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Má nutrição e hábitos ruins podem causar problemas de visão

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Estudos realizados mostram que a má nutrição pode prejudicar nossa visão, portanto, ter uma boa alimentação pode prevenir muitas doenças oculares.

Pessoas com histórico familiar de problemas de visão ou na retina, acreditam que em algum momento de suas vidas essas mesmas doenças irão surgir.

No entanto, pesquisas mostraram que nem tudo é fator genético, e que uma boa dieta, ou a má nutrição de uma pessoa, pode afetar diretamente a visão.

Por exemplo, o consumo excessivo de café, cigarro, e a deficiência de vitamina B-12, podem estar associados a contribuir com problemas oculares.

E para que você entenda como cuidar melhor da saúde dos seus olhos através da alimentação, é só continuar a leitura!

Como sua má ou boa nutrição impactam a saúde dos olhos

Uma dieta rica em alimentos integrais, contendo nutrientes que melhoram a saúde dos olhos, podem ajudar a garantir que o organismo receba os nutrientes necessários para a visão e a saúde ocular adequadas.

Esses alimentos incluem frutas cítricas ricas em antioxidantes, folhas verdes contendo fitoquímicos e peixes oleosos que fornecem ômega-3.

Embora uma dieta saudável e rica em nutrientes ajuda na saúde dos olhos, comer alimentos muito processados ​​e ricos em gordura, aumenta significativamente o risco de problemas oculares.

Outros fatores, como diabetes e a desidratação, também podem causar problemas de visão e oculares crônicos.

Entretanto, fatores como fadiga ocular e a genética da pessoa, têm um papel importante na saúde e na visão dos olhos. 

Estudos apontam que certas vitaminas e nutrientes promovem a saúde dos nossos olhos, e previnem doenças oculares e visuais.

Estudos mostraram certas vitaminas e nutrientes, contribuem na saúde dos nossos olhos. 

Por exemplo, vitaminas E, C e ferro podem  reduzir o risco de redução na saúde ocular relacionado à idade, em até 25%.

Nutrientes, como luteína e zeaxantina, também são importantes para os olhos. Outro estudo mostrou que a ingestão de vitamina E, reduz o surgimento de catarata relacionada à idade.

E por fim, outra pesquisa descobriu que os ácidos graxos ômega-3,  previnem retinopatias proliferativas, uma das principais causas de cegueira.

Má nutrição pode aumentar o risco de problemas de visão?

Uma dieta pouco saudável rica em alimentos altamente processados ​​e sem valor nutricional, não fornece nutrientes suficientes para uma boa visão.

Uma pesquisa mostrou que uma dieta com muita gordura e alimentos processados, aumenta o risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade.

Além disso, a má nutrição oferece outros perigos  para a saúde dos olhos, que incluem:

Refrigerante diet:

Um estudo de 2018, encontrou um risco maior de retinopatia diabética proliferativa, uma doença progressiva da retina, em pessoas que consumiam mais de quatro latas de refrigerante diet por semana.

Pouca água:

O consumo de muita água, é fundamental para nossa hidratação, é essencial para muitos aspectos da saúde, do mesmo modo que é importante para a nossa visão.

Portanto, não beber água o suficiente pode causar olhos secos, irritação ou coceira nos olhos.

Alto teor de sódio:

Algumas pesquisas mostraram que uma dieta rica em sódio aumenta o risco de catarata.

Diabetes:

O diabetes pode causar visão turva a curto ou a longo prazo. No entanto, doenças oculares relacionadas à diabetes são progressivas e podem piorar com o tempo.

Em síntese uma das principais complicações incluem retinopatia diabética, que pode levar à cegueira.

Carboidratos refinados:

Um estudo do American Journal of Clinical Nutrition, descobriu que pessoas com risco de desenvolver degeneração macular relacionada à idade, se beneficiam ao comer menos carboidratos refinados.

Portanto, dietas com alto índice glicêmico, como por exemplo, aquelas ricas em carboidratos refinados, aumentam o risco de progressão da degeneração macular relacionada à idade.

De modo que, os carboidratos refinados são produtos de grãos altamente processados, contribuindo para a má nutrição.

O processo de refino de grãos, geralmente remove as vitaminas e nutrientes, bem como as fibras. 

Por exemplo, carboidratos ruins refinados, incluem pão branco, produtos assados ​​como muffins, biscoitos e massas.

Como uma rotina desregrada pode impactar na visão

Alguns  hábitos ruins aumentam a probabilidade de desenvolver problemas de visão, portanto, elimine esses maus hábitos para que você tenha menos probabilidade de ter problemas de visão no futuro.

Dessa forma, você  evita o surgimento de doenças mais sérias, em outras palavras hábitos saudáveis nos dão olhos saudáveis.

O risco de doenças oculares e a perda de visão pode ser reduzido se você tem bons hábitos alimentares, pratica exercícios físicos, e vai ao oftalmologista regularmente.

Os check-ups anuais são importantes para cuidar da sua visão e prevenir possíveis doenças, por isso se informe e se atente à sua rotina, pois algumas escolhas não beneficiam nossa saúde.

Veja algumas dicas do que você deve evitar na rotina do seu dia a dia:

  • Evite passar muito tempo em frente às telas
  • Pare de fumar
  • Não tome banhos de sol sem proteger seus olhos
  • Pare de comer alimentos processados, industrializados, e sem valor nutricional algum
  • Mantenha seu consumo de álcool sob controle

Em contrapartida, coma alimentos saudáveis (incluindo vegetais de folhas verdes, frutas e alimentos ricos em vitaminas C, E e beta-caroteno).

Controle a pressão arterial e o colesterol, pratique exercícios físicos frequentemente e visite seu oftalmologista regularmente.

Uma boa nutrição pode prevenir doenças oculares?

Sim, uma dieta rica em nutrientes é capaz de prevenir o surgimento de doenças nos olhos, portanto, os melhores alimentos para a visão dos olhos, são aqueles que oferecem as vitaminas necessárias que ajudam na função dos olhos.

Veja a seguir, uma lista dos principais alimentos:

Peixes:

Os peixes viris (aqueles que têm óleo no intestino e nos tecidos do corpo), são excelentes fontes de ácidos ômega-3, por exemplo, os peixes com amplo EDA e DHA incluem o atum, sardinha, truta, cavala e arenque.

Brócolis:

Um alimento fácil de ser encontrado, o brócolis oferece vitamina C, luteína e zeaxantina.

Nozes e leguminosas:

Algumas nozes são ricas em ômega-3 e também em vitamina E, o que as torna uma fonte fácil e inteligente de nutrientes saudáveis ​​para os olhos, portanto, coma nozes, castanha de caju, castanha do Brasil e lentilhas.

Sementes:

Muitas sementes, incluindo sementes de cânhamo e sementes de chia, também são ricas em ômega-3 e vitamina E.

Frutas cítricas:

As frutas cítricas, como limões, laranjas e laranjas, são ótimas fontes de vitamina C.

Ovos:

Os ovos são ricos em proteínas, ômega-3, luteína e vitamina E, portanto, são excelentes para a saúde dos olhos.

No entanto, algumas variedades de ovos, incluindo algumas marcas criadas ao ar livre e orgânicas, possuem o dobro do ômega-3, vitamina E e luteína.

Folhas verdes:

Além de fornecer vitamina C, as folhas verdes como o espinafre e a couve são ricas em luteína e zeaxantina. 

Algumas pesquisas mostram que verduras cozidas ajudam o corpo a absorver melhor a luteína.

Carne:

Embora algumas carnes, incluindo frango e lombo de porco, contenham zinco, a carne bovina oferece níveis mais elevados desse mineral essencial. Outras fontes de zinco incluem alguns iogurtes, nozes e feijão.

Organize sua dieta para prevenir catarata e outros problemas de visão

Uma dieta saudável, rica e nutritiva inclui  frutas, vegetais e grãos inteiros, de modo que eles podem reduzir o risco de surgimento da catarata.

As vitaminas, antioxidantes e fitoquímicos encontrados nas frutas e vegetais, que reduzem o risco da doença, incluem vitaminas A, C e E, luteína e zeaxantina.

O consumo de peixe, que é rico em ácidos graxos ômega-3 , também foi associado a um risco potencialmente de  reduzir a catarata ou sua progressão.

Muitos especialistas acreditam que essas vitaminas devem ser adquiridas por meio de uma dieta saudável, e não por meio de suplementos nutricionais.

Entretanto, se sua dieta carece de nutrientes essenciais porque você não está comendo frutas e vegetais suficientes, é aconselhável considerar tomar um ou mais suplementos nutricionais diários.

Dessa forma, você reforça o recebimento necessário de todos os nutrientes essenciais para a saúde dos seus olhos. 

Contudo, antes de iniciar uma dieta de vitaminas para os olhos e outros suplementos nutricionais, consulte o seu oftalmologista.

Uma vez que, em alguns casos, tomar vitaminas ou nutrientes específicos em excesso pode ser prejudicial à saúde.

Como anda sua rotina e sua alimentação?

Bons hábitos alimentares, a prática de atividade física e, principalmente, consultas ao oftalmologista para check-ups anuais são imprescindíveis para cuidar da sua visão, combater e prevenir possíveis doenças.

Uma má nutrição,pode fazer mal para os nossos olhos, de modo que podem elevar  problemas oculares. Além de uma alimentação rica em alimentos saudáveis como frutas e legumes, aposte na hidratação.

O consumo de água também ajuda na redução de danos à nossa saúde, inclusive à dos nossos olhos.

E por fim, mude a sua rotina em relação ao cigarro, alimentos processados e gordurosos, excesso de telas, sol sem proteção, e alto consumo de álcool.

Visite seu oftalmologista regularmente para a prevenção de doenças oculares.

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E então, conta pra gente o que achou desse tema. Como está a sua rotina de alimentação e hábitos saudáveis?

 Queremos saber, compartilha com a gente nos comentários!

Fontes:

nvisioncenters

inlandeyespecialists

lenscope.com.br/blog/cigarro

lenscope.com.br/blog/cafe

allaboutvision.com

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