Posso limpar óculos com papel higiênico?

limpar óculos com papel higiênico
  • por
4.5
(28)

É comum recebermos a pergunta: posso limpar óculos com papel higiênico? E a resposta é não. Você não deve limpar os seus óculos com papel higiênico e são inúmeros os motivos para você não fazer isso. Aliás, saiba que não apenas papel higiênico não é recomendado, mas também guardanapo ou papel toalha. Ou seja, qualquer tipo de papel seco. Neste artigo, vamos te explicar o porquê você deve evitar usar papel higiênico e qualquer outro material seco para fazer a limpeza das suas lentes. 

Por que não usar papel higiênico na hora de limpar o óculos?

O papel higiênico não é indicado para limpar seu óculos, pois quando esfregamos qualquer tipo de material seco nas lentes, nós arrastamos partículas de poeira por toda a superfície da lente que podem arranhar suas lentes, dificultando uma visão nítida com seu óculos. Ao invés de usar papel higiênico, o recomendado é sempre limpar a lente dos óculos com água corrente e finalizar a limpeza secando as lentes com pano de microfibra macio. E olha, a gente precisa te contar que é fundamental saber como limpar corretamente os óculos, se você quer aumentar a vida útil do seu óculos.

E é claro que sempre queremos que nosso óculos dure mais, né? Então, veja nossas dicas.

Como limpar meu óculos sem riscar as lentes?

Existe um jeito eficaz de limpar o seu óculos sem danificar suas lentes ou armação.  É só usar água na temperatura ambiente com  sabão neutro. Nada de papel higiênico ou sabonetes aromatizantes. Inclusive, usar sabão neutro é fundamental, porque é o único produto que não agride os tratamentos presentes nas lentes, como o antirreflexo, por exemplo. Além disso, a temperatura da água também vai influenciar na preservação dos tratamentos presentes nas lentes. 

Isso porque, água morna ou quente prejudica bastante os tratamentos de antirreflexo, proteção UV, entre outros. Por isso, a água deve estar na temperatura ambiente no momento da limpeza. Certo, mas sabendo disso, você sabe como limpar corretamente as lentes? 

  • Olha só, preparamos um passo a passo bem simples que vai te ajudar: Primeiro, molhe as lentes em água fria;
  • Depois, aplique o sabão ou detergente neutro;
  • Lave, em seguida, em água corrente;
  • Seque os óculos com um paninho de microfibra seco e macio (a flanelinha dos óculos)

Pronto! Suas lentes estarão limpas.

Nós também criamos um conteúdo especial sobre como você deve limpar seu óculos pra previr o novo Coronavírus.

Como secar meus óculos depois de lavá-lo?

Após lavar seu óculos, você pode secar as lentes usando um paninho de microfibra, conhecido também como flanelinha dos óculos. E nós temos uma dica para você nessa parte: opte por paninhos macios e mais grossos. Isso porque, quanto mais grosso o paninho for, menos força você terá que fazer para secar a lente. E lembre-se: não é preciso força para secar os óculos, faça sempre movimentos suaves. Além disso, nada limpar ou secar os óculos com papel higiênico, ok?

Por fim, depois de secar seus óculos, guarde eles dentro do estojo quando não estiver usando. Isso vai facilitar na limpeza e garantir um tempo de vida útil maior das lentes.

Conheça mais truques de limpeza de óculos com nossos artigos em nosso blog.

Você sabia que não pode limpar óculos com papel higiênico?

Agora você já aprendeu que limpar óculos com papel higiênico não é recomendado, porque essa forma de limpeza danifica e pode até riscar as lentes do seu óculos. Ao invés do papel higiênico, use sabão neutro e água na temperatura ambiente na hora de limpar o óculos. Não esqueça de secar a armação e as lentes com um  paninho de microfibra (quanto mais grosso melhor!). E nada de fazer movimentos fortes, é só  secar de forma suave.  E você? Como você tem limpado o seu óculos? Conta pra gente aqui nos comentários. 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 28

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

6 comentários em “Posso limpar óculos com papel higiênico?”

  1. Priscila jozi Bergaminho

    Tava limpando com papel higiênico
    Pois a moça da ótica disse que não pode limpar com o paninho que vem na caixinha do óculos

    1. Oi Priscila, tudo bem?

      Limpar o óculos com papel higiênico pode danificar as lentes 🙁
      É importante utilizar um paninho de microfibra para a limpeza.

      Qualquer dúvida, estamos aqui

        1. Oi Priscila, tudo bem?

          O pano microfibra é um tecido de alta qualidade, fácil de remover todos os tipos de sujeira.

          Geralmente o paninho microfibra vem junto com a caixinha da sua armação! 😀

          Sempre que precisar, conte com a gente!

  2. Oi! Imagino que qualquer poeira que caia no paninho possa arranhar as lentes ao secá-las. Além disso, a caixinha dos óculos tem uma espécie de forro sintético.

    Dito isso, pergunto: ao usar a flanelinha, como secá-la? Vale a pena deixar em cima de um papel, ou já posso colocá-la de volta na caixinha?

    Grato!

    1. Oi, Willian. Tudo bem?

      O ideal é que assim que terminar de usar a flanela, não guardar ou deixar o pano sujo por muito tempo, o ideal é lavar logo em seguida, assim a sujeira/poeira não terá tempo de aderir nas fibras do tecido. Além disso, ao colocar para secar, sempre mantenha a flanela longe de áreas sujas. E assim que estiverem secas, guarde-as em local fechado (no próprio estojo do óculos). Assim você terá suas flanelas sempre limpas e prontas para uso.

      Sempre que precisar, estamos aqui 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *