Mapeamento de retina: por que e para quem o exame é importante

mapeamento de retina
4.8
(4)

O mapeamento de retina é o exame que tira uma foto digital da parte de trás do seu olho. Ele é importante porque ajuda o seu optometrista ou oftalmologista a encontrar doenças e verificar a saúde dos seus olhos de maneira detalhada.

O exame de fundo de olho é recomendado principalmente para pessoas que sofrem de condições como diabetes e degeneração macular. Contudo, o mapeamento de retina também pode ser indicado em outros casos.

Continue lendo para saber o que acontece durante o teste e quais as vantagens e desvantagens do exame de fundo de olho!

O que é o mapeamento de retina?

O mapeamento de retina é o exame que ajuda o oftalmologista a avaliar melhor a saúde ocular. Para isso ele usa uma câmera de alta resolução a fim de tirar uma foto da parte de trás do seu olho. 

Esta imagem mostrará a sua retina, o disco óptico e os vasos sanguíneos. Isso pode ajudar o médico a encontrar condições oculares ou de saúde em geral, isso ajuda a prevenir a progressão de doenças graves.

As imagens da retina podem e devem ser comparadas lado a lado ao longo do tempo. Porque assim, é possível monitorar a saúde dos olhos e detectar mudanças sutis. 

Em alguns casos o exame de fundo de olho é altamente indicado. Veja a seguir mais detalhes!

Casos em que o mapeamento de retina é altamente indicado

Em algumas condições, pode ser necessário incorporar o mapeamento de retina ao exame oftalmológico. Então, listamos alguns diagnósticos em que o exame de fundo de olho é altamente recomendado:

  • Degeneração macular relacionada à idade: A degeneração macular geralmente é caracterizada pelo vazamento de fluido ou sangramento na parte posterior do olho. Um dos riscos desta condição é a perda da visão central;
  • Câncer: Uma mancha escura na parte posterior do olho pode sinalizar um melanoma, que pode crescer despercebido na retina. Se detectados precocemente, os melanomas podem ser tratados antes de causar danos graves e viajar para outras áreas do corpo através da corrente sanguínea;
  • Retinopatia diabética: O diabetes pode causar alterações nos vasos sanguíneos da retina, como inchaço e vazamento ou a criação de novos vasos. Neste caso, a cegueira pode ser detectada precocemente;
  • Glaucoma: A pressão contra o nervo óptico e a compressão dos vasos sanguíneos do olho podem indicar glaucoma. Esta doença causa perda de visão permanente e irreversível;
  • Hipertensão (pressão alta): Os sinais de pressão alta costumam aparecer primeiro nos olhos. Os indicadores podem incluir estreitamento dos vasos sanguíneos, manchas na retina ou sangramento na parte posterior;
  • Descolamento de retina: As retinas podem se elevar ou se afastar da parede do olho. No caso desta condição, se não tratada adequadamente,  pode causar perda permanente da visão.

Continue lendo e conheça as técnicas usadas no exame de fundo de olho!

Técnicas de mapeamento de retina

A imagem da retina tem melhorado continuamente por meio de pesquisa e desenvolvimento consistentes ao longo dos anos. Por isso, hoje em dia, existem alguns métodos diferentes que médicos podem usar para inspecionar os olhos. Entre eles estão:

  • Tomografia de coerência óptica;
  • Fotografia de fundo;
  • Angiografia;

Cada técnica tem benefícios específicos para identificar problemas no olho. Portanto, seu oftalmologista é quem poderá recomendar a melhor para sua situação.

Veja o que acontece durante o mapeamento de retina!

O que acontece durante o mapeamento de retina?

Inicialmente, o médico dilata seus olhos com colírios especiais que ampliam as pupilas. Feito isso, levará cerca de 20 minutos para que seus olhos estejam prontos para o exame.

Em seguida, você deverá colocar o queixo e a testa em um suporte para manter a cabeça firme. Então, deverá abrir os olhos o máximo possível e olhar fixamente para um objeto enquanto um laser os examina. Por fim, as imagens são carregadas em um computador para que seu médico possa verificar detalhadamente.

Se o oftalmologista achar que pode haver uma degeneração macular úmida, você provavelmente fará uma angiografia com fluoresceína. 

Na realização desse teste, será aplicado um corante por injeção intravenosa no braço. Conforme a tinta entrar em seus olhos, ela vai destacar os vasos sanguíneos para que as fotos para as fotos do exame.

O teste regular leva 5 minutos e o angiograma de fluoresceína leva cerca de 30 minutos. Contudo, é necessário um tempo pós exame para a recuperação. 

Saiba mais a seguir!

O que acontece após o mapeamento de retina?

Após o mapeamento de retina, se seus olhos estiverem dilatados, sua visão ficará embaçada por cerca de 4 horas. Além disso, você também estará sensível à luz do sol e precisará usar óculos escuros. Então é importante pedir a alguém que o leve para casa.

Aliás, se você usa lentes e o corante de fluoresceína foi usado em seu exame, não coloque lentes de contato gelatinosas por pelo menos 4 horas para que elas não fiquem manchadas pelo corante.

As imagens do teste deverão ficar prontas imediatamente e normalmente, o médico conversa com você sobre elas antes de você sair.

Veja adiante as vantagens e desvantagens do mapeamento de retina!

Vantagens e desvantagens do mapeamento de retina

O exame de fundo de olho é indolor e os resultados são fáceis de interpretar. Além disso, seu médico pode armazenar as imagens em um computador e compará-las com outras digitalizações feitas em exames anteriores. Estas são apenas algumas vantagens do mapeamento de retina.

Contudo, como outros testes, o exame tem vantagens e desvantagens. Veja! 

Vantagens

Uma vantagem importante do mapeamento de retina é que ele permite que seu médico veja seus olhos com mais atenção e precisão. 

Com as imagens produzidas, seu médico poderá ver os primeiros sinais de doenças oculares que ele não conseguia detectar antes. Porque, detectar as condições antes que elas possam progredir é importante para evitar efeitos colaterais permanentes.

Além disso, o exame de imagem da retina é rápido e os resultados são vistos quase imediatamente.

Desvantagens

O exame de fundo de olho não ameaça seus olhos ou sua saúde em geral. Mas, você pode sentir um leve desconforto durante o teste por ter que manter os olhos perto do laser por mais de 30 segundos.

O teste em si, pode não detectar sangramento ou problemas nas bordas externas da retina. Então, é importante consultar seu médico se suspeitar que tem algum problema.

Cuidados frequentes

Agora que você já sabe como funciona o mapeamento de retina, é sempre bom lembrar da importância de manter uma rotina de cuidados com seus olhos. Além disso, se você usa óculos, lembre-se que a rotina se aplica também aos seus óculos.

Lembre-se que além de usar óculos, é preciso usar lentes atualizadas e adequadas à sua condição ocular. Apenas assim é possível manter os olhos saudáveis. E, claro, é importante fazer consultas e exames oculares com regularidade.

E você, está em dia com a saúde dos seus olhos? Conte nos comentários se tem feito consultas anuais ao oftalmologista ou ao menos faz testes de visão com frequência.

Caso a resposta seja não. Saiba que você não tem desculpas para isso! Porque agora você pode fazer seu teste de visão de forma totalmente online e gratuita.

Nós da Lenscope, selecionamos especialistas em saúde ocular e tecnologia, Então, desenvolvemos um teste de acuidade visual exclusivo para que você possa realizar o seu de onde estiver, sem custo e com resultados precisos!

Faça o teste de visão em apenas três passos rápidos!

Gostou do conteúdo? Mas, não vá ainda! Continue navegando, porque nós temos muitos conteúdos sobre a saúde dos seus olhos.

Fonte

Webmd

Reviewofoptometry

Visionaryeyecentre

Vsp

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lenscope

A Lenscope descomplica a correção visual, oferecendo lentes para óculos com todos os tratamentos entregues em casa a uma fração do custo. Desenvolvemos tecnologias que possibilitam uma jornada 100% digital, precisa e acessível, permitindo oferecer produtos superiores até 70% mais baratos do que alternativas encontradas em ópticas tradicionais. Fomos incubados pela Eretz.bio, incubadora do Hospital Albert Einstein, acelerados pela Samsung, através do programa Creative Startups e recebemos apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo), no desenvolvimento tecnológico. Fazemos parte do Cubo Itaú e da Supera, parque tecnológico da USP de Ribeirão Preto.

1 comentário em “Mapeamento de retina: por que e para quem o exame é importante”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *