Manchas de Bitot: o que manchas nos olhos podem indicar?

mancha de bitot
0
(0)

Manchas de Bitot são um sintoma da deficiência de vitamina A no organismo humano, são pequenas manchas que se formam em nossos olhos. Veja como elas afetam a visão e os tratamentos existentes, além de outras manchas nos olhos que podem indicar doenças oculares.

O que são as manchas de bitot

As manchas de bitot são o resultado do acúmulo de queratina em combinação com bactérias na superfície da conjuntiva do olho. Com este acúmulo, a nossa córnea tende a ficar ressecada e por isso, as manchas começam a aparecer.

Essas manchas podem ter formato irregular, oval ou triangular, são um dos sintomas da falta de vitamina A no organismo. São manchas esbranquiçadas, secas e de aparência espumosa. Apesar de preocupante, elas podem diminuir de tamanho com o tratamento adequado até, por fim, desaparecerem. 

No entanto, é preciso o quanto antes iniciar a reposição de vitamina A, já que as manchas de bitot podem levar a perda da visão ou causar cegueira noturna.

Manchas de bitot indicam xeroftalmia

Como citado, as manchas de bitot são causadas também pela deficiência de vitamina A, o que caracteriza xeroftalmia, uma doença progressiva que afeta o nosso olho.

A Xeroftalmia causa o ressecamento dos olhos. Por isso, pode causar cegueira noturna ou aparecimento de úlcera na córnea, a longo prazo e quando não tratada. Aliás, essa doença é popularmente conhecida como “olho seco”. 

Tratamentos para mancha de bitot

Podem ser diagnosticadas pelo médico oftalmologista e tratadas com reposição de vitamina A. Conforme a gravidade do quadro da doença, diferentes quantidades podem ser prescritas, baseadas no peso corpóreo.

No entanto, é importante sempre seguir a recomendação prescrita pelo médico, já que a vitamina A em excesso é tóxica ao organismo.

Além de suplementar a vitamina A, os médicos pedem atenção aos nossos hábitos alimentares para preservação da nossa saúde, inclusive, da saúde ocular.

Por isso, consuma alimentos ricos em vitamina A, além de manter um estilo de vida saudável, para o equilíbrio do seu organismo.

Você também deve proteger os seus olhos contra poeira, poluição, ar-condicionado ou outros agentes externos que possam causar danos ao seus olhos, como o ressecamento. Em dias de baixa umidade, coloque bacias ou potes com água nos ambientes da sua casa. Dessa forma, você ajuda na umidificação dos olhos também.

Outros tipos de manchas nos olhos que podem indicar doenças

Existem outros tipos de manchas nos olhos que podem afetar a nossa saúde ocular e indicar outras doenças.

Elas podem ser de vários tipos e com diferentes aspectos e cores. Por exemplo, existem manchas marrom, amareladas, pretas, vermelhas ou brancas.

Cada uma causada por uma doença e, consequentemente, necessita de um tratamento específico. Por exemplo:

  • Mancha branca – pode indicar por exemplo: catarata, úlcera da córnea, Doença de Coats, Distrofia corneana, câncer de retina, pterígio, pinguécula, carcinoma de células escamosas.
  • Mancha vermelha – as causas são variadas, podendo ser desde lesões, rompimento de vasos sanguíneos até uso de remédios para afinar o sangue, excesso de levantamento de peso, tosse ou espirro muito forte.

Leia sobre vermelha no olho: tudo sobre os riscos e tratamentos.

Os sintomas desses tipos de manchas são diferentes e merecem atenção. São, por exemplo:

  • Mancha branca – dor nos olhos muito intensa, moscas volantes, visão borrada ou dupla, ferimento ou arranhão no olho
  • Mancha vermelha – dor nos olhos, visão embaçada ou reduzida, olho inchado, sensação de corpo estranho no olho

Não se esqueça de que manchas são um sintoma para doenças oculares e não devemos ignorar, pois são sinais claros de que precisamos ir ao médico e diagnosticar a causa o quanto antes. 

E reforçamos que bons hábitos alimentares ajudam você a cuidar da sua saúde como um todo! Além disso, você também pode evitar manchas de bitot se consultando com o oftalmologista, anualmente. Assim, você consegue renovar a sua receita de óculos e realizar testes clínicos que podem ajudar no diagnóstico de qualquer problema ocular. 

Antes de ir ao médico, você pode realizar em apenas 3 passos um teste de visão com resultados precisos. Nós, da Lenscope, desenvolvemos com exclusividade o teste de acuidade. Feito com a ajuda e orientação de médicos e especialistas. É 100% online e gratuito e você tem resultados precisos sobre miopia, astigmatismo, entre outros problemas.

Faça agora o teste de acuidade visual online e gratuito  

Somos pioneiros no serviço de venda de lentes para óculos totalmente pela internet. Acreditamos que você pode e deve modernizar e facilitar seu acesso a óculos de qualidade e com valores acessíveis.

Nós simplificamos o processo de compra de lentes para óculos no Brasil selecionando as melhores opções de acordo com o seu grau. Saiba mais em nosso site

Gostou desse artigo? Todos os dias temos novidades. Se quiser deixar a sua dúvida ou sugestão nos comentários, fique à vontade!

Fontes

Oxford Academic

Wikipedia

American Academy of Ophthalmology 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *