também. 

Lenscope Poli 1.59 Fotocroma® (Lenscope)

São lentes feitas de policarbonato, e têm um tempo de ativação e desativação iguais às últimas gerações da Transitions®.

Ou seja, escurecem imediatamente quando são expostas aos raios UV, e varia de intensidade conforme a intensidade do sol e hora do dia!

O tratamento fotossensível também acompanha antirreflexo, antirrisco e proteção UV. São feitas para quem tem entre 0 e -4 graus de miopia ou hipermetropia com até 2 graus de astigmatismo.

Vamos te contar uma coisa: as lentes Fotocroma têm um valor super acessível

Sensity (Hoya)

As lentes Sensity® são as lentes fotossensíveis da marca Hoya e possuem tecnologia fotocrômica. Ou seja, têm um tempo de ativação que não é tão influenciado pela temperatura ambiente.

As lentes Sensity® estão disponíveis nas cores cinza e marrom. 

PhotoFusion® (Carl Zeiss Vision)

As lentes PhotoFusion® são as lentes fotossensíveis da marca Zeiss e são capazes de manter a nitidez em qualquer ambiente! Além disso, são 20% melhores na rapidez de escurecimento, quando em comparação às lentes anteriores da marca. 

Lentes Transitions® com grau ou sem grau?

Então, para quem é mais recomendado as lentes fotossensíveis de maneira geral?

A resposta é: não tem restrições, podem ser usadas por todas as idades e por pessoas que tenham ou não problema de visão.

Entretanto, ela resolve principalmente o problema de quem tem muita sensibilidade à claridade, porque se ajusta de acordo com a intensidade dos raios UV. 

A única recomendação quanto a isso é que, no caso de pessoas que dirigem bastante, as lentes fotossensíveis devem ser bem escolhidas e levar em consideração que podem não escurecer tanto, já que o vidro do pára-brisa bloqueia uma grande quantidade de raios UV.

Nesses casos, o mais indicado é escolher as Lentes Transitions DriveWear®.

Além disso, as lentes fotossensíveis, de maneira gera,l também são bastante indicadas para crianças, que estão com o campo visual em formação e precisam proteger os olhos do sol quando saem para brincar ou fazer outras atividades. 

Pensando em ter lentes fotossensíveis no seu próximo óculos?

Aqui na Lenscope oferecemos lentes fotossensíveis para alto e baixo grau, por um preço ao alcance de todos. E a melhor parte: elas possuem diversos tratamentos inclusos, sem que você pague a mais por isso.

Nossa jornada de compra é 100% online, ou seja, você não precisa sair de casa para ter a melhor versão do seu óculos fotossensível. Aqui na Lenscope você pode comprar apenas as lentes do óculos e enviar a armação para que a montagem seja feita, mas caso ainda não tenha a sua, também é possível comprá-la em nosso site. Conheça nossas lentes finíssimas que escurecem e clareiam conforme a luminosidade do ambiente.

Fontes: Transitions®

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 31

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

5 comentários em “Lentes Transitions e fotossensíveis: são as mesmas coisas?”

    1. Olá, Valmeris. Tudo bem? Ficamos felizes que nosso artigo tenha sido esclarecedor para você.

      Nós te atendemos com lentes fotossensíveis mais finas para até 4 graus, mais de 4 graus e multifocais, em diferentes versões. Para saber mais sobre nossas lentes e calcular o valor para o seu grau é só acessar: https://lenscope.com.br/nossas-lentes

      Se você precisar de ajuda, é só falar com a gente pelos canais de atendimento disponíveis no final da página. 😊

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *