Limpador de óculos: veja 3 produtos que evitam a contaminação do COVID-19

limpador de óculos
  • por
4.8
(4)

A preocupação com a limpeza em tempos de pandemia é frequente e muito importante escolher corretamente seu limpador de óculos, porque podem ser responsáveis pela contaminação se não forem higienizados com frequência. Por isso, listamos 3 produtos confiáveis para limpeza. Mas não se preocupe! Não é nada complicado saber o que usar como limpador de óculos. 

Neste artigo você vai aprender como limpar, os produtos certos para limpeza dos seus óculos e os hábitos que sujam os óculos ainda mais.  Vamos lá?

Limpador de óculos: 3 produtos seguros para limpar suas lentes

Microfibra

Os lenços de microfibra são ideais para limpar os óculos, porque eles têm uma textura própria para remover a sujeira sem riscar ou arranhar as lentes.

limpador de óculos

Também remove marcas de dedos, poeira e todo o tipo de sujeira porque retém as impurezas ao invés de espalhar. Outra vantagem do tecido em microfibra é que ele limpa a seco sem soltar fiapos.

Isso porque, não é recomendado ficar limpando seus óculos com a camiseta, papel higiênico ou papel toalha! Isso pode arranhar as lentes. Caso seja muito difícil para você encontrar o tecido ou limpador ideal, nós da Lenscope temos o Lenço de Microfibra Premium Lenscope. Ele faz parte do kit limpa lentes, um conjunto especial de cuidados com os óculos que vai ajudar muito na limpeza!

Cada vez que você limpa os seus óculos eles ficam como novos, sem riscar nem danificar o tratamento das suas lentes. 

Detergente neutro e água corrente

Uma mistura simples, que é uma das mais eficientes como limpador de óculos. De preferência, use água corrente (como a da torneira) e também algumas gotas de detergente ou sabão neutro. Depois é só deixar secar naturalmente e finalizar passando o tecido de microfibra.

Muita gente tem o costume de lavar os óculos no banho, mas a água quente pode danificar o tratamento das lentes, além de o sabonete engordurá-las também.

Limpador de óculos spray

Muita gente ainda não conhece, mas existe um produto específico para a limpeza das lentes dos óculos. O limpador de óculos em spray é prático para levar para qualquer lugar, para quando você não tiver água e sabão por perto, além de servir como desembaçador. 

Para quem é muito atarefado e anda pra lá e pra cá em compromissos e viagens, carregar na bolsa o limpador de óculos spray é muito conveniente, sendo a melhor opção. Assim, a limpeza fica muito mais simples, ainda mais em tempos de pandemia. 

Mas preste atenção: nem todos os sprays podem ser aplicados em todas as lentes! Existem produtos que não são compatíveis com as lentes anti-reflexo ou fotossensíveis, correndo o risco de riscá-las. O spray limpa lentes Lenscope é compatível com todos os tipos de lentes:

  • Lentes Espelhadas
  • Polarizadas
  • Anti-reflexo e anti-risco
  • Lentes com filtro de luz azul
  • Fotossensíveis

Que escurecem e clareiam de acordo com a luminosidade do ambiente (Transitions)

  • Lentes Escuras 

Para óculos de sol com grau e sem grau

Como limpar o óculos e evitar a contaminação do COVID-19

A limpeza dos óculos é fundamental para a saúde dos olhos e também para a saúde geral, já que o vírus da COVID-19 pode contaminar as lentes.

Mas primeiro lembre-se também de lavar muito bem as mãos, conforme as recomendações dos profissionais de saúde.

Agora, vamos para o passo-a-passo:

  1. Molhe as lentes dos óculos com água em temperatura ambiente para retirar o excesso de poeira ou outra sujeira que pode arranhar as lentes.
  2. Coloque uma gota de detergente ou sabão neutro em cada lente. 
  3. Esfregue suavemente dos dois lados de cada lente, e enxágue bem em água corrente, em temperatura ambiente.
  4. Agite suavemente para retirar o excesso de água, e seque com um tecido de microfibra.

Esses mesmos passos servem tanto para a limpeza das lentes quanto para a limpeza da armação do óculos.

Dica: quando estiver fora de casa, e não houver um lugar adequado para lavar seus óculos, use o spray, que é um limpador de óculos específico e ainda desembaça as suas lentes.

  • Você só precisa espirrar o spray uma única vez em cada lente, e sua visão ficará bem mais nítida e confortável.
  • Esfregue suavemente com o tecido de microfibra, e pronto!

O que nunca escolher como limpador de óculos

Às vezes vamos pelo senso comum, vemos o que as pessoas fazem no dia a dia e não prestamos atenção se estamos usando o produto correto para a  limpeza, e isso pode acabar com os óculos.

Então, fique atento e não use:

  • Álcool em Gel;
  • Álcool 70 %;
  • Produtos à base de álcool;
  • Produtos com aromatizantes ou perfumes (especialmente sabonetes ou perfumes);
  • Papel toalha, guardanapo ou papel higiênico.

Apesar de o álcool estar sempre relacionado à limpeza, ele não é indicado para lentes. E nós temos um artigo completo que fala mais sobre isso! Saiba por que não se deve usar álcool na limpeza dos óculos

Detergentes aromatizados podem diminuir a vida útil dos óculos, assim como água quente ou gelada podem danificar o tratamento anti-reflexo.

Hábitos que deixam seus óculos mais sujos

Limpar na camiseta

Os tecidos que não são de microfibra danificam os óculos, porque a trama é irregular, com fios soltos que riscam ao serem esfregados na lente. Com o tempo a sua lente vai embaçando e durando menos.

Não lavar o pano de limpeza antes do uso

Se você esfregar qualquer material nos óculos sem estar limpo, você acaba arrastando pó e sujeira, podendo riscar as lentes. Então, antes de tudo passe água com sabão e certifique-se de que o tecido também esteja limpo.

Não limpar a armação quando usada com maquiagem

Os produtos de maquiagem como base, o pó, entre outros, ficam grudados na armação e nos pinos que seguram o óculos no nariz (plaquetas). 

Por isso, é fundamental a limpeza dessas partes com um lenço de papel ou cotonete diariamente, principalmente se você faz uso constante de maquiagem. Caso precise também, use água e sabão para evitar futuras manchas ao longo do tempo.

Outras dicas fundamentais

  • Guarde seus óculos em local seguro, como o próprio estojo;
  • Não deixe os óculos expostos ao sol.

Viu como não é complicado cuidar dos seus óculos e ainda garantir proteção contra o coronavírus?

Tendo esses cuidados, você fica mais tranquilo e seus óculos vão durar por bastante tempo. Nós, da Lenscope, nos preocupamos com a saúde e bem estar de nossos clientes. Não é por acaso que somos a pioneira em vendas totalmente online de óculos no mundo. E se você chegou até aqui, está em busca do melhor produto para limpeza e manutenção dos seus óculos.

Conheça nosso Kit Lenscope Cuidado para Óculos e aproveite o campo de dúvidas frequentes para se certificar que é o melhor produto para a higienização dos seus óculos. Esperamos que esse artigo tenha ajudado você a entender melhor como limpar seus óculos e, mais ainda, a cuidar da saúde dos seus olhos sempre da maneira, principalmente em meio a pandemia. 

Você já seguiu algumas dessas dicas que acabamos de passar? Comenta aqui embaixo.

Fontes

Hellonest

Blog Officina

All about vision

Healthline

Dicas de mulher

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *