Lesão na retina pode estar ligado ao coronavírus

  • por
0
(0)

De acordo com a Veja Saúde, cientistas brasileiros da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) apontam que o novo coronavírus (COVID-19) pode estar associado a lesões provocadas na retina.

Até o momento, era somente a conjuntivite que estava ligado ao vírus

Os primeiros resultados da pesquisa foi publicado pelo jornal científico, The Lancet

Os pesquisadores avaliaram 12 pacientes que tiverem o novo coronavírus, na faixa de 25 a 69 anos, no período de 11 a 35 dias depois dos sintomas da doença. Todos foram identificados com lesões na retina. 

Mas, para chegar aos resultados, os pacientes foram submetidos a uma  tomografia de coerência óptica, conhecida por OTC (optical coherence tomography) para analisar as condições e alterações que ocorrem na retina. 

Aliás, esse procedimento não é invasivo e busca estudar a retina como um todo.

Veja os sintomas que os pacientes que tiveram Coronavírus apresentaram:

  • Todos apresentaram febre, falta de ar e fraqueza;
  • 11 apresentaram perda de olfato;
  • 2 foram internados no hospital, sem tratamento intenso;
  • 9 pacientes eram médicos; 
  • 2 pacientes eram profissionais da saúde;

Senho que todos apresentaram “lesões hiper-reflexivas o nível das células ganglionares e das camadas plexiformes internas com maior destaque no feixe papilomacular em ambos os olhos”, segundo o The Lancet.

Além disso, quatro pacientes apresentaram também manchas sutis e microhemorragias ao longo da arcada retiniana. Entretanto, a visão de todos se mostraram normais, não apresentando sinais a olho nu. 

Prevenções do novo coronavírus pelos olhos

Ainda de acordo com a matéria publicada na Veja Saúde, o objetivo do estudo é investigar se, com tempo, as lesões na retina podem aumentar ou, até mesmo, desaparecer.

Com isso, identificar se são sinais de comprometimento neurológico, mas principalmente, se há um novo vírus surgindo.

Rubens Belfort Jr., professor na Unifesp (Universidade que conduziu os estudos), em conversa com a revista Saúde, comenta que nenhum dos pacientes examinados havia apresentado cegueira ou algo do tipo.

Por isso, aqui na Lenscope reforçamos para toda nossa comunidade a importância de se cuidar e se prevenir do novo Coronavírus, isso porque o vírus pode ser transmitido pelos olhos também.

Como a transmissão ocorre de forma viral, ou seja, pelo contato, é muito importante estar atento. Afinal, é através de pequenas gotículas de saliva, transmitidas pela fala, tosse, beijo ou espirro que o contágio acontece

Além disso, superfícies contaminadas também são pontes de transmissão. Por exemplo: objetos, maçaneta, botão do elevador, corrimão de escada, apoio do ônibus.

Então é muito importante evitar compartilhar objetos pessoais.

Veja quais são as principais formas de evitar a propagação do coronavírus:

  • Mantenha as mãos sempre limpas;
  • Use máscara de proteção sempre que sair de casa;
  • Higienize as mãos com água e sabão (por 20 segundos) ou álcool em gel;
  • Leve com você um gel antisséptico quando precisar sair de casa;
  • Evite levar mãos aos olhos sem estar higienizados;

Precisa de um novo óculos?

Veja como comprar sem sair de casa na Lenscope 🙂 Sabemos que nesse momento é muito importante cuidar da sua saúde e se cuidar. Por isso, você pode fazer seu óculos ou renovar as lentes sem sair de casa.

É bem simples!

  1. Você as lentes de acordo com o seu grau;
  2. Nos envia uma foto da receita de óculos e da foto de DNP;
  3. Depois envia a armação para Lenscope;
  4. Nós devolvemos seu óculos pronto em sua casa.

Na Grande São Paulo e Campinas (Interior de São Paulo), nós disponibilizamos a Coleta e Entrega Lenscope 100% gratuita. Nós te contamos como funciona.

E se você for do Rio de Janeiro, você tem a opção de enviar sua armação pelos Correios, através da autorização de postagem. Também é sem custos para você.

Aqui na Lenscope temos um propósito bem claro: criar um mundo onde TODOS possam enxergar com clareza. Um par de olhos de cada vez. E é com esse desejo que criamos uma nova maneira para você comprar as lentes do seu óculos sem precisar sair de casa! ????

Faça um orçamento e veja dicas exclusivas para você e seu grau.

Conte para nós, você já conhecida esse estudo? Deixe nos comentários que estamos ansiosos para saber!

Veja também todas as medidas da Lenscope frente ao COVID-19.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *