Mancha nos olhos: causas, tratamentos e quando buscar ajuda médica

mancha nos olhos
  • por
3.7
(43)

Mancha nos olhos pode causar muita preocupação. Isso porque ela aparece diretamente no olho e não na pele ao redor ou na pálpebra. Aliás, ela pode ser causada por vários motivos, além de manifestar sintomas que podem provocar grande desconforto. 

Inclusive, é preciso muita atenção sobre os cuidados que você deve ter para tratar qualquer mancha nos olhos. Por isso, hoje vamos te explicar sobre causas, sintomas e os possíveis tratamentos para você cuidar da sua saúde ocular. 

Saiba mais agora, com a leitura deste nosso artigo.

Tipos de manchas nos olhos

A mancha nos olhos pode aparecer de diferentes formas, tamanhos e até cores. Por exemplo, elas podem ser: vermelhas, brancas, amarelas, pretas e até marrom.

Com isso, as causas são diferentes, assim como os tratamentos. Vamos te contar a seguir sobre a mancha no olho de duas colorações: a branca e a vermelha.

Mancha branca nos olhos

A mancha branca nos olhos pode ser causada por uma variedade de fatores e, alguns deles, vão exigir tratamento adequado. Confira a seguir:

Causas

As causas prováveis de mancha branca nos olhos são:

  • Úlcera da córnea – Ferida aberta na córnea, podendo ser provocada pelo uso excessivo de lentes de contato, olhos secos, exposição a certos tipos de vírus, inflamações ou infecções e devido a lesões no olho. 
  • CatarataAfeta o cristalino, o que acaba dificultando a visão. Com o avanço da doença, é comum o cristalino ficar esbranquiçado, provocando manchas brancas nos olhos.
  • Doença de CoatsAfeta os vasos sanguíneos da retina e, por isso, surge mancha branca no olho. É uma doença rara e costuma afetar apenas um olho.
  • Distrofia corneanaPode afetar um ou os dois olhos e se dá pelo acúmulo de material na córnea que, com o tempo, provoca mancha branca nos olhos, além de tornar a córnea opaca e com aspecto gelatinoso. 
  • Pterígio e pinguéculaAmbos crescem na conjuntiva do olho. O pterígio adquire coloração semelhante à da carne que cresce sobre a córnea e afeta a visão se não tratado, já a pinguécula pode ser uma mancha branca-amarelada feita de gordura e cálcio que se fixa na conjuntiva. Exposição excessiva à luz solar, ao vento e olhos secos geralmente provocam essas duas condições.
  • Câncer na retinaÉ raro, mas quando manifestado afeta diretamente a retina. Pode ser causado por mutação genética na retina ou por genes defeituosos herdados dos pais
  • Carcinoma de células escamosas – Tipo de câncer de pele que pode afetar a conjuntiva do olho, provocando mancha branca.

Veja a seguir os principais sintomas da mancha branca nos olhos:

Sintomas

Os principais sintomas são:

Dentre os sintomas, o que indica gravidade são as moscas volantes, ou pequenas manchas na visãoTodos os demais sintomas, podem ser avaliados em sua casa e se, dentro de alguns dias, permanecerem, procure atendimento médico para o tratamento adequado.

Entenda sobre moscas volantes e saiba quando você deve procurar atendimento médico

Tratamento

Para tratar as manchas brancas nos olhos, você precisará se consultar com o seu oftalmologista de confiança e saber qual o tratamento mais indicado, já que existem diferentes causas para o surgimento desse tipo de mancha.

Dentre as opções mais comuns, e indicadas pelos médicos para tratar mancha branca no olho, a partir da causa diagnosticada, são:

  • Colírios
  • Medicamentos antimicrobiano
  • Cirurgia
  • Terapia a laser
  • Crioterapia
  • Terapias de câncer

Mancha vermelha nos olhos

A mancha vermelha no olho é um outro tipo e, geralmente, não representa riscos à nossa visão. No entanto, é importante saber que elas, normalmente, são provocadas pela ruptura de vasos sanguíneos dos nossos olhos.

Além disso, eles tendem a se recuperar sozinhos, não precisando de intervenção médica ou tratamento.

A seguir vamos te contar todas as causas da mancha vermelha nos olhos. Confira!

Causa

As causas mais comuns da mancha vermelha nos olhos são:

  • Rompimento de vasos sanguíneos na região dos olhos (hemorragia subconjuntival)Geralmente não necessita de intervenção médica, melhorando em uma ou duas semanas.
  • Espirros ou tosses muito fortes – Com o excesso de força, podemos romper alguns vasos sanguíneos ao tossir ou em uma crise de espirros.
  • Levantamento de peso excessivo – Pode resultar em rompimento de vasos sanguíneos no olho
  • Durante o parto – Durante o trabalho de parto, a mulher pode precisar fazer muita força para o nascimento do recém-nascido e provocar o rompimento de vasos de sangue no olho.
  • Lesão ocular – Ao cutucar o olho ou se um objeto estranho adentrar em seu olho, isso pode provocar mancha vermelha.
  • Retinopatia diabética – Essa doença visual é um fator de risco para pacientes diabéticos que não têm o controle da doença. Pode provocar o vazamento e sangramento de vasos sanguíneos dos olhos, ocasionando em manchas vermelhas.
  • Uso de medicamento para afinar o sangue – O uso frequente de aspirinas, por exemplo, pode causar o sangramento dos vasos de sangue dos olhos.
  • Problema com o uso das lentes de contato – Se as lentes de contato não estiverem devidamente higienizadas e limpas para uso, quando colocadas em contato com os olhos, podem provocar irritação e, consequentemente, o ato de esfregar os olhos demasiadamente.
  • Distúrbios de coagulação do sangue – É raro, mas doenças como a hemofilia podem provocar manchas vermelhas nos olhos.
  • Hyphema – É parecido com a hemorragia subconjuntival, porém, pode provocar dor e sensibilidade à luz. Geralmente é causado por uma lesão no olho, afetando a pupila e íris, gerando uma espécie de rasgo em uma dessas partes do olho. 

Sintoma

Os sintomas mais comuns para mancha vermelha nos olhos são:

  • Visão embaçada ou reduzida
  • Dor de cabeça muito forte
  • Dor nos olhos
  • Tem diabetes ou outro fator de risco para o aparecimento de mancha nos olhos
  • Olho inchado
  • Sensação de corpo estranho no olho

Tratamento

Para tratar a mancha vermelha, você deve se consultar também com o seu oftalmologista e diagnosticar a causa antes. Depois, o seu médico poderá prescrever o melhor tratamento, podendo ser:

  • Lágrimas artificiais e água fria para melhorar os sintomas
  • Colírios antibióticos
  • Cirurgia a laser, medicamentos injetáveis para diminuir inchaço ou vitrectomia para tirar o sangue do olho (indicado para pacientes com retinopatia diabética)

Quando procurar um médico?

Você sempre deve procurar atendimento médico quando notar algo diferente em seu olho. Mesmo que a mancha nos olhos pode ter causas distintas e sintomas diferentes também, o tratamento para quadros graves será prescrito apenas pelo seu oftalmologista.

Por isso, para cada tipo de mancha nos olhos, fique atento a estes sinais para buscar atendimento:

  • Para mancha vermelha nos olhos: ao notar que a mancha dura mais do que duas semanas, se tiver secreção ocular, olho inchado e dolorido, mudança na visão, dor de cabeça incomum,se tem doenças crônicas que afetam o olho (diabetes), a frequência do aparecimento da mancha é alta, sensação de corpo estranho no olho
  • Para mancha branca nos olhos: perda repentina de visão, sofreu ferimentos ou arranhões nos olhos, sente dor ocular, náuseas ou vômitos, além da sensação de corpo estranho no olho

Atenção aos olhos

Para você evitar qualquer problema que afete a sua visão, é preciso medidas bem simples, que você consegue fazer até mesmo sem sair de casa. Para isso, tenha sempre uma boa alimentação e pratique exercícios físicos para controle de doenças que afetam a visão.

Não esqueça também de proteger os seus olhos para evitar lesões oculares ou impactos. Tenha cuidado redobrado com as alergias e higienize seus olhos, assim como lentes de contato, da forma mais indicada.

Além disso, você também pode evitar mancha nos olhos se consultando com o oftalmologista, anualmente, assim você consegue renovar a sua receita de óculos e faz testes clínicos que podem ajudar no diagnóstico de qualquer tipo de problema ocular. 

Antes de ir ao médico, você pode realizar em apenas 3 passos um teste de visão com resultados precisos.

Esse teste de acuidade visual foi desenvolvido exclusivamente por nós, da Lenscope, com a ajuda e orientação de médicos e especialistas. É 100% online e gratuito e você tem resultados precisos sobre miopia, astigmatismo, entre outros problemas. 

Faça agora o teste de acuidade visual Online e gratuito 

Gostou deste conteúdo? Todos os dias temos novidades! Continue acompanhando o conteúdo, mas não se deixar um comentário.

orçamento

 

FONTES:

healthline

Spacecavers 

Netmeds

verywellhealth

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 43

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *